segunda-feira, 24 de novembro de 2025

UM POVO E UM QUADRADO PERFEITO.

Em algumas citações bíblicas é apresentado que um quadrado perfeito é como meta de cada ser humano fiel. 
Este tema é  apresentado em vários livros proféticos.  
O  próprio santuário aponta para este tema. O lugar santíssimo é um quadrado perfeito. E ainda temos, outros móveis desta forma.
Quando um ser humano se adequa a um quadrado  perfeito?  Ou quando um ser humano está no quadrado perfeito? O que leva um ser humano estar ou compor um quadrado perfeito é a presença de Deus em tudo que faz. Quer dizer com isto que são perfeitas? De forma nenhuma. Não confunda perfeição com santidade. Santos são os separados, e perfeito é Deus. 

Ezequiel 1:9 Na visão de Ezequiel os animais estavam em  quadrado perfeito. O reino de Deus deve estar num quadrado perfeito, ou seja, separado para servi-lo de todo coração.  

Ezequiel 1.9 (NTLH): "Duas asas de cada animal estavam abertas, com as pontas tocando uma na outra. Assim os animais formavam um quadrado e andavam em grupo, sem virar o corpo." Esta atitude das posições das asas, evidencia que estão separados para serem defensores, ou guardiões da lei de Deus. Assim como os anjos sobre a arca estão em reverência diante da lei, dentro do lugar santíssimo do santuário celestial.  

"Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal."
(Provérbios, 4:27)
"Deixa-me passar pela tua terra; somente pela estrada irei; não me desviarei para a direita nem para a esquerda."  (Deuteronômio 2 : 27)
"Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda."  (Deuteronômio 5 : 32)
"E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires."  (Deuteronômio 28 : 14)

Assim nas visões apresentadas por Deus aos profetas, apresentam seu povo  como sob Sua liderança. Esta liderança por porte de Deus  foram destacadas em dois momentos distintos pelos profetas. 
No livro de Ezequiel o povo de Israel estavam cativos, e na faze inicial de seu cativeiro. A mensagem de Deus era muito clara.  Mesmo nos momentos mais difíceis do povo de Deus na terra, Deus estava no controle de tudo.
Também á  João no livro do apocalipse é apresenta um quadro no qual os fieis passariam por um momento difícil de sua  história. Estes "guardavam os mandamentos de Deus e tinham a fé em Jesus".
Esta declaração evidencia que estes estariam em meio a um mundo em que outros seguimentos religiosos não estariam com a fé aperfeiçoada como os dos anjos. Somente aqueles que tiveram fé em Jesus e tinham o cuidado para com os mandamentos de Deus poderiam estar no ultimo período da terra em um quadrado perfeito. 
"E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel."  (Apocalipse 7 : 4)
"E OLHEI, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai."  (Apocalipse 14 : 1)
"E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra."  (Apocalipse 14 : 3)
Apocalipse 21:04  " E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
"E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais."  (Apocalipse 21 : 16)
A cidade celestial esta construída geometricamente em um quadrado perfeito, assim como estariam os centro e quarenta e quatro mil nela,  para estes a base da sua vida foi de reverência para com a lei que se encontra no santuário Celestial. Nenhuma geração viverá esta experiência de forma tão intensa como os que se encontram em quadrado perfeito como as asas dos anjos sem se desviar.
Este grupo foi separado para o mais conflitante período da terra. Os que teriam de guardar os mandamentos de Deus e ter uma fé aperfeiçoada em Jesus, como nenhuma geração tivera até este período.  A semelhança dos anjos em todo tempo da história da Terra.

Tanto a mensagem apresentada à  Ezequiel, como à João, aponta que Deus faria justiça ao Seu povo. E ainda no livro do apocalipse é apresentado que Babilônia cairia. Ou seja, os vivessem paralelamente com fé em Jesus mas não atendesse as prerrogativas do quadrado perfeito, "fé e obediência",  cairiam. Contudo não se levantariam mais. 
Ainda em babilônia, Daniel apontou uma reforma alimentar aos babilônicos iniciando por ele. 

"E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei."  (Daniel 1 : 5) 
Logo o Rei dos reis virá, e teremos que estar diante dEle. Estes que estarão em quadrado perfeito serão atentos até mesmo a sua saúde, ou seja,  as leis que a regem. 
"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar."  (Daniel 1 : 8)
"Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos."  (Daniel 1 : 13)
"Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes."  (Daniel 1 : 16)
O ato de alimentar pode conter idolatria,  ou seja, têm limite.
Nós como um povo ainda estamos em um período em que Babilônia impera sobre nós. Mas não pode imperar sobre nossa mesa. O povo do advento teve nova oportunidade em um período muito difícil.  Assim como os hebreus tiveram em Babilônia logo um período difícil evitando alimento que ostentava idolatria, assim ocorreu com a igreja Adventista nos seus primeiros anos. Os anos iniciais, foi importantíssimo para esta igreja.  Este tempo inicial foi crucial para igreja no que diz respeito e implementar uma reforma alimentar. O testemunho de pessoas que já haviam adotado um estilo alimentar diferente de Babilônia, testemunharam a favor da reforma de saúde. 

No livro Primeiros Escrito pág. 16. encontramos esta declaração. 

"Todos nós entramos na nuvem, e estivemos sete dias ascendendo para o mar de vidro, aonde Jesus trouxe as coroas, e com Sua própria destra as colocou sobre nossa cabeça. Deu-nos harpas de ouro e palmas de vitória. Ali, sobre o mar de vidro, os 144.000 ficaram em quadrado perfeito. Alguns deles tinham coroas muito brilhantes; outros, não tanto. Algumas coroas pareciam repletas de estrelas, ao passo que outras tinham poucas. Todos estavam perfeitamente satisfeitos com sua coroa. "
Quando estiveram na terra eram satisfeitos com que tinham, agora, diante de outros com mais estrelas mantiveram o mesmo espírito. 
A declaração que os 144.000 estariam em um quadrado perfeito durante o milênio, anuncia que os mesmos só estariam perfeitamente unidos no lar celestial depois de ser transportados durante sete dias rumo a este lugar .   

Quando estudamos sobre o santuário terrestre, o santíssimo é apresentado como  um  quadrado perfeito. No  tabernáculo de Moisés, o santíssimo media aproximadamente 4,57 m internamente, tanto na altura largura e profundidade.  Segundo o comentário da bíblia Genebra. Esta medida pode ter uma diferença de um comentarista ou outro, pois esta medidas algumas vezes são apresentadas suas saídas ou entradas  internamente, ou externamente. Mas todas as medidas, são um quadrado perfeito. 

A Cidade santuário apontada no livro do apocalipse, também tem medidas de um quadrado perfeito. E que lições podemos tirar disto? 

  • A primeira lição é:  "que um quadrado perfeito,  que só é possível na presença de Deus". 
  • A segunda lição, é que os que constituem um quadrado perfeito, viveram no período  representado pelo lugar santíssimo.
  •  O propósito do livro, é apresentar que apesar de outros períodos da igreja ela estar aquém do esperado, no último período chegarão num quadro perfeito, ou seja, serão um povo separado como nunca ouve na história.
Vamos ver uma imagem que apresenta um pouco desta verdade.

No templo de Ezequiel encontramos uma serie de câmeras laterais, e somente na sétima, podemos notar que chegamos ao santíssimo. E o que podemos entender? Podemos entender que: somente no final dos 2300 anos da profecia de Daniel 8:14 , poderia ter inicio o ultimo período desta Terra. E que no final destas ultimas câmeras, surgiria a ultima geração. Os 1400.00 mil. 
Apresento mais detalhes sobre este assunto, no link: SANTUÁRIO

Agora, observem o verso dezesseis, quando diz: 

A cidade é quadrangular, de comprimento, largura e altura são  iguais. "E mediu a cidade com a vara até doze mil estádios. O seu comprimento, largura e altura são iguais” Apocalipse 21. Ou seja, é um quadrado perfeito. 
A primeira lição desta cidade é : Só estamos em estado perfeito, quando respeitamos os limites de Deus e proclamamos estes limites. Os muros sempre é apresentado como limites de um lugar. Deus chama a seu povo para restaurar.
Isaias 58:12-14
"E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
13  Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, 14  Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó,"
Jacó é o nome, dele surge os 144.000 da última geração. Somente a últimos viventes poderão cavalgar sobre as alturas. Esta promessa só se cumprirá de forma completa com os 144.000.  Viveram de forma que, em todos sentidos, e no que foi possível  e seu alcance, semelhantes ao anjos, apresentado no livro de Ezequiel e Apocalipse. 
A bíblia sempre apresenta um remanescente que; deveriam restaurar o santuário de Deus, ou reedifica-lo, ou até mesmo da cidade de Jerusalém. 

Outro ponto do santuário á considerar  era que o Santos dos Santos também era um quadrado perfeito . “Era o Santo dos Santos de vinte côvados de comprimento, vinte de largura e vinte de altura; cobriu-o de ouro.
O povo da últimas geração terão este perfil. Guardaram os mandamentos de Deus e mantiveram a fé em Jesus.  Ou seja, acreditaram que sem fé é impossível agradar a Deus, ou seja, ninguém será salvos pela obra da lei, mas por outro lado não dispensará a lei. Ou seja, serão  guardiões da lei, assim como os anjos sobre a arca em um quadrado perfeito. E o que é perfeição? 
Jesus respondeu:  " Aquele que me ama, guarda os meus mandamentos". Amar é perfeição.
E quem são os guardiões da lei? Os que vivem e ensina estás leis.  
Ter fé é uma lei! Ser observador da lei também é lei! As duas devem andar juntas. 
A LUZ DOS GUARDADRES DA LEI.
A LUZ DO SANTUÁRIO. 
O lugar santíssimo se abriu em 1844 para uma expiação especial. Os 144.000 mil que foi visto em um quadrado perfeito, estes deveriam viver depois de 1844 , ou seja, após iniciar a obra especial no lugar santíssimo do santuário Celestial.  
Estes viverão o último período oferecido de graça á toda raça humana. 
Por isto são vistos em um quadrado perfeito. 
Estes que são chamados no tempo do santíssimo,  devem viver o período em que o juízo investigativo se dará no Céus.  
Poderíamos perguntar:
 "O lugar santíssimo aponta para um período, ou representa um período?" Certamente que aponta e representa!
O livro de Daniel 8:14 aponta que após 2300 anos partindo do ano 457 AC, iniciaria o dia ( ou o período ) da Expiação do santuário Celestial. 
Poderíamos entender então que outros setores são períodos de tempo? Acredito que sim. Basta olhar que ao iniciar a sétima câmera, iniciou o período do juízo, ou da purificação do santuário Celestial.
Podemos notar também que:  O pátio do gentios era apresentado como um tempo especifico, de 1260 anos. Apocalipse 11:01-2
1  E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2  E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses."  
Veja; eu não posso aplicar que dois setores apontado aqui  no patio externo do santuário são ligados ao tempo, e rejeitar o pensamento que os outros setores do santuário, estão ligados ao tempo. 
Mas temos um problema: As medidas ligadas aos  dois   setores apontados aqui,  são apontados na bíblia  as suas saídas e entradas de forma profética e clara. "Desde a saída da ordem de Atarxerxes. "
Os outros setores do  santuário não esta revelado suas saídas e entradas. Então como resolver a isto?
Meu proposito não é resolver este dilema, mas apresentar, que através da leitura das medidas do santuário, podemos chegar a esta conclusão simples, que as medidas do santuário de Salomão, foram importantes serem passadas para a  edificação do santuário. Enquanto as medidas do santuário de Ezequiel as medidas não tem um objetivo construtivo, assim como, as medidas da cidade Celestial. 
A não ser que estas estejam ligadas ao tempo. 
E como podemos tirar esta duvida?
Uma das formas é esta. Veja na imagem abaixo.


Justamente quando se deu o termino da sétima câmera, entramos no  período pós 2300 anos. Ou período do santíssimo. 
Devemos ter em mente que estes vivem o último período de graça oferecido por Deus. Suas vidas apresentarão um testemunho significativo diante de grande provas. Desde 1844 se espera este momento de prova. 
Este grupo manifestarão um caráter semelhante ao de Cristo. E como era o testemunho de Cristo? 
Amavam seus inimigos. 
Não desistia diante das dificuldades. 
Reconhecia que todo  seu progresso espiritual vinha de Deus.
Obedecia todos os Seus mandamentos de forma espontânea.
Usava de misericórdia a todo ser humano.

Este caráter santo, separado do egoísmo, estava disposto a se submeter a vontade de Deus mesmo entre terríveis provas. 
O 144.000 mil estariam vivendo o ultimo tempo de graça.  Haveria um tempo de prova como nunca houve na história do cristianismo.  Isto só poderia ocorrer no tempo do fim. 
Pense nisto.