segunda-feira, 1 de agosto de 2022

As câmeras lateral do templo.

Ezequiel. 
O livro de Ezequiel é um livro muito semelhante ao livro de Daniel. Ambos tem revelações sobre o Santuário, e uma purificação. Uma desta purificação, segundo o livro de Daniel, esta em curso desde 1844. A outra, a do livro de Ezequiel ocorrerá durante o milênio.
Já publiquei sobre este tema. 

No santuário terrestre, assim como o de Ezequiel, havia câmeras, ao norte , e ao sul. As câmeras laterais eram utilizadas para que o sacerdotes retirassem suas vestes e deixassem seus apetrechos sacerdotais. Havia também as câmeras anexadas e laterais ao  santo e santíssimo.
Assim como os adoradores tinham lugares específicos onde poderiam estar no santuário, assim estas câmeras tinham seu lugar por motivos a ser consideradas abaixo.
Cada classe de adoradores tinham um lugar especifico apontado por Deus. Havia: "Lugar pertencente ao povo"." Átrio exterior. " Apocalipse 11:01-02  Ezequiel 42 : 14
Estas regras, não existia com o objetivo de discriminação de qualquer classe. Tinha objetivos específicos, e estavam projetando ou espelhando o futuro. 
Havia lugares pertencente aos gentios, lugares pertencentes as mulheres, e lugares reservados aos cantores e aos sacerdotes. 
Também havia lugares reservado a guarda de apetrechos ou vestes dos sacerdotes, também havia lugares  para cada elemento ligado ao sacrifício. 
Tudo deveria respeitar seu lugar. Tudo era organizado afim de passar lições a todo povo envolvido no cerimonial, no presente , passado,  ou aos que viveriam no futuro.
Alguns detalhes apontava até mesmo a Terra renovada.

CAMERAS LATERAIS NORTE E SUL.

Mas quando o sumo sacerdote irá depor suas vestes nas câmeras laterais ao Sul ou Norte do santuário, segundo é apresentado nas normas cerimoniais do livro de Ezequiel?

Este evento não poderia ocorrer antes de cumprir a profecia do livro de Daniel 8:14  "E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado." Ou seja, "2300 anos".
Esta profecia teve seu inicio no ano de 457 AC, e este período terminou no ano 1843-1844 DC. "E então o santuário seria  purificado." 
Este  período pós 1844 aponta  o ultimo período de graça a cada ser humano. Depois de terminar esta purificação,  Ele deixará suas vestes de intercessor e colocará suas vestes de vingança, e virá fazer justiça na Terra.  
Outro evento que selaria o inicio desta purificação seria uma decepção ou vergonha a respeito das medidas  dos 2300 anos "medidas", do ano de 1843 a 1844. 
Nesta ocasião havia um movimento esperando a volta de Jesus, baseado na profecia de Daniel e Apocalipse, para o ano de 1843-1844,  e este movimento se vergonharia por não ver Seu Salvador, como ocorreu com Seus discípulos após a morte de Jesus que esperaram Jesus assumir o reino de israel.


O livro de Ezequiel capitulo 43:10-13 apontando este período diz:
"10 Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo. 
11 E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram. 
12 Esta é a lei da casa: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será santíssimo; eis que esta é a lei da casa. "
O verso 12 apresenta a extensão desta mensagem. E que não está limitada a um único povo ou região, mas a todo mundo.

Esta experiência deveria ser seguida de uma reforma em todos os sentidos.
O texto é claro que algumas mudanças iriam acontecer.
Após uma experiência seguido de vergonha, haveria um melhor entendimento não somente das medidas, mas do simbolismo. O entendimento sobre cada fase do juízo ficaria muito mais claro para eles. Dai em diante uma reforma espiritual deveria existir.  Neste link abaixo explico mais detalhes sobre esta ocasião.

Pátio exterior separado para o gentios.
No ano 1798 foi o fim de um período separado de 1260 anos, área externa do santuário separada aos gentios. Esta medida iniciou no ano 538 e terminou no ano 1798 DC.  DANIEL 7:25 “lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo”. Se desejas saber mais sobre esta medida profética basta acessar o link abaixo.

APÓS A VERGONHA. 1844

"E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram. " Também temos outra matéria falando sobre este tema no link abaixo. 
Ao terem uma decepção ou verem suas expectativas abraçadas não se cumprir a respeito das medidas do santuário no ano 1843-1844,  "a volta de Jesus e a purificação da Terra pelo fogo". "Se envergonharam", e isto os levou  a uma nova experiência sobre o tema, maior conhecimento a respeito dos símbolos, figuras, formas, leis, e isto levou a uma reforma posterior em todos os os sentidos ligados ao tema, santuário.
Perceberam de forma mais clara que; "Esta é a lei da casa: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será santíssimo; eis que esta é a lei da casa. "
Ou seja, que a  expansão da  mensagem do santuário e sua purificação no Céu, deveria ser apresentada  a todo mundo. Pois este será o ultimo período de intercessão concedido ao seres humanos. Assim como foi na época de Noé.  Uma maior consagração deveria existir ao proclamar a mensagem do santuário em todos os sentidos. Outro fator a ser considerado era que, não poderiam estar apontando  um templo terrestre, pois nos templos construídos na terra;  somente o setor onde se encontra a arca do concerto era santíssimo. 
Por ocasião da existência destes templos  na Terra, o lugar santo e santíssimo apontava uma obra intercessora  no  Céu, o pátio externo onde era oferecido o cordeiro apontava que o  sacrifício ocorreria  na  Terra.
Sempre me fazia a pergunta : "O porque Cristo não morreu no lugar onde morria o cordeiro, ou seja; dentro do pátio do Templo?"
O pátio apontava a região de Jerusalém, assim como o Éden. Lugar onde iniciou a intercessão pelo pecado.
 E o porque Cristo não morreu no Céu?
O pecado da raça humana não iniciou no Céu. Mas entre dois rios. (Mesopotâmia) saia dois rios do Éden. 
Este setor do pátio representava o que iria ocorrer na Terra,  assim como o setor do pátio externo estava separado  aos gentios. Apocalipse 11:01,02. 

As câmeras laterais do templo eram câmeras separadas, ou seja, apesar de estar localizada fora do lugar santo e santíssimo, representava da mesma forma a obra no santuário do Céu, ou seja, era uma representação da obra de intercessão no Céu  . 
Ali o sacerdote, assim que terminasse a obra de expiação deveria  depor suas vestes de sacerdote e colocar suas vestes comuns de sacerdote. O fato de colocar o sacerdote suas vestes comuns não quer dizer que o sacerdote não é mais sacerdote, mas que dai em diante a obra de interseção ou expiação terminou.
Muitas pessoas acreditam que a única função sacerdotal era interceder pelo pecado mas havia outras funções dadas aos sacerdotes, assim que colocava suas vestes comuns, uma delas era apresentar  o resultado do juízo.

Da mesma forma quando Cristo depor suas vestes de interseção e colocar suas "vestes comuns" Ele trará o resultado do juízo. Com suas vestes comuns ele dará a cada um o que merece segundo as suas obras. Depois de retirar suas vestes sacerdotais de intercessão nas câmeras laterais, não voltará ao santuário fazer a mesma obra; estará habilitado a fazer juízo,  a todos que não obedeceram ao evangelho. Quando deixar sua obra intercessora ele estará habilitado a executar a vingança com suas roupas comuns. No meio Adventista esta nova roupa é chamada de "vestes de vingança", ......... Pois Cristo trará o juízo.

OS PILARES DE ENTRADA.

A sua mensagem deveria ter dois pilares, na entrada do templo.
"ENTÃO me levou ao templo, e mediu os pilares," Ezequiel 41:1 Este assunto esta melhor apresentado no livro Apocalipse: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.Apocalipse 14:12
Neste período  havia costume de edificar um pilar ou coluna para lembrar de alguma coisa. Samuel 18:18
"Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão. "

No caso de Absalão ele erigiu um pilar com o objetivo de ser lembrado, no caso dos pilares antes do santo e santíssimo, tinha como objetivo em primeiro lugar de lembrar que, o santuário foi edificado para que apresenta-se dois pontos fundamentais, "a fé e obediência a Deus". Possivelmente os outros pilares  simbolizavam princípios da fé e obediência, e ainda representavam alguns personagens que viveram em  períodos específicos. 
Gálatas 2:9
"E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;"  
I Timóteo 3:15
"Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." Apocalipse 3:12 
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome". 

A mensagem do santuário sempre retrataram estes dois pilares de entrada, "mandamento de Deus e fé em Jesus." O cordeiro era oferecido diariamente apontando o quanto dependemos de um salvador, Os mandamentos no santíssimo evidenciava que Suas leis são importantes e são eternas e imutáveis.
Êxodo 25:16  Êxodo 31
"E aconteceu que quando o SENHOR terminou de orientar Moisés, no alto do monte Sinai, entregou-lhe as duas Tábuas do Testemunho e da Aliança, duas placas de pedra com seus mandamentos escritos pelo dedo de Deus. Êxodo 31:18 Assim o sacrifício do cordeiro pelos pecados evidenciava que as leis de Deus são eternas. 

AS CAMERAS DE TREZ ANDARES.

As câmeras anexadas ao templo tinha três andares. Isto evidenciava três períodos da história humana. 

Uma ocorreu por ocasião do diluvio, onde Cristo teve que deixar suas vestes de intercessor, para fazer juízo.
Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos. […] assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” (Lucas 17:26-30)
Nesta ocasião houve um juízo onde a sentença veio antes da punição dos ímpios, e uma prova estava esperando Noé ao adentrar a arca,  uma tempestade como nunca houve seria para estes uma prova. Genesis 6:7 "E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 
8 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. "

"O Espírito de Deus continuou a agir no homem rebelde até que o tempo indicado havia quase expirado, e então Noé e sua família entraram na arca, e a mão de Deus fechou a porta. A misericórdia havia descido de seu trono dourado para não mais interceder pelo pecador culpado."
MM E RECEBEREIS PODE PAG 256 MM 256
Deus decidiu recomeçar com a família de Noé, e trazer juízo sobre a Terra. 
Assim também ocorrerá por ocasião da volta de Jesus.  Ele irá depor suas vestes de intercessor  nas câmeras laterais, e se vestirá das vestes comuns, ou seja, de Juízo, para fazer justiça. Este juízo não ocorrerá mais com aguas, mas com fogo. Nesta ocasião os que estiverem prontos, serão guardados do juízo.
Noé foi avaliado antes do juízo, e  até sua entrada na arca.  Assim esta ocorrendo hoje.  Jesus antes de vir a esta Terra, avaliará os que podem ser poupados, depois trocará suas vestes de intercessor para uma veste comum, e virá para fazer juízo. Noé não morreu antes de receber a Terra pós diluvio, assim parte dos  144.00 não passarão pela morte, verão os juízos dos ímpios sem ver a morte.
Assim como a mensagem de Noé salvou muitas pessoas que morreram antes do Diluvio, assim também a mensagem do santuário salvará muitas pessoas que não passarão pela experiência dos 144.00. 

O Cordeiro e os 144 mil

  • 14 Então vi o Cordeiro em pé no monte Sião, e com ele estavam os 144 mil que tinham o nome dele e o nome de seu Pai escritos na testa. E ouvi um som que vinha do céu, como o som de fortes ondas do mar, como o som de um poderoso trovão. Era como o som de muitos harpistas tocando juntos.
  • Esse grande coral cantava um cântico novo diante do trono de Deus e diante dos quatro seres vivos e dos 24 anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os 144 mil que haviam sido comprados da terra. Eles se conservaram puros, sem manter relações com mulheres, e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os habitantes da terra como oferta especial a Deus e ao Cordeiro. Não mentem; são irrepreensíveis. Apocalipse. 14:14

 Esta multidão nomeada nestes versos, passarão pela grande tribulação,  e vencerão assim como a família de Noé venceu. 
A Noé foi dito: "entrará tu e sua família na arca". A grande multidão representada no livro de apocalipse como os 144.000 vencerão. E poderão entrar no monte Sião. Assim como Noé e sua família saíram da arca para governar a Terra com o fim do diluvio sem ver a morte.

Existe hoje uma celeuma entre alguns cristãos para saber quem são os pertencentes a este grupo, mas meu tema aqui não é este.
Deus salvará os últimos remanescentes, ou a família do santuário, como salvou a família de Noé, ao entrar na arca, e depois durante a tempestade.
Devemos entender que a arca ajudou a proteger Noé e sua família da morte, mas sua mensagem salvou outros que não entraram na arca, pois foram sepultados antes do diluvio. 

As Suas obras não salvou do diluvio, pois a arca era sem timão. I

Imagine você construir algo que não teria controle de nada para navegar? Qualquer pessoa com um pouco de lucides diria: "se haverá um diluvio conforme a profecia, não tem como esta arca suportar a tempestade e movimentação de rochas e madeiras ao nível da agua."  As obras de construção da arca não garantia a salvação, ainda que  estivessem dentro dela. Nossas obras não garante nossa salvação, somente a justiça de Cristo e Sua providência pode fazer isto. Ainda que façamos a proclamação e obras apontadas nas leis do santuário, somos tão dependentes de Deus como a família de Noé dependia de Deus para vencer a tempestade.
Assim como a família Noé  não tinham um timão para controlar a arca, não temos justiça suficiente para vencer. As obras humanas estavam limitado a sua esfera e possibilidades, não garantiam que iriam sair do diluvio vivos mesmo estando dentro da arca. 
Mas você poderia dizer: " a arca tinha muita resistência "  Lembra-se que o Titanic também tinha, assim como muitos outros barcos feitos para nunca naufragar por intemperes da natureza. Os navios até hoje são feitos para não afundar; e afundaram. Até o dia de hoje alguns navios não usam algumas rotas pelo mar por medo de afundarem. Imagine; que rota poderia ter a arca sem timão. Fazer uma arca foi uma obra de fé que nunca garantiu a salvação da família de Noé, mas quem garantiu sua salvação, foi as obras de Deus em guardar durante o diluvio.
Assim como as obras de Noé não garantiu sua salvação, assim somos nós hoje. As nossas obras não garante nossa salvação, mas nos mantém ocupados até que finalmente termine cada faze do juízo. 

O TERCEIRO NIVEL DAS CAMERAS.

O terceiro nível das câmeras  representa o ultimo juízo, e iniciará no Céu ou na terra?  Antes ou depois da volta de Jesus?  Não falarei por hora sobre este período, ainda  não me sinto seguro para falar sobre este tema.  

Todo conteúdo deste espaço são  materiais de estudos ainda não concluídos,  e passarão por atualizações com o passar do tempo.

Espero muito em breve poder falar mais sobre estes pontos.

As câmeras em níveis diferentes  representam as três fazes e períodos do juízo? 
Os três níveis das câmeras podem "simbolizar" as três  fazes do juízo na história humana? Ou podem; "representar" as três fazes do juízo? 
A primeira seria:
Então a primeira faze seria, no dia 22 de outubro de 1844 data que  inicia  o juízo investigativo.  
A segunda seria:
A segunda fase é a fase do milênio, ou judicativo, quando serão julgados todos aqueles que não se salvaram 
A terceira seria.
A terceira fase do juízo vem após o milênio, é o juízo executivo, quando serão castigados e executados todos aqueles que se perderam, ou melhor, que se mantiveram rebeldes e não aceitaram a salvação. Morrerão para sempre, junto com Satanás.
O link abaixo da mais detalhes sobre estas fazes.

Existem outros conjunto de câmeras com níveis diferentes no santuário, algumas com larguras e comprimentos diferentes a cada nível, e parece representar a mesma sequência de eventos, assim como os capítulos do livro de Daniel representam o mesmo período com detalhes diferentes. Capitulo 2, 7 e 8.

Como afirmo sempre: "Todo o material deste espaço são matérias inacabadas, e podem passar por revisões e correções". 
Este é um espaço onde apresento resultados de pesquisas não exatamente toda verdade. Não me considero o dono ou o núcleo da verdade, este titulo cabe somente a Deus. Como são matérias de Estudo, estas podem ser revisadas o seu conteúdo, ou ampliadas, tanto na própria matéria, como em uma matéria posterior. 

Tenha um bom dia!