domingo, 11 de agosto de 2024

Wycliff e os Adventistas nas Medidas da História.

 Todas as matérias deste espaço são pesquisas, e estas matérias não estão concluídas. Estas não tem como objetivo criar nova doutrina, mas abrir os olhos de muitos que por aqui correndo passam. 


https://noticias.adventistas.org/pt/coluna/edegar.link/o-surgimento-da-igreja-adventista-do-setimo-dia/



Wycliff, ao retornar a Inglaterra, surgiu com um discurso crítico à Instituição Católico-Romana. Escreve o tratado de Domínio Civil, lido para seus alunos no outono de 1376, que inspiraram os parlamentares ingleses a produzirem os 140 artigos de uma lei para corrigir os abusos eclesiásticos.
Toda saída tem um motivo. Veja que no ano 457 AC saiu uma ordem de Atarxerxes para restauração da cidade de Jerusalém.  Assim como Wycliff ao retornar a Inglaterra escreve o tratado de Domínio Civil, que desencadeou depois de 1376 a produção de uma lei para corrigir os abusos eclesiásticos. 

 Chuva de  meteoro 1833 

A chuva de meteoros de 1833 foi marcante para todos os adventistas, foi um marco divisório as suas convicções que Cristo voltaria segundo as profecias, apesar de não ter uma compreensão clara sobre que evento apontava as profecias. Assim como foi para o cristianismo com o nascimento de Cristo. Os judeus na época do nascimento de Cristo não tinham uma clareza do que as profecias sobre o nascimento do messias poderia significar. 

1 de outubro de 1860 foi oficializado, por sugestão de David Hewitt, o nome “Adventistas do Sétimo Dia”

 A oficialização do nome da Igreja adventista se deu no ano de 1860. Note que esta entrada ou ano, foi marcante para igreja adventista, pois acabou entrando em uma nova faze da igreja. Assim como o ano 27 DC,  foi a entrada ministerial de Cristo neste mundo. 

Igreja adventista do sétimo dia  formalmente criada em 21 de maio de 1863


Quando comparo períodos proféticos, não estou com isto dizendo que a profecias ganham outra interpretação. O que busco mostrar é que, as medidas proféticas ou do santuário de Deus se repetem na história assim como se repete as medidas no  santuário.  

Segundo a bíblia de Genebra, ao apresentar as medidas do santuário de Ezequiel,  a parte do santíssimo tem 4,57m de comprimento por 4,57m de largura, e 4,57m  de altura internamente. Assim como seus ambientes comparando um com o outro também tem suas medidas repetidas, tanto internamente como externamente.

O que podemos tirar de conclusão com isto?  Podemos tirar a lição que; assim como as  medidas do santuário tem medidas repetidas, assim a história de povo de Deus na Terra, também tem suas medidas repetidas, e que Deus esta no controle de tudo e não os homens. 

Até que se prove ao contrario, nunca um grupo de homens ou uma única autoridade, realmente controlou o mundo. Nabucodonosor nunca controlou o Mundo ainda que todos descansavam a beira de sua sobra. A bíblia apresenta que Nabucodonosor era supremo diante de todos os seres humanos na sua época, mas nunca apresentou que ele estava no controle de tudo. O próprio Daniel disse: "Deus  estabelece reis e tira reis". 

Quem estabelece medidas, ou limites, é Deus. Não os homens. O mesmo que estabelece reis, estabelece um limite para tudo neste Mundo. 

Temos como entender todas as medidas de Deus? Temos como saber o futuro através delas? Não temos.  Mas temos como saber para onde estamos indo. As medidas proféticas da bíblia apresenta isto claramente. 

Mas algo muito mais importante que entender tudo podemos fazer. É escolher de que lado iremos ficar. 

Pense nisto.