segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

GUERRAS BALCÂNICAS X 490 ANOS


"A primeira vitima de um conflito é a verdade."

Quando estudamos a história de um conflito nem sempre sabemos a verdade sobre este. Mas de uma coisa você pode ter certeza, apesar que Deus não se alegra  com a existência de  conflitos, Ele muitas vezes os permite segundo Suas medidas.

Este espaço não visa contar todos os detalhes da história mundial e religiosa, mas busco encontrar na história as medidas de um Deus que controla e limita todos os conflitos.

Geralmente quando os historiadores resolvem contar a história de quedas de reinos uma das primeiras coisas a morrer é a verdade. Qual seria a verdade sacrificada? Seria o Próprio Deus. Nas histórias apresentadas geralmente Deus é apresentado como o culpado, ou ausente dos conflitos. Mas a verdade é que Deus monitora os limites destes conflitos.
 "E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos." Daniel 2:21
Outra verdade sobre os conflitos nesta Terra é que no ultimo conflito, será estabelecido o reino de Deus que será eterno.
"Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,"  (Daniel 2:44)
Você pode não entender o motivo de cada conflito de forma clara, mas pode entender que Deus, não os homens, esta no controle de tudo.

Hoje iremos falar sobre os conflitos e como de alguma forma, os turcos estiveram envolvidos.






O Império Bizantino é dividido entre os príncipes feudais, resultando os diversos Estados monárquicos. Sob o assédio permanente dos turcos desde 1422.
https://www.webartigos.com/artigos/a-tomada-da-cidade-de-constantinopla-pelos-turcos-otomanos-para-as-nacoes-europeias-daquele-periodo/116198

"Sucedeu uma série de deposições e usurpação do trono bizantino, tornando ainda mais difícil a unidade politica e a segurnaça do Império. Três cercos foram empreendidos contra Constantinopla, nos anos de 1391, 1396 e 1422." A cidade somente caiu em 1453.
https://escolakids.uol.com.br/historia/queda-constantinopla.htm

Nas duas décadas seguintes, Constantinopla viu-se livre do jugo otomano, e pôde até recuperar alguns territórios na Grécia. Mas em 1422, Manuel Paleólogo resolveu apoiar um príncipe otomano ao trono, visando uma duradoura trégua no futuro. Mas o sultão Murade II enviou em resposta um contingente de 10 mil soldados para cercar Constantinopla mais uma vez. Naquele ano, em 24 de agosto, o sultão ordenou um ataque maciço às muralhas, e após várias horas de batalha, ordenou a sua retirada, e mais uma vez Constantinopla conseguiu uma sobrevida.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_de_Constantinopla

Em 1422 o sultão Murade II  (Império Otomano) foi sua ultima investida contra Constantinopla antes do ano 1453 quando se deu Sua queda. Os atacantes foram comandados pelo sultão Maomé II, o Conquistador, de 21 anos, que derrotou soldados comandados pelo imperador Constantino XI Paleólogo e assumiu o controle da capital imperial, encerrando um cerco militar de 53 dias, iniciado em 6 de abril de 1453. Após conquistar a cidade, o sultão Maomé II transferiu a capital do Estado otomano de Edirne para Constantinopla e estabeleceu sua corte ali.

CERCO A CONSTANTINOPLA 1422

Somente em 1912 a Grécia tomou Tessalônica dos Otomanos.

Outro fato que devemos lembrar que neste mesmo ano os otomanos fizeram um cerco a Tessalônica. O cerco de Tessalônica entre 1422 e 1430 viu o Império Otomano sob Sultan Murad II capturar a cidade de Tessalônica . Tessalônica permaneceu em mãos dos otomanos para os próximos cinco séculos, até que se tornou parte do Reino da Grécia em 1912.
Tessalônica já tinha estado sob controle otomano 1387-1403 antes de retornar ao bizantino regra no rescaldo da Batalha de Ankara . Em 1422, após os bizantinos suportado Mustafa Çelebi como um pretendente rival contra ele, Murad atacou Tessalônica. Incapaz de fornecer mão de obra ou recursos para a defesa da cidade, seu governante, Andrónico Paleólogo , entregou-a à República de Veneza em setembro de 1423. Os venezianos tentou persuadir o sultão de reconhecer sua posse, mas falhou como Murad considerada a cidade seu por direito, e os venezianos para ser intrusos. Este impasse levou a um bloqueio Otomano de Tessalônica, que ocasionalmente irrompeu com ataques diretos sobre a cidade.
https://pt.qwe.wiki/wiki/Siege_of_Thessalonica_(1422%E2%80%931430)

---------
A Guerra dos Bálcãs foi um conflito entre os anos de 1912 e 1913, que ocorreu na região da península balcânica. De fato, foi a disputa entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano.
De uma lado, a Liga Balcânica formada por Grécia, Sérvia, Bulgária e Montenegro, reivindicava melhor tratamento aos cristãos na Macedônia turca, porém seu objetivo claro era a conquista territorial; de outro, estava a enfraquecida Turquia, que já estava em guerra com a Itália. Em outubro de 1912 os exércitos da Liga capturaram toda a região do antigo Império Otomano, com exceção de Constantinopla, posteriormente foi assinado o Tratado de Londres, no qual o mapa dos bálcãs foi redesenhado.
Posteriormente a própria Liga Balcânica lutou contra si mesma. A Bulgária fez um ataque preventivo contra os sérvios e gregos, que desejavam as conquistas búlgaras, porém os búlgaros foram infelizes com essa posição. A Romênia, até então neutra na situação, ocupou o território búlgaro de Dobrudja e os otomanos aproveitaram a ocasião para reconquistar Andrinopla.
A guerra findou-se por um instante no Tratado de Bucareste (agosto de 1913), no qual Grécia e Sérvia dividiram a Macedônia, e a Romênia ganhou uma parte do território da Bulgária. A Guerra dos Bálcãs foi muito importante naquele contexto pois foi um elemento-chave para o desencadeamento da Primeira Guerra Mundial.
https://guerras.brasilescola.uol.com.br/seculo-xx/guerra-dos-balcas.htm

Entre 1912 e 1913 ocorreram duas guerras na península balcânica, envolvendo Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia e Bulgária contra a Turquia, antigo Império Otomano.
A Primeira Guerra Balcânica eclodiu no dia 10 de outubro de 1912. A Liga Balcânica, formada pela Grécia, Sérvia, Bulgária e Montenegro, lutou separadamente contra a Turquia, reivindicando melhor tratamento aos cristãos na Macedônia turca e visando territórios otomanos.
http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/a-primeira-guerra-dos-balcas/

Designam-se Guerra dos Balcãs ou Bálcãs  (ou ainda Guerras Balcânicas) os conflitos bélicos que ocorreram na região do sudeste europeu dos Bálcãs, no início do século XX. Consistiram de duas guerras curtas, entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia (sucessor do Império Otomano) e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano. Em 1912, Grécia, Sérvia, Bulgária e Montenegro formaram a Liga Balcânica, oficialmente para reivindicar melhor tratamento aos cristãos na Macedônia turca, mas na realidade para cercar o território turco remanescente na Europa enquanto a Turquia estava enredada em uma guerra com a Itália; iniciou-se então a Primeira Guerra dos Balcãs.
Em outubro de 1912 os exércitos da Liga, vitoriosos nas batalhas de Kumanovo, Kirk-Kilisse e Lule Burgas, capturaram esses territórios, exceto Constantinopla (hoje Istambul). Embaixadores europeus intervieram (Tratado de Londres de 1913) para redesenhar o mapa dos Bálcãs com vantagem para a Bulgária e em detrimento da Sérvia. Um mês depois, o governo de Sófia lançou um ataque preventivo contra os sérvios e gregos, que cobiçavam as conquistas búlgaras. Embora vitoriosos contra os sérvios em Kalimantsi (18 de julho), a Bulgária sofreu um ataque inesperado. A Romênia, até então neutra, ocupou o território litigioso da Dobrudja e ameaçou marchar para Sófia. E para tornar as coisas piores, os otomanos aproveitaram a ocasião para retomar Adrianópolis (hoje Edirne, na Turquia). A Bulgária viu-se perdida.
No Tratado de Bucareste (agosto de 1913), Grécia e Sérvia dividiram a Macedônia, e a Romênia ganhou parte da Bulgária. A Albânia, que estava sob suseranato turco, tornou-se um principado muçulmano independente. A Grande Sérvia agora representava uma ameaça à Áustria-Hungria. A Rússia prometeu apoiar a Sérvia em seu esforço nacionalista, e a Alemanha prometeu ajuda militar à Austria-Hungria. O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro em Sarajevo (1914) deu à Áustria-Hungria o pretexto para invadir a Sérvia, levando à deflagração da Primeira Guerra Mundial, seis meses depois.


Como podemos notar acima as medidas da história não se limita somente a história religiosa no mundo, mas também, nos conflitos de nação contra nação. Muitas vezes as medidas são apresentadas de forma rebatidas.

Por mais intelectual que seja você, se Deus não esta sendo apresentado como aquele que limita a história da humanidade, você esta fazendo com que a  sua primeira vitima ao contar a história, o próprio Deus que é a Verdade, e  o Deus que limita todas as coisas.

"A primeira vitima de um conflito é a verdade." Esquilo.

Se você deixar de lado Deus, que é a verdade em todos os sentidos, que é a base de toda verdade, que controla todos os limites. Deus é sua primeira vitima.

Todas as matérias deste espaço são materiais de pesquisa, e podem passar por atualização ou revisão. São matérias ainda não concluídas. E são materiais livres, ou seja, não pertence a nenhuma denominação religiosa. Nem mesmo a mim. Afinal de conta, a verdade não pertence a humanos, toda verdade pertence a Deus.  Dele é toda verdade.


Tenha um bom dia.