sábado, 23 de junho de 2018

MEDIDAS DA HISTÓRIA ROMANA E ADVENTISTA

"Voltarei ampliar esta matéria no futuro."

Todas as matérias deste espaço não estão concluídas,  são pesquisas  não concluídas podendo passar por revisões.


Para os cristãos de hoje existem algumas datas que marcaram o mundo cristão judaico, assim como o cristianismo em geral.
Para o catolicismo a data 0-1 se deu o nascimento de Jesus, apesar de existir oposições a esta data por grande parte dos historiadores de hoje, como do cristianismo em geral. Mas meu objetivo não é aqui organizar o calendário, mas apresentar as medidas da história.
No catolicismo exitem muitas datas importantes, em 537 a sede de Roma foi transferida para a cidade de Constantinopla, onde hoje, se encontra a sede a igreja Católica Ortodoxa, e igreja separada no ano 1054.

Da mesma forma ocorreu saindo do ano 537 mais 1307 chegamos ao ano 1844 data de muitos movimentos, mas o apresentado aqui em foco, é o ocorrido com a Igreja Adventista Do Sétimo dia. Somando 70 a data de 1844 chegamos a 1914, surgimento de um movimento separatista dentro da igreja que acabou levando a um cisma.

Com a  transferência da sede da igreja de Roma para Constantinopla no ano de 537 podemos notar que passa-se 1307 anos e temos de forma histórica o inicio do movimento Adventista separado como grupo, ainda não organizados.

Temos ainda crença  Adventista que no ano de 1844 Jesus iniciou um novo ciclo ministerial no santuário Celestial. Esta crença esta baseada na profecia de Daniel 8:14 14  "E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado." em que o anjo apresenta que após 2300 anos o santuário seria purificado, iniciando Sua obra de julgamento dos mortos e vivos. A saída para esta profecia se deu no ano 457 AC tendo seu final no ano de 1844 DC.

Esta seria a medida especifica mais importante do santuário "igreja" para a crença adventista. Nesta medida de 2300 anos está delineada experiência ou ciclo diferente de Cristo no santuário Celestial.


No ano 1307 a sede da igreja Católica  foi transferida para Avgnom (França) "Cativeiro Frances". Assim como o ano 537 foi inaugurada a sede da igreja Católica na Cidade de Constantinopla. Em ambas circunstancias a sede do catolicismo romano foi transferida e deixando de ser em Roma.


As datas apresentadas nesta linha de tempo seria as datas mais importantes para as duas denominações, quando tratamos de cisões, de mudança de ciclo das religiões ou movimentos envolvidos.
É certo que exitem muitas outras cisões de ambos os lados. Contudo tratarei sobre isto quem sabe, no futuro, se Deus permitir.
Quando comparo medidas não estou tentando nivelar as denominações em um único patamar, mas sim, destacar que existe um tempo para a interferência de Deus no andamento das religiões e que este tempo, pode ser  semelhante tanto para uma, como para outra. dependendo muito da saída, como diz o anjo a Daniel, "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos."  (Daniel 9 : 25) neste texto o anjo tenta esclarecer a Daniel o assunto sobre a purificação do santuário. Existe sempre saídas e entradas como figuras notadamente  apresentado no livro de Ezequiel: "Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das suas maldades, e meça o modelo."  (Ezequiel 43 : 10)  Faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas (Ezequiel 43:11)

Deus sempre apresentou "modelos semelhante em Seus santuários" com medidas semelhantes, e não somos "igreja" santuários de Deus nesta Terra? Não erra a igreja de hoje como errava no passado? Não são suas medidas ou saídas semelhantes? Assim como sua entradas e figuras? Com esta convicção estou de tempos em tempos apresentando medidas de varias religiões neste espaço. E meu objetivo é chamar a atenção de forma diferente que DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO. E que também não são os lideres os grandes na história mas, aquele que a respeito de tudo estabeleceu limites.


Será que, se nossos universitários ou pessoas comuns teriam algum crescimento ou contemplar a história se repetindo? Seriam revigoradas ao saber que Deus controla o Mundo, não somente religioso como civil, como buscou fazer com o antigo Israel ?
O mundo parece estar fora de controle. Não esta Deus nestas medidas também apresentando quem esta na verdade no controle?
Quando apresento as medidas das igrejas, estou na verdade apresentando as medidas do livro de Ezequiel, e o objetivo é o mesmo. Tanto para mim mesmo, como para todos os leitores. Temos muito que se envergonhar, e o tempo é hoje.
Temos muito que se envergonhar, mas iremos atender ao apelo de Deus para recebermos mais luz?
 "1 E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram."
Se por influencia de Deus entendermos que sem Ele nada somos, e que não importa o que passamos Ele esta no controle de tudo, pode ficar mais fácil exercermos fé, e se envergonharmos também de termos uma fé tão fraca, com certeza as outras verdades ligadas ao santuário será derramada sobre nós todos, e existirá uma reforma na nossa vida e em todos os sentidos.
Será que esta medidas não despertará pessoas de todos as classes  e crenças? Se isto não ocorrer não estará esta culpa em Deus. A Ezequiel foi dito: "Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir ... ."  (Ezequiel 2 : 7)


Eu sou um Adventista do Sétimo Dia, um dia fui Católico, e respeito a todos da mesma forma, apesar de hoje ter a fé Adventista. Aqui não apresento a história como membro da igreja, mas como um pesquisador da história das religiões do Mundo, pesquiso as medidas do santuário de Deus.   Meu objetivo é apresentar que: "DEUS ESTA NO CONTROLE DE TUDO".



Por mais que se esforcem em dizer que Deus guiou o Israel no passado, passo a passo, e nos guiará hoje, mais e mais pessoas hoje estão duvidando do controle de Deus como nunca houve em nenhuma época. Pense nisto.

A história se repete como sinal de que Deus controla tudo.

Muitos correm atrás de Jesus, não pelo motivo correto, seguem a Cristo somente para receber conforto que necessitam. "Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes."  (João 6 : 26)
Seguir a Cristo tem vantagens, somos alimentados e saciados. Contudo; "buscar" não basta. Os sinais apresentados na vida de Cristo dever ser o motivo de fazer ou seguir.

  1. Muitos hoje,  lideres e cristãos, estão atrás não dos sinais apresentados na vida de Jesus, mas do conforto que este lhe oferece. Cristo veio a este mundo fazer o que já fazia antes, " render se a vontade de Deus". Quando um dos discípulos pediu para Jesus  os ensinar a orar, Ele respondeu que a base e prioridade de todo desejo, é render-se: Orem assim: "Seja feita a Sua vontade". Mateus 6:10



Pense nisto.



Um abraço a todos!

jjcordeluz@hotmail.com