quinta-feira, 15 de abril de 2021

O Cativeiro e a Busca Pelo Poder.

Cativeiro de Agnon. 

A história humana é muitas vezes surpreendente, quando comparamos com seus períodos repetidos.. 

"Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus. Os meus tempos estão nas tuas mãos ... " SAMOS 31: 14 , 15

Muitas vezes não entendemos que todas as medidas, ou limites de tempo estão nas mãos de Deus. Este espaço visa apresentar que Deus esta no controle de tudo,  e ainda que, Deus não é responsável por tudo que ocorre por consequência das inclinações humanas.

O cativeiro do clero católico se deu do ano 1307 a 1377 1378. Clemente foi coroado em Lião a maior cidade hoje da França. Com a coroação de Clemente V em Milão podemos dizer que abriu a porta de entrada para um novo período da história. 1305–1314 Clemente V, papa (196). Dominado pela França donde era natural, nunca foi a Roma, foi coroado em Lião e foi residir em Avinhão. Ele inaugura o Cativeiro de Avinhão. Podemos notar que ele reinou como papa durante  nove anos.



Assim como o papa reinou 9 anos assim ocorreu com Israel do ano 606-597 quando Joaquim foi levado a Babilônia nocauteou as esperanças de libertação pela força de seus lideres.  Frustraram as perspectiva de se livrarem do Cativeiro Babilônico.  Assim com o final do reinado do papa Clemente V em Avinhão e a nomeação de outro sucessor 1314 ainda em Avinhão mostrou para o Vaticano que a volta do poder da igreja poderia estar longe.  Este cativeiro durou 70 anos. Assim como o cativeiro Babilônico durou 70 anos. Como se isto não bastasse surge de 1324-1384 d.C. João Wiclif, iniciador do movimento reformador, na Inglaterra, rejeitando a autoridade papal. A resistência continuava forte apesar de ainda existir esperança dos envolvidos em cativeiro, mesmo depois de 19 anos de cativeiro. Tanto os lideres de Jerusalém como os lideres do papado ansiavam ser libertos do cativeiro. 


Assim como no ano 457 AC. Ouve um decreto dando liberdade territorial as judeus que voltavam para reconstruir Jerusalém, assim ocorre no ano 1455, O papado buscou novamente levar seus critérios religiosos aos outro continentes. Saindo do ano 606 ao ano 63 se passaram 543 anos. - O general romano Pompeu entra em Jerusalém, pondo fim à independência judaica. 

Saindo do ano 1305 ao ano 1848 temos 543 anos. Em 1848 a população de Roma revolta-se contra a ditadura papal. O papa é expulso. Volta ao poder em 1849, devido à ação das tropas francesas enviadas por Luís Napoleão Bonaparte, presidente da república francesa. Os opositores são fuzilados. O Estado da Igreja volta a ser uma monarquia absoluta, cujo soberano é o papa. Assim como o ano 606 uma nação estrangeira subjuga a liderança o reino, assim ocorreu em 63 antes de Cristo. 

Assim quem esta no poder nem imagina que de um momento ou outro deixa o poder conforme as medidas de Deus. Ninguém esta acima daquele que controla todas as medias, Você não pode evitar que as  medidas se repitam, mas pode estar sempre ao lado de Deus nestas circunstancias. 


Assim a história da humanidade se repete. Um toma o poder, o outro sede o poder, mas as medidas de Deus sempre se repete. Seja de forma continua seja de forma rebatida. Em 1455 a igreja de Roma inicia uma nova caminhada em aliança com o poder civil. Assim como no ano 457 fez o povo de Judá uma aliança com os reis da Pérsia. Um ponto a ser considerado é que este decreto de liberdade ainda estaria sob a jurisdição dos Reis da Pérsia. Vamos comparar os acontecimentos.
  • O rei persa deu liberdade ao povo de Judá de possuir Jerusalém apesar deste movimento  já estar ocorrendo antes de 457AC.
  • A liderança da igreja deu liberdade aos reis de possuir as Terras descobertas apesar de este movimento  já estar ocorrendo antes de 1455 DC.

Outra comparação. 
  • No ano 606 antes de Cristo. A liderança da igreja judaica se sujeitam a liderança de Babilônia.
  • No ano de 1305 a igreja de Roma já se sujeitavam sua liderança ao clero de Avignon (França). A eleição papal  nesta data abriu as portas para o inicio do cativeiro que se deu no ano 1307.

Outro paralelo. ano 0-1 e ano 1911
  • No cumprimento para a vinda do messias  Herodes buscou  eliminar o cumprimento das profecias que apontava um rei nascendo, ponto mais importante para o judaísmo,  buscando assim firmar seu  poder. 
  • Surge 1911 o rei de Portugal busca evitar progresso da igreja, retirando deles exatamente o que para eles era mais importante para o clero, os seus bens,  buscando assim firmar seu  poder.

Outro paralelo.
  • No ano 34 foi o fim de um período da igreja judaica como um povo unido a Deus pela aliança. Com o fim dos 490 anos da profecia que apontava o fim da aliança entre Deus e Israel no ano 34, abriu as portas profética para uma nova saída.
  • No ano 1945 foi o fim de um período da igreja de Roma unida no Brasil. 
Não desejo apresentar nestas medidas quem estaria com a razão diante das ocorrências; meu objetivo é apresentar que apesar dos acontecimentos, não foi por acaso ter repetição dos períodos.
Também não desejo apresentar que o surgimento de um cisma católico no Brasil seja de alguma forma uma profecia, assim como foi os 490 anos apontado no livro de Daniel foi um limite profético. Meu propósito é apresentar que as medidas de Deus se repetem com todas as religiões, sendo estas dirigidas por Deus ou não. Tiro uma cidade que teve importantes ocorrências ao lado do judaísmo, também teve um período de cativeiro, mas em nenhum momento Deus apresentou na bíblia sagrada que este povo eram escolhidos a semelhança da descendência de Abraão.

O que podemos entender com estas semelhanças?

Os seres humanos tem suas debilidades, e por pequenos  períodos, mas quem tem tudo sobre seu controle é Deus. O  que Deus não faz é escolhas, esta parte cabe a mim e a você individualmente. 
Não podemos evitar que algumas ocorrências venham ocorrer, mas podemos estar do lado certo quando elas ocorrerem.

Refletir sobre as obras de Deus, é adoração.


Todas as medidas apresentadas neste espaço são materiais de pesquisa. Estas pesquisas não estão concluídas, assim podem passar por atualizações no futuro. Todo conteúdo deste blog é livre. O uso indevido deste material é de total responsabilidade de quem dela fizer uso. 

Agradeço a todos. 

"Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus. Os meus tempos estão nas tuas mãos ... " SAMOS 31: 14 , 15

Não pense em nenhum momento que você faz o que quer de sua vida.

Pense nisto.

Atualizações; 20/04/2021 - 02/05/2021  12/03/2025

Que a paz de Deu esteja sobre cada um de vocês.