sábado, 17 de março de 2018

CISMA ORTODOXO NO BRASIL E NO MUNDO.


"Quero alertar:  que todas as matérias apresentadas neste espaço são resultados de pesquisas,  e que, nenhuma parte publicada estão concluídas, e assim, podem passar por revisões".

Tenho como objetivo principal apresentar que Deus, e não o homem esta no controle deste mundo. 
Poderia fazer o mesmo que faço aqui, apresentando a forma que Deus organizou todo planeta, e cada detalhe encontrado na natureza, ou ainda pela organização dos seres criados, ou ainda apresentar as ultimas escavações e suas descobertas, que autentificam a existência de um Deus organizado.

Fugindo das formas tradicionais, venho  apresentar uma forma antiga e um pouco esquecida na poeira do tempo. 

Não importa o quanto somos incrédulos, Deus deixou e deixa suas digitais em todos os lugares onde você possa contemplar. Mas tem um grupo de descrentes, que só acreditam em dados históricos, assim resolvi deixar este material disponível ao publico, para que, estes também pudessem ter a oportunidade de reconhecer que Deus, não o homem, tem o controle de tudo na Terra. Não são os lideres os grandes  da história, mas um Deus que estabelece limites para todo tipo de movimento religioso, ou politico religioso.

Abaixo vamos ver um pouco sobre os cismas ocorridos entre a Igreja  Ortodoxas e Católica Romana. Você poderá notar que quando o tempo chega ao seu limite, atitudes antes impensadas ou desejadas, acabam ocorrendo. 
Quando apresento estas medidas não estou querendo dizer que estes homens estão sobre a direção de Deus, ou não estão na direção de Deus, mas o foco é apresentar que Deus esta no controle das medidas da história, e não, os grandes ou pequenos homens.

VEJA A LINHA DE TEMPO ABAIXO.




1053-1054
CISÃO DA IGREJA CATÓLICA ORTODOXA E ROMANA, 1053-1054.

Tenho por costume iniciar as linhas do tempo em 1053-1054 pois neste período se desenvolveu um grupo de eventos que modificou o cenário religioso no mundo. "Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes."
Esta foi a saída (1053-1054) para um cisma entre o Catolicismo Romano e o Catolicismo Ortodoxo. Dou mais detalhes sobre  este evento em postagens anteriores. 


2007
REUNIFICAÇÃO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA EM 2007. 

2007
CISMA IGREJA ORTODOXA DO BRASIL COM A ORTODOXA DE MOSCOU EM 2007.

A Igreja Ortodoxa Russa no Exílio está em plena comunhão com o Patriarcado de Moscou. Infelizmente as paróquias que ela tinha no Brasil entraram em cisma em 2007 por serem contra essa comunhão. Por isso, até que retornem, ou novas paróquias sejam criadas, estamos sem representações desta Igreja no Brasil até o momento.





AS FONTES DAS DATAS NÃO CITADAS NESTE ESPAÇO JÁ FORAM APRESENTADAS NAS POSTAGENS ANTERIORES. 



COMO O OBJETIVO É PUBLICAR PESQUISAS NEM SEMPRE IREI FAZER COMENTÁRIOS A RESPEITO DA LINHA DE  TEMPO EM MEDIDAS. 



1483
Nasce  Lutero.


1964  NASCE Ulrico Zuínglio em 1484.   
1517

Lutero  LANÇA a base de sua fé e reforma .

1973

Guerra de Yon kippur ONO resolve parte do problema em conflito exatamente na cidade onde Calvino resolveu fazer dela uma cidade sede do Calvinismo. Genebra.

1053
O cisma de Photius no ocidente; o oriente preferiria chamá-lo do cisma de Nicolau); a questão dos dípticos em 1009; a tentativa de reconciliação em 1053
"Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes."
1054 
Esta foi a saída (1053-1054)para um cisma entre o Catolicismo Romano e o Catolicismo Ortodoxo. Dou mais detalhes sobre  este evento em postagens anteriores. 

1509
Calvino  nasce.

1543
O concílio dos 25 o convocou para cooperar na elaboração de uma nova ordem social para Genebra.

1542
1° Catecismo  de Genebra ou calvinista.

1562-1565
1962-1965 Concilio Vaticano  II   Uns dos temas discutidos  Ecumenismo.

1564
Morre  Calvino.

1563 
Catecismo de Winterberg.

1999
Declaração Conjunta  (Catiolico e Luterano)sobre a Doutrina da Justificação .


31/10/1999 .

2000
João Paulo  II reconheceu e pede  perdão por erros da Igreja. O primeiro pedido.

Papa pede perdão pelo holocausto judeu .

2007
A Igreja Ortodoxa Russa no Exílio está em plena comunhão com o Patriarcado de Moscou.  As paróquias que ela tinha no Brasil entraram em cisma em 2007 por serem contra essa comunhão. 

2007
A Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscovo e a Igreja Ortodoxa Russa no Estrangeiro assinam na quinta-feira a Acta de União Canónica, pondo assim fim a uma das mais importantes cisões no seio dos Cristãos Ortodoxos Russos.

Quando você resolve tirar uma medida de algo, você tem sempre uma saída, ou ponto inicial, para iniciar a medida. A Daniel foi dito, "desde a saída" Daniel 9:25, "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos".
Este evento de saída marcava o inicio dos 490 anos separados para o povo de Israel. Do ano 457 A C ao ano 34 D C.
E para entender o que ocorreu neste período separado, você poderá entrar neste espaço.
https://www.youtube.com/watch?v=EzjLzOhktaA

Mas o tempo de 490 anos não esta limitado apenas a esta profecia, temos também outros eventos históricos relacionados ao povo de Israel, do reinado de Saul ao cativeiro babilônico se deu 490 anos. 1096-490=606

Talvez uma pergunta que não quer se calar seria.  Por qual motivo estas medidas se repetem em grande parte em outros períodos da história?

Estaria Deus dizendo algo para nós? Estaria Ele dizendo sim; "que tem um tempo para todo propósito debaixo do Céus?"  Disse Ele no livro apocalipse que não se deveria medir o átrio do templo pois este pertencia ou estava separado aos gentios. Apocalipse 11:01-3

Talvez você não acredite em Deus, ou se acredita, pense que Ele esteja perdido o controle da situação. Mas quando olhamos para as evidências da história esta nos aponta para outra verdade. Você nunca irá poder escolher em que período da história viverá, mas sempre poderá escolher de que lado você estará. 

As medidas da história apresenta de forma rebatida, ou ao contrário. Muitas vezes vemos isto em nosso dia a dia. Para quem lida com projetos arquitetônicos, encontra esta situação com frequência em projetos. Costumo dizer que assim como o santuário de Salomão tinha suas medidas repetidas, assim também ocorre com a história. Não pense você que as medidas do templo em Jerusalém era apenas medidas que visava acomodar as ordenanças do sacrifício em si. A ordem em que foi traçado sua repartições assim como suas medidas falam mais alto que a importantíssimo sacrifício representado em suas cerimônias. Quando apresentamos que suas medidas ou cerimonias são desconectas, estamos apequenando o próprio Deus.
No próprio livro do Apocalipse, é apresentado que a área externa era separada aos gentios "Apo. 11:1-3"  ou pertenceria  este grupo (gentios) no período  de supremacia.  O próprio anjo apresenta que este átrio externo não se deveria medir. O apostolo respeitou a ordem do anjo, mas o anjo afirmou que este espaço de supremacia equivaleria 1260 anos. Assim podemos fazer a seguinte pergunta. Se as medidas do pátio externo são de 1260 anos aplicável a um grupo, qual seria a medidas em anos para os outros compartimentos? Ou  ainda, a que grupo de pessoas estes compartimento se aplica?


No santuário existem muitos espaços, o patio das mulheres, e muitas câmeras com funções diferentes, os átrios com funções diferentes, e muitas outras áreas destinadas a ocupações  específicas. Todos estes  espaços teriam suas medidas especificas, ou  suas medidas em anos?
Possivelmente sim, mas não posso dizer que escala utilizar para fazer estes cálculos, ou se existe uma contante para fazer os cálculos.
E mesmo que soubesse que constante usar, mesmo assim teria que saber o propósito para  cada setor, e sua saída.

Não acho muito interessante ter conhecimento de todas as medidas de Deus, mas vejo na história que tudo tem seu tempo,  suas saídas assim como seu limite, previamente estabelecidas por Deus, ainda que não entendemos isto claramente por hora.

Mas acredito que haverá no futuro mais luz sobre este assunto, por parte de um grupo, como é em todos os assuntos ligados as digitais de Deus. Hoje temos os arqueólogos, cientistas, e muitos outros grupos que usam o seu conhecimento a respeito de tudo para mostrar evidencias de um Deus organizado. No futuro outros farão o mesmo com as medidas da história de forma mais clara que já apresentadas no passado. A ciência se multiplicará. Toda área de conhecimento clamará que Deus não desistiu de nós.
Contudo sempre existirá oposição a toda ciência de Deus, seja no mundo religioso, como no mundo em geral.Como á em todos os assuntos ligados a palavra de Deus.

Mas, a única coisa clara hoje é que, o átrio seja qual for a medidas em covados, ou em metros, tem 1260 anos. E que, Deus continua no controle deste Mundo, seja religioso, seja governamental.

E o   objetivo deste espaço digital é apresentar este aspecto que Deus não o homem esta no controle deste Mundo. Apresentar que Deus, não eu ou você, estamos no controle de tudo. Não importa qual seja suas credenciais, de que família você vem. Temos um compromisso e este compromisso não podemos transmitir a outros.

Deus sempre dará a você a oportunidade de crer nEle. E eu e você, não poderá escolher um outro período da história para  nascer, mas podemos escolher de que lado eu você estaremos.

"E quanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação."  (Hebreus 3 : 15)

As medidas da história, ou do templo, não estão distribuídas para que eu e você descubra o que ocorrerá no futuro, mas, aponta de que lado devemos estar hoje, ao lado de Deus.

Reflita.

Tenha um bom dia!