sexta-feira, 7 de abril de 2023

PIETISMO E REFORMA E O LIVRO PEREGRINO "ATUALISADA"

Este espaço visa apresentar que a história é a digital de Deus nas suas medidas. O homem não pode controlar eventos futuros, somente Deus é eterno, e somente Ele limita cada acontecimento dentro da história da humanidade. Muitos seres humanos dizem "quando meu filho estiver com esta  idade meu filho já estará formado". Nem se apercebem que o futuro pertence a Deus não a nós. Somente Deus pode dizer quando algo acontecerá no futuro. Assim como Deus estabeleceu limites dentro do  tabernáculo, e suas medidas, somente Ele consegue organizar o futuro da humanidade. 

É este principio eterno que procuro apresentar neste espaço. Usando exatamente a história. Considero uma ciência estudar estes princípios. Muitos jovens hoje não tem o motivo para estudar a história.  As escolas de hoje, muito colaboraram para isto .

Deuteronômio 4:32  "Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do céu até à outra, se sucedeu jamais coisa tão grande como esta, ou se jamais se ouviu coisa como esta?"

"Estudem o passado, toda a história desde a criação da humanidade. Caminhem pelo mundo inteiro e perguntem se alguém já viu ou ouviu falar de haver acontecido alguma coisa tão impressionante como esta." Deuteronômio 4:32 Linguagem, de hoje.




ACIMA NA LINHA DE TEMPO TEMOS O ANO 1054 DATA PARA SEPARAÇÃO ENTRE O CATOLICISMO ORTODOXO E ROMANO.

Pietismo foi um movimento surgido no final do século XVII dentro do Luteranismo. E podemos dizer que o livro que mais deu impulso ao movimento espiritual  é o livro "O PEREGRINO". 

No ano 622 AC foi encontrado o livro da lei em uma reforma no templo impulsionando uma reforma espiritual. De tempos em tempos livros dão impulso a um movimento ou reforma. 

Deus sempre tem reformado Seu povo em todos os períodos da história. E as medidas se repetem. Quem controlaria tamanha semelhança?

O pietismo desprezava a jurisdição eclesiástica, considerando apenas a teologia mística e a contemplação espiritual. Atacava com veemência imoralidade que imperava desde a Guerra dos Trinta Anos. Como verdadeiro mentor e chefe do movimento surge Philip Jacob Spener (1635-1705), conhecido pela sua obra PIA DESDERIA (1676) .,     1676

Sem negligenciar a obra e o ser de Deus ou os grandes temas da eleição, vocação, justificação, adoção, santificação e glorificação, a ênfase dos teólogos puritanos na experiência religiosa e na piedade prática deu aos seus escritos um teor incomum entre os teólogos reformados de outras partes da Europa. Um bom exemplo disso é O Peregrino (1676), de John Bunyan. 

O Peregrino de Jonh Bunyan é um dos trabalhos mais significativos da literatura religiosa inglesa. Grandes nomes como C. S. Lewis, Ellen White recomendaram esse livro. Spurgeon leu a primeira vez aos seis anos, e depois cerca de 100 vezes no decorrer da vida.

No livro O Grande Conflito (página 252) Ellen White escreveu:

 "Por mais de dois séculos aquela voz da cadeia de Bedford tem falado com poder penetrante ao coração das pessoas. O Peregrino e Graça Abundante ao Principal dos Pecadores, escritos por Bunyan, têm guiado muitos ao caminho da vida."

 Philip Jacob Spener (1635-1705), conhecido pela sua obra Pia desideria (1676) influenciou outras figuras como August Hermann Francke, Albrecht Bengel, Paul Anton e Johann Kaspar Schade.

1676-622=1054

1054+622=1676


Em 1054  ouve uma cisão dentro do catolicismo  por motivos que acredita ser  reformatório. Assim como se defende que; com o nascimento de Cristo foi a saída para outro movimento reformatório. A bíblia apresenta Jesus como o verbo. A bíblia não afirma que Ele escreveu um verbo ou livro, diz que Ele era o verbo. 

Podemos dizer que quando Cristo nasceu, nasce O livro  de Deus. O melhor dos livros. 

Deus tem motivado escritores a escreverem livros que desencadeia uma reforma no decorrer da história. Mas a pergunta que poderíamos fazer seria? 

Como Deus faz a história se repetir com tamanha semelhança? Em períodos semelhantes? Com objetivos semelhantes? Com resultado semelhantes?

Muito que Deus faz, e já fez, só podemos contemplar. Somos criaturas não Deus, somos usados como ferramentas e devemos aceitar isto. Pois quem esta no comando de tudo é Deus. Não é eu, nem você. 

Uma certa ocasião foi enviado um grupo de profissionais do tempo para estudar o motivo de uma região não estar chovendo. Depois de muitos meses no local , um agricultor disse para seu filho - "recolhe todo grão que esta secando, pois irá chover." Os profissionais perguntaram a ele: "O céu esta limpo como poderia chover?" Depois de algumas horas a chuva chegou. E os profissionais perguntaram ao fazendeiro: "Como o você sabia que iria chover? E ele respondeu: " Quando o meu burro começa a correr no campo, já sei que irá chover."

Quando contemplamos  as medidas da história, assim como tudo que Ele faz, podemos entender mais que muitos profissionais da fé. A contemplação de tudo que Deus faz e fez, pode te fazer sábio. 

Que Deus te abençoe ainda mais!