sexta-feira, 20 de março de 2015

DEUS ESTA NO CONTROLE

MEDIDAS E HISTÓRIA DOS TEMPLOS.

  
MEDIDAS REBATIDAS DO TEMPLO.

Hoje vamos falar sobre as medidas do templo de uma forma muito agradável. Sempre tendo em mente que apesar de muitos homens acreditarem que eles decidem e faz acontecer na história, estes na verdade, somente são parte de um espetáculo no qual Deus é o ator principal, o restante é o restante.
A palavra de Deus é clara: "Deus opera tanto no querer como no efetuar" Filipenses 2:03.


Lembrando que: "em Judá, a mão de Deus esteve sobre o povo concedendo-lhes censo de unidade de pensamento para executar oque o rei e seus oficiais haviam ordenado, conforme a palavra do Senhor." 2 Crônicas 30:12


Eu sei que você pode se perguntar: "Deus controla tudo mesmo?" Sim controla tudo, mesmo que você tenha dificuldade de entender como. " E há diversas formas de atuação, mas é o mesmo Deus que efetua tudo em todos"  1 Coríntios 12:06
A forma de Deus atuar pode nos confundir. Podemos nos perguntar: " Será que é Deus que esta me conduzindo? Foi Deus que atuou no coração do marginal para que levasse a vida do meu filho?"


Quero dizer a você que o mal não precisa ser induzido no coração humano, seja em um marginal, ou em outra pessoa qualquer, temos tendências ao mal. O que Deus faz é tentar eliminar o mal de nossos corações, depois se isto falhar de muitas formas, ele julgará se  permitirá que o mal venha acontecer de fato. Ele pode impedir a morte de seu filho, amigos e irmãos. Uma vez que também poderia impedir a morte de Jesus, e porque não o fez?


Ele não fez por amor a nós, foi isto?


Será que as coisas que acontecem desfavoráveis na nossa vida não pode ser por amor a nós, ou a vida de alguém a nossa volta? Quando Jesus morria na cruz algo estava muito desfavorável a Deus, e ao Universo criado por Ele. Mas ele suportou isto por amor a nós. É certo que Deus sabia de tudo o que há de vir, e por outro lado nem sempre sabemos em detalhes sobre o porque das coisas. Assim é a história, nem sempre sabemos o porque de tudo, mas conseguimos enxergar que Deus esta no controle de tudo. Não sabemos os motivos de Deus escolher um tabernáculo tão humilde para viver com seu povo no Deserto, nem o motivo dele ser tão pequeno. Mas sabemos, que Deus habitou com eles, então não fique triste por seu templo ser tão humilde e imperfeito para que o Deus do Céu tenha lugar nele. Glorifique a Deus, sempre!


Eu costumo dizer que quem mede um templo mediu a história futura e passada de um povo. Vamos ver um pouco da história.




ANO 722  à 265 ANTES DE CRISTO.


O reino do norte teve duração de aproximadamente 200 anos; no ano de 722 antes de Cristo o rei da Assíria, Sargão II conquistou a Samaria e levou o povo, das tribos do norte, cativo para Assíria. Gente da Mesopotâmia e da Síria foi trazida para Samaria e se misturaram com os que ainda ali ficaram.
O reino de Judá, com a sede em Jerusalém, continuou a existir entre os reinos do Egito e da Assíria. Logo em seguida a Assíria foi dominada por Babilônia. A Assíria e a Babilônia formaram a chamada Mesopotâmia, hoje o Iraque.
Depois de 457 anos o império romano começou a florescer a partir do ano 265 antes de Cristo. Foi apenas neste ano que as tribos Romanas conseguiram conquistar toda península correspondente ao território Italiano e partir daí rumo à construção de um império mais extenso. Hoje podemos notar que o conflito entre estes gigantes da história ainda esta nos noticiários, Roma x Iraque x Israel.

https://www.youtube.com/watch?v=7hSFVuF6zSw
http://www.universocatolico.com.br/index.php?/a-historia-do-povo-judeu.html
http://www.imagensviagens.com/roma.htm


Como vemos no quadro da linha do tempo de 722 a 265 reflete o período de 457 anos.


Agora vamos ao outro período da história.




ANO 622 à 165 ANTES DE CRISTO




O livro da lei foi encontrado no templo ano 622 antes de Cristo,  Então Josias buscou uma reforma do povo baseado nas orientações do Torha. O livro da lei é encontrado no templo, estava intimamente ligado aos rituais, pois delineava os limites de todo ritual.
Depois de 457 anos antes de Cristo, Judas Macabeu, toma Jerusalém e restaura o templo ( ano 165 A C ) profanado por Antioco Epifanes. Estas duas reformas ligadas ao cerimonial do Templo foi muito importante para o povo Judeu. Tanto a efetuada no ano 622 AC, como a efetuada no ano 165 AC, com a tomada de Jerusalém, uma nova dedicação do templo ocorreu neste ano.
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/Jerusale.html
http://www.universocatolico.com.br/index.php?/a-historia-do-povo-judeu.html




ANO 585 À 128 ANTES DE CRISTO.







Ano 585 o templo de Jerusalém foi destruído pelo exercito de Babilônia, segundo é apresentado na história. Depois de 457 anos foi a vez de um templo samaritano, ano 128 antes de Cristo. João Hircano, ou Simeão, o justo destruiu este templo, mas os samaritanos continuaram a utilizar este monte como o seu local de sacrifício e adoração e ainda o usam até hoje em dia. Este culto foi mencionado pela mulher samaritana na conversa com Jesus junto ao posso de Jacó. (São Joao 4:21-22)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Gerizim
http://www.horaisraelita.org.br/pagin.php?id=34&s=V
http://monlewood.blogspot.com.br/2010/12/origem-religiosa-do-conflito-entre_04.html



ANO 457 À  ANO 1 DO CALENDÁRIO GREGORIANO.



Ano 457 antes de Cristo deu se o decreto de Atarxerxes, uma cópia do decreto aparece na Bíblia no livro de Esdras 7:13-28. Então Esdras deixou Babilônia no primeiro mês do sétimo ano do reinado de Atarxerxes, 457 aC. A frente de um grupo de judeus que incluíam sacerdotes e levitas, que iria auxiliar nas atividades ligadas ao templo inaugurado no ano 515 antes de Cristo.  Atarxerxes nomeou Neemias como governador da província de Judá, e permitiu a reconstrução dos muros da cidade sagrada de Jerusalém. Este fato marcou o inicio de uma profecia bíblica onde  é separado 490 anos ao povo judeu. Daniel 9:24-27
http://osaquemenidas.blogspot.com.br/2010/01/artaxerxes-i-465-424-ac.html


Tudo que foi mostrado aqui não é uma conta exata dos períodos, uma vez que a cronologia apresenta uma diferença muitas vezes de difícil compreensão. Não tenho por habito discutir qual seria a cronologia mais aceitável, uma vez que meu objetivo com este trabalho é apresentar que Deus esta no controle de tudo e não importa a cronologia comparada, elas sempre apresentam o mesmo aspecto. Deus esta no controle de tudo, quando decidimos comparar os períodos semelhantes.


Lembrando que:  "Deus opera tanto no querer como no efetuar" Filipenses 2:03.


"Em Judá, a mão de Deus esteve sobre o povo concedendo-lhes censo de unidade de pensamento para executar oque o rei e seus oficiais haviam ordenado, conforme a palavra do Senhor." 2 Crônicas 30:12