quarta-feira, 5 de novembro de 2025

IGREJA ORTODOXA E IGREJA ROMANA E SUAS MEDIDAS.

 A IGREJA ORTODOXA E IGREJA ROMANA. 

A fé ortodoxa e a fé romana, seguem uma linha de eventos que chama a atenção de qualquer leitor atento as suas medidas da história. Neste material busco apresentar, não somente os principais acontecimentos dos dois seguimentos religiosos, mas suas medidas semelhantes. Este material de estudo das religiões não visa encontrar nos acontecimentos a justiça religiosa, nem suas diretrizes ponderadas, mas, apontar que existe um Deus paciente que visa despertar as pessoas através da história. 

Quando buscamos estudar a história de forma geral, se deparamos com datas incontáveis embaralhadas em meio a história. E no mundo educacional de hoje, encontramos um ceticismo que confunde muitos estudantes, estes acham que as datas são um ponto de localização na história e nada mais. Este material busca apontar para outro caminho, que não passa pelos centros educacionais em todas esferas atuais.

Mas também este material, não é  uma numerologia infantil. Meu propósito é apontar que temos um poder limitando, cada poder, ou propósito humano neste mundo. Não importa de que seguimento religioso, os propósitos, ainda que não sejam bons, tem alguém os limitando em períodos semelhantes, e este poder é mais poderoso que qualquer poder encontrado nesta  Terra. Ele tem que ter uma vida Eterna, para monitorar durante todo processo os períodos semelhantes. Ou seja, Ele tem que ser Deus!


As linhas de tempo abaixo testemunha a este favor. 


Aqui você encontrará um resumo dos acontecimentos, afinal de contas, as pessoas vivem um vida corrida, e não tem geralmente, muito tempo para ler grandes matérias. 


Mais abaixo no futuro estarei apresentando, um resumo de cada data. 














Muitos leitores deste blog devem estar com dificuldades de fazer a leitura do mesmo, pois a maioria das imagens não pode ser visualizar em seus idiomas. Assim eu procuro apresentar um resumo de cada evento, nas linhas de tempo. Muitos dos leitores são de vários países do mundo, e é por este motivo que trago os acontecimentos abaixo escrevendo para que possa ser traduzido para o idioma local.  

Rússia de Quieve 867

A história da Cristandade na região da Grande Rússia tradicionalmente começa ainda no período apostólico, quando Santo André teria chegado onde hoje é Quieve e profetizado a construção de uma grande cidade cristã. Onde ele teria erigido uma cruz seria hoje a Igreja de Santo André. A história da cristianização da região começou na década de 860. Nesta década, a guerra russo-bizantina de 860 pôs o Grão-Canato de Rus em contato com o Império Bizantino, que viu sua vitória como intercessão da própria Teótoco, e, de acordo com Fócio, enviou Bispos ao povo do Grão-Canato em 866 ou 867, criando a Diocese "Rocia"

RUSSIA DE QUIEVE

  • 0-1  Quando você encontrar  o numeral  ( 0 -1 ) estou apresentando de forma simples a saída para o calendário Gregoriano reformado. Mas veja, meu propósito não é fixar datas, mas aproximar os eventos, segundo as datas fixadas. Eventualmente apresentarei as fontes digitais das datas. 
  • 867: Comunhão entre o Patriarca Fócio e o Papa Nicolau I é rompida. Delegado patriarcal (bispo) é enviado para a terra da Rus Ucrânia.
  • 1054: Troca de excomunhões entre as Igrejas de Roma e Constantinopla.
  • 1448: A Igreja Russa declara-se autocéfala, elegendo seu próprio metropolita sem a aprovação de Constantinopla.

  • 1054 - 1453: Período de crescente distanciamento entre os patriarcados orientais e Roma. A Igreja Ortodoxa se desenvolve na Rússia.
  • 1453: A queda de Constantinopla para os otomanos fortalece a posição da Igreja Russa como protetora da Ortodoxia.
  • 1987: Declaração comum do Papa e do chefe da Igreja Ortodoxa de Constantinopla sobre o diálogo ecumênico.  

  • 1988: Aprovação da nova Constituição que reforma a Cúria Romana. 

  • 1943  STALIM reconhece a personalidade jurídica da igreja Ortodoxa, restituindo-lhe uma parte  dos lugares de culto.  
  • 1921 Apreensão dos bens da Igreja Russa.
  • 1378 fim do cativeiro de Agnon  França.
  • 1378 Inicio  do cativeiro de Agnon  França.
  • 722 Pelágio derrota os Mouros na batalha de Covadonga.
  • 622. Maomé  é obrigado a sair de Meca, retirando-se para Medina. Começo da Hégira (exílio), ponto de partida do calendário muçulmano 622).
  • 1943 STALIM reconhece a personalidade jurídica da igreja Ortodoxa, restituindo-lhe uma parte  dos lugares de culto.  
  • 2000: Catedral de Cristo Salvador é reconstruída
  • 722 Pelágio derrota os Mouros na batalha de Covadonga.
  • 1076  O imperador Henrique IV que havia deposto o papa Gregório VII na dieta de Worms em 1076 e sido excomungado (iniciando a chamada luta pelas investiduras)
  • Em 1798, Napoleão, decidiu dar um golpe decisivo no poder do Papa. As forças francesas invadiram o Estado Pontifício,  Com a retirada de Pio VI, que foi preso e levado para a França, a autoridade papal se desintegrou.
  • 1076  O imperador Henrique IV que havia deposto o papa Gregório VII na dieta de Worms em 1076 e sido excomungado (iniciando a chamada luta pelas investiduras)
  • 538 Código de Justiniano entrou em vigência o papa como Cabeça das igrejas. 

Todo material deste blog são corrigidos ou acrescentado com mais detalhes no futuro, ou dentro das mesmas matérias, ou em publicações posteriores. Tenho outras postagens apresentando as medidas da igreja ortodoxa. Assim que puder eu estarei atualizando, ou deixando nas postagens os links anteriores sobre o mesmo tema. 

Os comentários sobre as semelhanças, deixo para que vocês venha fazer, ou se possível farei algumas considerações no futuro, conforme Deus permitir.  

Rússia e suas medidas.

RUSSIA

CONSTANTINOPLA

Ortodoxia

CONSTANTINOPLA E O TERREMOTO

INVESTIDURAS E CONSTANTINOPLA

Eu não costumo pedir para compartilhar. Acho que isto é naturalmente feito quando Deus toca no coração destas pessoas que acreditam que este material é proveitoso para outros. 

Que Deus continue te abençoando.