quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

ARNOLDO DE VILANOVA MILERITAS E ADVENTISTAS

Arnaldo de Vilanova
Teria este mundo medidas para tudo? "Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?"   "Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos" Jó 38:05,10

"As profecias que não se cumpriram."
O primeiro da lista desta matéria é Arnoldo de Vilanova.
Devemos entender que nenhum daqueles que apresentaram uma data para  o fim de todas as coisas, desejavam que o fim demorasse. Isto é um lado inquestionavelmente positivo.  Ainda que Deus deixou claro que a data de Sua volta não estava revelada, devemos entender que de alguma forma estes contribuíram para o crescimento da igreja, ainda que estes não contribuíram em todos os sentidos. Hoje irei falar de Arnoldo de Vilanova.
Católico Romano, Arnald de Villanova, previu o Anti-Cristo em 1378. fonte:    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2018/09/14/falsas-profecias/

Ainda que Arnoldo de Vilanova usou forma de calculo diferente, ele chegou a 1378 para vinda do anti-Cristo, baseado em dia ano para o entendimento do período profético.  

http://www.hermanubis.com.br/Biografias/BioArnaldusDeVillaNova.htm

OUTROS TAMBÉM ANTES DELE USOU "DIA" PARA "ANO" EM SEUS CÁLCULOS.
O primeiro dessa lista - ben Joseph - passaria para a história como o promotor do princípio "dia-ano", segundo o qual os "dias" proféticos da Bíblia correspondem, na realidade, a anos literais. Sem saber, o rabino fez escola - sua "fórmula" seria usada séculos à frente, tanto por Judeus como por Cristãos. Desse modo, o trabalho dos rabinos do primeiro século constitui um importante marco na história da escatologia.
"Foi, no entanto, com o espanhol Arnaldo de Villanova, em 1297, e sobretudo, de Nicolau de Cusa, em 1440, que a aplicação do princípio dia-ano para esta profecia se tornou corrente entre os expositores."
 (Froom, op. Cit., Vol. I, págs. 743 – 762, citado em Pregoeiros da Verdade Presente, pág.12.)
"Convém observar que, Arnaldo afirmou que o aparecimento do Anticristo aconteceria dentro de um prazo delimitado, entretanto, não estipulou uma data específica para ocorrência do acontecimento, mas fez comentários deste período com base na análise de alguns autores. Ele utilizou para reforçar sua argumentação sobre esse determinado período, as passagens das Sagradas Escrituras, como também os escritos dos membros do clero. Além de deixar claro, na sua obra que Cristo queria que fosse revelado o período que Seu inimigo viria para reinar na Terra. O autor não fez nenhuma exegese da narrativa bíblica, mas apenas uma reflexão alegórica dos textos. Na obra (AVCB, p.279), o livro de Daniel 12, 11, foi citado para dizer que quando fosse disseminada a abominação, aí chegaria o Anticristo, que decorria 1290 dias, mas para o catalão tal período poderia ser trocado por anos. Aqui mostra uma certa precisão de tempo exato para domínio do opositor de Cristo.  Em outra obra como o Tractatus de tempore adventus Antichristi (1297-1300), o autor situa a vinda do Anticristo e o fim do mundo no ano 1378, com base nos livros de Daniel 12, 11 e em Mateus 24" (TÖPFER, 2002, p.359).
Para entender melhor sobre o tema tem este artigo em PDF sobre a história e vida de Arnoldo.

Conforme já havia apresentado na postagem sobre os MILERITAS E OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, esta saída se da na mesma data já comparada na matéria. Então não irei no momento traçar comentários sobre o tema.

Assim como Arnoldo de Vilanova apresentava que dias na profecia poderia ser entendida como anos, assim fizeram os mileritas, como também  defendem os Adventistas ainda depois  de 1844.

Ambos: Os adventistas, e Arnoldo.
  • Acreditavam que os cristãos tem um compromisso de cuidar do corpo  e higiene.
  • Acreditam que tudo que Deus nos dá deve ser dedicado a Deus, e aos que mais  precisam.   
  • Como disse a principio, apesar de marcarem datas por falta de conhecimento sobre o assunto do santuário, ainda deram sua contribuição para o cristianismo e para gerações posteriores de varias formas.

Tenha um bom dia.