domingo, 19 de setembro de 2021

Medidas da Historia Adventista (2)

Medidas da História.

Não podemos tentar secar o mar com um copo de agua. Para um humano é uma tarefa impossível. E não é diferente quando tento mostrar que Deus está no controle de todas as coisas através das medidas da história. A Sua gloria é maior que eu possa suportar, ou mesmo compreender. O que tento fazer é, de uma forma diferente, e corrente na bíblia, ou usual,  mostrar que estas medidas registradas na bíblia estão ocorrendo de forma semelhante em toda história da humanidade. 

Fazemos isto também no dia a dia, quando comparamos os membros de nossa família, sua altura, longevidade, peso, enfim; suas familiaridades mais evidentes.

Estas medidas não precisam ser comentadas, mas farei resumidamente.

722 AC e 1095
722 Antes de Cristo, os Assírios  tomam o reino do norte, e levaram para Samaria povos para habitar na localidade. 
1095 O papa convoca as cruzadas com o objetivo de manter a região de Jerusalém no seu comando, enviando vários povos mesclar com alguns cristãos da localidade.

 0-1 e 1817-1818
A saída do cristianismo 0-1, foi um marco para quem esperava o messias. Uma profecia apontava o nascimento do messias e os judeus tinham uma compreensão parcial  desta profecia encontrada  no livro de Daniel.

Assim também ocorreu nos anos de 1817-1818 quando Miller estudando sobre a volta de Jesus e ainda outros da mesma forma,  entende a profecia de Daniel parcialmente. Tanto os judeus como os cristãos estavam ansiosos por ver um libertador. O mundo estava pronto para receber esta mensagem.

27 e 1844

No ano 27 Cristo inicia sua obra missionária.
No ano 1844 Os Adventistas sem estar unidos as igrejas iniciam sua obra como um pequeno grupo. Este grupo foi multiplicando com o passar dos anos.

31 DC e 1848 DC

No ano 31 DC Cristo logo após Sua ressureição reúne seus discípulos para reorganizar este movimento Cristão.

No ano 1848 lideres da igreja Adventistas guardadores do sábado se reúne com um mesmo objetivo, tema central era a "guarda do Sábado", ajustar assuntos ligado a este dia. 

34 DC e 1852

No ano 34 se deu um novo movimento de reorganização da igreja cristã primitiva, ela havia crescido. Isto para evitar conflitos internos.

O ano 1852 Inicia uma reorganização da igreja definindo normas mais clara de como a igreja iria lidar com este crescimento.



70 - 71 e 1887-1888
No ano 70 DC Jerusalém foi cercada pelo exercito Romano, assim como a fortificação de  Massada. E os cristão tiveram de se afastar de Jerusalém para os montes. Foi um período difícil para igreja, e muitos dos primeiros lideres já havia falecido.
No ano 1888 a igreja Adventista já sofria perseguição e muitos tiveram de se afastar das cidades para o campo. As leis dominicais já estava atuando em alguns estados e o cerco judicial, se intensificou no ano 1888. Apesar disto, não foi legalizada como aponta a profecias. Quando Tito cercou Jerusalém pressionando os judeus a se entregarem pacificamente,  apesar de ameaça-los mediante ao cerco, esta atitude não surgiu o efeito esperado por ele. 
Um pouco antes de  1888 surgiu na igreja um movimento que apontava a necessidade de seu povo ir para o campo assim deixando as cidades. Este movimento guardou muitos que se afastaram das cidades. Após a destruição de Jerusalém ouve redirecionamento da fé cristã passou a existir vários movimentos cismáticos na igreja, assim ocorreu com a igreja adventista de 1888 em diante. Apesar destes movimentos cismáticos existirem antes, os mais significativos se deram depois do ano 70DC na igreja cristã,  e do ano de 1888 na igreja adventista. 
 Já no ano 70DC a igreja cristã estava muito bem firmada em sua fé, contudo ajustes significativos foram feitos após esta data, e a igreja sofreu muito com os movimentos cismáticos pós o ano 70DC, o redirecionamento da igreja, a fez se tornar mais global. ou seja, a obra dos cristãos se descentralizou de Jerusalém. Assim ocorreu com a igreja Adventista.

O ano 27 DC foi a saída para o ministério de Cristo, assim como no ano 1844 foi a saída para o ministério dos adventistas.  

Temos de novo nesta linha o ano 19AC Ano 508-509 AC como também o ano 1798 e o ano 1308 DC.

No ano 508-509 foi o inicio da republica romana.
No ano 1308 o governo francês muda a sede da igreja para Avgnon, por notar que a igreja de Roma lhe poderia atingir de alguma forma.  

19AC e 1798

No ano 19AC.  Roma busca uma forma de manter a ordem e paz neste período, iniciando a reforma do templo de Jerusalém. Com isto buscava Herodes melhorar a relação entre as religiões existentes no território. Com isto firmava seu poder na região.
No ano 1798 a um general Frances faz uma reforma na igreja Católica tirando deles a autoridade de julgar, melhorando legalmente os direitos da existência  de outros templos existirem. Fazendo isto o risco da inquisição que era sempre viva já a 1260 anos nas suas variadas formas, perderia sua força legal. Isto também deu uma maior liberdade religiosa nos territórios existentes no seu domínio. 

O general Berthier marchou para Roma, entrou sem oposição em 10 de fevereiro de 1798 e, proclamando uma República Romana , exigiu do papa a renúncia à sua autoridade temporal."
Partindo de 538 DC terminou no ano de 1798 os 1260 anos. 

As medidas apresentadas neste espaço, ou na bíblia sagrada, aponta a gloria de Deus, não de lideres, não de colaboradores, não de pessoas leigas, não de historiadores. É uma gloria que ninguém pode roubar. Só Deus pertence toda gloria! Há se eu pudesse falar a língua dos anjos em todo seu poder! Mas eu sou pecador. Ai de mim diante deste Deus!
E que toda criatura diga amém a este poder que não provem de seres humanos!
Você não pode mudar as medidas de Deus mas pode escolher, o lado de Deus.

Juízes 18:5 "Então lhe disseram: Consulta a Deus, para que possamos saber se prosperará o caminho que seguimos." 

A igreja Adventista esta fazendo sua obra, e você, de que lado estas?

Que a graça de Deus esteja sobre vocês.

jjcordeluz@hotmail.com