terça-feira, 5 de março de 2019

CONSTANTINOPLA ANO 1053

1053 ANOS DE HISTÓRIA.

A história aponta para um Deus que sabe todas as coisas, um Deus que limita a história do cristianismo e de outros grupos da humanidade. Nada ocorre por acaso, ou simplesmente por intrigas doutrinárias, ou sociais, ou  até mesmo por busca de poder, ainda que estes motivos estejam na pauta.  Muitos eventos que ocorrerão na história você não pode mudar, o que você pode na ocasião é estar do lado certo quando ocorrer. Deus não deseja que  coisas negativas ocorram, Deus não pode obrigar o certo, mas pode monitorar um grupo ou individuo, para que o prejuízo a causa de Deus seja o  menor possível. Deus não deseja que seu povo  passe por dificuldades, mas o permite para o bem destes.
Os conflitos existentes na experiência de um povo ou grupo, pode não ser agradável estuda-los , mas pode nos deixar lições.

O cristianismo começou a espalhar-se a partir de Jerusalém, e depois em todo o Oriente Médio, acabando por se tornar a religião oficial da Armênia em 301, da Etiópia em 325, da Geórgia em 337, e depois a Igreja estatal do Império Romano em 380. 

Tornando-se comum em toda a Europa na Idade Média, ela se expandiu em todo o Mundo durante a Era dos Descobrimentos. 

Hoje iremos ver um pouco das medidas de Deus no delinear da história das autoridades. Datas e medidas entre datas, no qual deixa lições. Você poderá notar que as medidas são semelhantes para os principais períodos da história.





Como podemos notar esta medidas apresentam lições, que Deus, e não o homem, esta no controle da história humana.
Cada data deste gráfico parece uma parede de separação entre um período e outro. As saídas podem ser contempladas como divisões de um ambiente. Estes ambientes são saídas, assim como entrada de um novo período.
Não sabemos ao certo o que representa as entradas, apesar de entender que tudo tem uma saída. Quando Deus apresentou a saída para as 2300 tardes e manhãs do livro de Daniel, 9:25 "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos."  (Daniel 9 : 25) 
Esta medida de 490 anos estava limitado, ou separado para o povo Judeu, como a vinda do Messias, como também  apontava o juízo de purificação apos 2300 anos Daniel 8:14.  E ele me disse: "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado."

Estes períodos estão inserido na mesma "saída", e teria uma "entrada", no final dos 2300 anos (a purificação do santuário Celestial). Ambos os períodos são períodos de Juízo, tanto o período de 490 anos "separados" como 2300 anos apontado para a purificação. 
 Ambos os períodos estão alinhados com a mensagem do santuário e têm uma mesma saída.  No livro de Ezequiel diz Deus: Ezequiel 43:11  "E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as "suas saídas", e as "suas entradas", e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram."

Quando iniciou a profecia dos 490 anos, 457 antes de Cristo, foi a saída, mas a entrada para a purificação do santuário foi em 1844 depois de Cristo. Se você não entende esta profecia entre em uma  pagina da Igreja Adventista do Sétimo dia e  confira seus cálculos e figuras. 
Ai esta link para quem desejar entender um pouco mais sobre o assunto.

 https://www.youtube.com/watch?v=YsHU7AfxopY

Este templo apresentado no livro de Ezequiel tem muitas saídas, assim como muitas entradas, mas uma coisa ele tem em comum, tem medidas semelhantes para alguns  ambientes.
Assim ocorre com a história, tem saídas diferentes e são muitas, mas também tem seus períodos bem definidos e limitados.
Cada parte do santuário tinha em si uma representatividade, vou dar um  exemplo revelado. O átrio externo pertencia aos gentios, Apocalipse 11: 2  "E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses." Ou seja 1260 anos. 
Assim como o átrio pertencia, ou foi separado  aos gentios, assim os outros compartimentos certamente também tem suas aplicações,  e pode representar um período especifico  da história, tanto  do passado, como no presente e futuro. 

Aqui apresento evidências do passado, assim como do presente.  Mas podemos tirar lições importantes destas medidas do passado. Uma delas, é que Deus esta no controle de tudo, apesar que os homens tendem  a  acreditar que quem esta no controle das coisas são os finitos mortais, e  a história aponta para outra verdade. 
Existem muitas classes  que hoje estão no poder, que se firmaram no mesmo, pensando que  nunca cairão do seu pedestal de ilusões. Não sabem estes que já estamos em período de  juízo, não entendem o simbolismo de cada faze do juízo, e que respeitar a vontade, ou as leis de Deus, pode ser uma proteção no presente e no futuro. 

E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeramfaze-lhes saber a forma desta casa, e a sua figura, e as "suas saídas", e as "suas entradas", e todas as suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos os seus estatutos, e os cumpram." Ezequiel 43:11

Existe um condição básica para ter entendimento desta mensagem, "envergonhar" de seu sentimento de auto suficiência. 
Não existe saída para um ser humano presunçoso, a não ser que se humilhe perante Deus,  "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"  (Apocalipse 3 : 17)

As medidas da história, ou qualquer setor da vida pode te dar evidencias da necessidade de você mudar, mas você tem que dar seu passo, acreditar que ainda não tem nada, que tem muito para crescer, e buscar este crescimento em Deus, não nas saídas ou entradas. As saídas ou entradas da história humana, ou das profecias, não fará você apto para entender o principal destas medidas, mas dará a você oportunidade de se posicionar na vida do lado certo, ou de  arrepender de  ser presunçoso. O concelho hoje é "vigiai e orar".

Este espaço não é dedicado a sermões, mas a apresentar evidencias que Deus esta no controle de tudo, e que você pode entregar sua vida a Ele, e o restante Ele fará.   
Como vimos acima as datas tido como principais para muitos eventos da história religiosa, como civil, tem suas medidas rebatidas, ou em algumas situações medidas entre datas repetidas.


Um pouco de história.

1053
Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Cisma


869
cisma de Fócio é um termo utilizado para descrever a controvérsia que durou entre 863 e 867 entre a igreja de Constantinopla e a Igreja de Roma, liderada pelo papa
O concílio de 867 foi seguido pelo Concílio de Constantinopla de 869, que depôs Fócio e o excomungou, reinstalando Inácio


Muitas vezes costumo utilizar esta saída. Hoje irei apresentar um pouco do período de 1053 anos.

Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes. Estes conflitos acabaram em uma cisão entre a Igreja de Constantinopla (Ortodoxos) com a Igreja de Romana, (Catolicismo Romano de Roma)
Como podemos notar abaixo na linha do tempo, 753 antes ocorreu um evento ou saída para a Igreja Armênia. A Armênia foi a primeira nação à adotar o cristianismo como religião oficial de Estado, em 301 depois de Cristo. Mas de 93% dos cristãos armênios pertencem à igreja Apostólica Armênia, uma forma de ortodoxia oriental.
Como podemos notar o final do Império Sacro Romano Germânico foi no ano 1806 ou seja 753 anos 
depois do ano 1053. 

1806
Oton  vence os Húngaros e recebeu  sua primeira sagração por proteger o papa João XII no ano 962 e nasce o Sacro Império Romano- Germânico QUE DURARIA ATÉ O ANO 1806

CONSTANTINOPLA 331 

Bizâncio foi, de 326 a 331, inteiramente reformada e preparada para ser a “nova Roma”.
(Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053.)

301 
A Armênica foi a a primeira nação à adotar o cristianismo como religião oficial de Estado, em 301. Mais de 93% dos cristãos armênios pertencem à Igreja Apostólica Armênia, uma forma de ortodoxia oriental. 

Em 1922 a Sociedade das Nações coloca a Palestina sob autoridade Britânica.
1922, saída de Mehmed VI, que foi o último sultão do Império Otomano.

869 – 8º CONCÍLIO ECUMÊNICO – Excomunhão de Fócio.
869+1053=1922 
 (No longo período que se inicia em 1453 e vai até 1922, Constantinopla foi a capital do Império Otomano.)

CONSTANTINOPLA 331
Bizâncio foi, de 326 a 331, inteiramente reformada e preparada para ser a “nova Roma”. Ao fim dessa preparação, foi renomeada, passando a se chamar Constantinopla, em homenagem ao imperador.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/imperio-bizantino.htm

Etiópia 301

O cristianismo começou a espalhar-se a partir de Jerusalém, e depois em todo o Oriente Médio, acabando por se tornar a religião oficial da Armênia em 301, da Etiópia em 325, da Geórgia em 337, e depois a Igreja estatal do Império Romano em 380. Tornando-se comum em toda a Europa na Idade Média, ela se expandiu em todo o mundo durante a Era dos Descobrimentos.


CRESCIMENTO DAS IGREJAS EM CONSTANTINOPLA 331

Ano de 331 muitos templos romanos são desapropriados e passa a ser igrejas Católicas.

331    CONSTANTINO FUNDOU CONSTANTINOPLA

A transferência da capital de roma para Constantinopla No dia 11 de maio de 330, o imperador Constantino I tornou a cidade de Constantinopla a capital do Império Romano. Com o passar do tempo, a cidade cresceu territorialmente e em importância, sendo respeitada e cobiçada por vários povos. Até 395, permaneceu como capital do Império Romano, passando, então, a ser a capital do Império Bizantino. Em 1204, as forças da Quarta Cruzada capturaram a cidade e teve início a fase do Império Latino. Mas em 1261 passou ao comando de Miguel VIII Paleólogo, representante de Niceia. Novamente, a cidade de Constantinopla era a capital do Império Bizantino. Nesta fase, a cidade gozou de relativa tranquilidade e houve um grande crescimento da mesma. Era a capital da cristandade e a maior e mais rica cidade da Europa. Durante quase dois séculos serviu de capital aos bizantinos. Todavia, foi em 1453 que veio a grande derrota. No dia 29 de maio, o Constantinopla  tomou a cidade como capital e esta situação não mais se alterou. No longo período que se inicia em 1453 e vai até 1922, Constantinopla foi a capital do Império Otomano. Em 1923, foi criada a República da Turquia, que mudou sua capital de Constantinopla para Ancara, porém ainda mantendo o controle sobre a primeira. 
Em 331, Constantino encomendou a Eusébio cinquenta bíblias para a igreja de Constantinopla.


CISÃO DE 1053 -1054

Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Cisma
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisma_de_F%C3%B3cio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisma_de_F%C3%B3cio

Conclusão:

Existem muitos outras postagens apresentando medidas sobre Constantinopla e Roma neste blog. O objetivo não é apresentar o futuro ou especulações sobre o mesmo, mas apresentar de forma diferente, se possível, que este Mundo não foi entregue ao acaso, mas que existe um Deus controlando os limites, conforme "os tempos e estações" para que cada evento se cumpra. Eu poderia apresentar este tema somente pautado na bíblia sagrada, mas existe um grupo de pessoas que  acredita mais nas evidências da história do que na palavra de Deus. Existe outros, que somente voltará para casa quando a história fazer o que a bíblia ainda não tem como fazer na vida destes. 
Estas medidas são cunhas que poderão traze-los de volta a bíblia. 
Assim como a musica prepara eleva, assim como a leitura da palavra prepara e eleva, assim como a natureza prepara e eleva, assim Deus,  prepara e eleva pessoas através das suas medidas em varias denominações,  para que sua entrega a Ele seja um ato de fé. 
Você subiria em um avião se soubesse que a pessoa não tem a qualificação para pilotar um avião
Muitos hoje esperam que eu e você mostre que Deus tem capacidade de controlar suas vidas até um Dia estar com Ele conforme as sua promessas.  Mas mesmo depois de encontrar um piloto qualificado, você não terá a garantia de que voará até seu destino, diferentemente será, se o piloto for Deus. 
Deus fará por nós, não somente por ser qualificado e organizado, mas fará por nós pois Ele é Deus, não homem. As evidencias da história nunca substituirá a fé,  confiar em Deus sempre será um passo da fé. 

jjcordeluz@hotmail.com