Existem varias formas de apreender com o santuário. Podemos apreender com suas figuras, estatutos, leis, e medidas.
Neste espaço vamos analisar as medidas.
O que a bíblia ensina sobre as medidas do santuário?
As medidas do santuário tem vários níveis.
a)Temos os aspecto estrutural e suas medidas para fins construtivos.
b)Temos o aspecto simbólico carregados de leis, para cada período do plano da redenção, e juízos .
c)Temos o aspecto tempo, ligado as suas medidas.
Gostaria de apresentar um pouco a respeito do aspecto tempo, e as lições. Para isto precisamos entender que todos os aspectos são importantes.
Faço uma pergunta simples a você. Você se converteria vendo as medidas de uma igreja, ou as medidas desta igreja depois de reformada? Se eu disser quanto mede minha igreja, ou a sua, ou de qualquer outra pessoa, isto te levaria a uma confissão de seus pecados e mudança de rumo?
Acredito que sua resposta seja; não.
Ainda que existe uma influencia a grandiosidade de um lugar de oração, não é exatamente isto que te fará ser um adorador verdadeiro. Lembrando que, se a grandiosidade de um templo, levasse pessoas a adorar a Deus, o Israel antigo no deserto estariam desculpados por não serem fieis, pois seu lugar de adoração consistia em um tabernáculo, ou uma tenda, e no meio de um deserto.
Quando o templo de Jerusalém foi destruído, 587- 586 antes de Cristo, Ezequiel e seu povo estavam em cativeiro. Quando a maioria estavam cativos, outros permaneceram em Jerusalém destruída, veio uma mensagem ao profeta Ezequiel que poderia reerguer o animo dos exilados. Nesta mensagem do capitulo 40-45 Deus fala de um santuário e de suas medidas que seriam restauradas.
Mas quando isto ocorreria?
Todas as evidências bíblicas apresentam que isto ocorreria no tempo do fim, ou em um período posterior ao tempo do Fim.
O templo apresentado no livro de Ezequiel nunca foi reconstruído segundo aquelas medidas apresentadas. Após o exílio babilônico, foi reconstruído o templo em Jerusalém mas nem de longe foi construído conforme estas medidas. Herodes por volta do ano 19 antes de Cristo também buscou reformar o templo, mas esta reforma também não se deu conforme as medidas do templo apresentado a Ezequiel. E como isto não bastasse o templo foi destruído no ano 70 depois de Cristo.
Então buscar uma explicação unicamente historicista para todas estas medidas não seria possível. Estas medidas tem que estar apontando para um movimento religioso ligado a restauração da mensagem do templo, suas figuras, suas medidas, e formas. Para mim este templo é a própria historia do judaísmo cristão em suas diferenças fazes.
As medidas deste templo não seria possível aplicar de forma cabal aos templos que seriam reconstruídos e reformados, pois estes foram destruídos novamente no ano 70 depois de Cristo.
A única evidencia bíblica é aquela apresentado por Jesus, Ele destruiria e reconstruiria em 3 dias o templo. Você poderia ver esta afirmação de duas formas, três dias literais ou ainda três dias proféticos.
Jesus realmente morreu na sexta e descansa no sábado na sepultura, e no domingo ressuscitou. Dando três dias literais. Ou poderia ver este dia de forma profética, e compreender como sendo três anos. Jesus só concluiu sua obra após os últimos anos de ministério. Segundo o profecia em três anos e meio. Segundo as profecias de Daniel, que falou sobre o sacrifício que ocorreria no período de 490 anos, ou nos últimos sete anos fazendo cessar o sacrifício.
Os últimos 6 dias da vida de Jesus foi voltada a organizar seus discípulos, ou seja, 6 dias ou anos antes de sua morte preparou e organizou a vida Sua igreja. Não morreu para fazer este trabalho. Podemos dizer que Sua igreja foi organizada, os pontos cruciais, nos últimos seis anos de Sua vida. Se imaginarmos assim, realmente Ele derrubou a forma de adoração centrada no sacerdócio e no templo em três anos, e depois partiu para sua obra final, que era organizar um templo novo ligado a um movimento religioso que hoje é conhecido como cristianismo.
Não quero com isto dizer que esta seria a aplicação certa. Muitos no mundo cristão acreditam, que o cristianismo iniciou com Seu nascimento, outros ainda afirmam que iniciou com Seu batismo no ano vinte sete, outros com sua morte ano trinta e um, outros ainda com a morte de Estevam ano trinta e quatro, no final dos 490 anos profetizados para nação judaica no livro de Daniel.
Apresentar que estas medidas do livro de Ezequiel são aplicadas unicamente a Israel, parece não ter sentido. As medidas do templo de Salomão era conhecido por todos. O templo de Ezequiel é apresentado em dois estágios, o primeiro o com suas formas e medidas básicas, e o segundo reformado.
Se partirmos do principio, que são movimentos religiosos ligados a construção deste templo, e que temos dois períodos distintos. O inicial construtivo, e o reformado. Estamos falando de dois períodos do cristianismo. Um representado como a base, e o outro reformado.
Qual movimento estamos vivendo hoje?
Estamos vivendo no momento do período "reformado", que busca fazer um povo voltar aos princípios ligados as medidas do santuário, suas leis, suas formas e estatutos.
Este movimento reformado, é representado pela IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Somente esta igreja, preenche de forma cabal a obra reformatória no mundo a respeito do assunto do santuário. E quanto a isto, a maioria dos lideres religiosos do mundo reconhecem a IGREJA ADVENTISTA COMO A IGREJA DO SANTUÁRIO, ou seja, que buscam ter suas doutrinas baseadas e alicerçadas no assunto do santuário como nenhuma outra na Terra.
A igreja Adventista, é a igreja que mais apresenta as medidas, os símbolos, as formas, as leis do santuário no Mundo hoje.
Mas agora vamos analisar outros aspectos das medidas.
Deus disse a Ezequiel.
10 Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo.
Exatamente isto. Deus pede que Ezequiel mostre os aspectos de um templo, assim como fez no livro do Apocalipse. E se estes se convertessem, ele deveria mostrar as formas, figuras, saídas, entradas, e repete isto duas vezes acrescentando suas leis na segunda repetição. Dando a entender que são dois movimentos com característico diferentes, como apresentei anteriormente.
11 E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a
forma desta casa, e a
sua figura, e as
suas saídas, e as
suas entradas, e
todas as suas formas,
e todos os seus estatutos,
todas as suas formas, e
todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos,
para que guardem toda a sua forma, e
todos os seus estatutos, e os cumpram.
EZEQUIEL 43:10-11
Nenhum movimento se encaixa de forma mais clara que a Igreja Adventista, neste ultimo movimento, assim como Ezequiel deveria reapresentar a mensagem do sábado a Israel, assim o movimento adventista faria no ultimo período.
Antes de comentar este texto gostaria de apresentar que, desde o capitulo quarenta, Deus vem fornecendo as medidas do santuário na visão dada a Ezequiel. Tanto para largura comprimento e altura de cada setor do santuário.
Era comum entre os contemporâneos de Ezequiel olhar as medidas do santuário e comparar com as medidas da história do povo de Israel. E temos evidencias neste sentido na história ou na bíblia?
Temos na história e temos na bíblia, através de uma profecia.
Apocalipse 11:01,02
"1 E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
2 E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses." 1260 anos.
Quarenta e dois meses, multiplicado por trinta dias temos 1260 dias proféticos, ou 1260 anos.
Esta é uma declaração muito clara no novo testamento, que Deus separa o átrio externo as nações gentílicas que vivem uma experiência cristã, por 1260 anos. E ainda disse "não o meças". O próprio Deus revelou o tempo para este setor. E se, Deus não estava apresentando que o lugar e as medidas estão ligadas ao tempo, por qual motivo deu medidas que nada soma a nossa conversão, assim como as medidas, nada somavam a conversão do povo na época de Ezequiel? Deus poderia somente apresentar os setores sem apresentar as medidas como faz em muitos lugares da bíblia.
Voltando ao ponto do texto. Este setor seria "dado as nações": O termo "nações" aqui esta apontando, não representa somente o poder do Estado, mas um poder religioso, que se une ao Estados ou nações, para perseguir o povo fiel em todos os lugares.
O fato de a vara ser dada ao profeta João representa que o evangelho seria perseguido, e o povo de Deus simultaneamente na terra. Por um poder ligado ao Estado.
Quando Ezequiel recebeu as visões ele estava cativo de Babilônia.
Quando João recebeu as visões do apocalipse ele estava cativo de Roma.
Quando Ezequiel recebeu a visão, seu povo, estava ansiando serem libertos dos babilônios, pois seria o fim desta dificuldade.
Quando João estava cativo, a igreja cristã estava esperançosa pela volta de Jesus, pois isto seria o fim de toda dificuldades.
Sabemos que este período especifico iniciou-se no ano 538 depois de Cristo. Terminando no ano 1798.
Quando Ezequiel recebeu as visões, o santuário de Jerusalém já havia sido destruído pelos babilônicos.
Quando João recebeu as visões o santuário de Jerusalém já havia sido destruído o templo pelos romanos.
Costumo dizer que estes dois profetas, são os profetas do santuário. São os profetas das medidas do santuário.
Ambos os profetas viram nas visões as formas, as leis, e medidas do santuário.
Ambos os profetas buscaram animar seu povo em meio as dificuldades.
Para reanimar , fortalecer, restaurar seu povo, ambos profetas apresentaram as mensagens do santuário, e suas medidas, suas formas, momentos proféticos específicos ligado ao símbolo do santuário.
Entender estes símbolos é tão importante como respirar a atmosfera do Céu. Só existe um povo na terra que apresentam estas medidas de forma mais clara. Sua mensagem esta alinhada à sua experiência histórica, e profética, ligadas as profecias do santuário Celestial. Os símbolos são na verdade, apresentados por este povo como uma motivação para prosseguir. Aqueles de seu meio, que se desviam, geralmente são aqueles que deixaram de acompanhar a obra e atuação profética ligadas a mensagem do santuário.
Todos os lideres religiosos que tem algum conhecimento sobre a obra dos Adventistas do Sétimo dia e sua doutrina, reconhecem que os adventistas , são o povo, que sua base doutrinária esta firmada na plataforma do santuário, ainda que não reconhecem sua doutrina em todos os aspectos. Se não fosse os Adventistas no mundo, a maioria das igreja teriam esquecido completamente estas lições relativas ao santuário.
Outro profeta que falou sobre medidas do santuário é o profeta Daniel. Na sua narrativa profética encontramos a afirmação, que "o santuário seria purificado após 2300 tardes e manhãs". ou 2300 anos. Daniel 8:14
No capitulo oito do livro de Daniel, o anjo apresenta que "até duas mil e trezentas tardes e manhãs o santuário seria purificado". Esta medida apresentava que após este período iniciaria a purificação do santuário. No capitulo, é apresentado que o sacrifício ocorreria dentro dos 7 anos pertencentes aos 490 anos.
Tanto no livro de Daniel, assim como o livro de Apocalipse, Deus apresentou as medidas do santuário, e as medidas mais importantes dentro do símbolos do ritual do santuário.
A purificação do templo sempre se dava no lugar santíssimo, e a adoração dos gentios no pátio externo, assim como em outras parte para o povo judeu. Tantos os gentios adoradores, como o povo judeu adorador, poderiam adorar a Deus e alcançar a salvação pelos méritos do cordeiro.
Para um judeu, o espaço do pátio externo estava reservado aos povos, e quando foi dito que foi separado (ou santificado) a eles, isto representava que todos poderiam encontrar salvação por meio do sacrifício do cordeiro. Contudo, este povo gentio, se mostraria um forte oponente as verdades do santuário durante 1260 anos. Ou seja, que eles iriam se opor a mensagem do santuário e seus adoradores verdadeiros. Estes tinham o direito e domínio neste lugar de adoração por 1260 anos. Em outras palavras, os gentios não seriam fieis por todo o tempo as verdades do santuário, e perseguiria os verdadeiros judeus espirituais, por um período de 1260 anos.
Os gentios ou infiéis, dentro do cristianismo, se levantariam contra a verdadeira mensagem do santuário, e seus adoradores, durante um tempo de 1260 anos.
Devemos entender que ser um gentio nada mais era que, ter uma fé misturada a costumes de adoração não permitido pela lei. Esta forma de adorar, vindo de costumes de outras nações idolatras.
Tanto um judeu da raiz como um gentio vindo de outras nações poderiam estar na situação de gentio opositor.
A igreja com característica de opositora as mensagens do santuário, que tinha o direito a adorar, mas não se contentou em manter o evangelho sem idolatria, opondo-se aos verdadeiros adoradores, perseguiu os fieis por 1260 anos.
Hoje vivemos em um pequeno período em que aparentemente não temos mais oposição: mas logo a oposição virá e este período também esta bem clara nos livros das medidas do santuário.
REFLETINDO.
Você esta desmotivado juntamente com sua igreja? As dificuldades se apresentam como algo insolúvel? Você esta se sentindo acuada por causa das dificuldades?
Você esta sentindo que a igreja esta desmotivada?
Estude o livro de João (Apocalipse) e Ezequiel, veja as suas mensagens. Se sua igreja não apresenta a mensagem do santuário de forma clara, estes não fazem a obra de João nas dificuldades, nem de Ezequiel. Uma igreja que não fala do santuário, e da obra de Cristo neste santuário assim como sua medidas e simbolismos relatados nestes livros, é uma igreja que esta fora da realidade do evangelho, ainda que faça chover fogo do céu. Se sua igreja esta nesta condição, e você deve desconfiar seriamente, à quem estas adorando.
Se você entrou neste espaço e não entendeu algum ponto, de tudo que expliquei aqui, você deve urgentemente perceber que esta espiritualmente em uma condição muito semelhante que os cativos de Babilônia, ou dos cristãos primitivos, e que esta cativa na teia da tradição espiritual destas igrejas.
João apresentou as medidas do santuário e da nova terra, e estes entenderam. Entenderam o motivo destas infinidades de medidas, simbolismos e suas leis, formas.
Então meu concelho é que procure a Igreja do Santuário como é conhecida por muitos:
Procure urgentemente uma igreja Adventista do Sétimo dia.
Ao clicar no link abaixo, você será direcionado a uma pagina onde poderá descobrir onde tem uma IGREJA ADVENTISTA MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA.
TODAS AS MATÉRIAS DESTE ESPAÇO SÃO MATERIAIS AINDA INACABADAS, E PODEM SER ATUALIZADOS ASSIM QUE FOR POSSÍVEL.
Contato: jjcordeluz@hotmail.com
Tenha um bom dia.