sábado, 26 de agosto de 2017

MEDIDAS DA HIGREJA HOLANDESA.

Medidas da igreja Holandesa.



A história  é como a arqueologia, nela você pode encontrar as evidencias de um Deus. A única diferença é que,  em uma, podemos buscar estas evidências nos elementos físicos, na outra,  se deve  buscar as mesmas evidências nas medidas da história. Assim como o campo da arqueologia é extenso, assim também o campo da história.
Assim como existe uma dificuldade das pessoas ligarem as informações diárias da arqueologia e suas descobertas, assim ocorre com os eventos da história e suas medidas, (ou períodos). Entender a isto de forma universal sempre será um desafio da raça humana.
Assim como existe uma quantidade de setores onde ainda a arqueologia não pode escavar ou efetuar suas pesquisas, assim existe na história setores assim. Os motivos de não poder escavar estes lugares são semelhantes.
Eu  considero um milagre o fato de me interessar  neste campo da ciência. Não sou um historiador, sou um pesquisador voluntario sem incentivo de mãos humanas, mas que acredito, que Deus não abandonou o seres humanos, mas cuida destes da melhor forma possível.

Você poderá notar que em toda publicação neste espaço, à  principal meta não é provar a existência de Deus, mas, apresentar que Ele esta no controle dos períodos da história humana. Você pode notar a mesma coisa ao estudar a bíblia e as profecias. Aqui deixo o testemunho da história, não o meu em particular.
Seja bem vindo!

O tema desta matéria é as medidas da igreja calvinista reformada holandesa.



Quando falamos em reforma protestante hoje geralmente vem em mente a atitude de Lutero, 1517.

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé.
http://www.monergismo.com/textos/credos/lutero_teses.htm

Calvino teve um trabalho importante no desenrolar da reforma protestante, Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos, Calvino terá sido para o povo de língua francesa aquilo que Lutero foi para o povo de língua alemã - uma figura quase paternal.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino


1566-49=1517
A fé reformada começou a se fazer sentir em 1523, através de contatos do estudioso holandês Hinne Rode com o reformador suíço Ulrico Zuínglio, e no final da década de 1550, já havia se implantado solidamente, principalmente nas regiões de língua francesa ao sul. Muitos neerlandeses foram influenciados por João Calvino em Estrasburgo e Genebra e pelo reformador polonês Jan Laski em Emden e Londres. Em 1561, o belga Guido de Brès escreveu uma confissão de fé “para os fiéis que estão dispersos por todos os Países Baixos”. Esse documento, conhecido como Confissão Belga, foi adotado por um sínodo em Antuérpia, em 1566, vindo a se tornar o principal padrão doutrinário dos calvinistas holandeses. Seu autor foi martirizado em 1567.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Reformada_Neerlandesa


A fusão em 2004 levou a um cisma em que um número de congregações e membros da Igreja Reformada Holandesa separados para formar a Igreja Reformada Restaurada (hersteld Hervormde Kerk). Estimativas dos seus membros variam de 35.000 até 70.000 em cerca de 120 congregações locais servidos por 88 ministros. A Restauração da Igreja Reformada desaprova a natureza pluralista da igreja mesclado, que alegam que esta contradizendo parcialmente reformada e confissões luteranas. Este grupo também se opõe a bênção de uniões do mesmo sexo nas igrejas cristãs e da ordenação de mulheres.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Reformada_Neerlandesa



2007 MUDANÇA DE NOME

Através da Companhia Holandesa das Índias Orientais, a Igreja Reformada Holandesa foi criada em Ceilão em 1642. A Igreja Reformada Holandesa do Ceilão mudou seu nome oficialmente em 2007, para a Igreja Cristã Reformada do Sri Lanka para focalizar a sua identidade de forma mais clara sobre ser cristão, em vez de seu patrimônio holandês. A partir de 2007, sua participação está em torno de 5.000, que inclui tanto comungante e membros batizados em 29 congregações, pregar em estações e postos de missão.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Reformada_Neerlandesa



Igreja Presbiteriana Cisma.

Esse período marcou o fim do antigo relacionamento da IPB com as missões norte-americanas. Em 1954 havia sido criado o Conselho Interpresbiteriano. Em 1962, a Missão Brasil Central propôs-se a entregar à igreja brasileira toda a sua obra evangelística, educativa e médica. Em 1972 a igreja rompeu com a Missão Brasil Central, sendo uma das possíveis causas a adoção da Confissão de 1967 pela Igreja Presbiteriana Unida dos EUA. Em 1973 a IPB rompeu relações com a Igreja Unida (criada em 1958) e firmou novo convênio com a missão da Igreja do Sul.
Duas questões candentes da época foram o ecumenismo e a postura social. A igreja enviou representantes à assembléia do Conselho Mundial de Igreja em Amsterdã (1948) e observadores a outras assembléias. Missionários como Richard Shaull deram ênfase a questões sociais, influenciando os seminários e a mocidade da igreja. O Supremo Concílio de 1962 realizou um importante pronunciamento social.
Houve uma forte reação conservadora no Supremo Concílio de 1966, em Fortaleza, com a eleição de Boanerges Ribeiro, reeleito em 1970 e 1974. As principais preocupações do período foram a ortodoxia, a evangelização e a rejeição do ecumenismo. Multiplicaram-se os processos contra pastores, igrejas locais e concílios.
Nessa época surgiram alguns grupos dissidentes, como o Presbitério de São Paulo e a Aliança de Igrejas Reformadas (1974), que defendiam maior flexibilidade doutrinária. Em setembro de 1978, na cidade de Atibaia, foi criada a Federação Nacional de Igrejas Presbiterianas (FENIP).
https://www.facebook.com/permalink.php?id=466305276740603&story_fbid=466996170004847



Em 1954 havia sido criado o Conselho Interpresbiteriano. Em 1962, a Missão Brasil Central propôs-se a entregar à igreja brasileira toda a sua obra evangelística, educativa e médica. Em 1972 a igreja rompeu com a Missão Brasil Central, sendo uma das possíveis causas a adoção da Confissão de 1967 pela Igreja Presbiteriana Unida dos EUA. Em 1973 a IPB rompeu relações com a Igreja Unida (criada em 1958) e firmou novo convênio com a missão da Igreja do Sul.
Duas questões candentes da época foram o ecumenismo e a postura social. A igreja enviou representantes à assembléia do Conselho Mundial de Igrejas em Amsterdã (1948) e observadores a outras assembléias. Missionários como Richard Shaull deram ênfase a questões sociais, influenciando os seminários e a mocidade da igreja. O Supremo Concílio de 1962 realizou um importante pronunciamento social.
Houve uma forte reação conservadora no Supremo Concílio de 1966, em Fortaleza, com a eleição de Boanerges Ribeiro, reeleito em 1970 e 1974. As principais preocupações do período foram a ortodoxia, a evangelização e a rejeição do ecumenismo. Multiplicaram-se os processos contra pastores, igrejas locais e concílios.
Nessa época surgiram alguns grupos dissidentes, como o Presbitério de São Paulo e a Aliança de Igrejas Reformadas (1974), que defendiam maior flexibilidade doutrinária. Em setembro de 1978, na cidade de Atibaia, foi criada a Federação Nacional de Igrejas Presbiterianas (FENIP).
Igreja Presbiteriana Independente
A IPI inicialmente teve uma postura menos rígida que a IPB, mas a partir de 1972 tornou-se mais inflexível quanto ao ecumenismo e à renovação carismática. Em 1978 admitiu aos seus presbitérios os três primeiros missionários da sua história, Richard Irwin, Albert James Reasoner e Gordon S. Trew, que antes colaboravam com a IPB. Em 1973, um segmento separou-se para formar a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, que depois se uniu a um grupo semelhante egresso da IPB, formando a Igreja Presbiteriana Renovada.
www.faifa.edu.br/revista/index.php/voxfaifae/article/download/27/46?hc...ufi


ASSIM É HISTÓRIA.

Grandes acontecimentos ligado a linhagem das igrejas se repetem. Enquanto os homem comem e bebem sem noção do que esta se cumprindo, estas medidas não podem ser diferentes, pois os seres humanos sempre estão envolvidos em dificuldades, seja no que ser refere a forma de ver as coisas, seja, nas atitudes contrárias a vontade de Deus.
Não importa qual seja sua responsabilidade, ou função de responsabilidade que esteja envolvido, ainda que os eventos se repetem em tempos definidos, ou de tempos em tempos, você pode estar do lado certo.
A responsabilidade de estar a frente de algo, não fará de você melhor que nada, ainda que seja você responsável por uma multidão.
Veja que estas medidas do tempo apresenta que você pode fazer melhor, do contrário, não haveria necessidade de Deus as organizar desta forma. Você pode fazer diferente.
Cuidado com o modismo em todas as coisas. Deus esta no controle deste mundo, não os seres humanos.

Tenha um bom dia!