sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Movimento Milerita e os Testemunha de Jeová. A volta de Jesus.

ESPERANÇA NA CRENÇA DA VOLTA DE JESUS.

Hoje  apresentarei um tema já conhecido por muitos que estudam a história das religiões : "A VOTA DE JESUS"  que não ocorreu. 

Devemos lembrar que Deus utiliza um método semelhante aos humanos para apagar um fogo. Muitas vezes para apagar um incêndio, Ele provoca outro incêndio. Então ambos acabam se extinguido.

A história sempre se repete, não para que possamos apenas admirar, mas para nos levar a uma posição de responsabilidade para com as coisas de Deus. Você não pode escolher em que momento da história você nascerá, mas pode escolher de que lado ficará na história ao nascer.

A VINDA DE JESUS.

Sobre este tema irei comentar sobre três eventos, OS MILERITAS (adventistas), os OS TESTEMUNHAS de JEOVÁ e  a IGREJA PRIMITIVA, e seus períodos semelhantes, de 536  anos.

Tanto o grupo do povo do advento (Mileritas, como eram conhecidos) como os Testemunhas de Jeová ( TJ como são conhecidos) tinham suas convicções na esperança  da  volta de Jesus à esta Terra.  Ambos os grupos baseavam-se no livro de Daniel para suas crenças. Contudo, os Mileritas esperavam a Cristo em 1843-1844, e os Testemunhas de Jeová posteriormente no ano de 1914. 

SURGIMENTO DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ; 1872

"Ante a ineficácia de suas tentativas em converter 'infiéis'  às suas crenças, (Russel) acabou por perder a fé na Bíblia. Contudo, não conseguiria fugir por muito tempo daquilo que parecia ser seu talento natural. Uma certa noite, no ano de 1869, um acontecimento deu novo impulso em sua vida. Caminhando pela rua de uma de suas lojas, ouviu o som de um canto, um hino religioso, o qual atraiu-lhe a atenção. De onde provinha? De um culto Adventista. O pregador nesta noite era o pastor Jonas Wendell. O próprio Russell descreve o encontro assim:..." Neste link prossegue a História.


"As Testemunhas de Jeová surgiram a partir do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia, que tiveram suas atividades a partir da década de 1870, quando o Pastor Charles Taze Russell e alguns associados formaram um pequeno grupo de estudo da Bíblia, em Allegheny (hoje integrada na cidade de Pittsburgh, Pensilvânia), "
"Testemunhas de Jeová foi fundada por Charles Taze Russell, em 1872. Ele nasceu em 15 de  Fevereiro de 1852, e era filho de Joseph L. e Anna Eliza Russell. Ele tinha grande dificuldade de aceitar a doutrina da condenação eterna ao inferno e, em seus estudos, veio a anular não apenas a punição eterna, mas também a Trindade, a deidade de Cristo e o Espírito Santo. "
Para IGREJA  Testemunhas de Jeová, os seus cálculos  proféticos tiveram uma forma de calculo diferente da igreja Adventista, mas com uma estrutura parecida, como de outros que profetizaram a volta de Jesus antes destes. 
Segundo seus Cálculos.
"Os 2.520 anos começaram em outubro de 607 AEC, quando Jerusalém caiu diante dos babilônios e o rei da dinastia de Davi foi destronado. O período terminou em outubro de 1914. Naquele tempo, terminaram “os tempos determinados das nações” e Jesus Cristo foi empossado como Rei celestial de
 Deus. TESE T. J."  
"A esta altura, é útil reconstituir a trajetória de Nelson Barbour, posto que fora ele que, por assim dizer, "passara o bastão" da escatologia a Charles Russell. Como já vimos, ele fizera parte do movimento millerista, tendo dele se afastado após o fiasco de 1844. " 
O restante desta história você pode conferir no link abaixo.
https://carm.org/languages/portuguese/história-das-testemunhas-de-jeová
https://pt.wikipedia.org/wiki/Testemunhas_de_Jeov%C3%A1
https://adventmedidas.blogspot.com/2017/06/igreja-adventista-e-testemunhas-de-jeova.html
http://testemunha.orgfree.com/historia.htm#Datas
http://torredevigia.tripod.com/previsoes.htm


Quanto ao ponto da purificação, os Testemunhas de Jeová pós 1844 passaram acreditar que eles teriam um parte na purificação,  segundo eles, o povo de (Israel espiritual)  purificariam a Terra. Assim eles  cometeram o mesmo erro que os mileritas quando em 1844, imaginavam que a Terra ou algum lugar da Terra seria purificada.
O texto principal para apresentar a forma de cumprimento da "purificação"  esta no livro Ezequiel 38 e 39  . Na crença destes,  teriam de  enterrar os mortos na purificação da Terra.
A tese para esta  crença, tenta se basear no livro de Ezequiel 38 e 39.  Mas segundo o ritual do santuário no velho testamento e suas aplicações no novo testamento, só existe uma forma de purificação de santuário, partindo do principio ser a ultima.
Este link abaixo apresento como entender o capitulo de Ezequiel 39:12 e 13 segundo a minha visão sobre do tema.
12  E a casa de Israel os enterrará durante sete meses, para purificar a terra.
13  Sim, todo o povo da terra os enterrará, e será para eles memorável dia em que eu for glorificado, diz o Senhor DEUS.

Não vejo como entender as aplicações deste capitulo de forma literal, contudo, não sou o dono da verdade. Aqui apresento a história e suas medidas, quanto ao interpretativo, vou deixar para aos teólogos que geralmente não se entendem. Mas quero pelo menos deixar uma humilde colaboração pelo que já estudei sobre o livro, a melhor forma de entender esta profecia é deixar a bíblia interpretar.
Abaixo esta minha posição sobre este tema: A  purificação de Ezequiel.

https://draft.blogger.com/blogger.g?blogID=5991136344852370209#editor/target=post;postID=7494400039542889273;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=7;src=link

OS MILERITAS E OS ADVENTISTAS..
Movimento Milerita.

O "povo do advento" como ficou conhecido, ( Ou Mileritas ) A data esperada para a volta de Cristo o  ano de 1843 a 1844  DC.
-"Os fervorosos pregadores da volta de Cristo em 1844, eram quase de todas as denominações existentes. Diversos ministros, oficiais e membros eram conhecidos como mileritas e pertenciam à várias igrejas, tais como: Protestante Episcopal, Metodista (Ep  iscopal, Evangélica, Primitiva e Wesle
yana), Batista (da Comunhão Restrita, Comunhão Livre, Calvinista e Arminiana), Presbiteriana, Reformada Alemã, Congregacional, Luterana, e etc. 
Nessa época ainda não existia a igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que foi formada oficialmente 19 anos após o 'grande desapontamento' de 1844."

Os adventistas antes de 1844 acreditavam na volta de Jesus de 1843-1844, e que a purificação se daria na Terra. Sua medida era baseada em 2300 dias e não em 2520 anos como posteriormente apresentou a mensagem  os Testemunhas de Jeová. Para os Adventistas  o calculo deveria se dar assim:  457 aC  menos 2300 anos chegaria ao ano de 1843 a 1844. A Princípio o ano 1843. 

https://www.jw.org/pt/biblioteca/livros/biblia-ensina/1914-ano-significativo-profecia-biblica/




Mileritas após 1844 (Os Adventistas após 1844). 

O assunto do santuário, não é tratado na igreja Adventista como um assunto ocasional,  e nem na bíblia, até mesmo no novo testamento este assunto ganha um espaço de forma surpreendente. O livro que mais aponta seu simbolismo e significado é o livro de Hebreus. No capitulo 8 é dito:  
"ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem."
Por mais incredulidade que venha existir no mundo hoje, ainda a História se repete. Ambos os períodos de (536 anos ) deixa claro que nada ocorre por acaso.
No caso dos Adventistas temos de considerar.
Contudo o fato de ser organizada em 1863 não quer dizer que sua saída não seja em 1844 como movimento. 
Não acredito no acaso. Apesar  que,  em alguns momentos, o acaso parece ocorrer. Quem acompanha as minhas postagens não terão como dizer que estas medidas são do acaso. Deus permite  dificuldades no percurso da caminha cristã, para nos mostrar que Ele, não o seres humanos estão no controle de tudo. É certo que nem tudo que ocorre é da vontade de Deus,  e nem tudo Ele aprova, mas por outro lado, Ele permite estes eventos,  e nas Suas medidas repetidas, respeitando um período de tempo,  para nos mostrar, que Ele esta no controle de tudo, e que Suas medidas, se repetirão como sinal que Ele é Deus.

REFLETINDO A EXPERIÊNCIA DOS ADVENTISTAS.

Assim como Seu santuário tem medidas repetidas, assim ocorre na história das religiões. Para onde você olha nas medidas da história, você pode ver a mão de Deus, corrigindo, disciplinando, direcionando, punindo, e salvando e limitando. Você e eu, não precisamos entender toda bíblia para aceitar que Deus existe. Veja o que a arqueologia, a natureza, a matemática, e oque a história tem para lhe mostrar.  Se você duvidar de tudo isto, em que irá crer?


Ezequiel era um construtor da verdade em seu tempo, encarregado de apresentar não medidas frias, mas o significado destas medidas e o objetivo destas medidas. O povo de Israel, estava familiarizado com as medidas repetidas da história e do santuário.  Assim como para  Ezequiel,  e para Daniel, e ainda  outros profetas. Estes foram construtores de uma fé baseada em períodos revelados por Deus, na sua maioria lincada com a mensagem do santuário. E como disse Deus a  Ezequiel: 
"E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram."
Aqueles que em 1844 rejeitaram a mensagem dos 2300 anos de Daniel como verdadeira por não entender a principio o motivo de Jesus não ter voltado, acabaram perdendo o entendimento verdadeiro da profecia. Não houve contrição a respeito de seu erro, assim MUITOS não "se envergonharam" de imediato e nem outros posteriormente.
O grupo de adventistas que firmemente permaneceram fieis  após o desapontamento em 1844 entenderam "as suas forma e figuras, e Suas leis", e desde então, fazem o mesmo que era ordenado pelo Senhor a Ezequiel, "Mostra esta casa para que se envergonhe das suas maldades." Ezequiel 43:10 
Na experiência do povo Adventista esta se cumprindo a semelhança da  missão dada a Ezequiel, " mostra esta casa (santuário) para que se envergonhe das suas maldades." As profecias do livro de Ezequiel estão em cumprimento hoje, principalmente quando se apresenta que a salvação esta tipificada nos símbolos e leis do santuário.
"No mês segundo, no dia catorze à tarde, a celebrarão; com pães ázimos e ervas amargas a comerão". Números 9:11
Deus apontava um dia no cerimonial no qual a alimentação deveria ser amarga,  apontando  no simbolismo, uma experiência de arrependimento, decepção, tristeza, uma alimentação que traria na sua experiência um desconforto, mas também um novo recomeço. Seria uma divisão entre um período e outro. As ervas amargas sempre foram e são  indicadas para desintoxicar ou melhorar a digestão.
Enquanto para o povo que apresentou Jesus voltando de 1843-1844 baseado na  mensagem dos 2300 anos, esta mensagem ficaria amarga, por não entender a profecia de forma correta, no livro de Ezequiel isto não ocorre. O profeta foi chamado a comer, e não se tornou amargo. Ezequiel na sua experiência, apresenta que o amargor esta exemplificado nas medidas do santuário, e sua respostas esta no aspecto cerimonial, entendendo o cerimonial de forma correta, os exilados, sentiria para sempre o doce da mensagem.

Lembrando que o templo de  Ezequiel;  é apresentado como sendo um quadrado, não retangular como os outros. Outro aspecto que devemos notar, é que tanto a Daniel como a Ezequiel foi lhes mostrado medidas.   Note que na visão de Daniel não existe uma reforma física do templo, suas informações sobre o templo se concentrou nos 490 anos, apontando a  destruição do templo, e cidade de 
Jerusalém, e segundo o capitulo 8:14... .capitulo 9:24 ..... Enquanto o livro de Ezequiel aponta uma reforma no cerimonial, ele apresenta um templo reformado, tanto no aspecto físico, como cerimonial, e como interpretativo. Deveriam ver a mensagem do templo de forma correta.

 Assim, após 1844 a visão do povo do advento deveria ser reformada, tanto  no conhecimento  cerimonial, físico, visando o espiritual voltado para o santuário Celestial. 

Isto não quer dizer que antes de 1844 estes não entendiam nada sobre o cerimonial e suas leis. Mas seu entendimento estava limitado, ou seja, não suficiente sobre o assunto. Era necessário que profetizassem outra vez, pois assim fez Ezequiel em seu tempo. O objetivo tanto de Daniel como de Ezequiel era apresentar que Deus estava no controle de tudo. Daniel na corte de Babilônia, e Ezequiel entre os exilados.
Os dois profetas eram contemporâneos e passaram uma experiência semelhante. Um apresentou as medidas sobre o assunto ligados a purificação ao citar os 2300 anos ainda em Babilônia, o outro,  dedicou-se a apresentar as muitas outras medidas, assim como,  as leis, símbolos, entre  os exilados. 
Assim ocorreu com o povo do advento. 
A experiência dos profetas cativos, representou de forma clara, a experiência do povo do advento desde sua saída  até receber mais luz sobre o assunto em pauta, dos 2300 anos.
Os adventistas após 1844 não somente guardaram o sábado por estar nas taboas da lei dos dez mandamentos pronunciadas no monte, como outras igrejas faziam, mas apresentaram o mesmo sábado, estritamente ligado as 2300 tardes  e manhãs que apontava uma purificação final. Para estes: Daniel estava apresentando que um santuário no Céu deveria ser purificado. Não a Terra, com criam antes de 1844.
Devemos lembrar que a área do santuário era retangular, mas área do santuário apontada por Ezequiel era quadrada, assim como a cidade Celestial foi  apresentada no livro do Apocalipse. O quadrado é apresentado como algo perfeito, em muitos lugares do livro do apocalipse. Tanto quando fala de adoradores, como da cidade. Estes três livros; Daniel, Ezequiel, e Apocalipse, seu tema principal é apontar a obra de Seu povo na terra, assim como a obra de Jesus no santuário tanto terrestre como celestial.
A profecia deixa claro, que só viria mais luz sobre a mensagem do santuário, depois destes entender que suas expectativas não iria se cumprir, segundo sua visão interpretativa inicial.

A palavra de Deus sempre foi apresentada como o pão de cada dia, e as profecias do livro de Daniel foi um pão misturado com as "ervas amargas", na  experiência de Seu povo. Enquanto na experiência de Ezequiel o seu alimento permanece doce e somente doce.
Segundo a visão adventista, Jesus após 1844 iniciou o dia da expiação (generalizada ou final). Assim como havia o dia da expiação no santuário uma vez por ano. Temos que ter em mente que havia outras situações de expiação, por isto, acrescentei o termo generalizado acima. 


Revisando este tema já postado, Judeus e a vinda do Messias.

Na vinda do Messias, nem todos os lideres se opuseram fortemente a obra de Cristo, e de forma discreta até acabaram colaborando com Sua obra. Assim também ocorreu em 1844 em diante, nem todos lideres mileritas se opuseram a mensagem Adventista em sua totalidade, e pensaram como um líder judeu, "se não for de Deus, se dissolverá".  

Nem o cristianismo, ou a igreja Adventista, se dissolveu, muito pelo contrário a igreja cresceu.

Assim depois de 70 a 100 anos Jerusalém foi invadida por Tito (70) e destruída. A coesão da igreja cristã  ficou abalada, ai começou a surgir de forma acelerada muitos outros segmentos separatistas no mundo religioso cristão. Já havia alguns antes do ano 70, mas, o desencadeamento de  cismas se tornou acelerado após o ano 70, com a destruição da cidade de Jerusalém.  

Assim também ocorreu com a história da Igreja adventista, com o inicio da primeira guerra Mundial, 70 anos após sua saída, já em 1914 em diante. Movimentos cismáticos surgiram em todos os lugares. Estes grupos, por vezes,  se uniam contra a igreja, enquanto outros se separavam, dos que já haviam separados da igreja Adventista. 
O cristianismo  podemos dizer,  caminhou nas pernas dos apóstolos do ano 31 até atingir os anos 70 a 104.  Mas com a morte destes, desencadeou uma avalanche de novas teorias doutrinarias contrarias as dos apóstolos, mas a verdade não tombou pela incredulidade e rebeldia destes.  

Assim também ocorreu com a igreja Adventista, com o inicio da primeira guerra mundial, as  vozes dos pioneiros que antes clamavam pela união e firmeza e fé em Deus, fora silenciadas ao descer a sepultura, principalmente a voz de Ellen G W, que muitas vezes tivera de animar o povo para permanecer unidos. Era a oportunidade que Satanás esperava, a porta estava aberta para ele, e ele não evitou entrar. Assim como não evitou entrar do ano 70 em diante, após  a destruição de Jerusalém.  O fanatismo tomou força entre alguns grupos na igreja primitiva e muitos cismas ocorreram aceleradamente após o ano 70, assim também ocorreu como na igreja Adventista do Sétimo Dia. Apesar do confronto ser acirrado, a igreja primitiva venceu e permaneceu. Enquanto outros grupos acabaram dando em nada. Não cresceram como esperavam, não estão fazendo a obra que  imaginaram um dia iriam  fazer. Acabaram ficando sem mapa e nem Bússola, e alguns foram de encontro as rochas. Ou estão neste destino.

O espaço aqui não tem como objetivo explicar a crenças em por menores, mas, apontar que as medidas se repetem, e que Deus esta no controle de tudo. Pelo fato de se repetir as medidas quer dizer que todas as igreja são dirigidas de forma especial por Deus? Não é isto que tento apresentar neste espaço.


https://www.palavraprudente.com.br/estudos/gilberto_s/historiaigreja/cap03.html


Quanto a apresentação básica da profecia, os adventistas continuam apresentando que a purificação realmente iniciou em 1844, assim, não alterando a base da profecia.

UMA EXPERIENCIA AMARGA.

Outro ponto para contextualizar, seria a forma que a Movimento Adventista se posicionou após 1844.
Enquanto estavam  apresentando a mensagem que Jesus voltaria, para estes a mensagem era doce, mas quando venceu o tempo e Jesus não voltou, a realidade se tornou amarga.
Lembrando que; durante os 70 anos de cativeiro babilônico teve seu fim no ano 536 antes de Cristo.  Parece que estes dois movimentos, (Milerita, e Testemunhas de Jeová) que se basearam no livro de Daniel, para suas predições, não existiram por acaso. Guardando é claro;  a real importância de cada um, no contesto histórico ou profético. 

Quanto ao contesto profético irei comentar um pouco abaixo.

Aqueles que permaneceram firmes que Deus os havia dirigido até  1843-1844  receberam mais luz sobre o assunto apontado pela profecia segundo sua crença, sendo assim, podemos dizer que; este movimento adventista teve sua saída no ano de 1844, se tornando uma igreja organizada no ano, 1863 em diante.

Muitos homens no passado imaginavam estar no controle de tudo, mas quem realmente controla tudo? "E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos… Daniel 2:21

O profeta Ezequiel, apresenta claramente a característica do povo que ergueria a bandeira do santuário, assim como ele fez na sua época. Uma das características da religião Adventista hoje, seria apresentar a mensagem do santuário, e suas leis, assim como seus símbolos, e medidas lincadas com as verdades reveladas na bíblia sobre o santuário, e o Construtor do Santuário, sempre com uma imagem no fundo;  as 2300 tardes e manhãs. 


"Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo. 
 Ezequiel 43:10,11

Quando li pela primeira vez este texto ele me fez pensar; Como pode alguém se envergonhar de medidas de um Templo? A não ser que estas medidas estivesse apontando ao povo da época, sua história, e juízo, a cada final de período ou medida. Ezequiel 43:10,11

Para que estes Adventistas  tivessem mais luz, deveria existir na sua experiencia uma verdadeira conversão, não baseada na volta e nas medidas da profecia, mas no amor a palavra de Deus e seu sacrifício. Deveriam estar prontos para uma crise. 

Ainda hoje este grupo de adventistas e suas gerações que defendem que no santuário Celestial após 1844, Cristo iniciou  a purificação apresentada no livro de Daniel, assim como buscam esclarecer suas figuras em harmonia com as leis cerimoniais do santuário. Não fazem isto por acaso, com estes, esta se cumprindo a missão de anunciar os pecados de muitos do  passado, e do presente, não falando somente das transgressões, mas mostrando que a profecia ainda se cumprirá de maneira fiel. A profecia da purificação.

Esta era uma missão especial daqueles que entenderam o verdadeiro significado da profecia, "Até duas mil e trezentas tarde e manhãs e o santuário será purificado." Dan 8:14
O tema do santuário sempre foi a base da fé dos Adventistas Do Sétimo dia. As aplicações apresentadas estão alinhadas com as "duas mil e trezentas tardes e manhãs" Daniel 8:14. 

É certo que este movimento iniciado mesmo antes de 1844 teve um momento amargo, Jesus não veio como estes esperavam, A bíblia aponta  que existe momentos amargos na nossa experiência, não somente como igreja, mas individualmente.

Não quero tirar o simbolismo ortodoxo do texto abaixo,  mas apresentar uma breve aplicação para nosso tempo. 

"No mês segundo, no dia catorze à tarde, a celebrarão; com pães ázimos e ervas amargas a comerão."  (Números 9 : 11)
"E o sacerdote a fará jurar, e dirá àquela mulher: Se ninguém contigo se deitou, e se não te apartaste de teu marido pela imundícia, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre."  (Números 5 : 19)

O livro de Apocalipse retrata esta experiência como alguém que tomou o  livro e o comeu, mas em sua experiência  ficou amargo.  Apresentar as profecia do livro de Daniel e os 2300 anos, como apontando  a volta de Jesus, os levou a uma experiência amarga, pois Jesus não voltou como a principio esperavam.  

  
Apocalipse 10:10
"E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo."

Mas com   Ezequiel, a experiência seria doce, e somente doce.
Assim foi a experiência  de Ezequiel, "Então eu comi, e era na minha boca doce como mel." Ezequiel 3:03 
Assim hoje, a igreja Adventista alinhou  sua experiência na caminhada para o Céu.
Os adventistas que permaneceram firmes após 1844, e buscaram entender onde haviam falhado na interpretação, chegaram a uma  luz mais clara sobre o assunto, assim o povo do advento após 1844 passaram a reformar, e restaurar a mensagem do templo entre os exilados do conhecimento do santuário. A mensagem do santuário MEDIDAS, e seus simbolismo, é libertadora.  Assim após 1844 a igreja começou sua obra entre as pessoas que pouco entendem sobre a mensagem do santuário, iniciou sua pregação aos exilados deste mundo, apresentando a obra de Cristo no Seu santuário.

E assim, o cerimonial do templo passou ser mais bem entendido, assim como suas leis e símbolos,  assim como no aspecto físico E como espiritual. 

Quando os adventistas foram expulsos de suas denominações por ainda crer no assunto das 2300 tardes e manhãs, como verdadeira, ficaram na mesma situação dos exilados, Sem seus (templos) igrejas que tanto amavam. 


Agora se reunindo em pequenos grupos foi necessário profetizar novamente, para fortalecer, os que ainda poderiam permanecer em pé diante da mensagem. 
Assim que ficou claro a estes, os assuntos ligado ao santuário, estes profetizaram novamente, não a próxima vinda de Cristo em uma data, mas tudo que estava relacionado a santidade do templo e seu formato e suas medidas reformadas.  É isto; estes adventistas passaram a organizar uma igreja com formato bem diferente das existentes na ocasião. Com suas doutrinas baseadas nos símbolos e leis do santuário, que apontavam a obra de Cristo a favor dos seres humanos.
Em um período apresentou os adventistas de forma limitada o assunto da profecia de 2300 anos sobre o santuário (os mileritas), e em outro tempo posterior apresentou  seus simbolismos, suas leis, formas, ligados ao templo, e seu cerimonial de forma mais clara. A obra de ambos os grupos era a mesma, mas somente o entendimento claro dos símbolos e medidas do santuário poderia libertar o povo cativo das duvidas e insegurança,  que viviam diante de um Mundo idólatra. O conhecimento correto desta mensagem, é de vital importância.

Assim se repete hoje, onde existem muitas formas de crenças e adoração, e entendimento parcial das leis do santuário e símbolos do santuário, Maculando a obra de Cristo. Daniel não visava uma obra maior, sua tarefa não era restaurar seu povo em todos os sentidos referente ao simbolismo do santuário,  mas sim, esta era a obra de Ezequiel de uma forma mais conclusiva. Assim após 1844  o grupo que se aplicou a entender o motivo de Jesus não ter voltado em 1843-1844 recebeu mais luz sobre o assunto. Como ocorreu com Ezequiel.

Assim como o povo exilado em Babilônia ,  existem  muitos espalhados pelo mundo cristão (Jerusalém), confusos na crença sobre a obra de Cristo no santuário Celestial.
 Se fez necessário , após 1844, restaurar o assunto do santuário para que a mensagem desta purificação, e suas medidas, ficassem mais claras. Desta forma fizeram o mesmo que Ezequiel, apresentaram as medidas do santuário na forma clara, para os que estavam preparados para  receber a mensagem.

Contudo, para explicar que no Céu existe um santuário de forma clara, tiveram que fazer o mesmo que Ezequiel, reapresentar as medidas do santuário, este  ponto só foi possível apresentar de forma  reformada, por entenderem melhor sobre  seus símbolos e medidas, suas entradas e saídas,  os assuntos ligado ao simbolismo, leis e as normas apontadas por Deus nos livros do velho e novo testamento. 


Assim como Daniel, entre os babilônicos,  e Ezequiel entre os cativos. A igreja após 1844 reformou a visão a respeito do santuário e suas medidas, não de maneira parcial como aconteceu antes de 1844. Contudo, depois de 1844 esta reforma se tornou mais ampla, assim  como foi mostrado  a Ezequiel. Somente doce é esta mensagem.

Apesar do livro de Daniel ser doce, este se tornou amargo, o livro de Ezequiel permaneceu doce ao revelar uma forma nova  e perfeita de adorar, entre outros aspectos, sempre ligado ao santuário.

Assim após 1844,  entenderam de forma mais clara os simbolismo do santuário e as leis que regiam este santuário, assim como se desenrolaria  a purificação no santuário Celestial, estes se sentiram renovados com a luz doce da verdade, e de um santuário com uma mensagem reformada. 
Mas lembrando você: Ezequiel não teve nenhum amargo pós comer o livro. Significando que as aplicações progressivas a respeito do assunto do santuário, nunca trará, os que em Deus confiarem, uma situação amarga no sentido doutrinário, ou seja, não será alterada, mas continuará atuando e reformando a todos os que nelas creem.

É certo que todo assunto Bíblico é progressivo, não somente individualmente, como  também institucionalmente. Não haverá necessidade de alteração na doutrina ligado ao santuário, ou surpresa da mensagem por não estar correta, como ocorreu no ano de 1843-1844.
Hoje a igreja adventista esta  apresentando a mensagem do profeta Ezequiel  em plenitude que é possível ao seres humanos entenderem dentro do atual tempo. Hoje a igreja não apresenta somente a mensagem de Daniel e Apocalipse, mas a mensagem e  a experiência  de Ezequiel de forma mais clara, e doce, sem  a necessidade de recomeço, ou nova saída ou entrada. O livro é doce, e somente doce.

Assim como Ezequiel reapresentou a mensagem do sábado em sua experiência, assim fizeram os adventistas pós 1844,  tiveram a luz  que o  sinal de Deus  é o sábado e saíram a proclamar esta mensagem.  Assim após o ano de 1844 com um maior entendimento sobre as medidas fizeram os adventistas, apoiados nos símbolos e saídas e entradas do santuário.


Devemos lembrar que os judeus sabiam da obrigação da guarda do sábado antes de Ezequiel apresentar sua mensagem; o que Ezequiel fez foi reforçar a mensagem do sábado mostrando os juízos existentes nas medidas  do santuário. Com mais clareza, Ezequiel apresentou as fazes do juízo, nas medidas do santuário, e a importância diante deste juízo.

Assim fizeram os Adventistas, reapresentaram os ciclos do juízo nas medidas do santuário, e  a reforma do sábado ligado as mensagens do santuário, entre outros aspectos.
Esta mensagem tem uma reforma.  "Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo.
"E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram." Ezequiel 43:10,11

Quando o modelo do santuário Celestial ficou claro aos adventistas, de varias formas nas visões a eles apresentadas,   ("meça o modelo") estes mediram o modelo segundo Deus ofereceu luz.

Mas por qual motivo a mensagem adventista não será aceita por todos? 
"Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração."  (Ezequiel 3 : 7) Nem todos abraçarão a mensagem de Ezequiel, e nem todos abraçarão  a mensagem Adventista do santuário e suas medidas. 

Deus reformou Seu santuário, Mas por qual motivo Deus fez isto? As medidas do templo de Salomão não eram um quadrado, e de Zorobabel também era retangular, mas por qual motivo a de Ezequiel é um quadrado perfeito? Não existe um motivo único.

Primeiro, a cidade que virá nas nuvens do Céu,  é quadrada, os adoradores estão em organizados em um quadrado perfeito, segundo o livro do Apocalipse. Simbolizando, que tanto a doutrina adventista, como os adventistas estão sobre o cuidado de Deus de forma especial. Eles estão hoje fazendo cumprir o ide dado a Ezequiel. Ainda que existem outros motivos, mas quanto a isto, entenderemos com o passar do tempo.

As medidas do santuário apresentadas,  levou o povo do advento a uma reforma, como também, atentar para suas medidas (Juízos), não somente os juízo na vinda de Cristo nas nuvens do Céu, mas como o juízo investigativo que se iniciou em 1844 entre outros juízos, e toda sua evolução e simbolismo "ligado a casa". Tiveram uma maior clareza a respeito de suas saída e suas entradas, ligadas a estes períodos proféticos. Como também as formas ligadas aos estatutos do templo, assim como as formas ligadas as leis do templo.

Depois de 1844 deveria  publicar de maneira muito mais abrangente "e escreve isto aos seus olhos", em outras palavras, o profeta deveria estar próximo daqueles que receberiam a mensagem, assim como  obra de publicação desta mensagem deveria ser apresentada a todos, para que acompanhassem a obra de Cristo no santuário celestial. "para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram."  A mensagem do santuário deve levar a uma reforma.
Assim como a Ezequiel foi dado a missão de "escrever isto aos seus olhos", assim a igreja já na sua saída, e entrada, tinha a missão de publicar sobre a volta de Jesus. Mas não somente sobre a volta de Jesus, como também sobre sua vergonha e  experiência, "E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram", "faze-lhes saber a forma desta casa, ".  Os adventistas antes de 1844 esperavam encontrar o Seu Deus nas nuvens sem antes reformar muitos aspectos. Os adventistas após 1844 deveriam mostrar o motivo que esta profecia,  2300, assim como seus cálculos, ou medidas ou formas,  estavam de acordo com  as profecias.   Devemos lembrar que a inciativa de  publicar a fé adventista sobre o santuário,  foi a principal e primeira iniciativa destes para apresentar a mensagem do santuário. "É necessário que profetize novamente."

Assim como muitos exilados não entendiam o motivo das medidas quadradas e reformadas do templo, assim estão hoje a maioria da igrejas. Não compreendem que o povo do ultimo período da Terra deve ser o povo mais próximo possível da obra de Cristo no Seu  santuário. Devem estar em um "quadrado" perfeito. Deus não cobrou isto de nenhuma outra geração, e nem, cobrará mais que isto.

As medidas relacionadas ao livro de Ezequiel e Daniel, assim como de Apocalipse,  e ainda outros livros, estão  apontando para obra do santuário Celestial, e só seriam  entendidos após 1844 de forma clara.

O que segou o povo do advento, não foi as profecias, mas sim, os pecados de israel. Estavam olhando para o impossível, deixando de olhar para Deus. Assim como também as profecias nunca fecharam as portas para o povo de Israel, mas as portas foram fechadas por  seus pecados. "O meu povo perece por falta de conhecimento."
Devemos entender, houve uma porta fechada em 1844.
Mas  esta profecia está em curso. Você pode fazer parte deste povo, acreditar como este povo nas mensagens do santuários e suas medidas, e imaginar dentro de você, eu mereço estar no Céu pois pertenço a este povo. 

Mas note o que Deus diz aos exilados. 
22  "Dize portanto à casa de IsraelAssim diz o Senhor DEUSNão é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes."

Esta afirmação de Deus, parece  ecoar no livro do Apocalipse. Deus  diz: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"  (Apocalipse 3 : 17)

Deus nos aceitou pelo Seu nome, não pelo nosso. Deus nos chamou pelo Seu caráter, não pelo nosso.

23  "E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos.
24  E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.
25  Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei."

Este texto ecoa no novo testamento: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o "querer" como o "efetuar", segundo a sua boa vontade."  (Filipenses 2 : 13) e ainda o livro de Judas acrescenta: Como no "conservar".
A obra é todo do Senhor. 

Deus chamou estes adventistas, não de uma única religião como geralmente acontece com as novas religiões, diz a profecia: congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. v24
A obra é toda do Senhor.
26  E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
A obra é toda do Senhor.
27  E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
A obra é toda do Senhor.

E somente então.

28  E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.

A recompensa é do Senhor.
29  E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.
O livramento é do Senhor.
30  E multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre os gentios. 
A justiça será do Senhor.
31  Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniquidades e das vossas abominações.
A lembrança vem do Senhor.

E novamente ecoa o livro de Apocalipse:
  
18 "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." Apocalipse  3:18

A justiça vem de Deus.
32  Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor DEUS; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. Ezequiel 36:23-32  

Deus ainda tem pessoas que tem O temor de Deus em todas as nações, em todas as religiões, mas a salvação estendida a raça humana não é pelo aquilo que estes são, mas por amor a Seu próprio nome.

O povo de Deus não foi abandonado  em  1844 em total escuridade, pois Deus tem um nome a zelar. Deus não nos abandona hoje pelo mesmo motivo.
 https://noticias.adventistas.org/pt/coluna/wilson-borba/22-de-outubro-de-1844/

Em toda história do cristianismo sempre existiu pessoas ligadas diretamente ou parcialmente ao cristianismo verdadeiro, e que acreditavam na próxima volta de Jesus. Muitos destes são  tentados apontar um tempo para esta volta, fizeram predições apontando datas. Contudo estas predições acabavam sendo deixadas para traz após não se cumprirem.
Mesmo entre os judeus existiam grupos de pessoas que acreditaram que (Jesus) ou um Messias, voltaria em uma data especifica segundo seus cálculos. Mas estes movimentos acabaram sendo esquecidos com o tempo, e deram em nada.

Mas por qual motivo os Testemunhas de Jeová não desapareceram, mesmo tendo suas predições não se cumprindo? Mesmo passando por dificuldades e perseguições? Mesmo não tendo os TJ uma clara e coerente aplicação profética? A resposta seria esta, por ainda crerem na profecia de Daniel 8:14 como uma profecia de Deus. Assim como, por crer que  as profecias do livro de Ezequiel é uma experiência do povo de Deus nos últimos dias. Ainda que incompletas ou equivocadas em alguns sentidos nas suas crenças.


UM POUCO DA HISTÓRIA ANTES DA VOLTA DE JESUS.



Veja que no ano 536 antes de Cristo se deu o fim do cativeiro, e depois de 536 anos a vinda do Messias, Jesus Cristo. Mas Jesus não veio para os judeus como estes esperavam, assim como a vinda de Jesus não foi da forma que os mileritas também esperavam.

No ano 536 antes de Cristo, se deu o final do cativeiro babilônico, e depois de 536 anos  viria nascer aquele Messias tão esperado por tantos profetas e patriarcas. Mas o Messias não veio como estes esperavam, e foi rejeitado. Em 1844 parte dos mileritas viraram as costas para o verdadeiro sentido da mensagem por causa de  muitos lideres que temiam perder o controle de seu rebanho. Enquanto outros pastores tiveram outros motivos. 


ESTE TEMA ABAIXO, JÁ FOI POSTADO MEDIDAS A RESPEITO DELE, ASSIM NÃO IREI FAZER COMENTÁRIOS.



fonte:    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2018/09/14/falsas-profecias/
http://www.hermanubis.com.br/Biografias/BioArnaldusDeVillaNova.htm

Ainda que Arnoldo de Vilanova usou forma de calculo diferente, ele chegou a 1378 para vinda do anti-Cristo, baseado em dia ano para o entendimento do período profético. Marcou também a volta de Cristo no ano de 1464. 
"Em 1289 foi detido por ter escrito uma obra na qual predi-zia a vinda do anti-cristo para 1335 e o fim do mundo para 1464, foi posto em liberdade pela intervenção de ami-gos, dai refugiou-se na Itália em Palermo, lá, tornou-se médico do rei Frederico da Sicília."
Existe uma dificuldade inicial para saber em que data Arnoldo de Vilanova havia predito a vinda do anti Cristo e o fim do mundo. Acredito que, ele possivelmente, deve ter feito mais de uma previsão, assim como os Testemunhas de Jeová, e outros grupos, assim como dissidentes da igreja Adventista. 

Temos como exemplo, o fato de Israel ter ficado em cativeiro por 70 anos, assim como a cidade de Tiro. Contudo; somente Israel representava o povo de Deus como nação.

Fonte auxiliar.
https://sites.google.com/site/iasdonline/home/reparador/1844
https://www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia/os-mileritas-e-o-grande-desapontamento-de-1844/


Agradeço a Deus em primeiro lugar, por me dar disposição para falar sobre este  assunto, assim como por você ter lido esta matéria. Espero ter auxiliado sua fé de alguma forma. Que Deus te abençoe.

Todas as matérias postados neste espaço são matérias de pesquisas ainda inacabadas. E podem ser reeditadas em uma oportunidade posterior. 

jjcordeluz@hotmail.com