segunda-feira, 24 de novembro de 2025

GUERRAS RELIGIOSAS DOIS E AS MEDIDAS DA HISTÓRIA.

GUERRAS  RELIGIOSAS. 

Grande parte dos historiadores estarão confusos no futuro, assim como outros grupos que sempre acharam que sabem  tudo. Estes historiadores que achavam que dominavam todas as verdades a respeito da história, terão que concordar que; Eles escreviam a história, mas Deus as limitava segundo o Seu poder. Esta parte da história esqueceram de escrever. 

O santuário de Salomão tinha varias entradas ou saídas. Assim como a historia religiosa cristã, e outras, tem as suas da mesma forma. Quem poderia estar controlando tudo isto durante tanto tempo? Quem viveria o suficiente para tanto? Quem traçaria todos os  limites naturais, ou históricos?

Por mais que um ser humano se ache inteligente, ele ainda vive seus primeiros passos de vida. Não passam de uma criança, e precisam se converter-se. 

3  "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4  Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. 5  E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe." Mateus 18:3- 6

Todos nós somos crianças diante de um Deus tão misericordioso. Alguns destes historiadores precisam mais que reconhecer, precisam se tornar criança aberta para Deus. 
Abaixo temos três linhas de tempo. 













753 AC A fundação de Roma em 753 a.C. Historicamente, a cidade surgiu da união de pequenas aldeias de povos latinos e etruscos, marcando o início do período da monarquia romana, que durou de 753 a.C. a 509 a.C

753 DC  Em 753 d.C. , o Papa Estevão II viajou para a Gália para se encontrar com Pepino. Esse encontro resultou em um acordo mútuo. em 756 d.C. que Pepino derrotou os lombardos e cedeu à Igreja Católica o território do exarcado de Ravena.

1096 AC     Período em que os israelitas estavam a consolidar-se como um povo na terra de Canaã e a passar do sistema de juízes para uma monarquia com Saul .

606 AC Saída para o cativeiro babilônico. 

536 AC Fim do cativeiro Babilônico. 

1308 DC  Inicio do cativeiro de Avignom França. 

1378 DC  Fim do cativeiro de Avignom França. 

772 Chipre foi colocado sob administração britânica com base na Convenção de Chipre em 1878 e formalmente anexado pelo Império Britânico em 1914.   Início das Guerras Saxônicas (772-804): No ano 772, o rei Carlos Magno (mais tarde Imperador do Sacro Império Romano-Germânico) iniciou uma série de campanhas militares contra os saxões. Essas guerras não tinham apenas objetivos políticos e territoriais, mas também visavam à conversão forçada dos saxões ao cristianismo. A destruição do Irminsul, um importante santuário pagão saxão, por Carlos Magno em 772 marcou o início dessa política de expansão cristã através da força.

1948 Plano de Partilha da ONU: Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 181, que propunha a divisão do território da Palestina em dois Estados independentes: um árabe e um judeu.   1948 Proclamação da Independência: David Ben-Gurion, chefe da Agência Judaica, declarou a independência do novo Estado em uma cerimônia no Museu de Arte de Tel Aviv. Estados Unidos e União Soviética reconheceram imediatamente a nova nação.  Consequências Imediatas: No dia seguinte à proclamação (15 de maio), forças regulares de países árabes vizinhos (Egito, Síria, Transjordânia, Líbano e Iraque) atacaram Israel, dando início à Primeira Guerra Árabe-Israelense. Para os palestinos, este dia marcou a Nakba (catástrofe), que resultou na expulsão de aproximadamente 700.000 pessoas. 

Abaixo deixo um link com medidas semelhantes. 

Guerras Religiosas

Todo este material tem conteúdo de pesquisas. Motivado por um poder que não me pertence, ou seja não é de mim mesmo. Estas mesmas pesquisas estão inacabadas. E podem ser redigidas no momento oportuno. Algumas datas aqui aplicadas, podem sofrer contestações. E existem vários motivos que leva a este tipo de conclusões. Mas o principal é a forma de contagem,  base de calendários diversos para um mesmo período, entre outros costumes, que o historiador encontrou para suas conclusões. O cativeiro babilônico é um exemplo, assim como o cativeiro papal, Avgnon na França.  Um mesmo evento poderá ter mais de uma saída ou data. Meu objetivo neste material não é harmonizar as dificuldades do tempo, mas comparar períodos semelhantes.  Também procuro não fazer linhas de tempo muito longas, pois dificulta muito a edição e visualização da mesma. Estas matérias tem maior facilidade de visualização em computadores, ou pelos celulares que espelham nas televisões modernas.  

Quanto aos comentários de comparações geralmente não costumo fazer.  Quando faço busco resumir o assunto. O objetivo não é passar por historiador, mas iluminar seu caminho. 

Tenha um bom dia.