quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

MOVIMENTO PRÓ O SÁBADO NA EUROPA, E OS ADVENTISTAS.

Sábado ou Domingo?

Quando o povo de Israel caminhava com Deus normalmente esqueciam de quem os formou, e quem era a Rocha que os gerou. Esqueciam daquele que criou o Céus e a Terra e descansou no sétimo dia.

Deuteronômio 32:7 "Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão."
Deuteronômio 32:18 "Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou; "
Deus que criou o Céus e a Terra e era esquecido em vários períodos da história, mas a história poderia abrir a mente destes, contudo não buscavam conselhos de pessoas que tinha o  conhecimento dos períodos de afastamento de Seu povo. Os períodos da história muitas vezes se repetem, os afastamentos de Deus também. Contudo Deus monitora os limites destas medidas.

As medidas da história revelam que têm um Deus no controle de todas as coisas.


No ano 1527 a esposa de André Fischer foi afogada.  Havia na Europa um movimento pró a observação do quarto mandamento mas os opositores a este movimento em pró do sábado à enforcou.
Deuteronômio 32:7 "Lembra-te dos dias da antiguidade
 Êxodo 20:08-11
" 8. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10. mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo, 20)
Este movimento pró a guarda do sábado foi combatido , contudo, depois de 321 anos os fiéis da igreja Adventista guardadores do quarto mandamento se reuniram pela primeira vez com o objetivo de ajustar os princípios bíblicos a respeito da guarda do sábado.

Jesus deu também sua vida para que a lei de Deus não fosse modificada. A cruz foi o preço que pagou para pudesse redimir aqueles que não tinham mais chance de salvação pelos seus próprios méritos. Deus só tinha duas opções, a primeira seria anular Suas leis eternas, assim não precisaria morrer. A segunda, pagar o preço para que Suas leis não fossem modificadas.  Escolheu morrer.

Assim a esposa de André Fischer teve  a opção de abandonar a guarda do sábado ou morrer por amor a Deus e as  leis de Deus. Escolheu antes morrer que desagradar a Deus. Assim como outros naquele período.
321 anos após sua decisão por obedecer a Deus, se deu a primeira reunião dos Adventista dos observadores da sábado. Deus novamente levanta um povo  para Sua obra na Terra.
1848 - Primeira reunião geral dos observadores do Sábado, nos dias 20 e 21 de abril, em Rocky Hill, a doze quilômetros de Middletown, Connecticut, com 30 pessoas presentes.

Jesus tinha o poder de mudar sua lei, mas se mudasse sua lei teria que mudar seu caráter. A lei de Deus é um espelho de seu caráter. Então escolheu Ele morrer por nossos pecados e não anular a lei.

321 - Constantino promulga uma lei ordenando que todos descansem no dia do sol (domingo). Este decreto a principio trouxe confusão, pois o cristianismo continuou a guardar o sábado do sétimo mandamento em adoração a Deus, mas também  em respeito ao imperador, o domingo. Como o cristianismo estava sendo beneficiado com a liberdade religiosa, aceitou esta proposta, resultando com o tempo uma imposição por parte dos cristão guardar somente o Domingo. Mas o cristianismo protestante não se calou. Muitas vozes apresentaram as verdades sobre o sábado, até ao ponto de serem mortos.

Quando os homens se esquece de Seu Criador, se esquece de seu Salvador, e o motivo dele Ter vindo morrer por cada um de nós, não fica plenamente claro a estes. Ele morreu pois não poderia anular uma lei Eterna, Ele é eterno. Entre anular a lei, preferiu anular-se a si mesmo na cruz. Se a morte seria o preço da desobediência,  Ele pagou o preço para não anular suas leis. Assim comprova que a lei é justa santa e boa. Como poderia Deus concordar em anular algo bom? Romanos 7:12 
Com certeza todos seres humanos terão dificuldades para viver estas leis, contudo, devemos ter em mente uma coisa, termos dificuldades de viver esta lei por causa do pecado. Mas outra coisa é; ser rebelde a esta lei. 
O semáforo é um bom exemplo. Tínhamos o direito de ir e vim antes da invenção dele. Depois de apreendermos a importância dele as leis foram especificadas para seu funcionamento e limites.
O sábado contudo é diferente de um semáforo, O sábado fez parte da criação, ou seja, não veio depois da criação. Não foi uma invenção posterior. Como provar que o sábado não foi uma invenção depois da criação?  Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo, 20:11.) 
Assim que terminou a criação, Deus desfrutou do descanso do Sábado. Ou seja, ainda dentro da mesma semana da criação. O sábado foi respeitado ainda na primeira semana da Terra. Não é uma lei criada para os judeus. O semáforo foi criado muitos séculos depois da existência do cristianismo ou da existência de veículos, assim as leis referente ao semáforo passaram existir depois, não antes do cristianismo ou movimentação  de  veículos.
Podemos deduzir que no livro de Gálatas a lei citada ali é o sábado? O sábado foi apontado como um dia santo e abençoado  antes do pecado. Note também que antes do pecado não foi dito a Adão não matarás, eles não tinha a tendência do pecado como hoje temos. Eles viviam a justiça por tendência,   isto é naturalmente. Assim depois de nos tornarmos novas criaturas em Cristo Jesus, a naturalidade deve nortear nossos atos, ou seja, não obedeceremos as leis para ser salvo, e sim, por ser um salvo e naturalmente recriados em Cristo Jesus. II Coríntios 5:17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." Gálatas 6:15 "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. 
 
Não existe virtude em um pecador guardar o sábado, ou qualquer mandamento, a salvação sempre virá de Cristo. Mas virá para ser uma nova criatura, não uma rebelde aos seus mandamentos. Jesus disse: "Aquele que me ama guarda os mandamentos", ou seja, os que realmente amam a Deus, são novas criaturas.  Cristo veio para nos fazer novo, como era Adão assim que saiu das mãos do Criador. Adão após seu pecado foge de Deus e de seu juízo, Cristo veio para que tenhamos confiança em Deus mesmo no tempo de Juízo. Não precisamos fugir de Deus, ou tentar dizer que as leis do sábado não são importantes hoje, podemos confiar em Deus dizendo que elas são santas justas e boas, apesar de não sermos tudo o que a lei requer de nós. Lembra-se que Deus abençoou santificou este dia, e nenhum ser humano  aponta como abençoando e santificando qualquer outro dia na bíblia sagrada? Nem mesmo Jesus veio e disse uma benção especial sobre o domingo na bíblia. Se Quisesse mudar alguma lei Ele mudaria a que deu a Adão, "da arvore do fruto do bem e do mau não comeras." E teria evitado morrer na cruz, pois onde não há lei não há condenação. Mas Ele preferiu morrer para não anular Suas leis. E na graça disse Paulo:  Romanos 8:1 "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

Andar segundo o Espírito Santo é andar sem desejar transgredir Seus mandamentos.  É não se rebelar contra os mandamentos eternos. 

Tenha um feliz Sábado.