sábado, 29 de maio de 2021

Sinais e Seu Objetivo. ( PANDEMIAS, TERREMOTOS )

Pandemias.

Êxodo 9:14

"Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra"

Todas as vezes que um grupo de pessoas ou países começaram se ensoberbecer, Deus teve que tomar atitudes. Pragas, terremotos, tempestades buscava colocar as pessoas no seu devido lugar.   

Muitos até acreditam que este vírus deva ser comparada as pragas que o Egito passou por existir um sentimento de superioridade por parte do Faraó. Mas se existe um motivo para que exista a pandemia não seria para que os faraós de hoje liberte seu povo para adorar a Deus, mas para despertar os religiosos que estes não são intocáveis, e que não importa qual seja seu rito religioso, todos nós estamos suscetíveis  as ocorrências neste mundo. Muitos cristãos hoje estão com o mesmo sentimento de superioridade que o líder do Egípcios.

Nesta postagem vou apresentar algumas medidas que apontam de forma clara que quem controla todas as coisas é Deus. Sem entrar em muitos detalhes. 

O corona vírus não surgiu no ano de 2021 mas sua nova variação mais perigosa chega de forma mais mortal em vários países.  Assim como a peste de Cipriano não surgiu no ano 266 mais seu pico de mortes foi mais forte neste ano.
 
A PESTE DE CIPRIANO.

Peste ou Praga de Cipriano é o nome atribuído a uma pandemia, provavelmente de varíola ou sarampo, que afligiu o Império Romano por duas décadas durante a Crise do terceiro século. Sua origem é desconhecida, embora os autores clássicos tenham postulado que fosse a Etiópia. Seu nome deriva do Bispo Cipriano de Cartago que descreveu-a 250. Ela afetou inúmeras cidades populosas do período como Alexandria, no Egito, e Roma, na Itália, ceifando milhares de vidas.

Gregório de Níssa e Eusébio de Cesareia deixaram importantes relatos do aparecimento súbito da peste e de sua terrível violência. Sabe-se por meio deste e doutros relatos que por 256 a doença teria alcançado uma cidade do Ponto Polemoníaco após a reunião de grande quantidade de pessoas no teatro local, como punição pela temeridade dos espectadores em desafiarem Júpiter, em cuja honra a atuação era feita.

De 250 para 266, no auge do surto, diz-se que 5 000 pessoas morriam por dia em Roma.

Outra questão a se considerar é o cristianismo. É postulado pelos estudiosos que a peste de Cipriano teria sido um dos principais fatores que levaram à ampla conversão dos romanos aos cristianismo durante o século III. Durante este período, segundo o autor latino Barônio, originou-se o costume cristão de trajar preto como uma cor de luto.https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_de_Cipriano

Existe um corrente pensamento entre o cristianismo de hoje que apontam o motivo do aparecimento do corona pelo desafio publico contra Jesus no carnaval do Brasil (também um evento publico em que ouve grande aglomeração desdenhando da imagem de Cristo); assim como na peste de Cipriano foi dirigida a aqueles que foram tardios em desafiar  a Júpiter.

Não sei se o corona irá seduzir um grande numero de pessoas a se converter ao cristianismo, mas é uma oportunidade ainda aberta. O motivo da  peste de Cipriano se alastrar  segundo alguns diziam. "era por causa do grande aglomeração no teatro". Assim também se comenta que  o carnaval um festa de grande aglomeração foi o motivo de tanta contaminação da nação brasileira. 

Vivemos em um período em que cristãos estão introduzindo filosofias próprias, suas ideologias ensinam que se fizer isto ou aquilo estaremos imune a todo tipo de dificuldades. Isto não é bíblico. 

Quem sabe se este tipo de ocorrências venha despertar a mente destes homens que pregam fantasias,  e  não as verdades de  Deus. Assim como Deus tentou despertar faraó do Egito, ele sempre permitirá este tipo de eventos para despertar os cristãos que não somos intocáveis. 

TERREMOTO LISBOA.

1º de novembro de 1755, a cidade de Lisboa, em Portugal, foi atingida por um terremoto de grandes dimensões. A destruição da cidade foi quase que completa e a reconstrução estendeu-se por séculos. 

A Lisboa do século XVIII era uma cidade com ares de cidade medieval, cheio de ruas pequenas, sinuosas e sujas. O terremoto que a atingiu em 1755 ocorreu em 1º de novembro, em uma manhã ensolarada. Os relatos contam que, por volta das 9h30, a cidade foi sacudida por um terremoto de grandes proporções.

O efeito do terremoto em uma cidade nessa condição foi devastador, e os relatos contam que os tremores estenderam-se por até sete minutos, embora existam relatos que sugerem que podem ter se estendido por 15 minutos. O epicentro desse terremoto estava cerca de 200 km a 300 km de Lisboa, mais precisamente a sudoeste de Portugal continental, no meio do Oceano Atlântico. Os especialistas da área, ainda hoje, não conseguem precisar com exatidão o epicentro desse terremoto.

Existe uma teoria que sugere que o primeiro tremor aconteceu nessa área citada acima e que um segundo tremor teria acontecido na desembocadura do rio Tejo, mas a teoria mais aceita sugere que não houve esse tremor na desembocadura do Tejo. Estudos atuais calculam que o tremor de 1755 tenha alcançado 9 graus na escala Richter (a escala vai até 10).

A magnitude desse terremoto contribuiu para a destruição total da cidade. Muitas pessoas em meio ao desespero e fugindo dos desabamentos e incêndios que atingiam outras partes da cidade fugiram para Baixa de Lisboa. Lá, essas pessoas foram atingidas por um tsunami que afetou toda aquela região.

Assim, muitos dos que não morreram nos desabamentos e nos incêndios morreram com o efeito do tsunami que alagou essa parte de Lisboa. A respeito do terremoto, o historiador João Lúcio de Azevedo narrou o seguinte... .

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/terremoto-lisboa-1755.htm

Podemos ter em mente que muitos eventos existentes hoje não são oriundo do acaso, nem dos muitos motivos apresentados por muitos pesquisadores. Muitos agem de forma tão desafiadora diante de um Deus misericordioso, que Ele precisa tomar atitudes que muitos não gostariam de ver acontecer. Podemos lembrar que no tempo de Habacuque o povo de Israel estava desprezando não somente as leis de Deus, mas até mesmo a justiça social. Habacuque 1 

 "O PESO que viu o profeta Habacuque.  2 Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?  3 Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.  4 Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. "

Deus convocou os Babilônicos para que  fizesse justiça no meio de Israel. Muitos eventos hoje não são diferentes. Muitos hoje, tem um espirito altivo, e Deus na Sua misericórdia busca fazer seu povo despertar de sua verdadeira condição.
Outros como Habacuque hoje, esperam que Deus tome uma atitude que favoreça suas expectativas de justiça, mas assim como a resposta a Habacuque não o agradou á principio, também ficariam triste com a forma de Deus resolver os problemas que se encontra muitos hoje.


PESTE DE JUSTINIANO.


Em 1918, a Gripe Espanhola causou a morte de 20 a 50 milhões de pessoas, afetando não só idosos e pacientes com sistema imunológico debilitado como também jovens e adultos. Com possível origem nos Estados Unidos, essa enfermidade quase dizimou as populações indígenas e levou a óbito cerca de 35 mil brasileiros. 

Peste de Justiniano

Um dos primeiros casos de Pandemia registrados é a Peste de Justiniano, acontecida por volta de 541 D.C. e que se iniciou no Egito até chegar à capital do Império Bizantino. Provocada pela peste bubônica, transmitida através de pulgas em ratos contaminados, a enfermidade matou entre 500 mil a 1 milhão de pessoas apenas em Constantinopla, espalhando por Síria, Turquia, Pérsia (Irã) e parte da Europa. Estima-se que a pandemia tenha durado mais de 200 anos.

https://www.sanarmed.com/pandemias-na-historia-comparando-com-a-covid-19

Assim os eventos inesperados para maioria da população religiosa ou incrédula vem se repetindo na história da humanidade. Terremotos epidemias guerras vem marcando períodos em  que os que se acham intocáveis são afligidos, e tudo por causa de sua ideias filosóficas ou religiosas não pautada nas escrituras. 

Para estar sobre a proteção de Deus bastava estar em Lisboa no dia de todos os santos. Para estar protegidos de perigosos reinos bastava estar dentro dos muros de Constantinopla, a nova Roma. Os seres humanos sempre buscando por segurança em conceitos ou lugares inseguros. 

CONTANTINÓPLA E SEUS MUROS.

Já apresentei esta matéria em uma postagem anterior. Se você quiser ver a matéria completa tem um link abaixo.

https://draft.blogger.com/u/1/blog/post/edit/5991136344852370209/8819012358452520684

Vivemos em um período em que os religiosos e grupos filosóficos  estão com a soberba acentuada, assim Deus, em Sua misericórdia permite que estes eventos interrompa seu orgulho sem base. Por mais que buscasse encontrar palavras para apresentar seu estado não encontraria 

Provérbios 8:13 "O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio." 

Que Deus lhe dê proteção, contudo devemos entender que muitos dos fieis filhos de Deus estão descendo a sepultura, deixando evidencias claras que não somos intocáveis. 

Que Deus te proteja a todos!