sábado, 8 de agosto de 2015

A VOLTA DO CATIVEIRO.

A VOLTA.

Você com certeza já imaginou quantas medidas existem no mundo? Eu quero neste espaço, apresentar as medidas do cristianismo.  No passado, Deus separou alguns períodos de forma fácil de memorizar. Por exemplo: 
  
Deus deu a Israel 70 anos de cativeiro para o povo de Israel. 



  • A primeira leva ao cativeiro aconteceu em 606/605 a.C. Daniel foi entre os jovens nobres levados com este primeiro grupo. Em 597 a.C., os babilônios levaram um segundo grupo de israelitas. Poucos anos depois, voltaram contra Jerusalém e, no ano 586 a.C., destruíram o templo e a cidade e levaram ao cativeiro quase todos que restaram dos judeus, deixando alguns dos pobres na terra.
Fez o mesmo com a cidade de Tiro por 70 anos. Isaías 23:15,17 
  • "Naquele dia Tiro será posta em esquecimento por setenta anos, conforme os dias de um rei; porém no fim de setenta anos Tiro cantará como uma prostituta. Toma a harpa, rodeia a cidade, ó prostituta entregue ao esquecimento; faça doces melodias, canta muitas canções, para que haja memória de ti, porque será no fim de setenta anos que o SENHOR visitará a Tiro, e ela tornará à sua ganância de prostituta, e prostituir-se-á com todos os reinos que há sobre a face da terra". 
  • Isaías continua: “Naquele dia terá de acontecer que Tiro terá de ser esquecida por setenta anos, igual aos dias de um  rei.” (Isaías 23:15) 
  • Depois da destruição da cidade continental pelos babilônios, a cidade-ilha de Tiro seria “esquecida”. Fiel à profecia, "pela duração de um só rei" o Império Babilônico — a cidade ilha de Tiro não seria uma potência financeira importante. O Senhor; por meio de Jeremias, incluiu Tiro entre as nações que beberiam do vinho de Seu furor. Ele disse: “Estas nações terão de servir ao rei de Babilônia por setenta anos.” (Jeremias 25:8-17, 22, 27) 
  • É verdade que a cidade-ilha de Tiro não ficou sujeita a Babilônia por 70 anos completos, visto que o Império Babilônico caiu em 539 AC. Evidentemente, os 70 anos representavam o período do maior domínio de Babilônia — quando a dinastia babilônica se jactava de ter erguido seu trono até mesmo acima das “estrelas de Deus”. (Isaías 14:13) Diferentes nações viriam a estar sob esse domínio em diferentes épocas 
Nos corredores do Vaticano, o clero ficou cativo à semelhança dos cativeiro de Israel por 70 anos. 
  • Com a morte de Bonifácio VIII, em 1303, Felipe IV pressionou pela eleição de um papa francês, fazendo substituto de Bonifácio VIII o papa Clemente V. Para manter um controle mais rígido sobre o papado, Felipe IV transferiu Clemente V de Roma para Avinho, no sul da França. Tinha início o período conhecido como o Cativeiro de Avinho, que durou de 1307 a 1377, onde vários papas se submeteram ao poder dos reis capetingas 
  • Após a morte de Gregório XI, em 1377, um novo papa foi escolhido em um conclave de 16 cardeais. O cardeal de Bari, na Itália, passou a ser o papa Urbano VI e que pressionaria para que a sede do papado novamente se instalasse em Roma. Outro grupo de cardeais não aceitou essa eleição e, em 09 de agosto de 1378, assinou um documento tornando nula a eleição de Urbano VI. Pouco mais de um mês depois, elegeram outro papa, o cardeal de Genebra, que passou a se chamar Clemente VII, cuja sede de seu papado se mantinha em Avinho. 
  

Podemos notar que, ainda que os períodos da história não tenha um histórico perfeito, podemos saber que: a história ainda se repete dando a nós um claro indicio que Deus ainda esta no controle de tudo.

Tenha um bom dia!