domingo, 20 de dezembro de 2020

As Medidas Da Liberdade Religiosa.

 Publicada 20/12/2020 - Redigida 19/03/2021 

Este espaço trata da história religiosa e suas medidas repetidas. No livro de Jó temos esta declaração: Jó 38:03-05 

"Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás. Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?"

Deus estabeleceu medidas para tudo que é  criado. Ou seja, Deus estabeleceu limites. Mas será que Deus estabeleceu limites para ocorrências da história? Neste espaço não tenho como objetivo entender todas as medidas de Deus, ou mesmo apresenta-las, mas apresentar nos anais da história que estas medidas existem.  

Medidas Da Liberdade Religiosa.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia também teve um papel embrionário sobre a liberdade religiosa em termos mundiais. As primeiras declarações foram proclamadas em 1850, antes da organização formal da denominação, em 1863. 

Com a proposta de lei do senador americano Henry Blair (1888), que pretendia definir o domingo como dia de guarda (blue law) e, assim, punir todos aqueles que trabalhassem neste dia, teve início entre os adventistas um grande movimento para impedir a aprovação de legislações contrárias à liberdade religiosa. O pastor Alonzo Trévier Jones (1850-1923) foi designado representante dos adventistas  para defender a liberdade de crença perante o Senado americano. Sua notável defesa desse direito fundamental levou ao arquivamento do projeto de Lei (Alonzo T. Jones, A Lei Dominical Nacional [Oregon: Adventist Pioneer Library, 1889]).

Em 1889, foi promulgada a Declaração de Princípios da Associação Nacional de Liberdade Religiosa nos Estados Unidos. Sua principal premissa consistia no seguinte: “Acreditamos em apoiar o governo civil, e submeter-nos à sua autoridade. Negamos o direito de qualquer governo civil legislar sobre questões religiosas. Acreditamos que é o direito, e deve ser o privilégio de cada homem adorar de acordo com os ditames de sua própria consciência. Também acreditamos ser nossa responsabilidade usar todos os meios legais e honoráveis de evitar a legislação pelo



 governo civil”. 

Tais princípios foram depois incorporados ao estatuto da IRLA, que, em 1948, passou a admitir pessoas de outras religiões no seu quadro de associados.

Na linha de tempo abaixo irá apresentar as medidas.




1517 Lutero: Reforma religiosa protestante

1798  Queda da supremacia papal. Em dez de fevereiro  de 1798 , as tropas francesas, comandadas por  Louis Alexandre Berthier, invadiram a cidade de Roma dando início à ocupação da cidade. Em  15 de fevereiro de 1798, foi declarado o fim do poder papal temporal do  papa Pio VI e foi proclamada a República Romana, com o modelo francês.

1843  - A  origem histórica do movimento milerita, está ligada a uma série de fenômenos relacionados ao cumprimento de profecias bíblicas que apontam para o desfecho da história da humanidade. No final do século 18, e início do século 19, diversos estudiosos cristãos passaram a estudar diversos fenômenos naturais e político-sociais, tais como: (a) O grande terremoto de Lisboa em 01 de novembro de 1755; (b) O escurecimento do sol e da lua observado na parte leste do continente americano em 19 de maio de 1780, o qual ficou conhecido entre os americanos como o [Dark Day] “Dia Escuro”; (c) A Revolução Francesa, e a intervenção napoleônica no pontificado de Pio VI, pelo General Berthier em 10 de fevereiro de 1798 (Maxwell, 1951, p.66); (d) A chuva de meteoros observada no hemisfério ocidental em 15 de novembro de 1833.

1843 a Família Harmon deixam a igreja Metodista. Também neste ano esperavam ver o advento de Jesus. 1844 imaginaram ser a data correta para este evento, e neste ano também, entenderam melhor o assunto do santuário, chegando ao entendimento que a profecia não se tratava da volta de Jesus em gloria. Podemos entender que 1844 foi a saída para igreja baseada em uma nova fé. 

1563 Concilio de Trento. Reforma Católica, com o objetivo de conter o avanço do protestantismo. (1545 – 1563), importante por suas decisões sobre os dogmas e a legislação eclesiástica: a contra reforma.

1563 OS PURITANOS.

 Os puritanos surgem com esse nome no contexto da “Controvérsia das Vestimentas” (1563-1567) – protesto contra vestimentas clericais (propunham o uso de togas genebrinas) e cerimônias como ajoelhar-se à Ceia do Senhor, dias santos e sinal da cruz no batismo.

"Em março 1563 , Catarina de Médicis, tenta por fim à guerra civil francesa com a assinatura da Paz de Amboise, que concede certo grau de tolerância para os huguenotes. Neste mesmo ano, encerra-se o Concílio de Trento."

OS ANGLICANOS 1563.

Em seguida, promulgou o Ato de Uniformidade (1559), que autorizou o Livro de Oração Comum e restaurou o Ato de Supremacia. Em 1562 foram redigidos os Trinta e Nove Artigos da Religião, que são o padrão histórico da Igreja da Inglaterra, e a partir de janeiro de 1563 foram estabelecidos pelo Parlamento como a posição doutrinária da Igreja Anglicana. Em torno de 1567-1568, uma antiga controvérsia sobre vestimentas atingiu seu auge na Igreja da Inglaterra. A questão imediata era se os pregadores tinham de usar os trajes clericais prescritos. A controvérsia marcou uma crescente impaciência entre os puritanos com relação à situação de uma igreja “reformada pela metade.”

1843 Data esperada para volta de Jesus por Miller e a família Harmom. 1843 a familia Harmon deixa a igreja Metodista.

1889 1889 - A 21 de julho é organizada a Associação Nacional de Liberdade Religiosa em Battle Creek. O nome é mudado mais tarde para torná-la internacional, e em 1901, chega a ser um departamento da Associação Geral.


Outros eventos existiram neste ano de 1563 tanto relacionado a reforma católica como a reforma protestante principalmente com o movimento Luterano, 1517.

O ano de 1844 foi outro marco da história religiosa, pois foi o fim de um período profético de 2300 anos, assim como 1798 foi o fim do período profético dos 1260 anos de abuso por parte de Roma.

1843 Com a decepção de Jesus não ter voltado no ano de 1843 muitas igrejas se opuseram a mensagem da breve volta de Jesus baseada no livro de Daniel, levando o afastamento de muitos de suas igrejas. Este grupo afastado ainda acreditava  que a profecia estava correta, e permaneceram firme na sua fé,  e reconheceram que, se existisse algum erro na profecia, esta seria da parte deles não do período especifico.  O erro imaginavam, estava  na forma de entender a profecia, assim privadas de poder manifestar sua fé na suas igrejas de origem, resultando por fim o  seu afastamento. 

1889 A liberdade conquistada pelos que se afastaram de suas igrejas dominicais, foi abalada por manifestações e conflitos com os agora intitulados  Adventista do Sétimo dia, isto no Estados Unidos. A igreja Adventista organizou uma Associação Nacional para defesa do direito de crer, ou de liberdade de crença. Tanto em 1843-1844  como em 1889, a liberdade de crença foi uma bandeira que levou tomar atitudes. 

Em 1855 houve a necessidade de mudança para o progresso da corporação destes adventistas,  assim como 1901 ainda que os pontos em questão sejam diferentes. 

"Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?" Jó 38:03-05

Deus tem suas medidas limites para cada ocorrência. Eu e você não podemos evita-las, mas podemos escolher de que lado estaremos. Do lado da liberdade ou da intransigência humana. Os seres humanos imaginam estarem no controle de tudo, mas não é exatamente isto   que a palavra de Deus e a história apontam. 

IGREJA CATOLICA E A LIBERDADE RELIGIOSA.

Assim como a matéria anterior, veremos outro conflito sobre a liberdade religiosa. Na linha de tempo a baixo iremos ver que no ano 321 dC. foi imposto por Constantino que toda criatura deveria guardar o domingo. Podemos notar que a Época islâmica iniciou no ano 641 e teve seu final no ano 1517, exatamente  no ano da reforma protestante. Com a instabilidade existente nos anos 641-642 o patriarca de Alexandria negociou liberdade para culto dos cristãos na região. Depois de 1260 anos a "Associação de Liberdade religiosa" Órgão da Igreja Adventista, como já apresentei na linha de tempo anterior,  se torna internacional.

Veja a linha de tempo abaixo;


Assim como no ano 321 existiu instabilidade no cristianismo com a posição de Constantino e sua imposição do domingo como dia de guarda, assim no ano 217 houve instabilidade na igreja com a divisão sobre a soberania na igreja de Roma, firmando somente com o código de Justiniano que visava a soberania do bispo de Roma sobre todo cristianismo. E por fim, no ano 1798 perdendo sua autoridade.

Note que os conflitos entre o poder e a luta pela liberdade religiosa sempre esteve no contesto do cristianismo, e isto deveria ser uma lição para nós hoje. As medidas da história se repetem, mesmo que as pessoas envolvidas não se apercebam disto. 

Falarei um pouco mais sobre esta matéria no futuro. Muitas outras medidas sobre a liberdade religiosa será acrescida nesta matéria, muitas outras medidas tenho que apresentar no contesto deste tema. 

"Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes?" Jó 38:03-05

Agradeço a Deus por cuidar dos limites estabelecidos por sua sabedoria. 

jjcordeluz@hotmail.com