segunda-feira, 18 de setembro de 2023

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA E A IGREJA BATISTA DO PRIMEIRO DIA..

BATISTAS NA AMÉRICA.

Falar sobre a igreja Batista é sempre um desafio, assim como comentar na medida do tempo de qualquer outra denominação. Aqueles que tem o costume de ler minhas matérias, sabem que a história se repete de forma semelhante. As medidas de tempo também. Neste blog, tenho outras matérias, onde apresento a história da Igreja Batista, sempre com o propósito trazer a mente que: Deus monitora todas as medidas e acontecimentos da Terra. Pelo fato de Deus monitorar os limites não quer dizer que Ele aprova toda decisão, mas somente tolera as ocorrências. Ele é paciente com suas criaturas, mas limita o tempo de cada uma das ocorrências na Terra. 





Muito embora a data de 1671 é dada  em que nasceu a primeira congregação Batista do Sétimo Dia na América, o fato é que houve um considerável tempo de gestação, acompanhado de desconforto e penosos labores. Os nossos pioneiros americanos receberam aconselhamento dos dois lados, a igreja Batista de Boston e a Batista do Sétimo Dia de Bell Lane, Inglaterra. Os batistas de Boston aconselharam os pioneiros guardadores do sábado a não separarem da congregação de Newport .Foram dias difíceis pois dois casais, Nicholas Wyld e esposa, e John Salmon e esposa, aderiram ao sábado elevando a 11 pessoas o grupo de guardadores do sábado e depois desertaram falando mal do sábado, deixando entristecidos os irmãos.



Em 1671, a crise atingiu o clímax com a pregação de Holmes contra os sabatarianos acusando estes irmãos de estarem desviando os crentes de Cristo e conduzindo-os a Moisés. Stemth de Londres, bem como a Igreja Londrina de Bell Lane aconselharam "a separação todavia de forma pacífica sem interromper a comunhão Cristã com batistas do primeiro dia. A separação ocorreu em 07 de dezembro, e o "covenant" (pacto) foi assinado dezesseis dias mais tarde, 23 de dezembro, isto pelo calendário antigo modificado por volta de 1750; quando pelo atual calendário as datas são 18 de dezembro e 03 de janeiro 1672," respectivamente. 
(364-1672=1308)
Em 1657 Saller e John Spittlehouse escreveram um apelo aos principais magistrados, concernente à guardo do sábado. Eles arrazoavam que a emissão de leis forçando a cessação de trabalho no domingo, traria dificuldades sérias para os guardadores do sábado do sétimo dia, dado que estes se viam forçados então a guardar dois dias cada semana. Assim, alguns que acreditavam no sétimo dia, se viam muitas vezes forçados a "quebrar o sábado do Senhor", e observar o sábado criado pelo homem, devido às necessidades financeiras. Por quase três décadas Saller continuou a escrever e pregar suas convicções. Onze livros de Saller têm sido identificados, dez dos quais se sabe que ainda existem.
Uma outra igreja na área de Philadelphia localizava-se na parte sudoeste de Chester County, próximo à fronteira de Maryland, em Nothingham. Os principais lideres eram Samuel e Richard Bond, em cuja casa em Cecil Country, Maryland, eles muitas vezes se reuniam. Esta congregação sofreu muito com a lei, estadual pró-domingo e anti-sábado, do estado de Maryland, promulgada em 1.794. Assim os guardadores do sábado foram muito prejudicados pois tinham que além do sábado, guardar o domingo, ficando dois dias parados na semana. Os movimentos migratórios para o oeste de Virginia acabaram com esta congregação.

SABADO E OS BATISTAS

CATIVEIRO  1308

De 1308 a 1378, os papas deixaram Roma para se fixarem em Avignon, sul da França, inaugurando um período designado por "Cativeiro de Avignon". Nesta altura, a autoridade e o prestígio dos papas tinham decaído e, ao contrário dos séculos anteriores, não tinham autoridade para intervir nos assuntos da política internacional e nos negócios domésticos de cada um dos reinos. 

1308 -1798=490

CATIVEIRO 1308-1308

SÁBADO PARA O DOMINGO

Foi o imperador Constantino que por decreto oficializou o domingo como descanso para os cristãos, no dia 7 março do ano 321 d.C . A igreja católica adotou oficialmente a observância do domingo no ano 364 d.C. (Concílio de Calcedônia). 

Constantino era adorador do deus Sol. Converteu-se superficialmente, trazendo para a igreja cristã essa e outras práticas pagãs. “O Mandamento da Igreja determina e especifica a Lei do Senhor: Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa.” – Catecismo da Igreja Católica; edição revisada de acordo com o texto oficial em latim (Edições Loyola, 10ª edição, julho de 2000), p. 570.

364 SÁBADO PARA O DOMINGO

Parece estranho para muitos, mas tanto o cativeiro do ano 1308 a 1379, como o período de 1260 anos, que iniciou no ano  538 ao ano 1798, foi a França que atuou como modeladora, amortizando a força papal. 

As medidas semelhantes que observamos,  deixa claro que, um Poder maior dá poder aos reinos, para que Seus propósitos aconteçam. Os lideres religiosos muitas vezes não compreendem que é Deus, que trás juízo, usando a quem quer. 

Ou seja, nunca existirá imunidade ministerial , os  lideres de hoje estão em rebelião contra Deus mas logo sentirão o  juízo de Deus, que virá segundo as medidas de Deus. Deus pediu a Moises, me faça um santuário, mas as medidas deste santuário, não foi algo de sua imaginação, nem de nenhuma criatura humana, o próprio Deus definiu os limites deste santuário, o comprimento, altura, e largura e todos os detalhes. Da mesma forma hoje Deus tem Seus limites, e quando se fizer necessário o juízo, estas medidas serão vistas e serão registradas para sempre. O tempo não poderá apagar. 

A história sempre colaborou com a fé.  Fé sem história é utopia. O conhecimento da história sempre caminhará junto da fé.  Tentar apagar a história é tentar viver sem oxigênio.  

Agradeço a Deus pelo cuidado que tem por todos nós.