sábado, 9 de agosto de 2025

ORDENAÇÃO DE MULHERES Á PASTORAS.

AS MULHERES E A HISTÓRIA.

As mulheres sempre foram muito importante na trajetória da igreja cristã. Desde o seu surgimento até o tempo presente,  estas foram a base central da educação dos futuros mensageiros. Maria mãe de Jesus foi um dos exemplos ao lado de José. 

O que se discute hoje é,  se as mulheres podem ser um igual nas responsabilidades da igreja. Poderia um mulher ser ordenada pastora? 

A competência de uma mulher, ou sua autoridade, é sempre é apresentada como base para sua ordenação. As mulheres são competentes e isto é inquestionável! Sendo assim; podemos ordenar mulheres baseado na competência? Este foi o erro da igreja Católica ao imaginar que tinha competência e autoridade para mudar o dia do sábado para o domingo. Ainda que a competência é algo a ser analisado, não se pode basear neste ponto. 

A questão aqui não é se um dos lados tem competência, ou autoridade.  A questão é: quem tem Autoridade para mudar algo, e algo estabelecido por Deus. Deus na história do cristianismo nunca ordenou para o ministério sacerdotal, uma mulher. Esta mudança veio com o tempo na história do cristianismo.

Vou dar um exemplo clássico do dia a dia. As mulheres foram apontadas que em situação de guerra elas ficariam em casa. Os homens deveriam defender, ou estar a frente dos conflitos.   Eventualmente, uma ou outra mulher tomaram a dianteira do conflito em campo de batalha, por causa da falta de coragem dos homens, ou por falta de confiança dos homens no Deus da vitória. Mas por qual motivo as mulheres querem ser ordenadas pastoras?  Não é por falta de homens de fé. 

Existe outro motivo aparelhando as mulheres neste aspecto, e o motivo não é por falta ou coragem dos homens ainda que outro grupo vivem esta realidade. Existem muitos homens prontos para o ministério hoje.  

No livro de  Ezequiel; foi apresentado que após a vergonha inicial que Seu povo passaria com as medidas do santuário, "deveriam estes atentar para todas as suas leis." Entre estas leis e estatutos estaria apontado quem deveria ser ordenado.  Ezequiel 40:46  "Mas a câmara que olha para o caminho do norte é para os sacerdotes que têm a guarda do altar; são estes os filhos de Zadoque, que se chegam ao SENHOR, dentre os filhos de Levi, para o servir."

Ezequiel 40:04  "E disse-me o homem: Filho do homem, vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, e põe no teu coração tudo quanto eu te fizer ver; porque para to mostrar foste tu aqui trazido; anuncia, pois, à casa de Israel tudo quanto vires." Ezequiel 43: 10

 Ainda no livro diz que após a vergonha que deveria passar este povo, ou seja, os adventistas de 1843 ao ano 1844 com já apresentei em uma postagem anterior falando sobre a mesma profecia.    "Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo.  11  E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram. 12  Esta é a lei da casa: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será santíssimo; eis que esta é a lei da casa."

Todas as leis e estatutos ministeriais, estariam sobre a responsabilidade dos homens escolhidos por Deus, e em nenhum momento Deus afirmou que: sobre a mulher estaria esta responsabilidade. Deus permitiu que existisse o "pátio dos gentios", o pátio dos homens, o pátio das mulheres, mas em nenhum momento apontou que neste período de supremacia as mulheres estariam ministrando como pastores no ministério. Profeticamente sempre cairia esta responsabilidade aos sacerdotes de linhagem fiel a Deus, seja levíndica, seja de Melquisedeque, mas sempre aponta os homens. Hebreu 7:01-03 Cabe reforçar que mesmo na ordem de Melquisedeque não foi pelo que se sabe,  uma mulher.

  "1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; 2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; 3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre."

Como disse anteriormente, o santuário é um modelo. Suas leis devem ser respeitadas. Estas diretrizes de quem deve estar no ministério pastoral não veio de mente humana. Assim como o sábado, não veio de mente humana. Uma classe de pastores hoje, estão gradualmente querendo ser Deus. Mudam o que querem ou acham proveitoso. Por traz de tudo isto esta um ESTADO tentando fomentar este conflito. Não foi assim com o sábado? 
Não foi o Estado que tomou a iniciativa de orquestrar uma mudança do sábado para o domingo?  Hoje temos muitos pastores que não acreditam nas diretrizes ligado ao santuário de Deus e suas leis. Deus falando a Ezequiel  foi muito claro ao afirmar: que os "levitas da ordem..." seriam sempre a cabeça deste ministério. Em nenhum lugar da bíblia apresenta como cabeça do ministério as mulheres. 

O problema é que a pressão das mulheres esta cada vez mais apertada, sobre os pastores. Elas são a maioria nas igrejas. Agradar mulheres se tornou tão importante, que o sábado muitas vezes se tornou dia de homenagem a elas, não ao Criador. 

Não existe na bíblia sagrada uma afirmativa que o sábado poderia ser mudado, assim como não existe na bíblia um único texto bíblico que afirma que as mulheres deveriam  ser ordenadas. 

A ordem esta no machismo dos homens, ou nas leis deixadas por um Deus que sabe de todas as coisas? Este ponto  não se trata de machismo, se trata de ordem e leis estabelecidas por Deus. 

Quando Israel decidiu transportar a arca com bois,  que deveria ser transportado por homens,  em um tropeçar dos bois desestabilizou a arca, e  um homem decidiu segura-la com as mãos, este  foi morto no local. 

O que aprendemos com isto? Se fosse uma mulher colocando as mãos na arca seria ela  poupada? De forma nenhuma! No ministério de Deus, sempre ouve separação mesmo entre as atividades dos homens, havia aqueles que deveria transportar lenhas para o lugar do sacrifício, havia os responsáveis por outras atividades no santuário,  cada homem deveria desempenhar seu ministério. Sempre os homens!

Em nenhum lugar do novo testamento existe a afirmação que uma mulher  estaria empenhada na divulgação do evangelho, na qualidade  de pastoras, e também  batizando alguém. Ou dirigiu uma ceia. Estas estavam ativas nas atividades evangelísticas, mas nunca na cabeça do ministério evangelístico. Mas como disse antes, a supremacia das mulheres na igreja, alinhado pelo Estado, ou motivado pelo Estado, esta levando pastores a pensar diferentemente do,  "assim diz o Senhor", imaginam  estes, que tem autoridade de fazer mudanças nas leis ministeriais. 

Quando a igreja de Roma papal, mudou o sábado para o domingo 364 DC, achava que  seu desempenho junto aos lideres mundiais e sobre a cobertura destes, lhe dava esta autoridade. O mesmo discurso e a mesma bandeira hoje é apresentada pelas mulheres, ou por um grupo de homens, que também defende esta bandeira. Os pastores de hoje estão cativos das mulheres por meio de uma ideologia. Não somente em seu lares, mas também na igreja. 

Seria maldade destas mulheres? Foi maldade dos gentios quando usaram de suas astucias para mudar o sábado para o domingo no ano 364 depois de Cristo? Quão difícil é hoje restaurar a mensagem do sábado após séculos desta mudança? Não estamos indo na mesma direção? Não seria mais prudente seguir as orientações de Deus sem discutir, ou contestar? 

Bandeira


Pelo fato das mulheres serem ordenadas pastoras por muitas denominações, seria seu sucesso ministerial um motivo para apoiar esta mudança?

Quando ouve uma mudança na lei de Deus durante o tempo dos gentios, não apresenta a profecia que por mudar a lei, prosperaria?

"E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou."  (Daniel 8 : 12)

A prosperidade de um ministério, não é evidencia que Deus aprova a metodologia adotada. lançar parte da mensagem do santuário ao chão, ainda que tenha uma certa prosperidade, é loucura. 

Que leis ou normativas, nos apresenta o santuário?  Apresenta o decalogo, e as leis ministeriais, entre outras leis,  estas alterações são um desafio a Deus, e suas leis ligadas ao serviço indicado no santuário. 

Vivemos o tempo de restauração de todas as coisas, não somente, das leis morais, mas das leis ministeriais. 

Se calar sobre este ponto, pode parecer intelectualidade moderna, mas nada mais é; que apoiar as supremacias que existiram na história, ou as que tomam rumo desastroso no passado e agora em  nosso tempo. Eu sei que escrevo a várias culturas, mas a questão do ministério pastoral não é de pouca importância, não quero com estas palavras parecer ser o dono da verdade. Pois a verdade já tem um Dono que é Cristo Jesus. Ele é a verdade! Toda verdade defendida deve ser em Seu nome. 

Fonte.

A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.

1° Mulher pastora

Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações. Em 1882, nas Igrejas Batistas Americanas EUA. Em 1922, na União Batista da Grã-Bretanha. Nas Assembléias de Deus dos Estados Unidos, em 1927. Em 1965, na Convenção Batista Nacional, EUA. Em 1969, na Convenção Batista Nacional Progressista. Em 1975, na Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular. Em 1978, nos Ministérios Batistas Australianos. Em 1980, na Convenção das Igrejas Batistas Filipinas1° Mulher pastora ordenada

As datas da linha do tempo acima são bem conhecidas por todos que visitam este espaço. 1307-1309 inicio do cativeiro de Agnon, assim como 508 depois de Cristo ocasião em que, com a concordancia de que o papa estava acima de toda jurisdição  temporal por parte de Teodorico 503*508 dC abriu a porta ao papado a toda sorte de abusos ( abominadores )  este ato ocorreu em um concilio eclesiastico realizado em Roma
em 503 dC. Pelo qual foi declarado que o papa estava como  "subistitulo de Deus, o papa era o Juiz, e não podia ser julgado por pessoa alguma.
Concils, de Hardouin; Councils de Labbe and Cossart, citado em
Estudos Bíblicos p. 217 
 538 DC  O codigo de Justiniano entrou em vigência o papa como Cabeça das igrejas. Inicio dos 1260 anos de supremacia  papal átrio externo. Primeiro papa com jurisdição temporal.

1844 em meio ao desapontamento um grupo de milerita que estudavam sobre os motivos de Jesus não retornar a Terra, a mensagem do sábado chegou aos Mileritas (Adventistas)1844-1845.

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,"  (Efésios 4 : 11)

Que Deus dirija aqueles que permitem serem dirigidos.

Os homens estão em dificuldades hoje. Quem irá adiante desta reforma? Que seu Santo Espirito esteja dirigindo cada passo do ministério cristão. 

Tenha um bom dia!