domingo, 18 de fevereiro de 2018

A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO EM MEDIDAS

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO.

Este espaço tem publicações em linha de tempo com o objetivo de facilitar a memorização dos eventos religiosos do mundo. Além de apresentar que Deus tem as Suas medidas, e que Ele, não o homem esta no controle de todas as coisas.


"Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?"  (Jó 38 : 5)

Tudo que Deus criou tem medidas rebatidas, ou  repetidas. Teria a história religiosa do mundo medidas semelhantes? 
Quando olhamos para o ser humano vemos braços com medidas semelhantes, pernas da mesma forma, e quase todos os membros de um corpo tem suas unidades repetidas, com poucas exceções. Assim também é o tabernáculo ou Santuário que Deus ordenou construir.

As postagens deste espaço não irá conter mais a fontes das datas apresentadas, uma vez que tenho muito a publicar sobre este tema. Um outro motivo é que fica muito cansativo para o leitor que passa correndo por este espaço. As linhas de tempo tem as datas e informações dos acontecimentos  assim resolvi publicar de hoje em diante, somente as datas e eventos semelhantes da linha . Como tenho muito a apresentar sobre o tema, talvez assim, ficará mais fácil para o leitor. 
Quero ainda dizer que os temas apresentados aqui nas linhas do tempo são pesquisas ainda não concluídas, assim poderá ocorrer no futuro, mais informações adicionadas, como correções dos temas publicados. 
Também eventualmente farei comentários sobre os temas apresentados, pois a maioria das visitas desta pagina, advém de países que sua língua não é de origem latina. Se eu não fizer assim Estes amigos que visitam esta pagina terão mais dificuldades se  não encontrarem  nada escrito sobre as imagens, uma vez que as escritas das imagens não podem ser traduzidas. Agradeço a compreensão de todos.

(A saída para esta linha do tempo foi o ano 1053 quando Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes."

Outro evento foi  o cisma de Photius no ocidente; o oriente preferiria chamá-lo do cisma de Nicolau); a questão dos dípticos em 1009; a tentativa de reconciliação em 1053.)

Quando foi ordenado o fechamento de todas igrejas latinas em Constantinopla, como também, a tentativa de reconciliação no cisma de Nicolau foi um momento importante para o cristianismo católico, seja de origem ortodoxa ou romana. Tenho esta data como base de muitas saídas para as medidas da história. 


Se não der para visualizar a imagens vc pode baixa-las. 



1509 * Nasce o Reformador Calvino. 
Calvino era francês e sua vinda a Genebra em 1536, aos 27 anos de idade, foi fruto de um acaso. Imbuído das idéias humanistas da Renascença e simpatizante das posições anti-papistas do frade alemão Martinho Lutero, ele era mal-visto na França católica do rei Francisco 1°. 
Sua primeira vinda à Suíça, em 1535, foi a Basiléia, cidade que já aderira à reforma protestante sob a influência de João Ecolampádio e Oswaldo Micônio. Calvino aí permaneceu durante cerca de um ano e aí escreveu a primeira versão, em latim, de sua Instituição da Religião Cristã, obra que se tornaria a referência teológica maior das igrejas reformadas "calvinistas" no mundo inteiro.
Foi por correspondência que redigiu a Confissão de Fé adotada pela Igreja Reformada da França, seu país natal. Pouco afeito a honras e a privilégios, Calvino morreu sem grande alarde em 1564, aos 55 anos, e foi enterrado em sepultura sem lápide e de localização hoje incerta.

1517 * Lutero reformador apresenta sua doutrina nas 95 teses. Inicia sua reforma na igreja.

1542 * 1° catecismo de Genebra sob a direção de Calvino .

1543 * Calvino convidado para O concílio dos 25 o convocou para cooperar na elaboração de uma nova ordem social para Genebra. 1543 Saída para a reforma social em Genebra. Esta reforma buscava regulamentar as leis da cidade em conformidade com o conhecimento e padrão do cristianismo da época.  Já havia uma  base doutrinal  firmada. Existia grupos  ligados a reforma que discordava da reforma social. Um fato ocorrido em 1543 tornou decisiva a influência de Calvino na vida pública. O concílio dos 25 o convocou para cooperar na elaboração de uma nova ordem social para Genebra. 

1999 * Declaração Conjunta  (Católico e Luterano)  sobre a Doutrina da Justificação -
31/10/1999

2000 * 2000  João Paulo  II reconheceu e pede  perdão por erros da Igreja
O primeiro pedido.

2000 papa pede perdão pelo holocausto judeu , ano do jubileu estabelecido pela igreja.

1453 *  Nasce  Lutero reformador da igreja. 

1484 *   Ulrico Zuínglio nasce em 1484   

1973 * 1973  Guerra de Yon kippur  

2007 * maio/2007  A Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscovo e a Igreja Ortodoxa Russa no Estrangeiro assinam na quinta-feira a Acta de União Canónica, pondo assim fim a uma das mais importantes cisões no seio dos cristãos ortodoxos russos.

2007 * A Igreja Ortodoxa Russa no Exílio está em plena comunhão com o Patriarcado de Moscou.  As paróquias que ela tinha no Brasil entraram em cisma em 2007 por serem contra essa comunhão. 

Como podemos notar a história tem medidas repetidas ou rebatidas como um projeto muito bem elaborado. Deus lhe dá o livre arbítrio de escolher de que lado você poderá estar, mas  nunca, quando irá nascer. Então procure crer em Deus pois as Suas medidas podem estar se cumprindo hoje, e de que lado você se encontra?


Deus tem dado testemunho de todas as formas para que ninguém desista no meio do caminho, não importa quão desonesto seja as pessoas a sua volta, confie em Deus sempre!

Atualização da postagem abaixo com esta nova linha postada hoje , 19/02/2018 - 21/05/2021



1054 * Cisma da Igreja Ortodoxa de 1053 a 1054.

1509 * Nasce Calvino.  
A Aliança Reformada Mundial, sediada em Genebra, representa 75 milhões de cristãos que se reconhecem herdeiros de Calvino, dispersos em 107 países. Em termos de amplitude de expansão do protestantismo originário da reforma do séc.16 no mundo, só a Igreja Luterana se compara com a Igreja que se inspirou na obra de Calvino.

1510 * Lutero visita Roma e fica escandalizado com o nível espiritual que contempla na sede do catolicismo romano.

1043 * Calvino convidado para o concílio dos 25, o convocou para cooperar na elaboração de uma nova ordem social para Genebra. Firmando a CIDADE DE GENEBRA COMO UMA CIDADE PROTESTANTE.

1534 * Após a morte de Ulrico Zuínglio (1531), a continuação e o desenvolvimento do seu trabalho ficaram evidenciados em vários documentos confessionais procedentes de outras cidades suíças. Em Basiléia, onde a Reforma foi introduzida de modo um tanto tumultuado em 1529, o reformador João Ecolampádio, um amigo e fiel seguidor de Zuínglio, elaborou uma breve confissão de sua fé pessoal um mês antes de morrer, em 1531. Revisada, no ano seguinte, por seu sucessor, Osvaldo Miconius, outro amigo de Zuínglio e mais tarde de Calvino, ela foi adotada pelas autoridades locais em 1534 e dois anos depois pela cidade de Mühlhausen, na Alsácia. Os cidadãos dessas cidades a subscreveram sob juramento, abraçando-a como o seu credo oficial. É conhecida como a Primeira Confissão de Basiléia ou Confissão de Mühlhausen.


1535 *  Sua primeira vinda à Suíça, (Calvino) em 1535, foi a Basiléia, cidade que já aderira à reforma protestante sob a influência de João Ecolampádio e Oswaldo Micônio. Calvino aí permaneceu durante cerca de um ano e aí escreveu a primeira versão, em latim, de sua Instituição da Religião Cristã, 

1999 * Declaração Conjunta  (Catiolico e Luterano) sobre a Doutrina da Justificação -
31/10/1999

1999 * A adesão do Conselho Mundial Metodista – reunido em Seul, na Coréia do Sul, nos dias 20 a 24 de julho –, à Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, assinada por católicos romanos e luteranos no ano de 1999, é considerada um marco para o movimento ecumênico na atualidade.

1999  * 24 de dezembro de 1999: O Papa abre a Porta Santa da Basílica de São Pedro, inaugurando assim o Jubileu do Ano 2000. 

1999 * 1999 - Assinatura de acordo histórico diminui distância entre católicos e luteranos.


1999 * 1999 - O papa João Paulo II pede perdão pela morte de Jan Huss, padre que foi considerado herege pela Inquisição.


1999 * Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Diálogo Católico-Pentecostal, São Paulo, Paulinas, 1999.


O Mundo parece estar se voltando a um grande despertamento e reavivamento da fé, mas desconfie disto, na verdade, tudo isto nada mais é que um ensaio. Ensaiar um despertamento não é na verdade um reavivamento. E não pense que para um reavivamento da fé necessitamos de ensaio. A história sempre deixara claro, em suas medidas, e eventos que, sempre você deve estar do lado certo de um movimento.
Pense nisto.



REFLITA.

Muitas pessoas as vezes perguntam a si mesmo, ou a outros, porque existiu Adolf Hitler o (alemão)?

Você acha que seria justo Deus não lhe conceder a oportunidade de escolher como viver?  DEUS LHE OFERECEU OPORTUNIDADE E TEMPO PARA QUE MUDASSE DE ATITUDE, E ISTO FOI JUSTO, ainda que ESTE não soube agir como governante da nação alemã nos concelhos de Deus. 

Deus estabelece reis e tira reis, o que Ele não faz, e tomar a decisão que cada um deve tomar quando é convidado ou possibilitado assumir  uma posição de responsabilidade. 

Quando a  Alemanha adotou o nazismo e suas diretrizes, estes haviam se condicionados a isto, de varias formas. Hoje o  anseio da maioria dos países cristãos é um grande libertador, mesmo que não seja Deus. E porque não dizer todos os países, esperam a mesma coisa?

JJCORDELUZ@HOTMAIL.COM