Grandes datas da história e suas ocorrências, alavancaram grandes mudanças na vida religiosa. Alguém maior que os seres humanos deve estar monitorando, quando e como, cada evento da história deve ocorrer.
O livro de Daniel é bem claro ao afirmar que Deus estabelece lideres ou reis, e tira reis. A grandeza não está nestes reis, mas em um Deus que controla todas as coisas. Pelo fato de Deus estabelecer reis, e tirar reis, Deus concorda com todos seus impulsos? De forma nenhuma!
Então como funciona o controle de Deus? Muito semelhante ao controle dos pais aos filhos.
O chamado Édito de Constantino foi uma lei do imperador romano Constantino, proclamada em 7 de março de 321 d.C. O seu texto dizia:
"Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atendam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer amiúde que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo céu" |
Em 538 D.C o imperador Justiniano I emitiu um decreto reconhecendo o papa como a " cabeça de todas as igrejas. Esse evento foi um marco importante no fortalecimento do papado.
Em realidade, Roma. de acordo com Hodgkin, foi bloqueada por 374 dias, durante 537 e 538, pelo grande cerco dos ostrogodos.
As Guerras dos Diádocos ou Guerra dos sucessores de Alexandre foram uma série de conflitos entre os generais de Alexandre, o Grande da Macedónia que disputavam o governo do seu império entre 322 e 275 a.C.
538 a.C. O rei persa permitiu o retorno a Judá e a reconstrução do Templo de Jerusalém, inaugurando o período pós-exílio.
Temos várias cronologias apresentadas por vários historiadores, e as datas podem ter pequenas diferenças entre uma e outra, para a saída de um evento, ou para a entrada em outro. Meu objetivo com este material não é fazer com que estas diferenças deixem de existir, mas utiliza-las independente deste aspecto.
Assim como um projeto tem medidas especificas para entrada e saída, assim também, ocorre com a história religiosa. Sempre existirá duvidas quanto a data precisa de um evento, pois estes eventos, muitas vezes são estabelecidos suas datas segundo a cultura regional de um povo.
O período da idade média não inicia e termina no mesmo período de um pais para outro, ou uma cultura para outra. Mesmo em um mesmo país, as vezes estes períodos diferem tanto para saída como para sua entrada em outro período, (inicio como para o final).
Imagine quando estamos apresentando a história de um período muito distante. Podemos ver abaixo um exemplo.
Segundo é apresentado na história bíblica na visão de muitos autores e historiadores, o diluvio segundo o ano mundial ocorreu do ano 1656 a 1657. Estas datas foram tratados neste blog.
Dilúvio 1656 ACExistem varias datas apresentadas para o inicio do diluvio, dependendo da classe de estudiosos. Mesmo dentro do judaísmo moderno ou do mundo cristão, estas datas são muito diferentes uma da outra.
Quero dizer que estas datas não são confiáveis? O que quero dizer é que estas cronologias mesmo que tenham datas diferentes uma de outra, estas possuem períodos semelhantes da mesma forma. Ou seja, não importando a origem do historiador, sempre haverá indícios de que Deus, esta controlando todas as coisas.
Que Deus continue te abençoando.