terça-feira, 23 de dezembro de 2014

AS MEDIDAS DA PURIFICAÇÃO E O MILÊNIO. EZEQUIEL 39

Ezequiel 38,39.

Esta matéria tem como objetivo orientar as pessoas sobre alguns acontecimentos que ocorrerão no futuro. É bom lembrar que geralmente as matérias postadas neste espaço são de cunho histórico, ligados as suas medidas repetidas. Mas por qual motivo eu postaria neste espaço a explicação de uma profecia?
Muitas pessoas hoje se sentem injustiçadas. Outras tem duvidas se Deus está a frente de tudo.  Seria realmente justo Senhor? Questionam estas.
O juízo de Deus tem algumas fazes, uma delas podemos chamar  de  juízo comprobatório, mas você pode encontra-lo com outros títulosNeste período você poderá estar como Juiz, e não como réu. 
O juízo de Deus tem varias fazes, mas neste momento vou apresentar somente a faze comprobatória. Estas fazes são apresentadas  na escrituras como períodos de purificação.

O capitulo 39 de Ezequiel, apresenta a Terra como sendo purificada. 

O POVO DE ISRAEL É FOGO.

EZEQUIÉL 39


Ezequiel no capitulo 39:8, promete que: "O que é vindo se cumprirá." Em todo livro encontramos estas promessas que Suas profecias irão se cumprir. Mas no capitulo trinta e nove  encontramos esta promessa.

Ezequiel 39:16 "Assim purificarão a terra."

Todo povo de Israel teria que purificar a terra, e a terra apresentada aqui não  se localiza neste mundo, mas  na Terra que Jesus prometeu preparar.
Muitos pastores tentam fazer uma aplicação apontando que a purificação está, ou estará, ocorrendo na Terra.
O mesmo erro que eles cometem hoje, foi o erro do grupo do Advento antes de 1844; quando imaginavam que o livro de Daniel apresentava uma purificação da Terra após os 2300 anos saindo de 457 antes de Cristo, entre outras expectativas. 
O  livro de Daniel apresenta uma purificação distinta do livro de Ezequiel.
Se você  deseja entender melhor sobre a purificação do livro de Daniel, em breve publicarei uma matéria sobre isto, mas já pode encontrar este tema no link abaixo.
http://biblia.com.br/estudo-biblico-biblia-facil-sobre-profecias-em-daniel/

Assim devemos tomar o cuidado de não cometer o mesmo erro que o povo do advento por ocasião ao desapontamento de 1843-1844, no qual imaginavam que a purificação do santuário de Daniel 8:14 ocorreria na Terra.

PURIFICAÇÃO DA TERRA DE ISRAEL E SUA LOCALIZAÇÃO.
O povo apontado nesta profecia são todos aqueles que estarão com Cristo no Céu, disse Cristo: "o meu  reino não é deste mundo". Se o reino de Cristo não é deste mundo, também o "reino de Israel" também não será.  Então cabe lembrar que esta purificação ocorrerá no Seu reino. Diz Paulo, "somos peregrinos aqui "...

Assim  a purificação da "terra de Israel" 
do livro de Ezequiel 39:16 não ocorrerá na Terra, mas ao oriente do mar de vidro; "lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar" Ezequiel 39:11 O lugar apontado no texto seria ao oriente do mar de vidro. 

"E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás".

"E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus". Apocalipse 4:6 15:2


Ezequiel 39:11, lugar onde vamos sepultar os casos ajuizados  pelos vitoriosos em Cristo "os Reis e Sacerdotes" de israel, segundo o apóstolos apresentam nas escrituras, "seremos reis e sacerdotes," Apoc 20:06 e 1:05 e 5:10

PERÍODO DA PURIFICAÇÃO.

No final do capitulo 30:07, Deus faz novamente uma promessa para o povo de Deus:

"E nunca mais deixarei profanar o Meu santo nome".

Como também fez varias vezes no livro, e de varias formas. Esta profecia se cumpre de forma plena após a volta de Jesus e a transferência de seu povo para o Céu. ( O povo de Israel)

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar."  (João 14 : 2)

Nesta período ou o nome de Deus nunca mais será profanado, os santos em Deus, estarão na "Nova terra". Jerusalém celestial.

OS SANTOS SERÃO JUÍZES NA PURIFICAÇÃO.

O texto bíblico a seguir foi meu primeiro texto lido em publico na igreja. Dia antes, um grupo  de jovens  da minha cidade, desafiou a todos os jovens comprar uma bíblia e leva-la no próximo domingo, assim eu  fiz. Quando cheguei no domingo eu era o único que portava a bíblia em mãos. Então o  líder dos jovens, disse constrangido: "abre em um lugar qualquer da bíblia e leia algo para nós e depois vamos explicar sobre a leitura para prosseguir nas orações." Assim abri a bíblia pela primeira vez em  publico e li o texto de Obadias 17-20. Mas ninguém entendia, ninguém sabia nada sobre o tema, e deram seguimento a reunião. 

No livro de Obadias é encontrado uma afirmação semelhante a da profecia de Ezequiel; "no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo, e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades" e que neste monte: "A casa de Jacó será fogo, e a casa de José chama. Para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será do Senhor".  Obadias 17,18 e 21.
Tanto a casa de Jacó como a casa de José teria o poder de queimar. Ou seja: fariam julgamentos e dariam as sentenças.
No livro de Amós 5:04-06
"4    Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.
Buscai ao SENHOR, e vivei, para que ele não irrompa na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague."
Estas sentenças serão irreversíveis. Não terá como apagar. Tem como objetivo confirmar o juízo de Deus. 
Quando estivermos no reino Celestial, ( reino  e reino de Israel) teremos uma obra de julgamento a fazer. 

A palavra de Deus deixa bem claro que os santos julgarão o Mundo todo. "Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?" I Coríntios 6:02. Ou não sabeis que havemos de julgar os anjos? I Coríntios 6: 03

Obadias falava de um julgamento onde os salvos julgariam  os ímpios segundo a afirmação do livro de I Coríntios 6:03.
Eis; disse o anjo; "Que os santos, em uníssono com Jesus, assentam-se em juízo". Primeiro Escritos pg 52.

"Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar". Ap 20:04 

Este julgamento ocorrerá no período milenar ocasião em que os santos estarão com Cristo no Céu.
"Este é o dia em que tenho falado."  Ezequiel 39:08 Disse o apóstolo Pedro: "um dia para o Senhor é como mil anos" 2 Pedro 3:08
Este evento ocorrerá durante o milênio. Dia = mil anos. Durante este período ( mil anos) ocorrerá todo desfecho desta profecia.

No livro de Ezequiel este julgamento é (queimar)  apresentado na forma figurada,  (fogo) ou seja, a função dos salvos também será julgar (ou queimar).

Mas a profecia apresenta o povo de Israel  queimando as armas, assim precisamos saber o que seria as armas dos ímpios.

QUEIMANDO AS ARMAS

Os habitantes das cidades de Israel sairão, e totalmente queimarão as armas, os escudos e as rodela, com os arcos e as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e farão fogo com isto por sete meses. Ezequiel 39:09.

No monte de Sião o povo de Deus já estará livre de todo maldade e terão o titulo de cidadãos de fato. "Os da casa de Jacó possuirão as suas herdades". E terão a tarefa de julgar os ímpios, pois uma das tarefas do fogo é queimar, e para queimar é necessário um combustível. E  na profecia de Ezequiel:

  • o combustível é as armas,
  • no livro de Obadias: é a palha. Obadias 18;
  • no livro de Mateus 3:12, é á palha que deverá passar pelo fogo.

Devemos ter em mente que nem todos os textos da bíblia que apresenta que os ímpios serão queimados, ou passarão pelo fogo, se refere a uma queima literal. Os textos abaixo é um dos exemplos:

"Jacó será fogo, e a casa de José chama. -- e a casa de Esaú palha. Para julgarem a montanha de Esaú; e o reino do será do Senhor."  Obadias 17,18 e 21. Mt 3:12
Neste caso o fogo ou chama (o julgamento) ocorrerá em um período no qual o povo de Deus representado por Jacó e José irá queimar a palha (julgar a palha ou os ímpios).
JESUS LANÇA FOGO.
Mesmo Jesus por ocasião de sua vida nesta Terra disse que sua tarefa seria lançar fogo.
 "Eu vim lançar fogo na Terra". Lucas 12:49.
Apesar de Jesus lançar fogo na terra não queimou, ou julgou de forma Universal, apenas casos isolados como era Sua missão.  
       
Resta então saber o motivo de Deus falar que queimaria as armas, em vez de queimar os ímpios.

Precisamos entender que a forma que agimos, demonstra que armas usamos. 

A respeito das armas diz Deus:

Os motivos que levam a cada um de nós agir, é que define que tipo de armas usamos. Salmos 55:21 Qual é o nosso caráter.
"A sua boca era mais macia do que a manteiga, mas o seu coração, guerra; as suas palavras eram mais brandas que o azeite, todavia eram espadas nuas." Salmos 55:21.

Este texto apresenta que alguns usam armas contra os fiéis. Salmo 57:04
"Filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espadas afiadas." Salmos 57:04

Este texto abaixo apresenta duas classes, o aqueles que seus atos são como armas, e o outro, suas armas são remédio. Prov. 12:18
 "Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina". 

 Prov 25:08
" Espada e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo". 

Os atos das pessoas revelam que tipo de caráter tem estas. Ou armas utilizandas.
"Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os seus dentes, espada afiada, a sua língua".   Salmos 57:4

É exatamente isto,  os atos das pessoas  revelam que tipo de caráter estas tem, e é exatamente o caráter destas pessoas que serão queimados ou analisados no juízo no Céu, ou suas obras.

O COMBUSTÍVEL DO POVO DE ISRAEL.

Este é o motivo que a profecia diz que acenderão fogo (farão o juízo): Com as armas  ( suas obras ou caráter) acenderão fogo (julgarão). Ezequiel 39:10.

As obras são como armas injustas proveniente de um caráter injusto, e este será o combustível queimado pela casa de Israel, de Jacó, e de Jose. Não, os ímpios, propriamente dito.

 E para julgar estas obras não haverá necessidade de estes estarem no céu por ocasião do julgamento, e por este motivo que  á profecia afirma que o povo de Israel; "Não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo". Ezequiel 39:10.
Ou seja; este julgamento será baseado em relatórios dos livros que se encontra nos Céus, e os ímpios  não estarão presentes. São representados como lenha, ou seja, são ímpios. 

 O campo é o Mundo. Mateus 13:38. Naturalmente se as armas são as obras más; ou seja, o combustível que será queimado, ou julgado, não há necessidade dos ímpios estarem presente neste julgamento, não serão convocados para este julgamento, ou seja, não serão convocados do campo nem dos bosques, Ezequiel 39:10 para o julgamento que será  efetuado no Céu.


 JESUS É O QUE QUEIMA

Jesus também disse: "Eu vim lançar fogo na terra". Lucas 12:49.

Mas é certo que Jesus não queimou ninguém nesta terra, a não ser, pelo o fogo da verdade. Jesus ainda disse: Vós julgais segundo a carne, Eu a ninguém julgo. E se na verdade Eu julgo, o Meu juízo é verdadeiro. João 8:15,16. Lançar fogo na profecia nada mais é que: "julgar pelo juízo verdadeiro".

Ou seja, a purificação do Céu ocorrerá com a participação dos salvos em Cristo. "Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo"? I Coríntios 6:02. Ou não sabeis que havemos de julgar os anjos? I Coríntios 6: 03

Se somos sacerdotes segundo a ordem de Melquisedeque, então também teremos nossa parte na purificação do Céu, contudo este julgamento não decidirá quem irá para o Céu. Tem outro objetivo, que é analisar o quanto Deus é Justo, e sinalizar a favor do Seu juízo. Neste evento daremos glória ao ver que Ele julga em justiça.

Este julgamento separará definitivamente os do campo e do bosque; para receber no futuro sua final execução após o milênio. Então o santos darão sentenças; e o caso dos infiéis estará sepultado para sempre. "Ali sepultarão (no Céu) a Gogue e a toda sua multidão". Ezequiel 39:11

AS ARMAS DOS JUSTOS


Por outro lado: os cristãos são orientados utilizar neste mundo, "as armas da justiça, á direita e a esquerda".  II Cr 6:07 "Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas, para a destruição das fortalezas". II Cr 10:04. "Tomai também a espada do Espírito". Efésios 6:17.

Deus nos convida para um conflito armado. Nosso caráter deve ser como o de Cristo, nossos atos tem que ser como o de Cristo. Temos o compromisso de estar preparados para este conflito na Terra pois, um dia aqueles que usaram as amas aprovadas por Deus na Terra julgarão os ímpios e os anjos caídos no Céu.


"Não vim trazer paz, mas espada. Mateus 10:34. Paulo aconselha: "Abraçando sempre o escudo da fé". Efésios 6:16.  E o salmista afirma "A Sua verdade é pavês". Salmos. 91:04.
Que nenhum de nós venha estar desarmado das armas do Céus até Sua volta. 
"Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina". Provérbios 12:18


Os textos da bíblia aponta o povo de Deus mantendo um caráter como o de Cristo, consequentemente tendo suas obras em harmonia com a vontade de Deus. Pois Deus é o seu escudo e fortaleza. Enquanto os infiéis ou os ímpios não terão a mesma disposição nesta Terra, e suas armas diferem das utilizadas por todos que estarão no Céu. Ou seja, suas obras foram diferentes das armas usadas pelos salvos em Cristo.

UM PERÍODO DE ESPANTO NA PURIFICAÇÃO.

Ezequiel 39:11

Outro fato neste juízo que chama a atenção será quando os santos passar em revista o caso dos anjos caídos como também do próprio Satanás: "Se espantarão". Ezequiel 39:11; ao ver o caráter e obras de Satanás, e como ele realmente ele se tornou.

E com certeza terão motivos de glorificar a Deus ao ver que a justiça de Deus é perfeita, para sempre. "E naquele dia será memorável o dia em que Eu for glorificado, diz o Senhor". Ezequiel 39:13. Toda duvida deixará de existir a respeito do juízo. E qualquer duvida, será sepultada para sempre após este juízo. E então, todos terão maior clareza da santidade e justiça de Deus.


SIM TODO O POVO DA TERRA OS ENTERRARÁ

Ezequiel 39:13 A profecia é clara que toda casa de Israel participará deste julgamento ou deste processo de julgamento.

Hoje é muito comum falar que precisamos sepultar um caso, ou assunto, e esta é a função dos Justos. Após analisar cada caso de seus mais próximos, ou intimamente ligados de sua geração, ou não, seus casos ficarão sepultado ou encerrados para sempre, no que estava pendente a eles, ou a sua responsabilidade no julgar com Cristo.


SERÃO SEPARADOS HOMENS PARA SEPULTAR OS QUE TENHAM FICADO

Ezequiel 39:14.

 Como o grupo anterior sepultou os casos que para estes eram os mais próximos, (os do campo); os do verso 
14 terá a fusão de analisar os casos que podemos dizer esquecidos, ou passado por alto pela maioria mais distantes de sua esfera de relacionamento,  (grupo do Bosque) neste grupo esta os que são distantes destes ou mesmo os anjos caídos. 
Isaias 2:22
22 "Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniquidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS."
Deus mantém um registro diante dele das obras da cada ser humano. e também dos anjos caídos.

 Após analisar estes casos, ou sinalizado estes, o grupo anterior concluirá o caso, os enterrará na mesma sentença de Satanás e seus anjos caídos. Assim farão a purificarão no Céu, ou seja, da "Terra de Israel ". Ezequiel 39:16  Nenhum dos infiéis ficará de fora.
Enquanto este juízo ocorre no céu, na Terra o  quadro será este:
JEREMIAS (cap. 9:22) 
"Assim diz o Senhor: Até os cadáveres dos homens cairão como esterco sobre a face do campo, e como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha."
 Todos os santos estarão no Céus por esta ocasião, assim na terra nenhum ser humano estará a juntar ossos ou sinalizando estes para purificar a Terra. Assim como o livro de Daniel 8:14 aponta um julgamento no tribunal do Céu, assim o capítulo 39 de Ezequiel aponta um um julgamento no mesmo tribunal. 

Toda profecia aponta para um julgamento nas cortes celestiais, onde os livros de registros dos ímpios do campo e dos bosques apontado nas profecias  serão julgados.
SINALIZARAO 
Outro evento apresentado na profecia de Ezequiel é que haverá um assinalame to nos ossos dos ímpios. Este assinalamento é a confirmação que foi justo o julgamento investigativo feito por Deus antes de Sua volta e das pragas do apocalipse. Os ímpios já haviam recebido seu sinal, ou selo, de transgressores do sábado por serem idólatras, sinal da besta. Revisaremos o juízo de Deus durante o milenio, e por este motivo chamamos este juízo de comprobatório. Este juízo de  confirma que os ímpios receberam o sinal que mereciam, e que Deus foi justo.
 "Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica".  Porque rejeitaram as minhas ordenanças, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados; pois o seu coração andava após os seus ídolos.
(Ezequiel, 20)
No fundo o motivo destes  não quardar o sábado é o resultado da idolatria. Muitos hoje argumentam que não podem obedecer as ordens de Deus por viverem uma vida cheia de ídolos, assim como Israel. Geralmente se recusa  guardar o sábado  por causa da idolatria. 
Por outro lado os santos receberam o sinal de submissão a autoridade de Deus. 
 Ezequiel 20:12. "Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica."
(Ezequiel, 20)
Deus é honrado quando deixemos a idolatria, para submeter a sua autoridade. E uma vez submissos guardaremos o sábado.
Se o sábado é sinal de Deus, qual sinal  severia ser o sinal da besta.


REFLITA.

"A pessoa que apaga o Espírito será levada a desprezar as profecias, que são legítimo fruto do Espírito. "Derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão." Joel 2:28.  A expressão: "Julgai todas as coisas", é limitada ao assunto, profecias, e nós devemos provar os espíritos pelos processos que Deus nos tem dado em Sua Palavra. Enganos espirituais e falsas profecias são comuns no presente tempo; e é indubitável que este texto tem especial aplicação aqui. Mas note-se, o apóstolo não diz: Rejeitai todas as coisas; mas, provai todas as coisas, retende o que for bom". 
PRIMEIRO ESCRITO  PG 142
Temos de cuidar em julgar as pessoas, o próprio Jesus disse: "Eu não julgo ninguém". Esta afirmação deve ser a nossa. Tudo tem seu tempo, os limites para tudo estão estabelecidos na Sua palavra.  
Somente no milênio receberemos autoridade para julgar os ímpios de forma Universal. 
Dois poderes no tempo de Israel tinha autoridade de julgar. Reis e sacerdotes. Apocalipse 1:06-08 
" e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!"
Israel poderia julgar somente em seu território. Como somos peregrinos nesta terra, ou seja, nosso reino não é aqui, devemos esperar  o "reino de Israel" se tornar um fato, para julgar nas mansões Celestiais. 
AS SENTENÇAS DA RESTITUIÇÃO.
Como sabemos não é possível   que no Céus haja roubo, mas será possível confirmar que estes não tem direito a nada no reino de Israel sendo assim, será  restituido os direitos somente ao povo de Israel. , E o texto abaixo deixa claro. 
Ezequiel 39:10
"E não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor DEUS. "
Muitas vezes os ímpios rouba ou tira  toda influencia e posses  nossa nesta vida, assim como satanás tira a  de Deus, com suas armas injustas. Mas o povo de Israel com suas armas de justiça  restituirão a justiça. Neste juízo terá a confirmação da reintegração de posses. Seja material, ou outras. Assim que terminar este juízo voltaremos a está Terra, e toda Terra será dos justos.

BANQUETE PARA AS AVES,

EZEQUIEL 39:04-08
"Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de  animais do campo, te darei por comida."
O livro de Apocalipse lança luz sobre esta faze da profecia. 
Apocalipse 19:17
" E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; "

Apocalipse 19:21
" E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes."
Reeditarei sobre isto ainda


TABELA DE CONVERSÃO.
PURIFICAR - JULGAR DEFINITIVAMENTE.
QUEIMAR - ANALIZAR CASOS.
SEPULTAR- ENCERRAR JULGAMENTO OU SELAR
ARMAS - CARÁTER DOS IMPÍOS OU OBRAS
ROUBAR  DESPOJAR-  RESTITUIRÃO  OU FARÃO  JUSTIÇA.
CONVOCAÇÃO DE AVES- AINDA DEVO EDITAR

EZEQUIEL 39:04-08
4 Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, de toda espécie, e aos animais do campo, te darei por comida. 
5 Sobre a face do campo cairás, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS. 
6 E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o SENHOR. 
7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel. 
8 Eis que vem, e se cumprirá, diz o Senhor DEUS; este é o dia de que tenho falado
Uma afimação semelhante encontramos no livro de Apocalipse: 




Tenha um bom dia.