sábado, 30 de março de 2024

O FIM DA INTERCESSÃO E O FIM DO PROCESSO DE INTERCESSÃO



No ritual do santuário havia passos de um processo que chamo de "processo de  intercessão".
  1. Pátio, (lugar do sacrifício)
  2. Santo, (lugar de intercessão)
  3. Santíssimo. (lugar de expiação e também de intercessão)
O primeiro seria o pátio, onde o sacrifício seria avaliado, sacrificado, e oferecido.
O segundo seria o lugar santo, onde o sangue seria acumulado ou apresentado. 
O terceiro seria o lugar santíssimo, onde se daria fim a todo ato intercessor.
 
Depois destas três etapas, estava "feito" ou consumado a intercessão anual pelo pecador segundo ritual.
  • Na primeira etapa não se analisava o homem pecador mas o "cordeiro". (No pátio) 
  • Na segunda etapa o homem pecador não tinha  méritos por si mesmo, um sacerdote teria que dar continuidade ao processo. (Lugar santo)
  • Na terceira etapa,  assim o sumo sacerdote que fazia o papel de intercessor, Nesta ocasião, todo pecado durante o ano era expiado definitivamente. 
Em cada passo findado, podemos ver que  "estava feito". Este processo visava apresentar em símbolos o que ocorria diante de Deus. 
No pátio deste mundo, na Terra, o cordeiro foi sacrificado todos os dias, estes eventos apontava para uma intercessão diária diante de Deus baseada no sangue de alguém Deus e  justo.  
No pátio deste mundo Jesus clamou : Mateus 27:50 50 E Jesus, clamando outra vez com "grande voz", rendeu o espírito. São João  19:30,31 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: "Está consumado". E, inclinando a cabeça, entregou o espírito".
Nesta ocasião Jesus afirmou que estava consumado, ou seja, o sacrifício pelo pecado era suficiente, e que estava feito o que tinha de ser feito nesta primeira fase. Esta fase era o suficiente? O sacrifício de Cristo foi suficiente, mas não havia terminado toda  fase intercessora.
Na primeira fase não era analisado o pecador, mas o cordeiro. Ele deveria ser sem defeito, ser Deus e homem, e não ser um  pecador. Quando Deus pediu para que Abraão sacrificasse seu filho, não fazia muito sentido o que Deus havia pedido, pois o filho de Abraão era humano, mas não era Deus.  Este sacrifício era insuficiente, ou defeituoso. É por este motivo que a caminho do sacrifício ao ver seu filho que seu pai não havia levado um cordeiro perguntou: "Pai onde esta o sacrifício? Abraão olhando para seu filho disse: "Deus proverá". Onde se encontra maior fé na experiência de Abraão? Estava em levar seu filho para ser sacrificado?  Ou em reconhecer que somente Deus serviria para qualquer sacrifício? 
Abraão sabia que ser humano algum poderia ser sacrificado e aceito diante de Deus. "Todos pecaram e estão destituídos da gloria de Deus". Somente Deus poderia ser aceito como sacrifício, os seres humanos estavam destituídos de justiça. 

Na segunda fase também; o sangue do cordeiro era apresentado e nunca o sangue do pecador. Durante um ano este sangue era suficiente, ou seja, expiava o pecado, mas não terminava ali toda fase de expiação. Este processo  de expiação continuava até o final do ano. E o que ocorria no final do ano?
Na terceira fase, deveria existir uma cerimônia de  purificação. Nesta fase todo o pecado era retirado do santuário através de um ritual. E no "novo ano" tudo estava resolvido a respeito de tudo que se relacionava a expiação do pecado do ano anterior. 
Estas são os principais   momentos expiatórios. Estas três fases retratavam que tudo estava resolvido quanto a divida de todo pecador. 
Existem outras cerimônias expiatórias? Sim existem. Mas não irei falar sobre estes hoje.
Ao terminar a terceira fase expiatória o sacerdote retirava suas vestes sacerdotais e trocava para suas vestes comuns. Isto ocorria nas câmeras laterais do templo. Só então os sacerdote se apresentaria diante do povo. 
O qual o motivo de ter que trocar suas vestes sacerdotais? Estas vestes normalmente era a veste de trazer juízos. Esta veste na explicação  adventista chamamos de "veste de vingança". Jesus tem que deixar suas vestes de intercessor e trocar pelas vestes comuns, o de vingança. Ezequiel 44:19
"E, saindo eles ao átrio exterior, ao átrio de fora, ao povo, despirão as suas vestiduras com que ministraram, e as porão nas santas câmaras, e se vestirão de outras vestes, para que não santifiquem o povo estando com as suas vestiduras."  (Ezequiel 44 : 19)
Não somente as vestes é deixada nas câmeras laterais do templo, mas também todos os apetrechos do sumo sacerdote. Ou seja, quando Jesus sair do santíssimo,  dirá :  "Está CONSUMADO." "Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda. E eis que cedo venho, e o Meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra." Apoc. 22:11 e 12. Ao sair esse decreto, todo caso terá sido decidido. CP - Pag. 418 CONCELHO AOS PAIS PROFESSORES E ESTUNTES
       Depois de Jesus sair do santuário irá vir nas nuvens do Céu, e repartirá o galardão a cada pessoa, ou seja, já tem a sentença a cada pessoa. O santuário foi purificado, ou seja, toda obra de expiação  finalizou no lugar santíssimo, e por este motivo, ele deixou o santuário Celestial, e com novas vestes, agora dará a sentença do juízo.  Duas classes receberá a sentença. Uma classe tem suas tendências somente para injustiça, a outra alcançou misericórdia, pois deixou o Espirito santo modelá-los, foram tidos como justos. Na vota de Jesus temos que lembrar que temos um juízo, mas este não irá acontecer para decidir quem irá para o Céu. Mas tem como objetivo de tirar o opróbrio de seu povo. Já expliquei sobre este juízo na Sua volta, em outro artigo. 
Esta frase esta consumado ou esta feito, ocorreu em outra oportunidade da história do cristianismo. João 19:30 "E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." 
Nesta ocasião o que "estava feito" era o sacrifício pela raça humana. Quando Jesus dizer esta feito no Céu estará afirmando, que "esta feito" a expiação no lugar santíssimo. Apocalipse 16:17
"E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. " Ezequiel 44:19 "E, saindo eles ao átrio exterior, ao átrio de fora, ao povo, despirão as suas vestiduras com que ministraram, e as porão nas santas câmaras, e se vestirão de outras vestes, para que não santifiquem o povo estando com as suas vestiduras."

Quando esta voz sair do Céu, logo Jesus se dirige as câmeras laterais do templo celestial. Assim ele irá depor suas vestes e retornará para repartir as sentenças. 

"Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,"  (Mateus 13 : 49)

Jesus virá nas nuvens do Céu, os anjos farão a separação para que possam ouvir a sentenças. 
"E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram."  (João 19 : 37)
"Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."  (Hebreus 10 : 38)
Temos um compromisso diante de Deus que é sempre continuar crescendo na justiça, e nunca recuar. 
"E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo."  (Marcos 13 : 13)

Não é nossa perfeição que nos fará aceitos por Deus, mas nossa perseverança em continuar firme na busca pela justiça.
Pense nisto. 
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam."  (Isaías 64 : 6) 


Apesar de nossas fragilidades, e falhas podemos confiar em Deus. Ele é nossa justiça. 
2 Coríntios 5:21   "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."
Todas as matérias deste espaço são matérias de pesquisa, e podem passar por revisões á qualquer momento. 
Tenha um bom dia!