terça-feira, 17 de outubro de 2023

Ezequiel -1- e as 490 Semanas

 INTRUDUÇÃO.

Quero apresentar de forma simples,  sobre o profeta Ezequiel.. "Segundo minhas pesquisas". Estas pesquisas,, não são de forma nenhuma um material incontestável. E se eu imaginasse isto, certamente não faria atualizações posteriores. E que com certeza, farei outras no futuro, quando se fizer necessário.

Também não sou teólogo, o que poderia me fazer contaminado com alguma bandeira ideológica religiosa. Por outro lado, sou preso em Cristo, assim fazendo-me cauteloso nas minhas publicações para que este  material seja instrutivo e para a gloria de Deus.

Abaixo temos a profecia das setentas semanas de  Daniel. 



Ezequiel 1:3 "Veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR." 


Ezequiel era filho de sacerdote, nasce ano 622 AC, e estava consciente de todo ritual diário do santuário suas normas e simbolismos. Seu nome significa, "Deus fortalece" ou "Deus o torna forte".  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ezequiel

Outra publicação sobre 622 anos.  622 PIETISMO

Henige vai discutir a notícia de 2Rs 22,3-23,3 que narra a descoberta de um “livro da Lei” durante a reforma do Templo ordenada pelo rei Josias (640-609 a.C.), em seu décimo oitavo ano de governo (622 a.C.). Diz o texto, que transcrevo parcialmente na tradução da Bíblia de Jerusalém, publicada pela Paulus em 2002:  https://airtonjo.com/blog1/2007/01/descoberta-do-livro-da-lei-na-epoca-de.html

O profeta Ezequiel era casado, porém sua esposa acabou falecendo repentinamente durante o cativeiro. Isso aconteceu pouco antes da cidade de Jerusalém ser destruída pela ofensiva do Império Babilônico em 586 a.C. Não é feita qualquer menção na Bíblia sobre possíveis filhos de Ezequiel.

A morte súbita de sua esposa foi anunciada por Deus, e o profeta foi proibido expressamente pelo Senhor de se lamentar pelo triste acontecimento. Ele não pôde realizar qualquer rito relacionado ao luto (Ezequiel 25:15,16). Essa proibição serviu como um sinal do que os habitantes da cidade de Jerusalém viveriam em breve (Ezequiel 24:19-27).  Após ter sido levado cativo, o profeta Ezequiel se estabeleceu junto ao rio Quebar, na vila de Tel-Abibe, perto de Nipur, na Babilônia (Ezequiel 1:1; 3:15). Após cinco anos vivendo no Exílio, ele recebeu sua chamada profética. O profeta vivia em sua própria casa, onde os anciãos vinham consultá-lo (Ezequiel 3:24; 8:1; 14:1; 20:1; cf. Jeremias 29:1-7).

Acredita-se que Ezequiel  iniciou seu ministério por volta dos 30 anos; pois um sacerdote iniciava seu ministério por volta dos 30 anos. Ou seja, ele tinha a idade semelhante a  de  Cristo, quando iniciou Seu ministério no santuário Celestial.


A vida de Ezequiel como filho de sacerdote ilustra bem o que Cristo era, ele era o "Filho de Deus" e filho de sacerdote, e tinha o direito ao sacerdote Celestial. No santuário Celestial somente  um Deus pode oficializar como sacerdote. Nenhum ser humano em sua essência pode exercer esta função. Não temos seres humanos intercedendo perante Deus no Céu. Somente Deus que se fez homem na essência de Deus poderia exercer esta função diante de Deus. 

No livro de Daniel, é apresentado uma profecia onde apresenta quando Cristo teria a oportunidade  de exercer sua tarefa  intercessora  diante de Deus no Santuário de Deus. No Céu somente Deus tem esta tarefa. Um Deus que se fez homem mas não perdeu a essência de Deus. 

Para entender esta profecia você pode acessar este link.

490 DO LIVRO DE DANIEL.

DANIEL E 490 ANOS. slide

Você pode notar que no ano 31 Jesus ressuscita e logo segue para o Céu,  e entrou em um santuário edificado por Deus não pelo homem. Hebreus 8:01,02

"ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. "

Assim como Ezequiel foi preparado para ser sacerdote neste mundo desde seu nascimento até atingir a idade de 30 a 31 anos, assim Cristo viveu neste mundo por 31 anos e depois estava concluído sua tarefa, para  enfim assumir como sacerdote no santuário Celestial.
Ezequiel não assumiu seu ministério no santuário terrestre, pois anos antes de poder oficializar como sacerdote o templo foi destruído.
Jesus não poderia ser sacerdote neste mundo, pois sua missão era ser sacerdote no verdadeiro tabernáculo que Deus estabeleceu, e não o homem. Devemos entender que o mesmo fim que teve o santuário do tempo de Ezequiel  Teve o templo no ano 70. Note que Babilônia e Roma foram destruidores de templo. 

Não era por um acaso que um sacerdote só assumiria seu ministério após os 30 anos.
Não foi por acaso que Jesus só assumiu como Deus e homem o santuário Celestial após 30 os anos.
Não foi por acaso que Ezequiel não poder assumir o sacerdócio em Jerusalém.
Não foi por acaso  Jesus não assumir o sacerdócio neste mundo.
Não foi por acaso o templo de Jerusalém ter sido destruído pelos babilônicos.
Não foi por acaso  o templo de Jerusalém ter sido destruído pelos romanos.
As profecias estão interligadas as normas do santuário, não temos como separar uma de outra.
No decorrer destas publicações apresentarei não somente o cumprimento das profecias, mas também o símbolos relacionados a estas profecias pré figuradas. 
A ordem de Deus a Ezequiel 40:10, 11  é:
"Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo. 
E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram."

Note que o propósito de Deus com as revelações, é levar o povo a entender:
  • a forma desta casa
  • a sua figura
  • as suas saídas
  • as suas entradas
  • todas as suas leis
Estes pontos deveriam ser escritos, de forma que todos que lessem pudessem entender, mesmo que não tivessem muito tempo para isto, mesmo que passassem correndo.
Este é meu objetivo neste espaço. Não tenho como propósito apresentar estas profecias de forma complicada, ou demorada.
Hoje vivemos em um mundo em que a maioria das pessoas tem pouco tempo para entender á verdade de Deus.
 Aqueles que tem muito tempo para estudar o que é mais complicado, vou deixar para os teólogos explicar.
Minha meta neste espaço é apresentar a verdade tipificada no santuário para "os que passam correndo". 

Que Deus venha me auxiliar nesta missão!

Obrigado por visitar este espaço. E também obrigado por compartilhar.

Que Deus te abençoe.