sábado, 20 de dezembro de 2025

490 ANOS SEPARADOS PARA O POVO JUDEU, E AS MEDIDAS DA HISTÓRIA III.

490 ANOS SEPARADOS PARA O POVO JUDEU

Talvez de todas as publicações já apresentada neste espaço, esta será sem duvida nenhuma a mais difícil de entender.  E qual seria o problema desta publicação,  que levaria muitos a questionar esta matéria? 
Vou tentar explicar de maneira bem simples. "A medida do  pé de uma pessoa e sua altura,  não aponta de forma definitiva a altura de uma outra pessoa. "
Sempre comparo as medidas da história, com medidas de um santuário. A distancia que alguém percorre  ao entrar em um santuário, pode ser a mesma que ela percorre ao sair de um santuário. Mas um pode sair justificado e outro sair  devendo. Jesus mesmo apresenta esta verdade em suas pregações. 
"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado."  (Lucas 18 : 14)
Não tenho inclinação para qualquer discriminação filosófica,  religiosa ou ainda politica. Sempre digo neste espaço que: " Não podemos mudar as medidas da história, mas podemos ficar do lado correto. "

As medidas podem ser as mesmas, o propósito podem ser os mesmos, mas a justificação só pode ocorrer se existir humildade. Jesus apresenta esta verdade de varias formas no Evangelho. Agora veja a linha abaixo. 


Nesta linha você pode ver que em 1458  a comunidade judaica foi dissolvida, de Erfurt Alemanha. Você pode ver também que em 1507 Lutero reformador é ordenado. Você vê que Hitler  se torna um mensageiro do exercito Alemão 1914-1915.  Depois de 26 a 27 anos ele derrota a Polônia e França, acendendo o estopim para a Guerra. Você vê em seguida que ele tira sua própria vida 1945.  O que podemos entender? Ele esta saindo justificado, ou fracassado?

Veja o que Lutero afirma: 

“Nosso grande pecado e pesada iniqüidade,  pregaram à cruz Jesus, o verdadeiro filho de Deus. Por isso, não devemos como inimigos recriminar a ti, pobre Judas, nem a ‘multidão de judeus; a culpa é inteiramente nossa. "   [cit. Altmann, Walter: Lutero – Defensor dos judeus ou anti-semita? cf. Luther, Erlanger Ausgabe 56, 359]   

No escrito " Que Jesus Cristo nasceu judeu" (1523), o reformador expos a respeito da importância de expor a verdade do Evangelho ao povo judeu de forma que o reconheçam como o Messias e retornem a fé dos pais e profetas.  

" Os judeus, porém, são do sangue de Cristo; nós somos cunhados e estrangeiros, eles são amigos de sangue, primos e irmão de nosso Senhor. Por isso, se pudéssemos nos gloriar no sangue e na carne, os judeus estariam mais próximos de Cristo do que nós. " Cit. Altmann, Walter, op. cit. cf. Luther, WA 11, 314-316    LUTERO

Como se constrói um monstro político, ou religioso?  Basta levar este ser humano, pensar que ele, o os que com ele andam, são superiores aos outros.  Uma vez que um individuo se mostra dominado por este pensamento,  já esta pronto a viver como  monstro. 

Contudo, devemos apreender com a história, que todos nós corremos este risco, não importa se é uma dona de casa, ou se, é uma autoridade no Mundo. 

O motivo de eu apresentar estas medidas não é para mostrar  o nível de conhecimento histórico meu, ou de qualquer outro grupo, mas apontar quem, realmente esta no controle de todas as coisas. 

----------------------
1458
Em 1458 os judeus foram expulsos de Erfurt Alemanha. 1458 - Os judeus foram expulsos em 1458 de Erfurt, as suas casas vendidas, o cemitério destruiu e a sinagoga transformada em arsenal. Desta vez, o exílio durou mais de três séculos. A partir de 1354, alguns judeus voltaram a se estabelecer em Erfurt, e a cidade construiu uma nova sinagoga. A convivência durou menos de um século. Em 1458, eles foram novamente expulsos de Erfurt, as suas casas vendidas, o cemitério destruiu e a sinagoga transformada em arsenal. Desta vez, o exílio durou mais de três séculos. 
1458  e   1458
1948 -  A criação do Estado de Israel ocorreu em 14 maio de 1948, quando David Ben-Gurion declarou a independência do novo estado em Tel Aviv, na sequência do término do Mandato Britânico da Palestina. 
O Serviço Militar de Hitler em 1914:
Função: Serviu como cabo mensageiro no 16º Regimento de Reserva da Baviera, o "Regimento List", levando mensagens entre o comando e as tropas na Frente Ocidental. 
Reconhecimento: Em 2 de dezembro de 1914, foi condecorado com a Cruz de Ferro de Segunda Classe por bravura, um dia que ele descreveu como o mais feliz de sua vida, embora sua função de mensageiro o mantivesse longe da linha de frente, segundo a Enciclopédia do Holocausto e a Anne Frank Stichting. 

1933  a 1 de setembro de 1939, ordenou a invasão da Polônia, resultando numa declaração de guerra por parte do Reino Unido e da França alguns dias depois. A Alemanha Nazista invadiu a Polônia em 1º de setembro de 1939, evento que marcou o início da Segunda Guerra Mundial. A França, juntamente com o Reino Unido, declarou guerra à Alemanha logo após a invasão da Polônia. No entanto, a invasão e derrota da França continental só ocorreram meses depois, em maio e junho de 1940. As tropas alemãs invadiram a Europa Ocidental, contornaram a defensiva Linha Maginot e avançaram rapidamente. Paris capitulou em 14 de junho de 1940, e um armistício foi assinado em 22 de junho de 1940, que dividiu a França em uma área ocupada pelos alemães e um governo colaboracionista (França de Vichy). 
1945 -  Hitler Tira sua própria vida.  Em 30 de abril de 1945, entre 15h e 16h, Adolf Hitler (56 anos) cometeu suicídio em seu bunker, em Berlim, por arma de fogo e também envenenamento por cianureto. Sua noiva Eva Braun (33 anos), com quem havia se casado pouco antes do suicídio, o acompanhou na morte ingerindo cianureto.

1984

Em 1984, os Estados Unidos restabeleceram relações diplomáticas plenas com a Santa Sé (Vaticano), um marco na política externa de Ronald Reagan, quebrando um longo período de interrupção iniciado em 1870 e formalizando o status do Vaticano como entidade soberana, com William A. Wilson como primeiro embaixador e Arcebispo Pio Laghi como núncio apostólico, sinalizando uma aliança estratégica contra o comunismo e fortalecendo a influência global de ambos, apesar da oposição protestante à separação Igreja-Estado, diz Wikipedia


O EUA, e outras nações,  hoje é muito semelhante aos reinos apontados no livro de Daniel capitulo  2 , entre estes estão Babilônia, os Medos -  Pérsia, Grécia e  Roma.  Todos faziam cercos, Todos tinham um certo domínio sobre  territórios que ainda não haviam conquistados. Todos faziam comercio com outros reinos que não pertenciam ao seu território. Todos defendiam um fé. Todos eram adoradores de muitos deuses. 
Logo todos estes reinos, com filosofias particulares a de Deus terão fim. Logo a pedra do Capitulo 2 irá cair, para Destruir todos estes reinos. 

Estude estas profecias. E confie em Deus. 

Você não pode mudar a história mas pode escolher de que lada ficará desta história. 

Pense nisto.