quarta-feira, 30 de agosto de 2023

SE EXISTEM COISAS QUE CARECEM AJUSTAMENTOS DEUS DISTO CUIDARÁ.

SE EXISTEM COISAS QUE CARECEM AJUSTAMENTOS DEUS DISTO CUIDARÁ. 
"Não há necessidade de duvidar, de temer que a obra não terá êxito. Deus está à frente da obra, e Ele porá tudo em ordem. Se, na direção da obra, houver coisas que careçam de ajustamentos, Deus disso cuidará, e operará para corrigir todo erro. Tenhamos fé em que Deus há de pilotar seguramente ao porto a nobre nau que conduz o povo de Deus." — The Review and Herald, 20 de setembro de 1892. 



A muito tempo desejo apresentar o tema acima. Algumas pessoas ainda não entendem o motivo que eu repito constantemente esta frase acima. 
A povo de Deus na Terra sempre tiveram o privilégio de poder contar com um Deus que intervém no coração do homem de muitas formas. 
Por ocasião do diluvio Deus interveio, enviou um diluvio sobre a terra para dar um novo inicio a história de Seu povo. 
Por ocasião da torre de Babel, Deus teve que interver para deter a ousadia humana, confundindo as línguas.
Os descendentes de Abrão que estavam no Egito tiveram de passar por um período de escravidão.
Quando Seu povo se encontrava no Egito Deus interveio de varias formas, uma das formas foi lançando as pragas no Egito para libertar Seu povo.  
Depois de levá-los ao deserto Deus teve que ajustar as coisas que careciam ajustamento com Fogo , praga, etc.
Quando Seu povo estavam já na terra prometida ou seja em Jerusalém, se afastaram de Deus, assim Deus teve que ajustar a circunstancias, teve que levar povos contra eles, e por fim foram levando cativos.  
Eu poderia dizer que; sempre Deus tem feito ajustamentos na Sua obra, não importa como Ele faz isto. Seja ao permitir; conflitos armados, Fogo, Gelo, ventos, terremotos de varias formas, pragas ou doenças de varias formas, fome, seca, etc. Ele pode, e faz, e pronto; e doa a quem doer. 
Habacuque representa uma classe hoje que acredita que através da oração podem concertar ou ajustar as coisas. Mas habacuque queria que Deus ajustasse as coisas a seu modo de pensar, e quando Deus disse como  finalmente iria resolver ou ajustar as coisas,  ele ficou frustrado. Esperava que fosse por um rei honesto indicado pela voz de Deus, ou juízes comprometidos com a verdade apontado por Deus, ou por ele, não esperava que a solução, ou o ajuste,  viesse por meio dos Babilônicos. 
Talvez até ele imaginasse que o ajuste iria sair por meio de um milagre no qual Deus o escolheria para fazer uma reforma, como fez pelo profeta Elias . Muitos hoje tem a mesma esperança de Habacuque. 
Mas quero repetir a mesma frase: "Se existe coisas que carecem ajustamento na obra de  Deus, Ele mesmo, disto cuidará." Não virá de um pastor, ou de um grupo destes, não virá das autoridades, não virá de profetas. O ajuste virá do Senhor. 
Existem situações criticas como as apresentadas acima, que pouco podemos fazer.  Muitas vezes é necessário;  conflitos armados, fogo, gelo, ventos, terremotos de varias formas, pragas ou doenças de varias formas, fome, seca, etc. Os seres humanos geralmente vão se afastando de Deus, e de tal forma, que a Deus não cabe mais outra alternativa, a não ser, atuar por autoridades frias ou ímpias para os trazer de volta.

Se estas formas não fossem necessárias Deus não as havia usado no passado. Deus faz de tudo que for correto e justo para não usar destas armas, mas não se engane, Ele pode usar novamente quando quiser. 

"E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim."  (Jeremias 16 : 12)

As nações são fortalecidas por Deus, e  seus braços é usado para fazer justiça.  

"E esforçarei os braços do rei da Babilônia e porei a minha espada na sua mão; mas quebrarei os braços de Faraó, e diante dele gemerá como geme o traspassado. Eu levantarei os braços do rei de Babilônia, mas os braços de Faraó cairão; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu puser a minha espada na mão do rei da Babilônia e ele a estender sobre a terra do Egito." Ezequiel 30:24-25

A forma de Deus corrigir as coisas nem sempre é a mesma. No tempo de Elias Deus usou um método, no tempo de Noé Deus usou outro. 
Hoje o mundo cristão esta em uma busca constante por justiça. Procuram alcançar através da politica, do alinhamento cristão, ou de oração neste sentido. E conforme o tempo passa nenhum resultado real contemplam.

Devemos entender que a história se repete sempre. Quando a igreja Católica vivia nos seus momentos mais escuros, muitos reis e juízes se levantaram contra ela. O mundo evangélico hoje, esta vivendo um período de escuridão tão infeliz como nos dias passados. Todos os dias vemos vídeos apresentando este quadro. Escândalos estão sendo amontoados um sobre outro. Esta difícil reconhecer o cristianismo primitivo nesta ultima faze da história. 
Quando João recebia suas visões dos últimos dias, ele também teve a dificuldade de visualizar a igreja na justiça. Então o anjo se voltou para ele e disse: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."  (Apocalipse 14 : 12)
As característica da igreja havia se ofuscado na sua visão.  O que ele via era um cristianismo sem direção, sem princípios, sem consagração. Apoc 14:08 "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." João não encontrava o grupo dos remanescentes, pois ele disse: Apoc 14:08 " 
E adoraram-na todos... Ele teve a sensação que todos estavam no mesmo buraco espiritual. Ele sabia que estes não tinham seus nomes no livro do Cordeiro, mas não via onde estava os que tinha seus nomes no livro do cordeiro. Então o anjo se voltou para ele e disse: "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."  (Apocalipse 14 : 12)

Em todas as religiões cristãs hoje existem pessoas que não estão entre aqueles que tem os seus nomes escritos no livro da vida.   Isto foi o que assustou João, tinham aparência de cristãos, mas seus nomes não estavam no livro do cordeiro que foi morto.

É por isto que vemos muitos cristãos buscando soluções nas estratégias que acreditam ser a melhor. Mas aqueles que tem seus nomes no livro do cordeiro, são os que têm; " paciência dos santos; "  (Apocalipse 14 : 12)  Estes não estão esperando um mundo de Justiça social, justiça jurídica, justiça politica, de justiça intelectual. Eles são os da paciência, ou seja, " aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."  (Apocalipse 14 : 12)
Não é fácil viver neste mundo e fazer o que é certo, mas para estes viver o que é certo não depende do onde, e com quem estão convivendo. Os discípulos se espalharam por vários lugares e em todos os lugares foram perseguidos. Mas em seu coração estava a confiança na volta de Jesus, e sua fé firmada nisto,  assim se tornavam pacientes.

Veja quadro no tempo de Habacuque: 01:02  Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?  3  Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
4  Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.

Isto até parece as noticias dos jornais atuais não é mesmo?  "Justiça social". 

Nunca se falou tanto em justiça, mas nunca tivemos tanta falta dela. 

Mas o que ocorreu com seu povo? 

A justiça veio sim, através de um povo idólatra. 
Habacuque 01:06  "Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.
7  Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua dignidade. 9  Eles todos virão para fazer violência; os seus rostos buscarão o vento oriental, e reunirão os cativos como areia. 
Escarneceriam dos lideres de sua igreja.
10  E escarnecerão dos reis, e dos príncipes farão zombaria; eles se rirão de todas as fortalezas, porque amontoarão terra, e as tomarão.
11  Então muda a sua mente, e seguirá, e se fará culpado, atribuindo este seu poder ao seu deus.
Quando Habacuque percebeu que a forma de Deus colocar as coisas em ordem, seria  diferente da esperada por ele, ele se postou diante de Deus e disse:

"SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido."

Veja que esta visão não teria seu cumprimento pleno na época de Habacuque:

2  Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
3  Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.

Veja qual seria a característica do povo deste tempo. 

4  "Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá." Habacuque tinha muito do povo do ultimo período.

Ainda no livro de apocalipse repete esta mesma característica. Apocalipse 3 

10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Cabe lembrar que esta característica é da ultima igreja antes de voltar Jesus. 

14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Assim como Habacuque se achava inchado, ou (orgulhoso), assim é a característica da igreja do ultimo tempo antes da volta de Jesus. 

Habacuque achava que a solução poderia vir de alguma forma especifica, por acreditar que tinha uma justiça superior a dos outros. Ou por acreditar que ele era talvez a solução para os problemas de seu povo.
Assim é a característica da igreja do ultimo período da terra. 

Mas o conselho de Deus é :

18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

O livro do apocalipse apresenta que não somos melhores que outros pecadores. Temos o privilegio de ter nossos nomes no livro do cordeiro não pela justiça plena, e particularmente nossa, mas por Sua misericórdia. 
Esta é a mensagem adventista do ultimo período. Muito no período final desta Terra, entenderão que, Deus tem Seu modo de ajustar  as coisas; e permanecerão fiéis apesar destas coisas não serem ajustadas conforme seus sonhos.

Vou deixar um link para você que deseja estar na condição de um repreendido fiel.

ENCONTRE UMA IGREJA.