domingo, 25 de julho de 2021

BRASIL NA LINHA DO TEMPO

A história se repete respeitando as medidas e períodos. 

Quando olhamos para história se repetindo temos que reconhecer que Deus esta no controle de tudo, não os homens. A história do Brasil também esta ligada a história religiosa do restante do mundo. O mesmo mar que trousse para o Brasil os portugueses e que por  fim  derramando o sangue dos índios e negros  até a morte, foi o mar que levou morte a Lisboa no ano de 1755 com um maremoto destruidor. 





O Ato Adicional à constituição de 1824, datado de 1834, veio para estabelecer as eleições para um Regente único para comandar o país.

Assim, em 1835 aconteceu a primeira eleição para regente único no Brasil. Esta disputa teve de um lado o pernambucano representante dos exaltados Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque, e do outro o paulista moderado Padre Diogo Antônio Feijó. Este último ganha as eleições com aproximadamente seis mil votos, ficando à frente da regência entre outubro de 1835 e setembro de 1837. De acordo com as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, um tempo longo se levarmos em consideração a instabilidade do momento; esta, afirmam as pesquisadoras, parecia ter se convertido em sistema de governo. Feijó assume a regência e enfrenta dificuldades. Muitos são os seus opositores e a falta de apoio da Santa Sé é também um fator decisivo.

Não irei publicar todas as fontes destas datas aqui, pois estas estão publicadas nas matérias anteriores.

Você nunca poderá escolher quando irá nascer,  mas pode escolher de que lado ficará na história da humanidade.

Um abraço a todos.