quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

RECONSTRUÇÃO EPIRITUAL E AS MEDIDAS DO TEMPO. 2° EDIÇÃO

 RECONSTRUÇÃO EPIRITUAL E AS MEDIDAS DO TEMPO. 2° EDIÇÃO. VALDENSES. 

Nesta postagem busco apresentar as semelhanças dos períodos de reforma espiritual e estrutural, do povo de Deus em períodos  diferentes.  Não desejo com isto dar uma nova aplicação para as profecias, mas apresentar, que as medidas da história religiosa se repete, assim como as medidas do santuário. 

Quando Deus apresentou as medias do santuário aos seus profetas, Ele  desejava apontar que estas medidas seriam repetidas. No livro de Ezequiel capitulo 40 ao 48  é apresentado uma cidade, com características claras de um santuário no qual havia oferta pelo pecado a porta. " Quatro mesas de um lado, e quatro mesas do outro; aos lados da porta oito mesas, sobre as quais imolavam. Ezequiel 40:41 

Na visão, o sacrifício, estava a porta de entrada, ou seja, seria sacrificado neste mundo. Nossos primeiros pais pecaram  próximo a porta, desde então, o sacrifício  se tornou necessário. "ENTÃO me levou ao templo, e mediu os pilares, seis côvados de largura de um lado, e seis côvados de largura do outro, que era a largura da tenda." Ezequiel 41:01 A experiência do seu povo não iria se limitar a esta Terra. 

O livro de Ezequiel, é o livro de Hebreus no velho testamento,  através de uma linha profética. O livro de Ezequiel traça uma linha profética desde o conflito iniciado no Céu, até o final desfecho do conflito.  

Vamos hoje ver algumas medidas sobre o movimento dos valdenses. Acredito que não haverá necessidade de comentar a linha abaixo. 

"Como os apóstolos, muitos deles tombaram em seus postos, mas a construção do templo avançou firmemente. Os obreiros foram mortos, mas a obra prosseguiu. Os valdenses, ...   Martinho Lutero e Zwínglio, ...  e uma hoste de outros, contribuíram para o fundamento com material que permanecerá por toda a eternidade.        E em anos posteriores os que tão nobremente têm procurado promover a disseminação da Palavra de Deus, e por seu serviço em terras pagãs têm preparado o caminho para a proclamação da última grande mensagem - também esses têm estado a ajudar na estrutura."  LIVRO ATOS DOS APOSTOLOS  Pag.  597-598  VALDENSES

Esta linha abaixo apresenta  suas medidas  e  história dos valdenses.

 " O mesmo poder que susteve os patriarcas, que a Calebe e Josué deu fé e coragem, e eficiência à obra da igreja apostólica, tem sustido os fiéis filhos de Deus nos séculos sucessivos. Foi mediante o poder do Espírito Santo que na idade escura os cristãos valdenses ajudaram a preparar o caminho para a Reforma." LIVRO ATOS DOS APOSTOLOS PAG. 53  VALDENSES

O mesmo Espirito limitando as medidas da história e transformando pessoas segundo o Caráter de Deus constrói  um templo ao Senhor cercado por um muro incorruptível


Os muros ou caráter de cada um de nós tem que ter um santuário no centro desta cidade, ou um lugar de Deus, na nossa vida. Você não pode evitar que as medidas  venham se repetir, mas pode escolher o lado certo, quando estas medidas  se repetir em sua historia. Deus não pode esperar por tempo indefinido. Deus não deixou este mundo a deriva, ou conforme seus desejos, mas pode nos transformar. Pense nisto. 

Em 732 AC, o Império Assírio, rei Tiglath-Pileser III, iniciou sua invasão. após um longo cerco, os assírios capturaram Samaria 722 AC. 

 605 AC  Inicio do cativeiro  Babilônico. Confisco de bens da cidade de Jerusalém.

445 AC Decreto de Atarxerxes, Neemias é nomeado para a restauração do muro

457  AC Decreto de Atarxerxes Esdras encarregado da reconstrução. 

Saída para o cristianismo.

1243 Repressão e cerco aos cátaros pela igreja católica   1243-1244  Sul da França.

Eleito  o papa Gregório XI em 1370 último Papado de Avinhão. Perseguição dos judeus em Bruxelas na Bélgica. Fogueira, expulsão e confisco dos bens.

1518 Zuínglio é nomeado sacerdote da catedral de Zurique e começa a pregar uma série de sermões sobre o Novo Testamento.

1530 - 1532:  Os valdenses, originários dos Alpes, formalmente aderiram à Reforma Protestante entre 1530 e 1532.

Em 1975, a Igreja Evangélica Valdense da Itália uniu-se à Igreja Evangélica Metodista da Itália

Valdenses. 

  • c. 1173Início do movimento. Pedro Valdo (ou Valdez), um rico comerciante de Lyon, França, distribui seus bens aos pobres após uma crise espiritual e começa a pregar o evangelho, defendendo a pobreza apostólica e a leitura da Bíblia na língua vernácula (provençal).
  • 1179: Pedro Valdo viaja a Roma para pedir autorização papal para pregar. O Papa Alexandre III autoriza a vida de pobreza, mas a pregação fica a cargo do bispo local.
  • 1182: Valdo e seus seguidores, conhecidos como os "Pobres de Lyon", são expulsos da cidade pelo bispo local por continuarem a pregar sem autorização eclesiástica.
  • 1184: O Papa Lúcio III excomunga oficialmente os valdenses e declara o movimento como heresia no Sínodo de Verona.
  • Séculos XIII a XV: Com a excomunhão, os valdenses passam a atuar de forma clandestina. O movimento espalha-se pela Europa (França, Itália, Espanha) e muitos se refugiam nos vales e montanhas dos Alpes do Piemonte, no noroeste da Itália, onde resistem à pressão da Igreja Católica Romana.
  • 1532: Durante a Reforma Protestante, os valdenses aderem formalmente ao movimento reformado, adotando a teologia calvinista e estabelecendo-se como uma igreja protestante.
  • 1545: Ocorre o infame massacre de valdenses em Merindol, na região de Luberon, França, intensificando a perseguição.
  • 1655: O "Páscoa Piemontesa", um massacre brutal ordenado pelo Duque de Saboia, resulta em milhares de mortes e na destruição de comunidades valdenses, gerando indignação internacional.
  • 1685: O Rei Luís XIV da França proíbe a religião reformada, forçando a fuga dos valdenses do território francês.
  • 1686-1687: Os valdenses da parte italiana dos Alpes também sofrem perseguição severa e são expulsos de suas terras.
  • 1689: O "Glorioso Retorno" (Glorious Return): um grupo de valdenses exilados na Suíça retorna à força para os seus vales natais no Piemonte, lutando pelo direito de permanecer em sua terra.
  • 1848: Os valdenses finalmente obtêm direitos civis e liberdade de culto no Reino do Piemonte-Sardenha (que mais tarde se tornaria parte da Itália unificada).
  • 1975: A Igreja Evangélica Valdense une-se à Igreja Evangélica Metodista da Itália para formar a "União das Igrejas Metodistas e Valdenses". 

Em 1887 Ellen White sugeriu em Testimonies, vol. 5, págs. 583 e 584, que "jovens fortes, arraigados e firmados na fé" poderiam, "se assim fossem aconselhados por nossos irmãos dirigentes, entrar nos colégios mais adiantados de nossa terra, onde tivessem mais vasto campo de estudo e observação", e, como os valdenses, poderiam "fazer boa obra, mesmo enquanto adquirissem a educação". 

Que Deus use nossos irmãos dirigentes sempre nesta obra. 

Que a paz de Deus esteja sobre cada um de vocês.