segunda-feira, 26 de julho de 2021

JUDEUS X BABILÔNIA E MOVIMENTO DA REFORA X ALEMANHA

 Este espaço tem como base apresentar que a história. Apresenta suas semelhanças tanto de acontecimentos como de períodos de tempos semelhantes. Não tem como objetivo apresentar quem são os que recebem aprovação de Deus. Ainda que podemos aprender muito com suas semelhanças, e tirar lições destas medidas.

Hoje vamos comparar dois movimentos diferentes  e que muito temos á apreender com sua história. O primeiro período é dos judeus que buscavam resistir ao poder das autoridades babilônicas. O segundo período é do Movimento de Reforma que tentou resistir ao poder e autoridade Alemãs.


Os judeus por ocasião ao avanço das tropas de babilônia obre o território espiritual e físico dos judeus, pois conquistar o reino do sul era conquistar muito mais que uma cidade, era estar sobre o domínio sobre a crença deles. Na ocasião havia dois grupos de judeus, um que achava que a submissão aos babilônicos seria correto, o outro imaginava que se submetessem ao babilônicos era trair a Deus, e transgredir as leis de Deus.

Estes dois grupos se tinham confrontos em muitos pontos mesmo antes dos babilônicos chegarem, mas o profetas confirmavam que todos  deveriam se submeter aos babilônicos e que submeter não era negar a autoridade de Deus nem de Seu plano restaurador e suas leis.

Mas por causa de um grupo que acreditavam que eles sabiam mais que os profetas, a  mensagem deste grupo era: "resistiremos e não cederemos". Isto naturalmente só dificultou mais ainda o que já não seria fácil. Quando um grupo diz "resistiremos" é uma coisa, a outra era se declare-se que cada deveria agir segundo a sua consciência. Quando os babilônicos cercaram Jerusalém, imaginaram que todos estavam prontos a resistir. Quanto sofrimento não poderia ser evitado se fossem mais prudentes? Não era hora consultar as orientações dos profetas com o espirito de humildade? Mas sempre tem um grupo que imaginam que já sabem tudo sobre tudo. Assim este grupo fez um levante, e levou o povo imaginar que resistir é fazer a vontade de Deus. 

Você pode notar que na linha de tempo,  uma semelhança de  medidas da história e de atitudes do "Movimento de Reforma". Para aqueles que nada sabem deste movimento, este movimento fez um levante contra as autoridades alemãs. Estes se recusavam ir a guerra por qualquer motivo. Assim como os judeus se recusavam a se submeter aos babilônicos. Mesmo antes desta data 1915, existiu indivíduos que tinham o pensamento o semelhantes ao movimento citado. Assim como havia entre aqueles que ouviam os profetas antes da invasão.

Quando chegou a primeira guerra mundial, um grupo encabeçou um movimento contrario a pegar em armas em qualquer situação.  Alegavam eles não pegando em armas estariam "protegendo os propósitos de Deus para Sua igreja". Alegavam que submeter as autoridades alemãs de qualquer forma neste sentido, ou seja, mesmo ir a guerra como enfermeiros, ou socorristas ou outra função assistencial,  isto seria contrário a vontade de Deus. Este grupo não buscaram de forma humilde o que apresentava os profetas, afinal; suas teorias já vinha de longe como um dogma cultural anterior a data do evento.  Este grupo buscou diante do governo Alemão se escusar do serviço no exercito. Assim como os babilônicos, as autoridades Alemãs não se sensibilizaram com sua forma de pensar. Os Babilônicos não invadiu o reino do sul, por conhecer as profecias, mas para cumprir o propósito de Deus. Não tenho duvida que Deus permitiu sua igreja passar por este conflito para atingir um objetivo, e também creio que especialmente aquela região tinha de passar por esta dificuldade.  Este grupo de reformadores queriam impor a todo povo adventista o mesmo conceito defendido por eles, mas encontrou resistência por grande parte da igreja nesta ocasião.  Levando por fim seu desligamento da igreja Adventista. A igreja  Adventista e seus lideres defendiam formas atenuadas para resolver os conflitos. Em 1915 este grupo já estava organizados como movimento reformador. E posteriormente como instituição. 

O governo Alemão tentou das formas legais na ocasião reverter a posição deste grupo. Mesmo alguns lideres Adventistas se envolveram no sentido esclarecer alguns membros diretamente ligado a este grupo, ou não,  a rever suas posições. Argumentaram que muitas vezes o povo de Deus em todo período da história portou armas na defesa dos interesses da nação, entre outros argumentos. Alguns argumentos até sem muita autenticidade, lembrando que no memento de conflito é normal aparecer argumentos não tão bem fundamentados. Assim depois de vários anos resistindo ao estado seus sonhos foram destruídos e tomados. 

Por fim 1933 a sede (Jerusalém) deste movimento foi tomada, ou seja, todos os pertences da igreja MOVIMENTO DE REFORMA, foi confiscada pelo governo alemão. E fechada todas as igrejas deste movimento levando a serias consequências a muitos ligados ao Movimento de Reforma. Quando as portas se fecharam na Alemanha, alguns se refugiaram em outros países, outros continuaram reunindo nas residências muitas vezes sofrendo punições.

"Em base do decreto de 28/2/1933, parágrafo primeiro, assinado pelo presidente da República, para a proteção do povo e do Estado (Jornal da Lei Federal 1, pág. 83), a seita chamada ‘Adventistas do Sétimo Dia Movimento de Reforma’ está dissolvida e é proibida em todo o Território Federal. Suas propriedades deverão ser confiscadas. Qualquer infração deste decreto será punida de acordo com o parágrafo quarto do decreto de 28/2/1933."

Estes que não deram ouvidos aos profetas, e por falta de prudência, levaram pessoas passar por morte ou torturas e todo tipo de privação, terão na sua conta os sangue destes.  Muitos por um motivo ou outro, acabaram sofrendo por acreditar nas sua mensagens.  Assim também, todos que morreram ou sofreram mais do que deveriam por um grupo em Jerusalém acreditarem que não deveriam se entregar aos babilônicos. Estes acreditavam que eram donos e defensores da verdade e justiça de Deus.  E  terão muito sangue na sua conta no juízo final.

II CRONICA 2O:20  "Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis".

Até hoje vemos o resultado destes movimentos reformatórios que não usam de prudência em impor algo que a palavra de Deus não diz, ou que na hora de conflitos é melhor ficar um passo aquém do que ir um passo além.  E porque este movimentos estão sempre se dividindo e nunca crescendo? Por imaginarem; saber mais que os profetas do povo de Deus. E até usam algumas porções de seus livros para tentar validar suas pretensões. Assim faziam os judeus confrontando os profetas antes da queda de Jerusalém. 

Onde esta o segredo para vida? Esta em ouvir!

John Wycliffe (c. 1328 — 31 de dezembro 1384) foi professor da Universidade de Oxfordteólogo e reformador religioso inglês, considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI (ver: Reforma Protestante). Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wycliffe

Este reformador religioso também tem-se duvida da data de seu nascimento, assim como também tem-se duvidas sobre a data do nascimento de Cristo. A história tem suas semelhanças, apesar de não ser igual em todos os detalhes. 

Também apresento outra medida sobre o Movimento de Reforma e os judeus do forte de Maçada. Nesta linha de tempo podemos tirar lições também.



https://adventmedidas.blogspot.com/search?q=alemanha

Um bom dia a todos!