domingo, 13 de fevereiro de 2022

MEDIDAS ADVENTISTA NA HISTÓRIA.

 A IGREJA ADVENTISTA E SUA HISTÓRIA.

Comparar eventos da história de nossa família, ou de outras famílias é algo comum entre amigos e parentes. Comparamos a idade que vivemos em uma determinada região ou situação, tempo em que se casaram, numero de filhos, idade em que se formaram, altura, peso, entre muitas outras comparações que sejam semelhantes. 

No comparar a história das igrejas, ou seja desta família, também encontramos semelhanças. Tanto em grandezas como no comportamento.

Este espaço tem  como objetivo de comparar semelhanças. Não tem como objetivo condenar ou ridicularizar as famílias (igrejas) envolvidas. Meu objetivo é tirar lições destes períodos repetidos, e  apresentar  que nada  acontece sem a permissão de Deus. Mas veja, nem  tudo que Deus permite Ele aprova. 

Não irei comentar as linhas de tempo, mas vou apenas apresentar um resumo de cada acontecimento. 

O poder papal foi transferido  à Avignon, França. Muitos apresentam a saída para este acontecimento 1307 á 1308. Fim do cativeiro 1377-1378, e inicio do cisma na igreja Católica Romana.

1095-1096 As cruzadas com fundo religioso e politico inicia a conquistas das terras muçulmanas.

1818 Nasce Guilherme Miller o pregador da purificação do Santuário. Ele imaginava que a Terra seria o lugar de purificação apresentado no livro de Daniel 8:14. Ele não foi o único que defendeu esta ideia, foi um movimento partindo de vários lideres de denominações naquele século. Mas sua influencia foi sentida com maior força na ocasião, principalmente no grupo que se formaria no futuro.

1914-1915 Ocorreu um movimento na igreja Adventista. O cisma foi uma disputa entre alguns grupos, que desencadeou disputas levando a uma cisão.

1984 EUA e o Vaticano reatam relações diplomáticas. 

606-605 AC Inicio do cativeiro Babilônico. 536-535 AC Fim deste cativeiro.

0-1 Inicio do movimento judaico Cristão. 70 DC Tito toma Jerusalém e destrói o templo. Assim como Maçada conquistada, ultimo reduto judeu.

722-721 AC  A queda de Samaria reino dividido do norte. Salmaneser IV (727-722 a.C.) Sitiou Samaria, morrendo no sítio (2 Rs 17.5). Sargão II (722-705 a.C.) Consumou o cativeiro do Reino de Israel (2 Rs 17.6).

0-1 Saída para o cristianismo Judaico.

26-27 Saída para ministério de Cristo.

70 Já citado acima. Tito invade Jerusalém, e destrói o templo.

144 e 1914

1844 Saída para o movimento adventista do Sétimo dia. 1914-1915 Com a exigência dos governos que todos se alistarem para a guerra, se tornou  um estopim para uma disputa interna na Igreja Adventista. A questão seria. Deveriam ir a guerra ou não, entre outros pontos. Se a igreja Adventista tomasse uma posição contrária a guerra, haveria também a repetição que ocorreu com os judeus que não se renderam a Tito imperador Romano, e certamente a igreja (Templo) seria extinta em muitos países. Como ocorreu com alguns grupos que se opuseram a pegar em armas de guerra. Um deles, Igreja Adventista do Sétimo Dia da Reforma, a semelhança que ocorreu com no monte Maçada ano 71 DC que de fato para não se entregar a Tito, resolveram pelo suicídio de toda comunidade.


1844-1845 Surgimento do movimento adventista.

1888 Esta data ocorreu uma conferencia Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Uma das mais importantes que tratou de vários assuntos. Um que causou um certo desconforto foi sobre a Graça de Cristo. Este tema ficou mais conhecido como "Justiça Pela Fé". Este conflito doutrinários sempre causa divisões de opiniões, que só o tempo poderia esclarecer. A maturidade espiritual de ambos os grupos era necessária assim como hoje, em todas as religiões.



Este assunto já comentado acima.


Até 1914 conflitos internos na igreja Adventista passaram existir de forma mais acirrada e significativa após 1914, assim como ocorreu por volta do ano 70 d.C., muitos conflitos internos e  anteriores ao ano 70 facilitou a invasão de Tito.  Estes conflitos anteriores favoreceu ao império Romano invadir Jerusalém, assim também muitos conflitos existentes anteriormente a 1914 favoreceu aos lideres de vários países impor suas ideias armamentista aos adventistas que não tinham uma ideia ainda bem definida sobre o porte de armas em situações de guerra. 

Uma das questões seria; "poderia portar armas no sábado"? "Poderiam servir o exercito em situação de guerra"? Esta questão ainda não bem definida dificultava uma harmonia de conceito doutrinal ainda não formado adequadamente. Assim o mundo adventista facilitou em grande parte para as imposições destes lideres mundiais. Divididos nestas questões facilitou as divergências internas na igreja. As cisões posteriores foi mais fruto de uma imaturidade geral, do que, realmente um motivo que respaldava as atitudes de ambas das partes em conflitos. Assim como os judeus conflitantes antes do ano 70 não chegaram a uma harmonia, até o período do ano 70 depois de Cristo, resultando em maiores dificuldades. Assim como o ano 70 foi um limite de espera para firmarem os pontos em conflito, assim também 1914 foi o limite para os adventistas, e os governos se aproveitaram das circunstancias para impor seus conceitos.

No ano 70 Jerusalém foi invadida, e destruído o templo. Assim com a imposição de  governantes isto levou um distanciamento entre os adventistas destruído a frágil harmonia entre eles. E fortalecendo este distanciamento, a adoração harmônica foi comprometida. No ano 70 Tito tomou Jerusalém, e os judeus de Jerusalém auxiliaram os romanos a tomada de Massada. Isto endureceu ainda mais suas relações já abaladas anteriormente. E os habitantes  se tornaram ainda mais descidos nos conceitos que defendiam. Não obtendo sucesso em defender o monte resolveram ir ao extremo. "O suicídio coletivo". 

Se submeter aos romanos não estava no seus planos. Ainda que estava nos planos misericordiosos de Deus. Assim ocorreu com o movimento de Reforma de 1914.  Preferiram abandonar a vida religiosa na igreja,  para se mostrar melhor que os habitantes da família adventista. Não se suicidaram literalmente, mas sua atitude, levou muitos a estar no caminho da morte. O efeito foi o mesmo. Foram presos, perseguidos, e alguns perderam a vida. São responsáveis por levar um grupo distante daquilo que Deus permitiu. E o resultado não foi favorável a obra de restauração, pecaram diante de Deus. Com o discurso de guardar os mandamentos de Deus, fizeram muito pior que os fariseus que não queriam ver Jesus curar no sábado. Esta decisão, estará diante de Deus no juízo do Todo poderoso. 

Muitos lideres adventistas cooperaram com os governantes em tentar persuadir alguns integrantes do movimento de reforma, a deixar a ideias de não combatentes, assim como os judeus cativos de Jerusalém cooperaram com Tito na investida contra a fortaleza de Maçada. 

Quem estava certo nesta questão? Deus estava certo, o restante estavam errados, Deus havia permitido vários  conflitos para os fazer crescer, mas eles não estavam preparados para o momento de dificuldade e prova. Se os judeus não se opusessem a Tito, quantos males poderiam ser evitado?  

Uma fata de coerência de ambas as parte levaram muitos a deixar a fé adventista. 

Os acontecimentos da história não pode ser mudados, mas podemos escolher o lado certo.

1122 Fim das lutas das investiduras. Henrique V, imperador do Sacro Império Romano. Sucedeu a seu pai, Henrique IV. Chegou a depor o papa Pascoal II, mas veio a assinar a concordata de Worms com o papa Calisto II (1122), terminando com a questão das investiduras.

1844-1845 Saída para ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

1914-1915 Período critico na Igreja Adventista do Sétimo Dia, um dos pontos, morte dos principais pioneiros desta datas em diante, inclusive de Ellen G W.

Existem outras medidas repetidas da história diretamente ligado a 
 Igreja Adventista do Sétimo Dia neste espaço. 
Meu objetivo não é esgotar estes temas, mas esclarecer que existe um Deus no controle de tudo, e que quando Suas medidas pré estabelecidas findarem, eventos histórico se repetirão. Você não pode escolher em que momento da história você irá nascer, mas pode escolher crer num Deus que controla ou limita toda historia humana, e escolher o lado certo quando estas se repetirem. 
 
Quando a história, a ciência, a arqueologia, a matemática, a bíblia (verdade), ou qualquer fonte de conhecimento  não te levar a Deus, ou você esta resistindo os sinais de Sua existência, ou a história contada não é história, mas engano.

PENSE NISTO.