quarta-feira, 1 de julho de 2020

Saída do Movimento Milerita e os Adventistas do Sétimo Dia.

ULTIMA REEDIÇÃO 04/07/2020 
"Quem se esquece do passado está condenado a repeti-lo"  George Santayana (1863-1952)
Na revista adventista de 26/mar/2019, temos uma publicação com o titulo; "
Lições de Battle Creek"

http://www.revistaadventista.com.br/blog/2019/03/26/licoes-de-battle-creek/

As lições que podemos apreender com a história é um norte para nossas decisões no futuro.
A linha de tempo abaixo apresentará um desenvolvimento da história comparado com a história do povo judeu saindo do ano 457 antes de Cristo até o ano 70 e 71 , nesta ocasião  Jerusalém foi  destruída  assim como  o templo.
Os juízos que foi  lançado sobre o Templo em Jerusalém e sobre a cidade de Jerusalém, abriu as portas para o evangelismo nas terras estrangeiras como Jesus havia orientado. Para a igreja Cristã favoreceu muito estes acontecimentos. O evangelho descentralizou-se após a destruição da cidade e do templo.
Assim ocorreu na experiência da Igreja adventista, os olhos estavam voltados para Battle Creek, assim como os olhos dos discípulos estavam voltados à Jerusalém. Uma parte entendeu de pronto a necessidade de ouvir o apelo de Deus. Ficou claro que deveriam agir para atender a vontade de Deus.

"Ao regressar da Austrália 1900, Ellen White adquiriu uma propriedade em Elmshaven estado da Califórnia, local este em que  passaria seus últimos anos de vida. Em 1901, participou da Assembléia da Associação Geral da IASD em Battle Creek. Neste evento, sob a orientação divina, ela apresentou aos líderes a necessidade de uma reorganização estrutural no sistema administrativo da IASD.

1901: Na Assembléia da Associação Geral daquele ano, foram feitos planos para a organização de Uniões em todo mundo. Um plano baseado no sistema de orçamento, ou fusão dos recursos, foi adotado para a expansão das missões e para fortalecer a obra nas associações mais fracas. Em Nashville, Tennessee, estabelece-se a Southern Publishing Association."
Mas seus olhos ainda estavam voltados a Battle Creek. A principio seus corações não queriam deixar o conforto da cidade onde se concentrava a maioria de nossos lideres "Jerusalém adventista" e se voltarem para novos campos.
Temos esta tendência de imaginar que a única maneira fazer certo é se apegar a tudo que temos a nossa volta. Esta era a tendência na ocasião.
Mas quando ocorre o que parecia algo imponível, alguns lideres se lembraram das orientações anteriores.

"1902: A igreja perdeu pelo fogo duas instituições; Sanatório Battle Creek em 18 de fevereiro e o prédio da Review and Herald, no dia 30 de dezembro de 1902." 

Assim como Jerusalém ano anteriores tiveram confrontos internos, até a destruição do templo ano 70 à 71 e no reduto de maçada, semelhante situações marcaram este período. 
Após 1902 a igreja Adventista passou acelerar o processo de descentralização. E assim como Jerusalém era   a cidade dos judeus, assim Battle Creek, era a cidade "Jerusalém"  dos Adventistas.
Assim como a igreja Judaica Cristã se voltaram para outros centros após a destruição de Jerusalém, assim a igreja Adventista após 1902 teve um  grande desenvolvimento no processo de descentralização da obra. Não somente no planejamento, mas na ação. Saíram literalmente do ninho, na questão evangelismo e atitudes gerencial.

Do ano 457 AC ao ano 34 DC.  é um período que  tem uma aplicação profética. A comparação com os adventistas não se trata de uma profecia reaplicada para nosso tempo.  Contudo, neste espaço, geralmente apresento comparações, não aplicações paralelas destas profecias. Apresento que as medidas da história estão se repetindo, assim como as medidas do santuário tem suas medidas repetidas em varias direções. 
Se a direção em que caminho no santuário podem me levar a lugares diferentes, então a história pode se repetir de maneira semelhante.
Assim ocorre com a história. O fato da igreja católica ter ido a cativeiro por 70 anos não posso fazer aplicação deste período como ela estando sobre a direção de Deus. Temos como exemplo a cidade de Tiro que  também ficaram cativos por 70 anos dos babilônicos. Por existir um  mesmo período de tempo e semelhanças, não é um aval para uma nova aplicação da profecia.
O que podemos entender  vendo estes paralelos?  Podemos entender, que nada ocorre sem Deus permitir. Não somos nós que estamos no controle dos acontecimentos, somente Deus pode fazer isto por nós.  Temos projetos, sonhos, expectativas, planejamentos, mas nem Abraão tinha o controle das promessas de Deus quando saiu do meio de seus parentes,  ainda que estes projetos também eram os sonhos de Deus. Mas quem estava controlando sua vida? Deus!

Mas na história existem semelhanças?

A história é para mim é muito interessante. Quando eu deixo de comparar a história, eu deixo de viver. Nossa vida é parte de uma história.  Mas comparar só por comparar não é viver. No livro de  Hebreus existe esta afirmação.
"Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou."  (Hebreus 8 : 5)
As medidas da história do povo de Deus, se repetem, assim como as medidas do santuário Celestial. Estás medidas não surgiu da mente humana.
Deus apresentou um modelo de santuário, com suas medidas definidas, suas medidas e aparências previamente calculadas.
E hoje Deus ordena, o mesmo que foi dito a Moisés: "Olha, e  faze ... " Não basta olhar, devemos fazer! A experiência humana não  se resume em olhar, devemos seguir a Deus com o entendimento que sem Ele, nada podemos fazer. Ele deve ser  o centro da nossa vidas, e  devemos entender que sem Ele nada somos. No Céu tudo gira em torno de Deus, Ele é a fonte de tudo.

Vamos a história.

Ano de 457 AC existia ainda um senário de reforma, o povo de Deus deveria sair e restaurar Jerusalém. Havia favorecimento da parte dos reis. A vinda de Jesus logo se tornaria realidade, e Ele nasceria para fazer a obra que Lhe estava proposta. Tanto Esdras como Neemias, foram favorecidos pelos governantes de sua época.
Assim como a reforma de Wycliff recebeu apoio dos governantes de sua época. Conforme a historia apresenta.

A HISTORIA.

Outro movimento começou em 1375 na Inglaterra por João Wycliff em favor da libertação do domínio do poder romano e da reforma da igreja. Wycliff famoso e considerado o homem mais culto da Universidade de Oxford. Atacava os frades mendicantes e o sistema monacato. Recusava-se a reconhecer a autoridade do papa e opunha-se a ela na Inglaterra. Denunciou o papado em toda a organização clerical, sustentando a tese de que não deveria haver distinções de classes dentro do clero. Indo além, chegou a negar fundamento bíblico á doutrina da religião medieval, a transubstanciação.

______________________________________________





Podemos notar acima que, do ano 1374 ao ano 1831 as medidas estão invertidas, em comparação com as medidas do ano 457 AC ao ano do nascimento de Cristo. A medida de 7 semanas ou 49 anos esta invertida, no período.
Vou apresentar outro aspecto destas medidas.
1755 Terremoto de Lisboa + 27 =1782 nascimento de Miller.
Podemos notar que as sete semanas estão ao centro  dos 27 anos.
Ou seja; 1755+27=1782 natal de Miller +49=1831 inicio de sua mensagem +27=1858 "Visão do grande conflito" de Ellen W.

1782 +49= 1831 + 27 = 1858 +7=1866
É comum encontrarmos medidas invertidas. Assim como encontramos medidas rebatidas no santuário.
Já falei sobre isto em outras matérias.

1374-1376 Wycliffe.

Entre 1374 e 1376, ele desenvolveu o conceito  "dominium. Wycliffe defendia o domínio natural de todo ser humano. Sua concepção de poder estava associada ao domínio natural que o homem recebeu de Deus na criação (dominium). Segundo Lahey, ele acreditava que o domínio natural poderia ser reconquistado através da pobreza apostólica, e que o dominium civil era menos puro do que o domínio espiritual, o que aponta para um certo desprezo pelos modelos hierárquicos, inclusive eclesiásticos. Além disso, Wycliffe acusava o papa de corrupção e afirmava que o governo da igreja deveria ser do povo de Deus. Semelhantemente, acreditava que o rei estava apenas no topo de uma autoridade temporal. Para ele, o domínio de Deus não precisa de intermediários, ressaltando Sua soberania. Esse tipo de afirmação lhe tirou parte da proteção política da qual usufruía."
Quando afirmamos de forma clara que os acontecimentos da história esta limitada aos limites de Deus, não das ambições do homem, isto acaba ferindo também aqueles que imaginam que suas conquistas adveio de seu empenho ou capacidade, ou espiritualidade. 


Ele nasceu em 1320, em North Riding of Yorkshire, formou-se no Balliol College, de Oxford, e foi ordenado sacerdote em data desconhecida, sendo indicio da sua ordenação a sua atividade da Igreja de Westbury-on-Trim, além de pertencer a uma Cúria Romana em 1361. Estudou na Universidade de Oxford, sendo após a sua graduação, professor de filosofia com grande êxito. Graduou-se doutor em teologia em 1372 e foi candidato à reitoria da paróquia de Lutterworth, devido aos bons serviços prestados à coroa, foi concedida a ele esta em 1374 e exerceu este cargo até sua morte. Tanto seu período na Igreja de Westbury-on-Trim quanto em Lutterwoth são indícios claros de sua participação na simonia da qual usufruíram os grandes prelados, por obter vantagens econômicas através do serviço à Igreja. Homem de destaque entre seus contemporâneos em Oxford, Wycliff fez parte de uma comissão real reunida em 1374 na cidade de Brujas.
Assim como Esdras e Neemias prestou bom serviço a corte babilônica, assim foi com Wycliffe, recebendo liberdade de levantar um povo em meio a escravidão espiritual de sua época. Ele foi um construtor de templos. Um restaurador das veredas.

1901 
Ellen White

Ao regressar da Austrália 1900, Ellen White adquiriu uma propriedade em Elmshaven estado da Califórnia, local este em que era passaria seus últimos anos de vida. Em 1901, participou da Assembléia da Associação Geral da IASD em Battle Creek, MI. Neste evento, sob a orientação divina, ela apresentou aos líderes a necessidade de uma reorganização estrutural no sistema administrativo da IASD.
Neste mesmo ano, ela reforçou a idéia de que a liderança a IASD deveria descentralizar-se, saindo de Battle Creek em direção a outras áreas geográficas do país. Com meses de antecedência, Deus lhe mostrou em visão a cena do Sanatório e a Casa Editora sendo destruídas. Tais fatos se cumpriram conforme a visão a ela revelada.

Refletindo sobre outra data.
1889: A 21 de julho é organizada a Associação Nacional de Liberdade Religiosa em Battle Creek. O nome é mudado mais tarde para torná-la internacional, e em 1901, chega a ser um departamento da Associação Geral. Publicarei no futuro mais sobre a liberdade religiosa e suas medidas.

(1865 ) Fim da guerra civil americana.

1862 - A Associação de Michigan foi a primeira a estabelecer um sistema regular de pagamento para os pastores, cujos salários eram fixados por uma comissão examinadora de contas.
1863 - Organizou-se a Associação Geral do Adventistas do Sétimo Dia, em 21 de maio, com a presença de 20 delegados de 6 associações, e foi nomeada uma junta executiva de três membros.
1864 - O governo norte-americano reconhece os adventistas do sétimo dia como não combatentes, e os designa aos serviços dos hospitais durante a guerra civil.


1782   MILLER

Guilherme Miller, nasceu a 15 de Fevereiro de 1782 em Pittsfield, no estado do Massachussetts, Estados Unidos, numa família piedosa e modesta. Casou-se aos 21 anos e instalu-se em Poultney no estado do Vermont. Homem culto com grande sentimento de justiça, cumpriu as funções de juiz e de sherife da pequena localidade. Miller partilhava as ideias deístas do seu tempo. No entanto, os horrores da guerra que presenciou entre 1812-1814, contra os ingleses afetaram-no profundamente. Dois anos mais tarde a morte do pai, colocou-lhe questões acerca da morte. (Com alguma semelhança com Lutero que após um raio,  decidiu seguir seu caminho dedicado a Deus),  Miller instalou-se em Low Hampton, no estado de Nova Iorque, para gerir os bens do pai e cuidar da sua mãe. Começou a frequentar a igreja do tio que era pastor Batista. Um certo dia, foi convidado a ler a pregação em substituição do diácono de serviço. O texto de Isaías 53, chamou-lhe a atenção. Começou a estudar a sua Bíblia, em particular as profecias bíblicas. O cumprimento das profecias da Bíblia deram-lhe a prova de que necessitava para crer na veracidade das Escrituras.
1831 G Miller inicia seu obra de divulgação sobre a breve volta de Jesus. É apenas em 1831, que Guilherme Miller começou a propagar as suas ideias. Depressa se iniciou um movimento de reavivamento: Durante 4 anos percorreu cidades e vilas, respondendo aos convites que lhe eram dirigidos para partilhar as suas descobertas. Durante esse período pregou mais de 800 sermões e muitas comunidades aceitaram a sua mensagem. Pastores de diferentes confissões religiosas aderiram à pregação de Miller. Com o apoio de Josué Himes, pastor baptista e de Josias Litch, pastor metodista, o movimento tomou outra amplitude. Revistas foram editadas como a Revista “Signs of the Times” e “Midnight Cry” e vários folhetos foram distribuídos.
No ano de 1818, como resultado de seu estudo das profecias de Daniel 8 e 9, Miller chegou à conclusão de que Cristo voltaria em algum momento durante os anos de 1843 ou 1844. Ele hesitou até 1831, antes que começasse a anunciar suas descobertas. O início do movimento Adventista na América do Norte pode ser marcado a partir da primeira pregação pública de Miller. Nos meses e anos que se seguiram, cerca de 100.000 pessoas passaram a crer na iminência da segunda vinda de Cristo

IGREJAS NA LINHA MILERITA. A IMPORTÂNCIA  DA MENSAGEM.

Guilherme Miller, ia visitando alguns desses grupos, procurando encorajá-los a guardarem a sua fé. Morreu cego a 20 de Dezembro de 1849. Do grande movimento Milerita que segundo alguns teria alcançado o número de 1 milhão de seguidores, várias denominações se formariam : The Evangelical Adventists, organizados em 1858 The Advent Christians, organizados em 1861 A Igreja Adventista do Sétimo Dia The Church of God, organizada em 1866 The Life and Advent Union The Churchs of God in Christ Jesus A existência destas denominações espelha um pouco a amplitude e a importância que o movimento Milerita teve nos Estados Unidos nos finais do século XIX.


ALGUNS ACONTECIMENTOS PARALELOS.

1865 Fim guerra civil americana.

A MENSAGEM ADVENTISTA.

A mensagem adventista hoje, ainda segue a mesma linha de interpretação dos mileritas, como ficou conhecido o movimento que apontava para volta de Jesus para o ano de 1844. Sua mensagem ainda esta baseada nas mesmas profecias de Daniel. E tem estado alinhadas com as profecias de Ezequiel, seu contemporâneo. Apresento este aspecto em publicações anteriores.

Meu objetivo aqui não é exatamente apresentar sobre coisas negativas, nem positivas sobre a história da Igreja Adventista, ou outra denominação qualquer, mas, apresentar as medidas da história. Busco chamar a atenção do leitor que existe um Deus poderoso com Suas medidas de misericórdia e juízo em suas mãos. A misericórdia pode te alcançar, e diante do Juiz te absorver. Deus nunca chamou fracos para se salvar, mas sim necessitados. Necessitamos de Deus para tudo. Sem Ele nada podemos fazer. Confie nisto fortemente. 

Não tenho como objetivo apresentar criticas a nenhuma denominação neste espaço, apenas apresentar medidas da história religiosa. Estas medidas se repetem de forma que as igrejas nem se apercebem disto. Isto seria bom ou ruim? 
Isto é algo natural, assim como crescer. Todos nós estamos crescendo, mas todos ficam surpresos com alguns acontecimentos e seu desenvolvimento. Quanto maior for a idade de uma pessoa, mais ocorrências semelhantes verão, comparando  sua raiz genecológica.

Você ainda pode ver Movimento Milleritas e os Testemunhas de Jeová.
https://adventmedidas.blogspot.com/2019/11/movimento-milerita-e-os-testemunha-de.html

TODAS AS MATÉRIAS  DESTE ESPAÇO, SÃO PESQUISAS INACABADAS, PODENDO SEREM REDIGIDAS EM MOMENTO OPORTUNO.

Contato.
jjcordeluz@hotmail.com