sábado, 20 de abril de 2024

Dois movimentos. Medidas rebatidas.

"Se existem coisas que carecem ajustamentos Deus disto cuidará."

Um dos movimentos mais importantes na Terra foi o apresentado durante o movimento milerita. 

Considerando que o santuário deveria ser purificado era a Terra, Guilherme Miller concluiu que o regresso de Jesus à Terra ocorreria em 1843. Descobriu este fato em 1818 dois anos depois de ter estudado a bíblia. Ele não foi o único a chegar a esta conclusão.  Chegou a apresentar suas crenças em público no ano 1833, sem ter conhecimento ele desenvolveu a ideias do:
 jesuíta Manuel Lagunza (1731-1801),
Gutierry de Rosas, jurista mexicano, advogado junto do tribunal de inquisição,  (1835)  
de Adam Burwell, missionário canadense da Sociedade para a propagação do Evangelho (1835)
de R. Scott, pastor anglicano e depois pastor batista (1834)
O missionário inglês, Joseph Wolff (1829)

1847 6 março 

Reunião importante com os White e José Bates em Fairhaven Massachusetts.

1847 3 abril

Confência em Topsham Maine. Visão do Santuário Celestial um raio de luz ao redor do quarto mandamento. Essa foi a primeira visão que confirmou a doutrina da observância do Sábado. Sete meses depois que o casal White começou a observá-lo como base no ensino bíblico.

1847 maio - junho

Publicado a obra: (UMA PALAVRA AO PEQUENO REBANHO) de Thiago White, Jose Bates e Ellen White que resumiu as doutrinas fundamentais dos adventistas sabatista.

1848 abril a outubro.

 Cinco conferências Sabáticas nos estados de Connecticut: Nova Iorque e Maine.

1886 - L.R. Corandi origem Alemã;  é enviado à Rússia como o primeiro missionário Adventista a um país não protestante.

1913 Ellen G W dirigiu sua ultima mensagem aos lideres da igreja em assembleia. 

1913 IGREJA ADVENTISTA ADOTA A ORGANIZAÇÃO POR DIVISÕES.

Você poderá notar que, o movimento contra o sábado esta sendo restaurado. E que passa a ser restaurado  em medidas rebatidas. Deus cuida de seu povo e de Sua verdade, apesar de muitos ignorar a isto em medidas.




313
313 d.C. O Imperador Constantino concede liberdade religiosa; 
Eusébio consegue a permissão do imperador para confeccionar 50 bíblias 331. Donato Magno, também conhecido como Donato de Casae Nigra, se tornou o líder de uma seita cismática cristã no Norte da África, o Donatismo. Pouco se sabe de seus primeiros anos, uma vez que nada de suas correspondências e obras escritas sobreviveu. Ele aparece pela primeira vez nos registros da Igreja como Donatus de Casae Nigra em outubro de 313 dC, quando o Papa Milcíades julgou-o culpado de rebatizar os traditores (cristãos que negaram sua fé durante a perseguição de Diocleciano em 303-305 e posteriormente foram perdoados e readmitidos na Igreja)2 e de formar um cisma com a Igreja. Assim como o novacionismo, fundado pelo Antipapa Novaciano no século III,2 os donatistas eram rigorosos, e sustentavam que a Igreja não devia perdoar e admitir pecadores, e que os sacramento, como o batismo, administrados pelos traditores (cristãos que negaram sua fé durante a perseguição de Diocleciano em 303 d.C.-305 d.C. e posteriormente foram perdoados e readmitidos na Igreja) eram inválidos

321 
O imperador romano Constantino influenciou em grande parte na inclusão na igreja cristã de dogmas baseados em tradições. Uma das mais conhecidas foi o Édito de Constantino, promulgado em 321, que determinou oficialmente o domingo como dia de repouso, com exceção dos lavradores — medida tomada por Constantino utilizando-se da sua prerrogativa de, como Sumo Pontífice, de fixar o calendário das festas religiosas, dos dias fastos e nefastos (o trabalho sendo proibido durantes estes últimos). Note-se que o domingo foi escolhido como dia de repouso, não apenas em função da tradição sabática judaico-cristã, como também por ser o "dia do Sol" — uma reminiscência do culto de Sol Invicto.

364

O concílio de Laodicéia ocorrido em 364 d.C., discutiu na ocasião sobre o dia de guarda que o cristianismo deveria seguir. Esta assembleia eclesiástica motivada em parte pela vigência do edito de Constantino(a), estabeleceu no cânon 29: "Os cristãos não devem judaizar e descansar no sábado, mas trabalhar neste dia; porém devem honrar especialmente o dia do Senhor, e, como cristãos, devem se possível, não realizar nenhum trabalho neste dia. Se, entretanto, forem encontrados judaizando, sejam excomungados por Cristo."

O cristianismo se tornou religião oficial do Estado

Assim, em 313, o próprio imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. Oitenta anos mais tarde, a história inverteu-se completamente. 

Em 391, o cristianismo não só se tornou a religião oficial de Roma, como todas as outras religiões pagãs passaram a ser perseguidas.

No ano 325, Constantino convocou todos os bispos da igreja em Nicéia, Bitínia (atual Iznik. na Turquia), cidade próxima de Constantinopla, para decidir sobre questões teológico-doutrinárias que estavam afetando a igreja cristã, entre elas a definição da natureza de Cristo, a data da Páscoa, o dia de descanso dos cristãos e outras leis canônicas.

391 O imperador Teodósio I combate o paganismo, proibindo o seu culto e proclamando o Cristianismo religião oficial do Império Romano.


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