terça-feira, 23 de dezembro de 2014

AS MEDIDAS DA PURIFICAÇÃO E O MILÊNIO.

Ezequiel 38.

Esta matéria tem como objetivo orientar as pessoas sobre alguns acontecimentos. É bom lembrar que geralmente as matérias postadas neste espaço são de cunho histórico, ligados as suas medidas. Mas por qual motivo eu postaria neste espaço a explicação de uma profecia?
Muitas pessoas hoje se sentem injustiçadas. Outras tem duvida sobre se as medidas estabelecidas para tudo tem realmente necessidade. Seria justo realmente o  Senhor, questionam estas.

O juízo de Deus tem algumas fazes, uma delas podemos chamar  de  juízo comprobatório, mas você pode encontra-lo com outros títulosNeste período você poderá estar como Juiz, e não como réu. 
O juízo tem varias fazes, mas neste momento vou apresentar somente a faze comprobatória. Estas fazes são apresentadas  na escrituras como períodos de purificação.

O capitulo 39 de Ezequiel, apresenta a Terra como sendo purificada. 

O POVO DE ISRAEL É FOGO.

EZEQUIÉL 39


Ezequiel no capitulo 39:8, promete que: "O que é vindo se cumprirá." Em todo livro encontramos estas promessas. Mas a do capitulo trinta e nove é encontrado esta promessa.

Ezequiel 39:16 "Assim purificarão a terra."

Todo povo de Israel teria que purificar a terra, e a terra apresentada aqui não  se localiza  onde  vivemos, mas  a terra que Jesus diz estar preparada. Muitos pastores tentam fazer uma aplicação  desta profecia como algo que logo  ocorrerá na terra atual. 
O mesmo erro que eles cometem hoje, foi o erro do grupo do Advento antes de 1844; quando imaginavam que o livro de Daniel apresentava uma purificação da Terra após os 2300 anos saindo de 457 antes de Cristo, entre outras expectativas. Estes acreditavam que Daniel apresentava a profecia como apontando a purificação da terra atual. O  livro de Daniel apresenta uma purificação distinta do livro de Ezequiel.
Se você  deseja entender melhor sobre a purificação do livro de Daniel, em breve publicarei uma matéria sobre isto, mas já pode encontrar este tema no link abaixo.
http://biblia.com.br/estudo-biblico-biblia-facil-sobre-profecias-em-daniel/

Assim devemos tomar o cuidado de não cometer o mesmo erro que o povo do advento por ocasião ao desapontamento de 1843-1844, no qual imaginavam que a purificação do santuário de Daniel 8:14 ocorreria na terra.

PURIFICAÇÃO DA TERRA DE ISRAEL E SUA LOCALIZAÇÃO.

Assim  a purificação da "terra de Israel" no livro de Ezequiel 39:16 não ocorrerá na Terra, mas ao oriente do mar de vidro; "lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar"

"E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás".

"E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus". Apocalipse 4:6 15:2


Ezequiel 39:11, lugar onde vamos sepultar os casos ajuizados  pelo povo de israel.

PERÍODO DA PURIFICAÇÃO.

No final do capitulo 30:07, Deus faz novamente uma promessa para o povo de Deus:

"E nunca mais deixarei profanar o Meu santo nome".

Como também fez varias vezes no livro, e de varias formas. Esta profecia se cumpre de forma plena após a volta de Jesus e  sua transferência para Céu.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar."  (João 14 : 2)

Nesta ocasião em que o nome de Deus nunca mais será profanado, os santos em Deus, estarão na "Nova terra".

OS SANTOS SERÃO JUÍZES NESTA PURIFICAÇÃO.

O texto bíblico a seguir foi meu primeiro texto lido em publico na igreja. Dia antes, um grupo do movimento carismático da minha cidade, desafiou a todos os jovens comprar uma bíblia e leva-la no próximo domingo, assim eu  fiz, quando cheguei no domingo eu era o único que portava a bíblia em mãos. Então o  líder dos jovens, disse constrangido: "abre em um lugar qualquer da bíblia e leia algo para nós e depois vamos explicar sobre a leitura para prosseguir nas orações." Assim abri a bíblia pela primeira vez em  publico e li o texto de Obadias 17-20. Mas ninguém, ainda que frustrado, soube falar nada sobre o tema, e deram seguimento a reunião. 

No livro de Obadias é encontrado uma afirmação semelhante a da profecia de Ezequiel; "no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo, e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades" e que neste monte: "A casa de Jacó será fogo, e a casa de José chama. Para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será do Senhor".  Obadias 17,18 e 21.

A palavra de Deus deixa bem claro que os santos julgarão o mundo todo. "Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?" I Coríntios 6:02. Ou não sabeis que havemos de julgar os anjos? I Coríntios 6: 03

Obadias falava de um julgamento onde os salvos julgariam  os impios segundo a afirmação do livro de I Coríntios 6:03 Não estava esta profecia, apresentando um juízo feito por estas  geraçõess na Terra.
Eis; disse o anjo; "Que os santos, em uníssono com Jesus, assentam-se em juízo". Primeiro Escritos pg 52.

"Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar". Ap 20:04 

Este julgamento ocorrerá no período milenar ocasião em que os santos estarão com Cristo no Céu.

No livro de Ezequiel este julgamento é apresentado na forma figurada,  (fogo) ou seja, a função dos salvos também será julgar (ou queimar).
Mas a profecia apresenta como queimando as armas, assim precisamos saber o que seria as armas dos impios.


QUEIMANDO AS ARMAS

Os habitantes das cidades de Israel sairão, e totalmente queimarão as armas, os escudos e as rodela, com os arcos e as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e farão fogo com isto por sete meses. Ezequiel 39:09.

No monte de Sião o povo de Deus já estará livre de todo mau e terão o titulo de cidadãos de fato. "Os da casa de Jacó possuirão as suas herdades". E terão a tarefa de julgar os ímpios, pois uma das tarefas do fogo é queimar, e para queimar é necessário um combustível, e nesta profecia de Ezequiel

  • o combustível é as armas,
  • no livro de Obadias: é a palha. Obadias 18;
  • no livro de Mateus 3:12, é á palha que deverá passar pelo fogo.

Devemos ter em mente que nem todos os textos da bíblia que apresenta que os ímpios serão queimados, ou passarão pelo fogo, se refere a uma queima literal. Os textos abaixo é um dos exemplos:

"Jacó será fogo, e a casa de José chama. -- e a casa de Esaú palha. Para julgarem a montanha de Esaú; e o reino do será do Senhor."  Obadias 17,18 e 21. Mt 3:12


Neste caso o fogo ocorrerá em um período no qual o povo de Deus representado por Jacó irá queimar a palha. (Os povos ou ímpios)
Mesmo Jesus por ocasião de sua estada nesta Terra disse que sua tarefa seria lançar fogo.

 "Eu vim lançar fogo na Terra". Lucas 12:49.
Apesar de Jesus lançar fogo na terra não queimou, ou julgou de forma universal, apenas casos isolados como era sua missão.                                                                
Resta então saber o motivo de Deus falar que queimaria as armas, em vez de queimar os ímpios.
Precisamos entender que a forma que agimos, demonstra que armas usamos. A respeito das armas diz Deus:

"A sua boca era mais macia do que a manteiga, mas o seu coração, guerra; as suas palavras eram mais brandas que o azeite, todavia eram espadas nuas." Salmos 55:21.

Ou seja, os motivos que levam a cada um de nós agir é que define a amas que usamos.

"Filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espadas afiadas." Salmos 57:04

 "Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina". Provérbios 12:18

 " Espada e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo". Provérbios 25:18

"Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os seus dentes, espada afiada, a sua língua". Salmos 57:4

Os atos de uma pessoa revela seu caráter, assim, quando julgo alguém neste mundo, estou queimando ou analisando seu caráter que se concretizou em atos ou não.

O COMBUSTÍVEL DOS JUÍZES

Este é o motivo que a profecia diz que acenderão fogo: Com as armas acenderão fogo. Ezequiel 39:10.

As obras são como armas injustas, e este será o combustível queimado pela casa de Israel, de Jacó, e de Jose. Não, os ímpios, propriamente dito.

 E para julgar estas obras não haverá necessidade de estes estarem no céu por ocasião do julgamento judicativo, e por este motivo á profecia afirma que o povo de Israel; "Não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo". Ezequiel 39:10.
Ou seja; este julgamento será baseado em relatórios dos livros que se encontra nos Céus.

 O campo é o Mundo. Mateus 13:38. Naturalmente se as armas são as obras más; ou seja, o combustível que será queimado, ou julgado, não há necessidade dos ímpios estarem presente neste julgamento, não serão convocados para este julgamento, ou seja, não serão convocados do campo nem dos bosques, para o julgamento que será efetuado no Céu.


 JESUS É O QUE QUEIMA

Jesus também disse: "Eu vim lançar fogo na terra". Lucas 12:49.

Mas é certo que Jesus não queimou ninguém nesta terra, a não ser, pelo o fogo da verdade. Jesus ainda disse: Vós julgais segundo a carne, Eu a ninguém julgo. E se na verdade Eu julgo, o Meu juízo é verdadeiro. João 8:15,16. Lançar fogo na profecia nada mais é que: "julgar pelo juízo verdadeiro".

Ou seja, a purificação do Céu ocorrerá com a participação do salvos em Cristo. "Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo"? I Coríntios 6:02. Ou não sabeis que havemos de julgar os anjos? I Coríntios 6: 03

Se somos sacerdotes segundo a ordem de Melquisedeque, então também teremos nossa parte na purificação do Céu, contudo este julgamento não decidirá quem irá para o Céu. Tem outro objetivo que é analisar o quanto Deus é Justo.

Este julgamento separará definitivamente os do campo e do bosque; para receber no futuro sua final execução após o milênio. Então o santos darão sentenças; e o caso dos infiéis estará sepultado para sempre. "Ali sepultarão (no Céu) a Gogue e a toda sua multidão". Ezequiel 39:11

AS ARMAS DOS JUSTOS


Por outro lado: os cristãos são orientados utilizar neste mundo, "as armas da justiça, á direita e a esquerda".  II Cr 6:07 "Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas, para a destruição das fortalezas". II Cr 10:04. "Tomai também a espada do Espírito". Efésios 6:17.

Deus nos convida para um conflito armado. Nosso caráter deve ser como o de Cristo, nossos atos tem que ser como o de Cristo. Temos o compromisso de estar preparados para este conflito na Terra pois, um dia aqueles que usaram as amas aprovadas por Deus na Terra julgarão os povos no Céu.


"Não vim trazer paz, mas espada. Mateus 10:34. Paulo aconselha: "Abraçando sempre o escudo da fé". Efésios 6:16.E o salmista afirma "A Sua verdade é pavês". Salmos. 91:04.

"Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina". Provérbios 12:18


Os textos da bíblia aponta o povo de Deus mantendo um caráter como o de Cristo, consequentemente tendo suas obras em harmonia com a vontade de Deus. Pois Deus é o seu escudo e fortaleza. Enquanto os infiéis ou os ímpios não terão a mesma disposição nesta Terra, e suas armas diferem das utilizadas por todos que estarão no Céu. Ou seja, suas obras diferem das armas usadas pelos salvos em Cristo.

UM PERÍODO DE ESPANTO NA PURIFICAÇÃO.

Ezequiel 39:11

Outro fato neste juízo que chama a atenção será quando os santos passar em revista o caso dos anjos caídos como também do próprio Satanás: "Se espantarão". Ezequiel 39:11; ao ver o caráter e obras de Satanás, e como ele realmente era.

E com certeza terão motivos de glorificar a Deus ao ver que a justiça de Deus é perfeita, para sempre. "E naquele dia será memorável o dia em que Eu for glorificado, diz o Senhor". Ezequiel 39:13. Toda duvida deixará de existir a respeito do juízo. E qualquer duvida, será sepultada para sempre após este juízo. E então todos terão maior clareza da santidade e justiça de Deus.


SIM TODO O POVO DA TERRA OS ENTERRARÁ

Ezequiel 39:13

Hoje é muito comum falar que precisamos sepultar um caso, ou assunto, e esta é a função dos Justos. Após analisar cada caso de seus mais próximos, ou intimamente ligados de sua geração, ou não, seus casos ficarão sepultado ou encerrados para sempre, no que estava pendente a eles, ou a sua responsabilidade no julgar com Cristo.


SERÃO SEPARADOS HOMENS PARA SEPULTAR OS QUE TENHAM FICADO

Ezequiel 39:14.

 Como o grupo anterior sepultou os casos que para estes eram os mais próximos, (os do campo); os do capitulo 14 terá a fusão de analisar os casos que podemos dizer esquecidos, ou passado por alto pela maioria mais distantes de sua esfera de relacionamento,  (grupo do Bosque) neste grupo esta os que são distantes destes ou mesmo os anjos caídos.

Após analisar estes casos, ou sinalizado estes, o grupo anterior concluirá o caso, os enterrará na mesma sentença de Satanás e seus anjos caídos. Assim farão a purificarão no Céu, ou seja, a Terra de Israel . Ezequiel 39:16  Nenhum dos infiéis ficará de fora.



Enquanto este juízo ocorre no céu, na Terra o  quadro será este:


JEREMIAS (cap. 9:22) 
"Assim diz o Senhor: Até os cadáveres dos homens cairão como esterco sobre a face do campo, e como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha."


 Todos os santos estarão no Céus por esta ocasião, assim na terra nenhum ser humano estará a juntar ossos ou sinalizando estes para purificar a Terra.

Toda profecia aponta para um julgamento nas cortes celestiais.

REFLITA.

"A pessoa que apaga o Espírito será levada a desprezar as profecias, que são legítimo fruto do Espírito. "Derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão." Joel 2:28.  A expressão: "Julgai todas as coisas", é limitada ao assunto, profecias, e nós devemos provar os espíritos pelos processos que Deus nos tem dado em Sua Palavra. Enganos espirituais e falsas profecias são comuns no presente tempo; e é indubitável que este texto tem especial aplicação aqui. Mas note-se, o apóstolo não diz: Rejeitai todas as coisas; mas, provai todas as coisas, retende o que for bom". 
PRIMEIRO ESCRITO  PG 142





Temos de cuidar em julgar as pessoas, o próprio Jesus disse: "Eu não julgo ninguém". Esta afirmação deve ser a nossa. Tudo tem seu tempo, os limites para tudo estão estabelecidos.  

Tenha um bom dia.