sexta-feira, 19 de junho de 2020

RELIGIÃO E IMPÉRIOS E SUAS MEDIDAS.

31/05/2020

MEDIDAS DO SANTUÁRIO E SUA HISTÓRIA. 

"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes  3:01

"Quem se esquece do passado está condenado a repeti-lo"  George Santayana.

Quando faço comparações neste espaço não viso encontrar ocorrências exatas nas comparações. Nem apontar ocorrências de tal forma que venha fixar as datas apontadas. Busco sim apresentar  suas semelhanças. 

Muitas vezes, os historiadores fixam as datas para o inicio ou final de cada período da história. Eu apenas,  apresento estas datas  baseado nos seus apontamentos.  Mas quando uma ocorrência tem mais que uma  data para o inicio de um período não condeno as demais. Nas minhas medidas, eu não apresento apenas uma  data para o inicio de um período. Depende muito oque estou comparando, e o contesto que estou comparando. 




Como este exemplo: Inicio do cativeiro de Avignom  (Sul da França) 1307-1308-1309. ou o final do cativeiro, 1377-1378-1399. Mas isto não é confuso? 


Temos que entender que as medidas da  história não se mede com um metro, ainda que também usamos uma escala de medida. Vou dar um exemplo fácil de entenderes. 
Depois de um mês de vida de uma criança,  quantos meses de vida tem esta criança ?
Parece fácil dar esta resposta não é? 
Mas veja. 
Para alguns grupos sociais ou religiosos,  a criança já têm  vida  no ventre da mãe, nas primeiras semanas. Se ela nasceu com sete meses, tem mais de seis meses de vida no ventre da mãe, e mais um fora do ventre da mãe, seria no minimo sete meses de vida. 
Assim ocorre com a história. Ambos podem estar certos, tanto os que dizem que a criança tem um mês de vida, como aqueles que  dizem que a criança tem em média, sete meses de vida. 
Você notou que é uma questão cultural, e também uma forma diferente de ver os fatos ? Você notou que é uma questão de visão? Mas você diria: - "Mas temos uma regra oficial de aplicar o tempo de vida de uma criança."  
Você esta certo, mas a história não tem sempre a mesma regra em todo seu período, e depende muito da visão de quem conta a história.  
Outro exemplo que quero apresentar é o caso do rei Saul. Quantos anos ele reinou? Saul não assumiu seu posto de imediato como rei, ele relutou em assumir o trono. Mas foi ungido. Você conta do momento da unção,  ou do momento em que ele assumiu definitivamente o reino?  Ai pode pode existir diferença entre visão de um historiador e outro. E ambos estão certos. Como contestar?
Se ambos estão certos eu posso utilizar ambas as datas. O que me impede? Cada historiador tem sua forma de ver a história, e tenho que respeitar isto. 
Dizer que as datas da história bíblicas não coincidem, é uma intelectualidade sem escolaridade espiritual, que acaba  demonstrando uma falta de respeito com o autor da história.  
Na bíblia existe momentos em que suas datas parecem não baterem uma com as outras. Mas estão erradas as medidas da história? Ou a visão de um autor esta correta, e de outro autor esta errada?  Eles não podem ter visões  diferentes? E forma de ver a saída, e a entrada da história, de forma diferente? Certamente que podem! Mas veja: Quem estuda a história com traços de fanatismo, certamente não chegará ver sua beleza, seus sinais, e suas medidas em completa harmonia. 
É certo que não temos como prever o futuro ao estudar a história, mas temos como ver em que direção estamos indo.  Temos como confirmar que Deus esta no controle de tudo. E para muitos, isto é essencial até adquirem maior conhecimento de Deus.

------------------------------------------------------------------------

VAMOS A HISTÓRIA DE UM SANTUÁRIO.






Não apresentarei as fontes destas datas, pois são datas com fontes já apresentadas neste espaço.


N° (II)  476 DC 
Estudos Bíblicos p. 217


N° (3) -  587 AC
Destruição do templo de Jerusalém. 

N° (I) - 321 DC


321 - A Igreja Católica recebe permissão para receber propriedades, sendo a primeira instituição religiosa não romana, a poder possuir propriedades fora de sua província de origem. 321 - Constantino promulga uma lei ordenando que todos descansem no dia do sol (domingo).

N° (7) 373 DC.
Primeira pugna entre Ambrósio, bispo de Milão, com o poder temporal. Morte de S Efrém de Nisíbia ou Nisibis.

N° (9) 508 DC.
temporal por parte de Teodorico 503*508 dC abriu a porta ao papado a toda sorte de abusos ( abominadores )  este ato ocorreu em um concilio eclesiástico realizado em Roma em 503 dC. Pelo qual foi declarado que o papa estava como
"substituto de Deus, o papa era o Juiz, e não podia ser julgado por
pessoa alguma. Concils, de Hardouin; Councils de Labbe and Cossart, citado em

N° (9) 489 DC.
489: Os ostrogodos, comandados por Teodorico, invadem a Península Ibérica.
Avinhão ou Avignon (em francês: Avignon) é uma cidade do sul de França que durante vários anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica.

N° (II) 476 DC.
Enquanto o Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, é extinto em 476, o domínio bizantino estende-se por vários séculos, abrangendo a península Balcânica, a Ásia Menor, a Síria, a Palestina, o norte da Mesopotâmia e o nordeste da África. 
Fim do Império Romano do Ocidente: Odoacro, rei bárbaro dos Hérulos, estabelecidos em Milão, conquista Roma, é reconhecido como patrício romano e depõe o último Imperador, Rómulo. O seu reino será combatido pelos Ostrogodos, convocados pelo imperador do Oriente, Zenão.

N° (3, 4) -  753-756 DC
753 - Nascimento do Estado Pontifício.
754 e 756 Para lutar contra a pressão dos Lombardos, o papa solicita a ajuda dos Francos,que invadem a Itália sob liderança de Pepino, o Breve. Em 756, os Lombardos levantam o cerco de Roma devido à intervenção de Pepino. Pepino oferece ao papa os territórios retirados aos Lombardos, que passam a constituir os Estados Pontifícios.

N° (V) 1416 DC
Com a concordância de que o papa estava acima de toda jurisdição

N°   (1)   722AC     N°  (3)   587AC
A queda de Samaria no ano 722 AC,  apresenta o marco para uma saída nova, na experiencia de Israel.
Em 722 A.C. a saber o rei Salmaneser, os assírios conquistaram o reino de Israel, que transformaram numa província do seu império. O reino de Judá aceitou submeter-se à soberania dos assírios como estado vassalo, tendo por isso sobrevivido mais algum tempo. 
O  templo em Jerusalém, foi  destruído pelos babilônios e a sua população deportada em 586-587 a.C.

N° (2) -  606 AC
606 AC Babilônicos  invadem a palestina de hoje. Jerusalém.
Início do cativeiro de Judá: 606 a.C. 1ª leva de cativos, inclusive Daniel. (Ver 2 Crônicas 36.6,7 com Daniel 1.1-3.)  Babilônia: (606-536 a.C.) Destruiu Jerusalém e o templo de Salomão. Levou Judá em cativeiro. Foi império mundial durante o tempo em que Israel esteve cativo: 70 anos!


587 A.C.  Queda de Jerusalém e destruição do Templo por Nabucodonosor da Babilónia . Em 589 AC., Nabucodonosor II sitiou Jerusalém , culminando com a destruição da cidade e seu templo , no verão de 587.  Como anos oitavo e décimo nono de Nabucodonosor, incluindo seu ano de ascensão) Identificação do décimo oitavo ano de Nabucodonosor para o fim do cerco coloca o evento no verão de 587 AC.

N° (4) - 457 AC

Esdras chega à província de Judá como sacerdote: 457 a.C.

Os livros de Daniel e Apocalipse atraíram em particular a sua atenção. Adoptando o princípio de interpretação que reconhece que em profecia um dia profético, simboliza um ano literal, ao ler na versão King James o capítulo 9 de Daniel chegou a uma conclusão. Os comentários da versão inglesa King James, tomavam como ponto de partida para a profecia das 70 semanas de Daniel 9, o sétimo ano do reinado de Artaxerxes, ou seja, o ano 457 A.C.


Reconstrução dos muros de Jerusalém.

N° (IV)  1571 DC
Derrota Naval otomana em Lepanto abala o poderio do império no Mediterrâneo 1571. 
Mas, e os otomanos? O império otomano também dominou o mar. Mas, curiosamente, este poder não é associado à supremacia marítima. A Batalha de Lepanto (1571) prova o contrário: foi uma disputa decisiva entre cristãos e otomanos, o oriente e o ocidente, pelo controle do Mediterrâneo.
7 de outubro de 1571. A descrição é do cronista otomano Peçevi: “Eu vi o lugar miserável onde a batalha ocorreu…Nunca houve uma guerra tão desastrosa em terra islâmica, nem todos os mares do mundo este que Noé criou os navios. Cento e oitenta embarcações caíram em mãos inimigas, com canhões, espingardas e outros recursos materiais de guerra, escravos de galera e guerreiros islâmicos. Todas as outras perdas foram proporcionais. Havia 120 homens mesmo nos menores navios. Com isso o cômputo total de homens perdidos foi de 20 mil.”

Outro fato que chama a atenção é a confissão protestante de La Rochelle. 

N° (IV) 1571
Entre 26 e 29 de Maio de 1559 realiza-se em Paris um sínodo nacional protestante. Cerca de 30 paróquias aparecem aí representadas. O sínodo será responsável pela elaboração de um texto de linhas orientadoras (com a participação de Calvino na sua criação), que se chamará Confession de La Rochelle (texto confirmado nesta cidade em 1571).

N° VII- VIII     1848-1851 DC
Em 1848, outorga uma Constituição aos Estados Pontifícios e no mesmo ano foge dos Estados Pontifícios. 
1848  Revolução em França que proclama a segunda república. A revolução estende-se à Prússia, Boémia, Áustria, Hungria e Itália.
Napoleão Bonaparte e foi eleito presidente da Segunda República, saída da Revolução de 1848. Pelo golpe de estado de 1851, autoproclamou-se imperador.

1848 A população de Roma revolta-se contra a ditadura papal. O papa é expulso. Volta ao poder em 1849, devido à ação das tropas francesas enviadas por Luís Napoleão Bonaparte, presidente da república francesa. Os opositores são fuzilados. O Estado da Igreja volta a ser uma monarquia absoluta, cujo soberano é o papa.

Normalmente não faço comentários a respeito das linhas de tempo apresentada nesta espaço. Contudo nesta publicação desejo destacar que os 457 anos apresentados nesta publicação são por demais semelhantes. Tanto Jerusalém ano 457 como   638 pelo mundo muçulmano.  Teria muito a comparar somente deste período. 

Outro fato histórico  seria o ano 1848, com a formação da segunda republica em França, e autoproclamando imperador. Assim como uma nova CONSTITUIÇÃO EM ESTADOS PONTIFÍCIOS. 
Acredito que a linha histórica, fala por si mesma. 

Deus esta no controle de tudo. 




Tanto  algo de bom, como algo ruim, só ocorrerá se Deus permitir. E somente ocorrerá se chegar no tempo de Deus. Deus não perdeu o controle de nada. Ele esta monitorando cada passo da raça humana, e de tudo mais.

Lembra-se que quando criou Deus a Terra Ele fez questão de apresentar o tempo de Sua criação. 
Gênesis:2: 1-3  
"1 ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. 
2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 
3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." 

Apesar de no ano 321 DC os homens acharem que o domingo deveria ser um dia de escanço, Deus disse ser o sábado, note também que no ano 1848 foi a primeira reunião dos Adventistas guardadores do Sábado. 

1848 -
 Primeira reunião geral dos observadores do Sábado, nos dias 20 e 21 de abril, em Rocky Hill, a doze quilômetros de Middletown, Connecticut, com 30 pessoas presentes.

1851
 - A Review and Herald foi publicada por algum tempo em Saratoga Springs, Nova York.

1851 -   J. H. Wagooner 
ACEITA A MENSSGEM DO 3° ANJO

No futuro falarei mais sobre estas medidas. 

"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes  3:01
Tenha um bom dia. Que Deus possa lhe iluminar e te encher de confiança que Deus não o homem esta no controle de todas as coisas. 



TODAS AS MATÉRIAS DESTE ESPAÇO SÃO CONTEÚDOS AINDA EM PESQUISA, PODENDO PASSAR POR REVISÕES E ATUALIZAÇÕES.
jjcordeluz@hotmail.com