quarta-feira, 19 de outubro de 2022

EXISTE UM TEMPLO NA NOVA JERUSALÉM? PODEMOS VISITAR?



Segundo o livro de João não existe  ou "ele não viu", um SANTUÁRIO na nova Jerusalém. Apocalipse 21: 22 "E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro."

Existe duvidas neste sentido, ele não viu ou não existia? Devemos entender que não tinha como ele não ver um santuário na cidade. Então as duas declarações acima é pertinente; ele não viu por não existir. Mas em que sentido não existia?

A bíblia no novo testamento é clara ao dizer que Jesus entrou em um santuário que não feito por mãos humanas, ou seja, entrou  no santuário Celestial.  

Hebreus 8:01,02 "ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. " 

I João 2:01,02 "MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. " Hebreus 10:19 "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, "

Tanto no livro de Ezequiel como no livro de Apocalipse, Jerusalém é apresentada como uma cidade hibrida, ou seja, uma Cidade  que tem a função de Santuário e função de moradia ou de adoração.

Então o porque João apresenta Jerusalém como não tendo mais um santuário?

Antes do pecado havia um lugar de adoração onde podemos chama-lo de santuário. Deus sempre foi adorado no Seu Templo. Depois do pecado o santuário passou ser um lugar também de intercessão. Ele passou ter duas funções fundamentais, Adoração e Intercessão. 

Com o fim do processo de intercessão o santuário Celestial passará ter uma única função. ~Lugar de adoração~. Assim neste momento ou período João contemplou a cidade de Jerusalém, e afirmou: "nela não vi santuário"  estava deslumbrando uma JERUSALEM restaurada e adequada a nova realidade.  

Quando Deus criou o seres humanos não havia pecado, conseguintemente não havia intercessão pelo pecado no Seu lugar de adoração. "E tudo que Deus fez era muito bom." 

Ao ser restaurado a nova Terra e novos Céus, não haverá necessidade de   intercessão pelo pecador, "Tudo será muito bom."  Então a cidade já esta pronta para descer do Céus, e para cumprir a promessa de Deus.

No verso um afirma: "Apocalipse 21:01 "E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." Todo o processo de julgamento investigativo terminou, os salvos foram restaurados na Sua segunda vinda, todo "processo" investigativo findou, os santos julgaram os ímpios e anjos caídos,  não cabendo mais, um lugar de intercessão e julgamento no Céu. O santuário sempre foi um lugar de intercessão e julgamento, e antes do pecado, era de  adoração na sua esencia.

Nesta ocasião João viu: a cidade descendo: 2 "Vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido."

Uma grande voz ainda afirma, que o santuário ainda tinha um lugar de adoração.

 3 "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus." 

No verso quatro apresenta que, ao terminar o julgamento dos  ímpios, não haverá mais lagrimas. Veja o Céu é um lugar em que anjos muitas vezes choram  por  nós.  Durante nossa vida aqui  Deus tem enxugado muitas vezes nossas lagrimas, contudo, neste período não teremos mais motivos para chorar.

4 "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." 

Só terão acesso a esta cidade os santos, 27 "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. 

22 E nela não vi templo, (com a função intercessora) porque o seu templo (salvação) é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro." Cristo é  e sera sua justiça, sendo assim, não haveria necessidade de intercessão nesta cidade, os santos estarão aprovados, e assim que Cristo descer nas nuvens do Céu todos os santos serão levados para adora-lo para sempre. O Templo na Terra representava simbolicamente um lugar onde se fazia um resgate. 

No santuário terrestre, o lugar de intercessão tinha luz para iluminar o "processo" de intercessão. Mas a luz que representava  Cristo permanece, a luz da cidade permanecerá com os salvos para sempre. Neste mundo, todas as cidades dependem do sol  e a lua a iluminar e dar vida , mas no Céu quem têm a vida de todos nós  é Cristo,  este é nossa luz. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo", e onde Ele estiver, Ele será a luz.

23 "E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. 25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.  26 E a ela trarão a glória e honra das nações.  27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." 



Nunca confunda Jerusalém de hoje, com Jerusalém descendo do Céu. Hoje ainda temos uma Jerusalém com  a função de templo no Céu, e com o trabalho e o ritual de um intercessor.

Hebreus 8:01,02 "ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem. " I João 2:01,02 "MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciarão pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. " Hebreus 10:19 "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, "

Quando terminar todo processo de intercessão, Jerusalém descerá do Céu. Mas não confunda, "terminar a intercessão", com "terminar o processo de intercessão" ou seja, alguns aspectos do processo terá que evoluir  segundo o ritual.

Quando Jesus terminar sua intercessão, se  ouve um "clamor do templo."

"Quando se encerrar a mensagem do terceiro anjo, a misericórdia não mais pleiteará em favor dos culpados habitantes da Terra. O povo de Deus terá cumprido a sua obra. Recebeu a "chuva serôdia", o "refrigério pela presença do Senhor", e acha-se preparado para a hora probante que diante dele está. No Céu, anjos apressam-se de um lado para o outro. Um anjo que volta da Terra anuncia que a sua obra está feita; o mundo foi submetido à prova final, e todos os que se mostraram fiéis aos preceitos divinos receberam "o selo do Deus vivo. Cessa então Jesus de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos e com grande voz diz: Está FEITO; e toda a hoste angélica depõe suas coroas, ao fazer Ele o solene aviso. "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda." Apoc. 22:11. Todos os casos foram decididos para vida ou para morte. Cristo fez expiação por Seu povo, ...GC Pag. 613 https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/613/3/1/FEITO#613

"É à meia-noite que Deus manifesta o Seu poder para o livramento de Seu povo. O Sol aparece resplandecendo em sua força. Sinais e maravilhas se seguem em rápida sucessão. Os ímpios contemplam a cena com terror e espanto, enquanto os justos vêem com solene alegria os sinais de seu livramento. Tudo na Natureza parece desviado de seu curso. As correntes de água deixam de fluir. Nuvens negras e pesadas sobem e chocam-se umas nas outras. Em meio dos céus agitados, acha-se um espaço claro de glória indescritível, donde vem a voz de Deus como o som de muitas águas, dizendo: "Está FEITO." Apoc. 16:17. GC 636

https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/636/3/1/feito#636

Outro evento apresenta que saiu uma voz do templo do Céu. Essa voz abala os céus e a Terra. Há um grande terremoto


 "como nunca tinha havido desde que há homns sobre a Terra; tal foi este tão grande terremoto". Apoc. 16:18. O firmamento parece abrir-se e fechar-se. A glória do trono de Deus dir-se-ia atravessar a atmosfera. As montanhas agitam-se como a cana ao vento, e anfractuosas rochas são espalhadas por todos os lados. Há um estrondo como de uma tempestade a sobrevir. O mar é açoitado com fúria. Ouve-se o sibilar do furacão, semelhante à voz de demônios na missão de destruir. A Terra inteira se levanta, dilatando-se como as ondas do mar. Sua superfície está a quebrar-se. Seu próprio fundamento parece ceder. Cadeias de montanhas estão a revolver-se. Desaparecem ilhas habitadas. Os portos marítimos que, pela iniqüidade, se tornaram como Sodoma, são tragados pelas águas enfurecidas. A grande Babilônia veio em lembrança perante Deus, "para lhe dar o cálice do vinho da indignação da Sua ira". Apoc. 16:19 e 21. Grandes pedras de saraiva, cada uma "do peso de um talento", estão a fazer sua obra de destruição. As mais orgulhosas cidades da Terra são derribadas. Os suntuosos palácios em que os grandes homens do mundo dissiparam suas riquezas com a glorificação própria, desmoronam-se diante de seus olhos. As paredes das prisões fendem-se, e o povo de Deus, que estivera retido em cativeiro por causa de sua fé, é libertado.

 

GC Pag. 636  https://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/1/636/3/1/FEITO#636

O processo da obra de Cristo pós sua saída do santuário vai além do clamor "esta feito" existe ainda outros fatores do cerimonial a ser desenvolver. As câmeras laterais é um aspecto a se analisar. 

Falei sobre um ponto deste processo na matéria " câmeras laterais do templo"

https://adventmedidas.blogspot.com/2022/08/as-cameras-lateral-do-templo.html

No fim da interseção todo caso já esta decidido, ou para vida, ou para morte.

Também falo deste mesmo evento do "salmo 50" onde explico sobre o julgamento dos justos na Sua volta. Tirar o opróbrio, ou juízo de inversão.

https://abibliarespond.blogspot.com/2018/11/os-filhos-de-deus-serao-julgados-antes.html

Todas as matérias deste espaço são de pesquisas inacabadas e serão reeditadas no futuro.

Tenha um bom dia.