sexta-feira, 23 de junho de 2023

Se somos salvos pela graça mediante a fé, então seremos julgados pelas obras?

Se somos salvos pela graça mediante a fé, então o porque seremos julgados pelas obras?

 O cristianismo já tem mais de Dois mil anos. Em todo seu período fica evidente que esta pergunta foi uma duvida que permeou sua história. Vemos esta duvida desde seus primeiros passos. Mas será que hoje lideres ou pessoas leigas deixaram de ter esta duvida?  Infelizmente não. 


Apesar desta verdade estar clara, tanto no velho testamento; como no novo testamento, existe hoje uma grande quantidade de lideres e leigos; que não entenderam este ponto. E isto em todas as denominações.

Se você duvida de mim, faça a seguinte pergunta: a  um grupo de Cristãos. Você acredita que estás salvo? Mesmo que você estiver em um grupo de lideres ficará surpreendido por ver suas respostas.

No livro de Romanos encontramos a seguinte afirmação. 

Romanos 11:6   "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. "

Resta a pergunta. Se é pela graça, então por qual motivo nossas obras serão analisadas no juízo?

APOCALIPSE 20:11-13 

11E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 

12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras

13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras

Vou te dar um exemplo. Você tem um sonho mas custa muito caro, e é impossível você conseguir mesmo que vivesse mais de 10.000 anos ajuntando dinheiro. A proposta é;  ou você alcança este sonho em poucos anos, ou morrerá.

Imagine agora:  Eu vendo tudo que tenho, e compro a realização deste sonho  e te ofereço gratuitamente. Então resta uma pergunta: o que você fez para que este sonho fosse realizado? Você apenas aceitou  a graça. Não  fez nada.

O que é graça? É um presente que recebemos sem méritos próprios.

Imagine novamente: Você sonha morar em um pais estrangeiro muito distante, mas não tem como conseguir. Então eu sabendo disto,  providencio tudo para sua viagem e para os gastos da viagem, como também para estadia, assim como toda documentação necessária para você morar ali para sempre. 

Você talvez esteja pensando. Isto sim é uma graça! O livro de romanos disse que a salvação é pela graça e não pelas obras. 

Romanos 3:24

"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. "

A salvação é uma graça. Um presente dado a quem não é merecedor. 

Quantos cristãos não estão querendo ser salvos pela suas obras? Insistindo em querer comprar o pagar aquilo que já foi pago, só por capricho, e para demostrar que apesar de ser alguém  pobre, não tão pobre assim. Talvez fazem isto por estar felizes, mas não é uma ofensa querer pagar o que já esta pago?

No livro de Isaias Deus diz: "Vossas justiças são como trapos de injustiça. " 

Isaias 64:06  "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam."

Muitos  cristãos  hoje não se acham tão pobres assim como Isaias apresenta, eles querem pagar algo que já foi pago.  Muitos deles querem pagar um presente através de suas justiças.  

E Paulo conclui: 

Romanos 11:6
6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. 
Efésios 2:08-09
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 

Abraão ao chegar no Céus não dirá;" fui o máximo"! Nem Moises dirá; sou de mais! Nem o malfeitor da cruz dirá: " Eu sou muito melhor, estou aqui só por ter acreditado". 
Não importa quem foi você aqui, não haverá motivo para que se glorie por estar no céus, nem de viver aqui sobre a graça de Deus.
Se as obras são tão irrelevantes, por qual motivo temos que viver em santidade (separados)?

Hebreus 12:14
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 


Alguns motivos são claros na bíblia sagrada.
Mateus 5:16
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

Temos que iluminar o mundo com a Sua gloria. As pessoas poderão glorificar a Deus por suas atitudes, ou obras.  
Umas da motivações de nossas obras é que: Deus seja glorificado."

Mateus 16:27
27 " Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. "
As nossas obras podem nos proporcionar  recompensas na volta de Jesus, assim como neste mundo.
Atos 9:36
36 "E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia." 

Esta mulher fiel recebeu a recompensa por ser de boas obras, mas o que é boas obras?

Boas obras não é fazer o que é certo, nem fazer o que é  bom. Boas obras é fazer o certo pelos motivos corretos!

Esta definição poderá chocar algumas pessoas, pois para algumas pessoas toda boa obra é boa ou certa. Para algumas pessoas não importa quem faça uma boa obra, uma vez feita, foi boa obra.

O problema aqui é que Deus não julga como o homem.
"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração". I Samuel    16:07  

No julgamento humano ele olha o externo. Ele olha o quão grande foi a obra, ele olha o empenho ou sacrifício para fazer a obra. Ele olha o quão importante foi o resultado da obra. Mas os seres humanos não conseguem olhar o coração.
Uma boa obra só é boa obra, quando os motivos que levou uma pessoa fazer a obra foi verdadeiro.

Quando seu coração não esta no que você esta fazendo, sua obra é desonesta. Quando seu coração não esta no ato executado, sua obra é rejeitada.

Não basta ter obras, tem que ter algo mais no coração. Então eu poderia fazer uma equação: Obra, mais algo mais no  coração = obra. 

Mas onde esta escrito que uma pessoa pode fazer obra com um coração vazio?
"E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes," Mateus 23:05

Muitos lideres religiosos no tempo de Jesus faziam muito em pró de testemunhar sua religiosidade, eram caprichosos nos seu vestuário, oravam pelas pessoas e por si nas praças. Eram os primeiros ao chegar nos lugares,  mas tinham um problema, todo este zelo era para que fossem "vistos pelos homens". 

Não havia o verdadeiro motivo que Deus aprova. Jesus olhando para o coração deles não viu a obra verdadeira. Se Jesus não viu uma obra verdadeira, é porque existe a obra falsa, ou que deve ser rejeitada. 
"E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."
 1Corintios 13:03

Toda obra verdadeira tem que nascer do Amor. E no juízo final Deus irá julgar ou analisar as obras que foram feitas por  amor a Deus. Ou seja, analisará os motivos das obras, e para isto terá que analisar cada obra dos homens.

"Se me amais, guardai os meus mandamentos."  (João 14 : 15)

Não importa quão obediente você seja as leis morais ou comportamentais de Deus, se o que motivou as obras não foi o amor, de nada vale esta obra diante do juízo. 
Não basta ter obras, tem que haver motivos corretos. A mola propulsora da obra tem que ser o amor. Se as obras no juízo não for encontrada esta mola propulsora: de nada vai valer para nós as obras. 

Mas onde eu consigo este amor?
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."  (I João 4 : 8)
Deus é amor. Você nunca encontrará amor transformador em outras fontes. Deus é amor. 

Só existe uma fonte de amor, e esta fonte é Deus. Quanto mais amor ter desta fonte, mais você conhecerá a Deus. 
Sugiro um bom livro 


Conhecer Jesus é Tudo - Alejandro Bullón "Casa Publicadora Brasileira". 

Não vá a igreja só porque todos estão indo, veja se o motivo de você ir a igreja é o amor que recebestes de Deus. E este principio, serve para todas as obras. Para todas as pessoas. 

Atos 9:36
"E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. "


Esta discípula estava cheia de boas obras motivadas pelo Amor. O mundo da época precisava de amor. Deus precisa ver em você Seu amor. Segundo suas obras (ou motivos) você terá aprovação de Deus.  
Nossas obras serão analisadas no juízo para definir o motivo delas existirem. 

Assim que terminar o julgamento no Céu, Ele irá buscar aqueles que por motivos corretos fizeram obras.  Deus irá os ressuscitar, para morar na morada do amor.
No Céu teremos três surpresas. A primeira, é não encontrar no Céu, quem esperávamos encontrar no lar do amor. A segunda, é encontrar quem segundo nossa maneira de pensar não poderia estar no lar de amor. A terceira, é cada um de nós estarmos no lar do amor. 
Talvez a surpresa mais intrigante seria a terceira.  De fato, mesmo que tivemos obras de amor, ainda assim,  estas obras por si mesma não abriria o Céus para cada um de nós. 
Recomendo que você leia a matéria salvação em um dia. 
Neste link acima, falo um pouco sobre o santuário e a salvação. 

Tenha um bom dia.