domingo, 2 de março de 2025

MEDIDAS DO TABERNÁCULO E MEDIDA DO SANTUÁRIO CELESTIAL

 O SANTUÁRIO CELESTIAL. 

A história do povo de Israel esta repleta de medidas. Grande parte destas medidas não saíram da mente humana. O próprio Deus as estabeleceu. Na construção do tabernáculo não foi diferente. 

Mas você já se perguntou o que levou Deus dar as medidas de Seu tabernáculo? Por qual motivo restringiu as medidas do tabernáculo? 

Ofertas tinha disponível  o suficiente para que o santuário tivesse um tamanho muito maior . Tanto que isto era verdade que  Moisés teve que proibir trazer mais ofertas. 

EXODO 36:06,07

6  Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais,

7  Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.

A maioria das pessoas acreditam que o tamanho foi limitado com o objetivo de facilitar a desmontagem e transporte. Realmente isto tem lógica. Mas para quem lida com construções hoje, sabe muito bem, que existem variais técnicas antigas para construir, e que poderia ser usada na ocasião,  e assim, assegurar uma logística tranquila.  

O tabernáculo tinha outro motivo prefigurado a sua edificação. Um templo sem muita ostentação construtiva, representaria muito melhor o caráter de Deus. Jesus veio a este mundo e nasceu em um lugar muito simples. Não por falta de recursos, mas por uma serie de circunstâncias que acabou apresentando o caráter de Deus. Deus poderia  contornar as circunstâncias e fazer com que sua estadia e nascimento tivesse sido cheio de ostentação.. 

Deus tem direito a todo status, mas seu caráter não exige isto. E é impossível medir o caráter de Deus. O seu tabernáculo era simples, o lugar de seu nascimento era simples, suas vestes eram simples, e seus amigos simples. E dizia; "não ter onde "reclinar a cabeça". 

Então disse Deus: e me farão um santuário, um lugar simples, e habitarei no meio dos pecadores. Mas tudo  conforme o modelo de Deus. 

8  "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles."  30  "Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte. " Êxodo 25:08,30

"A fim de que o tabernáculo terrestre pudesse representar o celestial, devia ser perfeito em todas as suas partes, e ser, em cada mínimo detalhe, semelhante ao modelo do Céu.  "   Conselhos Professores, Pais e Estudantes Pag. 60

"O tabernáculo foi construído de tal maneira que podia ser todo desmontado e levado com os israelitas em todas as suas jornadas. Era, portanto, pequeno, não tendo mais de vinte METROS de comprimento, e seis de largura e altura. Contudo, era uma estrutura magnificente. A madeira empregada para a edificação e seu aparelhamento era a acácia, menos sujeita a arruinar-se do que qualquer outra que se podia obter no Sinai. As paredes consistiam em tábuas verticais colocadas em encaixes de prata, e mantidas firmemente por colunas e barras que as ligavam; e todas estavam cobertas de ouro, dando ao edifício a aparência de ouro maciço. O teto era formado de quatro jogos de cortinas, sendo a mais interior de "linho fino torcido, e azul, púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada" (Êx. 26:1); as outras três eram respectivamente de pelo de cabras, pele de carneiro tingida de vermelho, e pele de texugo, dispostas de tal maneira que proporcionassem proteção completa."  

Cristo em Seu Santuário  Pag. 347 

Assim este tabernáculo estava representando o santuário do Céu. Mas não em seu tamanho. 

O tabernáculo terrestre estava em uma escala muito menor que o santuário celestial. O que eu quero dizer é que o tabernáculo celestial é infinitamente maior que o tabernáculo terrestre feito por mãos humanas. Assim como as maquetes de grandes construções são muito menores que a construção de fato. 

O santuário Celestial é de fato muito maior que o santuário ou o tabernáculo terrestre. O santuário terrestres havia um número de anjos muito limitado, representava os anjos que assistem na presença de Deus. 

No livro de Daniel Jesus é apresentado como em nuvem se dirigindo ao Ancião de Dias que é Deus, no lugar santíssimo. 

"Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente." DANIEL 7:0

"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele."  (Daniel 7 : 13)

Para entender melhor este assunto precisamos ter em mente que para Jesus passar do santo até o ancião de dias ele poderia fazer andando. Veja, estou afirmando isto baseado na crença de muitos que o tabernáculo de Moisés tem a mesma medida que o santuário Celestial. Contudo este pensamento não  faz sentido nenhum.

'Todos nós entramos na nuvem, e estivemos sete dias ascendendo para o mar de vidro, aonde Jesus trouxe as coroas, e com Sua própria destra as colocou sobre nossa cabeça. Deu-nos harpas de ouro e palmas de vitória. Primeiros Escritos," pág. 16.   

A Verdade Sobre os Anjos Pag. 280

Quando Jesus voltar ele vem nas nuvens do céu, e virá como uma nuvem de anjos tão grande, que não poderemos contar. Mas por qual motivo Jesus virá com tantos anjos? O motivo é simples, é que Ele virá buscar um número tão grandes de salvos que também não tem como contar.

Mas seria somente por este motivo? 

Existem outros motivos, mas o principal seria pelo fato de haver um  julgamento por ocasião de Sua volta. Nesta  ocasião Ele julgará o Seu povo. Salmos 50:

  SALMO  50

1  O DEUS poderoso, o SENHOR, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso.

2  Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus. 3  Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele.

4  Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo.

5  Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios.

6  E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.)

Neste julgamento, dois grupos estarão presentes. O primeiro dos grupos seriam  os ressuscitados e vivos que passaram pelo juízo investigativo,  e foram fiéis a palavra de Deus, e que foram acusados como pessoas injustas.

O segundo grupo seriam  os juízes deste mundo  assim como os acusadores do filhos de Deus. Estes serão ressuscitados, outros ainda deste grupo, estrão vivos na Sua volta,  para estarem diante do Juiz de toda Terra. Ele vem não como homem de dores, vem ele, como Juiz de toda Terra. 

De um lado estará os acusadores dos filhos de Deus, de outro lado os anjos testemunha de sua fidelidade à palavra de Deus. Os anjos serão testemunhas a favor do povo de Deus neste julgamento, e sem argumento muitos dos acusadores e juízes humanos irão procurar  a morte. Procurarão a morte de todas as formas possíveis, mas não terão êxito. Somente o juiz de toda Terra poderá lhe dar a sentenças a cada um conforme suas obras. 

Os santos depois de serem inocentados, ou seja, depois de tirar o seu opróbrio, ou vergonha, seus rostos iluminados com a gloria de Deus, levantarão um cântico de triunfo! Ai se ouvirá as palavras de Cristo novamente: "onde está os seus acusadores?" Por toda eternidade nunca mais serão acusados injustamente.