A história apresentada neste espaço, desenterra da poeira da história religiosa deste mundo, a imagem de um Deus que esta no controle de todas as coisas. Acredito que existem poucos autores apresentando a história religiosa deste mundo, usando esta metodologia.
Meu propósito não é ser diferente, nem melhor que a maioria dos escritores, o propósito deste espaço é apresentar que há um Deus acima de tudo. A bíblia sagrada é muito clara, em apresentar que Deus estabelece um limite á todas as coisas.
Deus estabelece limites no relacionamento social.
"Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém." (Deuteronômio 27 : 17)
Deus estabelece limites de aproximação para cada ocasião.
"E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá." (Êxodo 19 : 12)
Deus define limites de fronteiras até hoje.
"E o termo dos filhos de Rúben ficou sendo o Jordão e os seus limites; esta foi a herança dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias, as cidades, e as suas aldeias." (Josué 13 : 23)
Deus estabelece leis de justiça.
"E o vingador do sangue o achar fora dos limites da cidade de seu refúgio, e o matar, não será culpado do sangue." (Números 35 : 27)
Deus estabelece limites para cada um de nós.
"Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; e tu lhe puseste limites, e não passará além deles." (Jó 14 : 5)
Deus estabelece limites para cada detalhe da natureza criada por Ele.
"Estabeleceste todos os limites da terra; verão e inverno tu os formaste." (Salmos 74 : 17)
Deus estabelece limites de tempo e de habitação, ou moradia.
"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;" (Atos 17 : 26)
Uma infinidade de textos bíblicos, apresentam que Deus e não os homens, estão limitando as coisas. A todos os homens Deus tem dado certo autoridade, mas; Deus deu autoridade, mas também tem limitado até onde cada um destes poderão ir ou dominar. O dominador sobre todos os dominadores é somente Deus. Mesmo Nabucodonosor afirmou,
Daniel 2:47 "Respondeu o rei a Daniel, e disse: "Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério."
Acima de todo dominador da sociedade esta Deus.
Daniel 2: 37 Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
Daniel 2 : 20 "Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;
21 E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos.
22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz."
Deus tem um tempo definido para cada mudança neste mundo. Duvidar disto seria o mesmo que rejeitar sua divindade. As medidas da história bíblica ou mundial apresenta isto de forma muito clara, quando olhamos para os principais ocorrências desta história religiosa
Não irei comentar por hora estes eventos abaixo, existem outras matérias onde falo de cada gráfico, e apresento por escrito cada ocorrências, e muitas vezes apresentando a fonte.
Bizâncio foi, de 326 a 331, inteiramente reformada e preparada para ser a “nova Roma”. Ao fim dessa preparação, foi renomeada, passando a se chamar Constantinopla, em homenagem ao imperador.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/imperio-bizantino.htm