quinta-feira, 18 de maio de 2017

MEDIDAS DA HISTÓRIA E A IGREJA CONGREGAÇÃO DO BRASIL.


O MOVIMENTO  PENTECOSTAL  NO BRASIL.

O motivo desta matéria é apresentar que Deus ainda esta no controle de tudo. Não tenho como objetivo saber o futuro, mas apresentar de forma clara que Deus esta no controle de todas as coisas. Para isto busco nas histórias com medidas repetidas estas lições. Não sou um profundo conhecedor da história e nem poderia ser, uma vez que não completei o segundo grau de escolaridade no Brasil. O que escrevo, o faço pela direção de Deus, e o mesmo respeita a minha dificuldade para apresentar as medidas. Não desejo apresentar aqui um espetáculo literário, e sim, um Deus que pode surpreender os poderes da Terra. A beleza não esta contida no aspecto literário, mas nas Suas medidas.
A dança das cadeiras continua na história das religiões. E a distancia entre elas continua a mesma. A história e inicio do pentecostalismo no Brasil não é  algo novo neste espaço, já comentei um pouco a respeito deste ponto em outra matéria, comparando o inicio do cristianismo no Mundo, e o início do cristianismo no Brasil.
http://adventmedidas.blogspot.com.br/2015/05/508-anos-e-prosperidade-de-roma-e-dos.html

OS PENTENCOSTAIS NO BRASIL.

Antes de tudo precisamos apresentar a fundação da cidade de Constantinopla 330 D. C. por Constantino. Nominada como a "Nova Roma" viria ser uma das sedes do Catolicismo, tendo em conta a data como inicio do Império Bizantino,  mesma ficou de pé  até o ano 1453. Os presságios pouco antes de sua queda enfraqueceram os cristãos devotos de Maria, diante da meia lua.




OS PRESSÁGIOS ANTES DE SUA QUEDA.

"A resistência de Constantinopla começou a ruir frente ao desânimo causado por uma série de maus presságios. Na noite de 24 de maio houve um eclipse lunar, relembrando aos bizantinos uma antiga profecia de que a cidade só resistiria enquanto a lua brilhasse no céu. No dia seguinte, durante uma procissão, um dos ícones da Virgem Maria caiu no chão. Logo em seguida, uma tempestade de chuva e granizo inundou as ruas. Os navios prometidos pelos venezianos ainda não haviam chegado e a resistência da cidade estava no seu limite. " Finalmente no ano de 1453 a fortaleza bizantina se curva aos povos otomanos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_de_Constantinopla

CONCEQUENCIAS DA QUEDA DE CONSTANTINÓPLA.

Para muitos a queda de Constantinopla não influenciou nada o cristianismo Católico Romano, ou  mesmo o cristianismo no Brasil e no restante dos países latinos mas   veja:
"A queda de Constantinopla teve grande impacto no Ocidente. Os cronistas da época confiavam na resistência das muralhas e achavam impossível que os turcos pudessem superá-las. Chegou-se a iniciar conversações para uma nova cruzada para liberar Constantinopla do jugo turco, mas nenhuma nação poderia ceder tropas naquele momento.
Com Constantinopla - e todo o Bósforo, neste sentido - sob domínio muçulmano, o comércio entre Europa e Ásia declinara subitamente. Nem por terra nem por mar os mercadores cristãos conseguiriam passagem para as rotas que levavam à Índia e à China, de onde provinham as especiarias usadas para conservar alimentos, além de artigos de luxo, e para onde se destinavam suas mercadorias mais valiosas.
Desta forma, as nações europeias iniciaram projetos para o estabelecimento de rotas comerciais alternativas. Portugueses e espanhóis aproveitaram sua posição geográfica junto ao oceano Atlântico e à África para tentar um caminho ao redor deste continente para chegar à Índia (percurso percorrido com sucesso por Vasco da Gama entre 1497 e 1498). Já Cristóvão Colombo via uma possibilidade de chegar à Ásia pelo oeste, através do Oceano. Nesta empreitada, financiada pelos reis de Espanha, o navegador genovês alcançou, em 1492, o continente americano, dando início ao processo de ocupação do Novo Mundo.  Com as grandes navegações, os dois países, outrora sem muita expressão no cenário político europeu, se tornaram no século XVI os mais poderosos do mundo, estabelecendo uma nova ordem mundial."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_de_Constantinopla

Com a descoberta do Brasil 1500,  se dedica o país  a Padroeira Maria, a uma das  imagens que caiu um pouco antes de Constantinopla se dobrar diante do exercito otomano.
Devemos entender que somente irrompeu a exploração para o novo mundo, após a queda de Constantinopla, assim, não temos como separar o nosso cristianismo do islamismo, uma vez que até as crenças destes estão enraiadas em parte da  crença cristã. Hoje mais que nunca, os Árabes estão mais integrados ao cristianismo romano que imaginamos.

Veja o discurso do papa JOÃO PAULO II ao senhor Moustfa Kamal Eldiwaninovo embaixador da Republica Árabe do Egito junto da "Santa Sé" por ocasião da apresentação das cartas credenciais. SEGUDA FEIRA, 10 Novembro de 1980
       "  Senhor Embaixador:       Sinto-me feliz em dar a Vossa Excelência as boas-vindas ao Vaticano nesta ocasião em que apresenta as credenciais do seu encargo como Embaixador do Egipto junto da Santa Sé. Agradeço-lhe a mensagem cordial que me dirigiu, especialmente pelas amáveis palavras de apoio aos meus esforços para promover paz e mútua compreensão entre todos os povos e nações."
https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/1980/november/documents/hf_jp_ii_spe_19801110_ambassador-egypt.html




Ainda que o protestantes chegaram ao Brasil antes do movimento dos pentecostais, hoje iremos analisar este ultimo. No Brasil, o Pentecostalismo chegou em 1910 e 1911 com a vinda de missionários que tinham sido avivados na América do Norte. O primeiro deles foi o presbiteriano Louis Francescon, - que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil e resultou no nascimento da Congregação Cristã no Brasil. Logo depois, chegaram os batistas Daniel Berg e Gunnar Vingren que vieram como missionários para Belém, PA, e, ali, iniciaram a Igreja Assembleia de Deus, em 1911.

Francescon, Berg e Vingren tiveram matriz pentecostal comum, ao receberem as novas doutrinas na Missão de Fé Apostólica conduzida pelo Pastor William H. Durham, ex-pastor batista, em Chicago, Illinois.A primeira denominação desse movimento organizada no Brasil em 1910 com a vinda do missionário Louis Francescon, que atuou em colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil. Francescon realizou em 1910, o primeiro batismo de orientação pentecostal em solo brasileiro com a conversão de onze almas, originando a Congregação Cristã no Brasil em Santo Antônio da Platina - Paraná, e no mesmo ano inicia esta igreja no Bairro do Brás em São Paulo.

Em 1911, Daniel Berg e Gunnar Vingren, iniciaram suas missões no Pará e Nordeste, dando origem a Assembleias de Deus. O movimento das Assembleias de Deus cresceu do norte-nordeste para o sul, com apoio inicial do movimento pentecostal escandinavo e posteriormente transferência de aliança com as Assemblies of God americanas. Com os anos surgiram ministérios e convenções, dos quais muitos são independentes, ou seja, não afiliados à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.
Além da Congregação Cristã no Brasil e da Assembleia de Deus surgiram outras denominações pentecostais menores nos primeiros quarenta anos do pentecostalismo brasileiro. Na década de 1930, nasceu a Igreja Adventista da Promessa à qual se referiu Duncan A. Reilyl, mencionando que no Recife do ano de 1932, ao lado do pentecostalismo proveniente dos Estados Unidos, nascia a Igreja Adventista da Promessa.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostalismo#Pentecostalismo_brasileiro




O CISMA DA UNIVERSAL.
 Antes de falar sobre o cisma devemos lembrar que o nome Católico significa Universal.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é uma denominação cristã, evangélica neopentecostal,[com sede no Templo de Salomão, na                        cidade de São Paulo, Brasil. Fundada em 9 de julho de 1977 por Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares, tornou-se um dos maiores grupos neopentecostais brasileiros.
Em 1980, Soares deixa a Universal para fundar a própria igreja, a Igreja Internacional da Graça de Deus, em 7 de junho de 1980, depois de terem reunido quinze pastores, Soares e Macedo ainda divergiam nos interesses e modo de pensar, o que os levou a seguir caminhos diferentes. Enquanto Macedo ministrava e tentava a expansão da igreja nos Estados Unidos, Soares, visando a expansão no Brasil, contratou pastores de outras denominações. Esta atitude irritou Macedo, que sempre foi contra esta integração, pois seu intuito era criar uma denominação sem se misturar com as igrejas pentecostais tradicionais.

http://portoghese.lanuovavia.org/portoghese_testimonianze_visioni_12.html


Com a queda de Constantinopla para os povos árabes de origem muçulmana, passa 457 anos até o surgimento do pentecostalismo no Brasil. Depois de 19 anos temos a primeira mesquita no da fé muçulmana no Brasil. 





Além do fato do ano 1980 existir um cisão na igreja UNIVERSAL DO REINO DE DEUS  com a saída de RR SOARES, temos o fato de no ano 1980 o embaixador da Republica Árabe reconhecer que o papa é autoridade facilitadora da paz. 
Mas com certeza irei publicar em breve mais sobre este gráfico abaixo uma vez que outros                          importantes eventos ocorreram de muita importância.


Mas falarei posteriormente mais sobre estas medidas.


Tenha um bom dia!