sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

QUEDA DOS IMPÉRIOS

IMPÉRIO ROMANO E IMPÉIRO MAUMETANO.

Quando olhamos os acontecimentos da história notamos que existe uma semelhança entre um acontecimento e outro, seguindo da mesma medida. 

QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

476: Os reis godos na Itália. l Odoacro, rei das tribos germânicas, informa Constantinopla que acabou o Império do Ocidente. Vinte e cinco anos após a morte de Constantino os murros do Império Ocidental começaram a ser derrubados pelos bárbaros e o Império Romano que existia durante 1.000 anos caiu e deixou de existir, no ano 476 d.C. uma tribo Germânica conhecida como Herulos, dirigida por Odoacro, apoderou-se de Roma e destronou o pequeno Rômulo e tomou o título de rei da Itália. E desde este ano, o império Romano Ocidental deixou de existir e permaneceu ainda o Império Oriental, tendo como capital Constantinopla até o ano de 1453 d.C.

QUEDA DO PODER MAUMETANO.

A segunda cruzada, dirigida por Godofredo toma Jerusalém do poder Maometano.

Em face do crescimento da população da Europa, a Igreja propõe um método de controle populacional "natural": as Cruzadas. O apelo às Cruzadas foi lançado em 1095. Em 1099, Jerusalém é "libertada": logo que as tropas cruzadas entraram na cidade, o governador muçulmano rendeu-se sob a promessa da população civil ser poupada. Claro, a totalidade da população (que compreende essencialmente judeus e muçulmanos) é passada pelas armas nas horas seguintes, mas com o cuidado de antes violentar todas as mulheres e decapitar as crianças. Estima-se em 70.000 o número de civis massacrados. A última fase do massacre passa-se nas sinagogas e mesquitas da cidade, onde os habitantes aterrorizados se refugiaram: pensam que o caráter religioso dos locais possam inspirar os piedosos cruzados à clemência. Nada disso acontece: os cruzados entram e transformam os locais de culto em vastas carnificinas. O massacre de milhares de civis amontoados na grande mesquita da esplanada do templo dura várias horas. "Tudo o que respira" na cidade foi morto, informam com orgulho os comandantes dos cruzados. 



Normalmente evito apresentar a história com muitos acontecimentos na mesma linha de tempo. Mas por qual motivo? Meu propósito é alcançar pessoas com mais ou menos conhecimento histórico. Quanto menos ocorrências apresentar na mesma linha de tempo, mas fácil o aprendizado. Não importa qual calendário utilizado, sempre haverá medidas repetidas. 

Eu não sou historiador, não tenho a pretensão de esclarecer duvidas sobre possível diferença entre um calendário e outro. Este ponto vou deixar para os intelectuais de nosso tempo, que não se entendem.

O objetivo meu é deixar claro que existe um Deus superior aos intelectuais de datação. E que Ele esta no controle de tudo. E que estes períodos semelhantes não é um coincidência. Hoje existe uma espécie de ateísmo cristianizado que esta pondo duvida qualquer data, ou qualquer calendário apresentado. A história e suas medidas repetidas tem,   e deve,  levar os intelectuais da história a um nível mais elevado.

A própria bíblia apresenta estas medidas.  Noé pregou 120 anos e tomou posse da nova Terra pós diluvio, Moises viveu 120 anos e foi ressuscitado e hoje se encontra no Céu, esta é esperança de todos os povos, estar no Céus e em uma nova Terra.

Mas por qual motivo este espaço não se concentra nos períodos apresentados na bíblia? A história bíblica traz duvidas a muitas mentes sinceras, que podem ser despertadas quando contemplam estas medidas da história mundial, das religiões, ou história dos povos se repetindo. Meu objetivo é despertar todos  os povos sinceros , não somente os cristãos. 

Está mesma singularidade encontra-se na história das igrejas, e famílias. Medidas são repetidas. As vezes achamos curioso estas repetições.  Na maioria das vezes não passa deste sentimento.  Poucos se apercebem que existe um Deus monitorando estas medidas. Poderíamos dizer com isso, que Deus predestinou estes eventos? Seja estes bons ou ruins?  

Quando você sai de viagem em seu automóvel, você leva um pneu reserva por ter predestinado, ou por ser cuidadoso sabendo que pode furar ou estourar um pneu?  Você calibra o pneu por maldade, ou cuidado?  Deus estabeleceu limites com o mesmos motivos que você calibra os pneus de um carro. O objetivo de você calibrar o pneu no limite, ou  medida, mostra o quanto você conhece da realidade da estrada, e preservação do carro, e do projeto de viagem.  Deus tem um projeto, salvar, cuidar. Ele precisa fazer aquilo que os seres humanos não conseguem fazer.  5. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6. e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo, 20)

O caráter de Deus é  amar suas criaturas. E os seus limites 12. De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

(Romanos, 7)

Assim como as medidas do santuário se repetem, assim também a historia  se repete 12. De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.

(Romanos, 7)

As medidas  ou limites estabelecidos por Deus, seja moralmente, seja no tempo, revela o Seu eterno amor. 

Pense nisto. 

jjcordeluz@hotmail.co

m