domingo, 15 de janeiro de 2023

MEDIDAS DE TEMPO DA IGREJA ADVENTISTA E DO INÍCIO DO CRISTIANISMO.

 Depois de um bom tempo sem publicar, venho novamente apresentar uma nova medida da história, e já publicada de forma semelhante, em edições anteriores. E com  mais detalhes.

Vou fazer um breve comentário comparativo das datas das linhas de tempo apresentadas.

772 AC e 1095 DC

722 Se deu a queda do Reino do Norte. 

Sargão II (722-705 a.C.) Consumou o cativeiro do Reino de Israel (2 Rs 17.6) Este invasão levou  cativeiro  o reino do norte, e conhecido como a queda de Samaria. 

Mas o cativeiro do reino do Sul  (Jerusalém),  ocorreu 117 anos depois. Estes viviam em Jerusalém  e foram levados cativos para Babilônia do ano 606-605 AC A crença religiosa que um povo por  ter  a verdade nunca passará por dificuldades, não é confirmada pelas escrituras, se estes estão em rebeldia o resultado de sua rebelião virá. 

1095 O papa convocou uma cruzada contra os muçulmanosmuitos que se envolveram nestas cruzadas  foram   levados cativos pelos muçulmanos, até onde estes o serviam.   

Talvez um dos eventos que mais levaram cativos os derrotados, foi o que ocorreu 117 anos depois de iniciar as cruzadas, onde por volta de 50.000 crianças morreram pelo caminho e mortas nos conflitos,  ou ainda levadas cativas. 

"Cruzada das Crianças (1212) -" A Cruzada das Crianças, ocorrida em 1212, é envolta de fatos inusitados e lendas. Acreditava-se que apenas as almas puras poderiam libertar Jerusalém. Por causa disso, milhares de crianças foram colocadas em navios saindo de Marselha, na França, em direção ao Oriente. Essa ideia teria surgido em Constantinopla, uma cidade cristã que havia sido saqueada por cruzados. Dessa forma, de acordo com a crença popular, os adultos não eram confiáveis, e apenas as crianças poderiam participar das expedições. Ao longo do caminho, várias crianças morreram de fome e frio e as que sobreviveram foram vendidas como escravas." Veja mais sobre "Cruzadas" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/cruzadas.htm

Segundo estimativas embarcaram 50 mil crianças, para nunca mais voltar. 

Sempre haverá povos que prestarão serviços à Deus, e estes serviços em forma de juízo revela a misericórdia de Deus,  que é pouco conhecida por muitos pastores e ovelhas, estes se surpreendem quando isto ocorre.  Nem sempre será por sermões, as vezes Deus para restaurar seu povo precisa um pouco mais que isto. Viver em desobediência e acreditar que tudo irá bem, não esta pautado esta promessa nas escrituras sagradas.  


457 antes de Cristo, se deu iniciativas para a volta de Seu povo a Jerusalém e restaurar a cidade.  Decretos incentivaram sua libertação. No 536-5 se deu o fim do cativeiro para aqueles que estavam vivos. 438 anos partindo de 457 AC, mais uma nação idolatra os favorecem para embelezar seu templo, mas não poderia embelezar o caráter. Mostrando claramente, que as dificuldades com as nações  podem te restaurar, e os benefícios vindo destas nações, não garante sua  transformacão. Alegria de receber favorecimento do Estado não é e não leva a transformação. 
 Depois de 19 anos Cristo nasce, o santuário vivo, mas seu povo em geral não o reconhecem. Não viram beleza nEle

1357–1367    D. Pedro I, o Justiceiro, rei de Portugal. Instaurou o Beneplácito Régio, que exigia aprovação prévia do rei antes da publicação de qualquer documento pontifício (a Igreja protestou em vão nas cortes de Elvas de 1361). Esta forma de regalismo só viria a ser abolida pelo Decreto, o decreto que encerrava todas as ligações entre a Igreja Ortodoxa e o Estado. Os bens da Igreja foram desapropriados, o ensino de religião foi proibido.  Número 3856 de 1918 e mais expressamente pela Concordata de 1940.              
https://www.dw.com/pt-br/1918-desapropria%C3%A7%C3%A3o-da-igreja-ortodoxa-russa/a-412836

Pode parecer estranho, mais vários reis em datas diferentes tentaram limitar o poder do papado. Mas esta data me chamou a atenção, pois esta lei só seria revogada de forma expressa em 1918 e 1940. Assim como Atarxesxes tenda restaurar o povo de Israel, ordenando a reconstrução de Jerusalém dando mais liberdade, D. Pedro I tentou manter o papado sobre o controle do Estado. Devemos entender que o Estado só dá liberdade as autoridades religiosas, quando estas se mantem no seu lugar. Politica é coisa de Povo não de líderes religiosos.  A politica pode ter seus motivos para se manter na posição de moderadora, principalmente, quando os lideres e  políticos  estão com os princípios corrompidos. Possivelmente Atarxerxes tinha motivos para fazer seu decreto, a semelhança de D. Pedro I. O seu decreto favoreceu a reconstrução de Jerusalem, e de certa forma moderou  a influencias na época. 

438 Depois chegamos ao ano de 1795 d.C. Nesta data 1795 Congregacionais, anglicanos, presbiterianos e wesleyanos fundam a Sociedade Missionária de Londres (LMS). Estas sociedades sempre tem aval de governantes de forma geral.  Apesar das divergências doutrinais, e comportamentais  de muitos movimentos religiosos do passado, e estes terem construído um alicerce para o cristianismo, podemos notar que suas forças só passam a se unir de forma mais determinada do ano 1795. Veja a cronologia

1556 d.C. –João Calvino envia ao Brasil um grupo de colonos e pastores reformados, que se fixam na “França Antártica”, uma das ilhas da baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
1557 d.C. –Os evangélicos franceses realizaram o primeiro culto protestante do Brasil e, possivelmente, do Novo Mundo. Também foram os autores da bela “Confissão de Fé da Guanabara”.
1572 d.C. –Morte de John Knox, reformador protestante que tornou o presbiterianismo na religião oficial da Escócia.
1573 d.C. – A Igreja Católica altera a Bíblia original com a canonicidade de sete livros apócrifos.
1600 d.C. – Surge o pietismo, movimento de santidade originado na Igreja Luterana.
1604 d.C. – Nasce na Inglaterra a Igreja Batista.
1611 d.C. – A “Versão King James” da Bíblia em inglês é lançada.
1620 d.C. – As missões protestantes chegam nas treze colônias (Estados Unidos).
1632 d.C. – Galileu é condenado pela Inquisição Católica. Seu pecado: desqualificar o “geocentrismo” e a transubstanciação.
1660 d.C. – Carlos II persegue puritanos e restaura o anglicanismo como religião oficial da Inglaterra.
1700 d.C. – Nasce o maior avivamento missionário da história da igreja com os irmãos Morávios.
1706 d.C. – Início do Presbiterianismo nos Estados Unidos.
1730 d.C. – John Wesley lidera o maior reavivamento da história da Grã-Bretanha e lança as bases do metodismo.
1753 d.C. – Primeira bublicação integral da Bíblia em português traduzida pelo protestante João Ferreira de Almeida.
1780 d.C. – A Escola Dominical foi fundada por R. Raikes, na Inglaterra, para ministrar educação cristã a crianças pobres que não freqüentavam a escola.

1795 d.C. – Congregacionais, anglicanos, presbiterianos e wesleyanos fundam a Sociedade Missionária de Londres (LMS).

Deus manteve a base de culto no Seu templo através destes movimentos religiosos, ainda que não haviam aperfeiçoado de forma correta suas crenças nas escrituras. Lembrando também, que no ano de 1798 foi limitado o poder do papado, com a incitativa do general de Napoleão Bonaparte, ou seja três anos depois de 1795 .

27 E 1840

O ano 27 DC Jesus foi batizado, neste batismo ocorreu manifestações suficientes para época apontando o selando e autenticidade de que Ele era o escolhido por Deus.  Ainda que não existem evidencias claras nos anais da história para este batismo. Neste batismo foi manifestado o poder de Deus, isto demostrou grande impulso a obra de Cristo, e posteriormente e  fortaleceu Sua igreja, Ele era o escolhido, e evidenciava Ele era o apontado na profecia, tão esperada. Até hoje Seu batismo motivam outros ao mesmo caminho. 

1840 Teve a queda do Império Otomano.  Repetiu-se  da mesma forma. As evidencias da queda do império Otomano para o povo do advento era o suficiente para todos que voltados estavam esperando o messias. Podemos  não ver hoje dados históricos deste  eventos.  Existem de qualquer forma evidencias que esta profecia foi um incentivo ao povo do advento que  pregaram a volta de Jesus até 1844. 

Aprendam com a história, Deus da evidencias muitas vezes, não provas.

Falo mais sobre isto em outra matéria com mais detalhes.

31 E 1844

No ano 31 Jesus  morreu, trazendo duvidas aos discípulos pois não compreendiam o motivo deste evento minar suas espectativas de ver Cristo sentar no trono de Davi neste mundo. 

Mas ELE ressuscitou ano 31 DC  e renovou suas esperanças, e restaurou Sua igreja a fé pura. E este evangelho foi pregado a todo mundo.

No ano de 1843-4 O povo do advento espera a volta de Jesus, mas como ele não apareceu morreu suas esperanças , mas Deus os renovou, e restaurou Sua  igreja. A este grupo de fieis foi revelado maior luz. E estas revelacões serà anunciada à todo Mundo.

34 DC ao 70 DC

No ano de 34 DC Estevam apresentava a verdade sobre Cristo segundo as profecias. Na sua morte ouve uma porta fechada para grande parte dos lideres da igreja judaica, o seu tempo de prova foram encontrados sem óleo em suas vasilhas. Baseado nas profecias após o ano 70  e a destruição do Templo, a igreja restaurou de forma mais afinada a adoração a Deus. A destruição do Templo e da cidade, facilitou o entendimento claro sobre as profecias do juízo sobre Jerusalém. 

1848 E 1884

1848  Conforme a luz sobre a lei de Deus foi ficando mais clara, ligada a profecia, a forma de adoração foi restaurada. A organização de como deveria ser observado o Sábado foi ajustado. 
No ano 1848 - Primeira reunião geral dos observadores do Sábado, nos dias 20 e 21 de abril, em Rocky Hill, a doze quilômetros de Middletown, Connecticut, com 30 pessoas presentes.

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi1gCLHO_ZQg7DThq3r9kJLsh9VDC_0gagZ3Q4ukoTB39ntKzBDTJ97B6-1ynBTfYvnV1i4CN0fYZ-T6tg8HWo_MaBZZQfhP9WXzlVfdHuDEMD9ucBS8N5TEC_38FzhWXKRdPHeLnbhELGa5vwJP9fPpoqLU3xtC6-SvnBYXLdpHByGGjX1NLuByeZq

1884 outras questões ficaram a ser resolvida de forma clara. Justiça e justificação qual seria a relação entre estes pontos segundo o livro de Gálatas. O livro de Gálatas falava sobre as leis cerimoniais, ou moral? Os anos subsequentes foi para afinar estes pontos da fé em harmonia com a bíblia sagrada.

Assim que for possível irei continuar esta edição. 

Todo tema apresentada neste espaço são matérias, não finalizadas, e fonte de pesquisas inacabadas. 

Quero agradecer a todos que acreditam e valorizam meu trabalho. E espero um  dia poder conhecer vocês. E se possível quem sabe, pesquisar junto com vocês as medidas da história. Quero também reafirmar que apesar de muitas vezes eu pegar medidas relacionadas as profecias, não quero contudo dar uma nova aplicação para o tempo atual, meu desejo é apresentar que a história se repete, e que tanto o lado positivo ou negativo pode se repetir de forma semelhante. Assim como as medidas do santuário se repete assim ocorre com a história. Assim como seu corpo tem medidas repetidas, e aparência semelhante , assim ocorre com a história. Esta matéria visa iluminar pessoas que são céticas a palavra de Deus, e tentar desperta-la que nada neste mundo ocorre por acaso.

Deus havia profetizado a queda de Samaria. Se esta cidade não se voltasse ao Senhor. Depois que o juízo de Deus caiu sobre aquela cidade adiantava lutar por ela? Depois que Deus deixou de guardar Jerusalém e lançou seu Juízo sobre Ela, adiantou eles darem a vida para assegurar ou defender a cidade? Depois de ser tomada os que a tomaram não eram os administradores que sonhavam, o que puderam fazer? No caso de Jerusalém Tito só queria rendição, Tito não queria destruição do templo. Mas quando o juízo de Deus vem sobre seu povo, mesmo aquilo que os inimigos de Deus não querem vem sobre seu povo.

Pense nisto.

Contudo o movimento de todas as religiões foi na pregação da volta de Jesus para a data de 1843-1844


01- E 1814

0-1 Com o nascimento de Jesus notamos uma profecia se cumprindo segundo o livro de Daniel, e neste evento inicia o decreto de morte  aos primogênitos do período. 

1814  I PIO VII restabelece a inquisição. No mesmo ano restaura a Companhia de Jesus.   

A ferramenta da companhia de Jesus sempre caminhou lado a lado ao processo inquisitivo, em alguns momentos era extinta outros ressurgia. A inquisição é sinônimo de intolerância assim como a ferramenta para que se cumpre - se  a intolerancia da igreja.

No passado somente as autoridades Romanas poderiam dar ordem a favor da intolerância, hoje é somente as autoridades dos  EUA que podem de forma cabal fazer o mesmo. 

1795


Sociedade Missionária de Londres (em inglês: London Missionary Society) era uma organização missionária evangélica evangélica interdenominacional.  Foi fundada na Londres Inglaterra em 1795 por várias denominações evangélicas que tinham uma visão Interdenominacional   de missão  Ela esteve na origem de muitas missões cristãs, em particular na Ásia Oriental, nas Ilhas do Pacífico Sul e na África Subsaariana. Em 1966, fundiu-se com a Commonwealth Missionary Society para formar o Congregational Council for World Mission.

 

1814 ........................... Pio VII restaura a Companhia de Jesus. 

1814–1815 .................. O Congresso de Viena estabelece uma nova ordem na Europa depois dos desmandos de Napoleão. Foi dominado por Metternich, ministro austríaco. Criou o Reino da Polónia integrado no Império Russo e restaurou os Estados Pontifícios acabando temporariamente com a unificação da Itália.

1840

Apocalipse 9:15:

“E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a HORA, e DIA, e MÊS, e ANO, a fim de matarem a terça parte dos homens.”

1 ano = 360 anos.

1 Mês= 30 anos

1 dia = 1 ano

1 hora = 15 dias

TOTAL DA CONVERSÃO ACIMA = 391 ANOS E QUINZE DIAS.

Este período, “A HORA”, “E DIA”, “E MÊS”, “E ANO”, significa o período de tempo que foi permitido aos Turcos/Otomanos de agir supremo no oriente médio.

27 de julho de 1449 + 391 anos e 15 dias = 11 de agosto de 1840 D.C.

Este período se estende de 27 de Julho de 1449 quando foram tiradas as restrições impostas aos Otomanos, dominando até 11 de Agosto 1840, data em que o Império Otomano PERDEU SUA SUPREMACIA para as 4 potências cristãs da Europa, principalmente Inglaterra e depois no século 20, Estados Unidos.

7º - SÉTIMA TROMBETA: 1844 D.C. até a Volta de Jesus.

 

1846–1878 .................. S. Pio IX, papa  Na Encíclica Qui Pluribus condena o liberalismo, o racionalismo e a indiferença.  Em 1848, outorga uma Constituição aos Estados Pontifícios e no mesmo ano foge dos Estados Pontifícios.

 

1848 A população de Roma revolta-se contra a ditadura papal. O papa é expulso. Volta ao poder em 1849, devido à ação das tropas francesas enviadas por Luís Napoleão Bonaparte, presidente da república francesa. Os opositores são fuzilados. O Estado da Igreja volta a ser uma monarquia absoluta, cujo soberano é o papa.