O HOMEM A MEDIR E O MAR .
Esta profecia esta se cumprindo em nosso tempo. Apresentei em uma postagem anterior, um resumo sobre as aguas purificadoras, e você pode conferir esta matéria no link abaixo.
Agora vou me deter em uma sena apresentada neste capitulo (47), no qual um homem, tendo um cordel na sua mão saiu a medir e ordenou o profeta a passar pela águas.
"3 E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos." 1°
" 4 E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos." 2°"
5 E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar." 3°
Quanto mais o profeta se aprofundava nas aguas, mais alto era o nível das aguas. Podemos entender que o cristianismo iria neste tempo crescer no conhecimento de Deus, e de Seu caráter. As adversidades trazem transformação de caráter. mesmo estando molhados pelas aguas, (Águas = Povos nações e línguas)
Quando as trevas são mais profundas, mais resplandece a luz de um caráter semelhante ao de Deus. Quando toda a confiança neste mundo falha, então veremos quem tem uma confiança permanente em Jeová. As vezes que os inimigos da verdade estão cercados, de todos os lados, observando os servos do Senhor para destruí-los, Deus estará vigiando sobre eles para o bem. Ele será para eles como a sombra de uma grande rocha numa terra sedenta.
Atos Apóstolos pag. 432 "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais", explicou-lhes mais tarde, "mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tão pouco ainda agora podeis." I Cor. 3:1 e 2. Muitos dos crentes coríntios haviam sido tardos em aprender as lições que ele procurava lhes ensinar. Seu progresso no conhecimento espiritual não havia sido proporcional a seus privilégios e oportunidades. Quando deviam estar muito adiantados na experiência cristã, e capazes de compreender e praticar as profundas verdades da Palavra, ainda estavam onde estiveram os discípulos quando Cristo lhes dissera: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." João 16:12. Inveja, desconfianças e acusações haviam fechado o coração de muitos dos crentes coríntios para uma completa obra do Espírito Santo, o qual "penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus". I Cor. 2:10. Atos Apóstolos pag. 271
Quando ao profeta Ezequiel foi ordenados caminhar na água, ele apenas replicou o movimento de Espirito sobre face das aguas de forma humana, segundo sua realidade pecaminosa. "Se movia sobre a face das águas" (Gên. 1:2)
"Quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade." João 16:13. Exclusivamente pelo auxílio daquele Espírito que no princípio "Se movia sobre a face das águas" (Gên. 1:2), Pelo auxílio daquela Palavra pela qual "todas as coisas foram feitas" (João 1:3), e daquela "luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo" (João 1:9), pode o testemunho da ciência ser corretamente interpretado. Apenas sob Sua orientação se podem discernir suas mais profundas verdades." Livro Educação pag. 134
Ezequiel 47: 03 - 05
Base da igreja PRIMITIVA. 1000 côvados.
3- mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.
O cristianismo representa os primeiros passos do profeta.
Pré-Reforma. 2000 côvados.
4 E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos;
Reforma protestante. 3000 côvados.
e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.
Povo do Advento e os ( remanescentes ) adventistas do sétimo dia. 4000 côvados
5 E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. Povo adventista e fechamento da porta da graça.
A ultima milha.
Vivemos em um tempo que não temos como agir como quem esta a margem das aguas, ainda que alguns preferem ficar as margens das aguas. Este ultimo período do cristianismo os cristãos terão que viver como estando no período da ultima milha.
"Há quem pense que tenha a obrigação de pregar a verdade, mas não ousam aventurar-se a sair da praia, e não pescam nenhum peixe. Preferirão andar entre as igrejas, repassando sempre o mesmo terreno. Informam que apreciaram muito, que fizeram uma boa visita, mas em vão esperamos pelas almas que estariam convertidas. à verdade por seu intermédio. Esses pastores navegam próximo demais à praia. Avancem eles para o mar alto, e lancem as redes onde estão os peixes. Não há falta de trabalho para ser feito. Poderia haver centenas empregados na vinha do Senhor, onde há agora um único. The True Missionary, fevereiro de 1874. " Evangelismo pag. 60
O cristianismo com o passar do tempo, recebeu mais e mais pressão por parte dos povos (Aguas), e a tendência será receber ainda mais. Falei um pouco sobre isto na matéria anterior deste link:
Também temos muitos que estão ansiosos por trabalhar para Deus, mas, apesar de Deus dizer que devemos que ir mais para o fundo nas aguas, preferem ficar no lugares rasos. Vivem do passado, onde tiveram gloria compartilhado pelo Senhor. A igreja sempre terá que avançar, e também voltar as margens pela ordem do Senhor.
A volta as margens das aguas.
6 E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio. 7 E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.
Quando Ezequiel foi ordenado voltar para as margens do rio, ele contemplou uma abundancia de árvores. O inicio da caminhada humana foi no Éden. O propósito do cristianismo sempre foi retornar ao estado do Éden.
Quando a igreja terminar sua obra na terra, poderão contemplar a obra de Cristo, e um novo lar. "No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações." (Apocalipse 22 : 2) "PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus." (II Coríntios 5 : 1)
Você pode ver que a ordem dada ao profeta seria entrar nas aguas, depois Deus ordenou voltar as margens das aguas. Um dos pontos que quero apontar deste comportamento é que a igreja que estaria no ponto mais fundo, sua base de fé estaria as margens das aguas. Ou seja, teriam a fé primitiva como foi dada a principio por Deus. A base da fé cristã não esta no fundo, mas foi dado nas margens. Assim como a igreja dos últimos dias, terão como base da fé seus princípios firmados na fé primitiva inicial.
Quanto mais tempo a igreja caminhassem no meio das aguas, ou avançasse no tempo, maior seria a pressão exercida pelo mar de aguas. por outro lado, teria maior influencia no mundo. A igreja dos últimos dias, não deve sonhar com tempos tranquilos, pois a pressão irá aumentar, contudo sua base sempre será a inicial.
8 Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.
No caminho desta igreja, haverá purificação da fé. Muitos neste mar serão transformados e purificados pela mensagem do evangelho. A igreja triunfaria até o final de todas as coisas.
9 E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.
O peixe foi símbolo do evangelho purificador. A samaritana Jesus disse "Se beberdes, desta agua nunca mais terás sede." A samaritana era vista como aguas salgadas, ou sem sabor revigorador. Muitos entre as nações deveriam ser restaurados pelo evangelho com o passar do tempo.
Esta é a mensagem do evangelho foi apresentada como Jesus purificando as aguas, ou nações que um dia pertenciam a genecologia de Adão. Porque tudo partiu deste ponto. Em Gênesis foi profetizado :
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
A salvação, perdão, ou transformação sempre foi apontado em Gênesis vindo da semente, da mulher. Mas somente depois do messias sofredor, quem tem a agua viva repartir aos eu servos, estes mesmos através da anunciação deste evangelho teriam poder de purificar as aguas.
Quem anuncia o evangelho esta purificando as aguas através do mesmo.
Mas ainda ficou um ponto a entender. Estas medidas representa anos?
Se isto for o caso, ainda não temos luz a este respeito. Mas temos de maneira muito clara que, após "2300 anos o santuário seria purificado". Para que isto ocorra como o ultimo período separado para a ultima faze da igreja, o evangelho deveria estar fazendo o mesmo na terra (aguas) através da pregação do evangelho.
Eu acredito que os mil côvados representam anos. Mas veja, não temos luz suficiente ainda para especificar a medida do côvado em anos.
Sabemos que: "tempo representa ano, tempos representa dois anos, e um tempo e meio, representa um ano e meio". Sabemos também que um dia representa um ano profeticamente. Mas não temos luz de forma clara se mil côvados representa uma quantia de anos.
Sabemos também que o lugar separado para os gentios representava 1260 anos, podendo assim imaginar que cada lugar do santuário tem um tempo especifico. E aplicar desta forma não seria uma incoerência de interpretação, baseando no contesto profético. Mas temos que ser cautelosos, pois mesmo que soubéssemos o valor do côvado em anos, não sabemos por hora de onde seria o pondo de saída de cada lugar separado. Temos que ter em mente também; que não temos antecedente anterior desta conversão de forma clara, pelo menos até onde conheço, "de côvados para anos".
Quer dizer que ter o entendimento que cada setor do santuário tem um tempo limite, seria isto uma interpretação absurda? De forma nenhuma! Devemos ser cuidadosos quanto a este extremo, pois não sabemos tudo sobre tudo.
Este espaço visa apresentar que Deus tem limites para todos os períodos de seu povo nesta terra, e é por este motivo que apresento em linha de tempo estes períodos. A história também é testemunha da verdade, ainda que os personagens são de barro, e os que as limitem também.
Todas as matérias deste Blog são de pesquisas, e podem ser revisados em um tempo oportuno.
Tenha um bom dia! E que a graça da humildade esteja sobre vocês.