sábado, 6 de janeiro de 2024

Restauração de uma igreja Universal e suas medidas.

 A história tem medidas repetidas. Assim como o santuário tem suas medidas repetidas. 

Quando um sacerdote anda pelo santuário medindo seus limites, muitas vezes estas medidas se repetem. Não importa a direção, se esta saindo ou entrando do santuário, andando sentido a adoração verdadeira ou não. 

Assim é a história religiosa deste mundo. Na linha de tempo abaixo temos dois períodos diferentes mas muito similares em alguns pontos.

No reinado de Carlos V um projeto se desenvolveu buscando restaurar uma igreja  universal. No ano 457 AC um projeto reunificador levou a um decreto para    Restaurar Jerusalém.  O decreto para volta de Seu povo a Jerusalém com o objetivo de restaurar o estado de Israel, foi muito importante para aquele período.

Com a saída do cristianismo, que já apresentei em outras publicações,  tivemos o inicio de  um importante conflito. O marco inicial seria o nascimento de Cristo que entraria no terreno do inimigo para vencer. 

A guerra dos seis dias foi outro marco para o povo judeu, e  para  sua permanência na palestina. Este  ano foi abertura de um conflito importantíssimo para sua existência até o dia de hoje.   

No ano 34 DC temos a morte do Estevam que marca o fim do período separado para o povo judeu como o povo separado. O  cristianismo agora passa a decolar nas suas fronteiras oficialmente, e com dificuldades mais visíveis. 

No ano 2001 com a queda das Torres Gêmeas  o conflito entre o mundo do islã,   contra o cristianismo e o judaísmo se torna mais visível.  Todos desta data em diante teriam que se posicionar. O EUA é de fato ainda, e não por muito tempo, o símbolo da liberdade de crença. 

As linhas abaixo apresenta até onde estamos na história assim como outras linhas já publicada neste espaço. 






1510 - Carlos V é proclamado rei do Sacro Império Romano Germânico. 

Dono de tão extensos territórios, Carlos adotou em seguida o projeto de Mercúrio Gattinara seu chanceler. Este projeto visava restaurar um "Império Cristão Universal", para o que deveria conseguir uma  efetiva hegemonia sobre os restantes monarcas da cristandade. Isto o enredou em guerras contínuas contra os opositores de tal hegemonia. Como o rei da Espanha, Carlos suscitou importantes resistências desde a sua chegada  ao país em 1517, devido sua condição de estrangeiro, rodeado por uma corte de estrangeiros e com os olhos postos em objetivos políticos e que excediam em muitos os lideres da Península Ibérica.

1510 Carlos e seu projeto de criar uma igreja universal.

Gattinara foi fundamental na mudança da visão política de Carlos V de um monarca dinástico regional para um construtor de império. Sem dúvida, devido em grande parte ao conselho de Gattinara, o Império Habsburgo atingiria o seu apogeu territorial sob Carlos V.

Após a eleição de Carlos ao trono, Gattinara escreveu-lhe:

Senhor, Deus foi muito misericordioso com você: ele o elevou acima de todos os reis e príncipes da cristandade a um poder como nenhum soberano desfrutou desde seu ancestral Carlos, o Grande . Ele colocou-vos no caminho para uma monarquia mundial, para a união de toda a cristandade sob um único pastor .

Na conclusão desta carta, Gattinara reiterou a sua crença de que o verdadeiro propósito da monarquia era unir todas as pessoas no serviço de Deus.

Durante uma revisão para efeitos de reforma administrativa, Gattinara aconselhou Carlos, numa secção do relatório intitulada “Reverência para com Deus” sobre questões como: se mouros e infiéis deveriam ser tolerados nas suas terras; se os habitantes das ilhas das Índias Ocidentais e do continente seriam convertidos ao cristianismo; e se a Inquisição deveria ser reformada.

Outro objetivo defendido por Gattinara era unir a cristandade contra os turcos, bem como contra a heresia luteranaContudo, havia pouca base prática para alcançar tal entendimento entre as potências europeias.

O resumo de seus pontos de vista do próprio Gattinara incluía o objetivo final de lançar as bases para uma política que fosse verdadeiramente imperial, levando a uma guerra geral contra os infiéis e hereges .

O decreto de Atarxerxes 457 AC

A correlação cronológica exata entre Daniel 9:24-27 e os eventos históricos indicam notável superioridade da interpretação ‘historicista’ sobre os outros esquemas. O único esquema que pode reivindicar correlação e harmonia perfeitas entre a profecia e a história com relação a 9:24-27, ao ano e mesmo à metade do ano é o que sincroniza os 490 anos de 457 a.C. ao término em 34 d.C.

457 AC 

Restauração de Jerusalém implicava mais que restaurar uma cidade, visava restaura-lá completamente em todos os sentidos burocráticos. 

Guerra dos seis dias. 1967

Guerra dos Seis Dias, ou Terceira Guerra árabe-israelense, foi travada entre os dias 5 e 10 de junho de 1967, tendo de um lado do conflito as forças armadas do Estado de Israel e, do outro, as do Egito, Síria, Jordânia e Iraque, que, por sua vez, receberam o apoio de Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. Essa foi a guerra mais rápida travada entre árabes e israelenses e foi também a guerra que possibilitou a Israel expandir seu território, conquistando a Península do Sinai, a Cisjordânia, Gaza, Jerusalém oriental e as colinas de Golã.

GUERRA 6 DIAS


A história em linhas de tempo pode levar as pessoas que passam correndo na estrada da história, entender que,  Deus está no controle de tudo. Pode também levar as pessoas entender que muitos destes conflitos não se podem evitar. Mas podemos fazer algo que poucos se apercebem hoje. Podemos se preparar para as dificuldades futuras. 

 Deus não concorda com todas as atitudes humanas, mas todas as decisões humanas são monitoradas por Deus, e se repetirão somente quando Suas medidas forem liberadas, ou alcançadas. 

Você se recorda de alguma medida semelhante ocorrido na história de sua família? Acredita que isto foi por acaso? 

Que Deus abençoe a todos.