sábado, 16 de julho de 2016

A QUESTÃO DA INVESTIDURA 2 E A GRANDE RÚSSIA

A GRANDE RÚSSIA.

Seria muito difícil  apresentar a história da Rússia neste espaço, uma vez que os elementos históricos são vastos.
Na história religiosa deste país podemos ver muitas medidas rebatidas semelhantes a outros períodos religiosos, contudo, este espaço não tem como objetivo apresentar somente a história da Rússia, mas apresentar juntamente um  pouco das medidas da história religiosa deste mundo.
Os conflitos ou cismas existentes na história sempre demarcaram entradas para um evento religioso, ou saídas.  Mas meu objetivo aqui, não seria valorizar em demasiado estes eventos, mas sim, apresentar que Deus tem Suas medidas para os eventos históricos deste mundo. A história é como um rio cheio de peixes, onde muitos grupos que lançam seus anzóis visando um tipo de peixe, estes não tem a possibilidade de saber qual será o peixe que irá pegar, mas pode com certeza escolher o tipo de isca.
O meu foco é a história religiosa.
Assim como seu corpo tem medidas semelhantes, como a mão direita e a esquerda, o olho direito e o esquerdo, assim também é a história religiosa deste mundo. Mas eu disse semelhantes, não iguais, e isto tenho que ressaltar para que os perfeccionistas não analisem os períodos da história de forma radical. Devemos ter cuidado para não ir a extremos, entendendo que a aplicação para os períodos não são iguais, e nem sua leitura exatamente iguais, assim como seu braço direito e o esquerdo tem sua utilização diferente, assim  como  sua relevância.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"  (I Coríntios 6 : 19)

  "QUANDO Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó de um povo de língua estranha,
Judá foi seu santuário, e Israel seu domínio". Salmo 114:01,02

Assim como nosso corpo é um templo do Espírito Santo, assim ocorre com o cristianismo, somos "seu Santuário". Quando estudamos os períodos da história religiosa, estamos estudando as medidas deste templo.

Toda história tem sua importância, tem algo a nos dizer, mas se você estiver muito preocupado com as coisas desta vida,  a sua história será outra.

 "Não sois de vós mesmos."

Aquele que  determinou o dia e a noite, em medidas. "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."  (Gênesis 1 : 14) Este mesmo determinou limites para os eventos da história religiosa.
No vídeo abaixo você poderá ver alguns eventos sobre a história e as medidas repetidas, ou rebatidas. Os períodos  abaixo resolvi não publicar as fontes de cada data, o motivo é que a matéria ficaria muito extensa, e cansativa.  Mas você poderá ver o link das fontes no final do vídeo para visualizar a tela expandida. Resolvi não colocar áudio sobre os temas, assim as medidas falariam de forma natural, evitando a possibilidade de existir qualquer tipo de enfase nos eventos de cada medida.



https://youtu.be/7ae8SB0h-7k


AS DATAS EXISTENTES NESTE VÍDEO você não encontrará nestas linhas abaixo, apenas alguns endereços de consulta.

O cisma de Fócio é um termo utilizado para descrever a controvérsia que durou entre 863 e 867 entre a igreja de Constantinopla e a Igreja de Roma, liderada pelo papa.O conflito foi precipitado pela dura oposição do papa Nicolau I (r. 858 - 867) à destituição do patriarca de Constantinopla Inácio e a ascensão de Fócio em seu lugar, a pedido do imperador bizantino Miguel III, o Ébrio. O cisma perdurou até 867 d.C., quando Nicolau - após ter convocado um concílio em Constantinopla - morreu e Fócio foi deposto pela primeira vez quando Basílio I, o Macedônio subiu ao trono e desejava retomar as relações com o papado e com o imperador do ocidente.
http://noticias.wiki.br/nw/Cisma_de_F%C3%B3cio


867-1943=1076
Assim como Fócio que buscava a autonomia da igreja oriental frente às determinações do bispo de Roma, em fevereiro de 1076, o papa Gregório VII, reagindo contra a decisão dos bispos alemães de se proclamarem independentes da Santa Sé, excomunga Henrique IV, soberano do Sacro Império Romano-Germânico, nos seguintes termos: O episódio faz parte de um dos mais importantes conflitos ocorridos no Período Medieval entre o papado e o Império, denominado “Questão das Investiduras” (1075-1122).

cisma de Fócio é um termo utilizado para descrever a controvérsia que durou entre 863 e 867 entre a igreja de Constantinopla e a Igreja de Roma, liderada pelo papa.
O conflito foi precipitado pela dura oposição do papa Nicolau I (r. 858 - 867) à destituição do patriarca de Constantinopla Inácio e a ascensão de Fócio em seu lugar, a pedido do imperador bizantino Miguel III, o Ébrio. O escândalo foi enorme, pois Fócio era um leigo e um ferrenho defensor da autonomia da igreja oriental frente às determinações do bispo de Roma. O cisma perdurou até 867 d.C.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisma_de_F%C3%B3cio
https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3cio


A história da Cristandade na região da Grande Rússia tradicionalmente começa ainda no período apostólico, quando Santo André teria chegado onde hoje é Kiev e profetizado a construção de uma grande cidade cristã. Onde ele teria erigido uma cruz é hoje a Igreja de Santo André.

A história da cristianização da região começou na década de 860. Nesta década, a guerra rus'-bizantina de 860 pôs o Caganato de Rus (uma cidade estado) em contato com o Império Bizantino, que viu sua vitória como intercessão da própria (Maria mãe de Jesus), e, de acordo com Fócio, enviou bispos ao maravilhado povo do caganato em 866 ou 867.           


A perseguição soviética à Igreja Ortodoxa foi implacável e visava a sua total aniquilação, pelo menos até a noite de 3 para 4 de setembro de 1943. “Para a Igreja Ortodoxa, é um evento um tanto paradoxal: Stalin, o carrasco, o principal protagonista de uma perseguição que tinha causado mais de um milhão de vítimas, convocava com relativa benevolência os únicos três metropolitas ainda livres para exercer, embora com significativas limitações, o seu ministério”.

https://pt.zenit.org/articles/igreja-ortodoxa-russa-da-perseguicao-sovietica-a-ressurreicao/

 Em 1943, no entanto, o Patriarcado foi reinstituído pelo governo de Stalin no contexto da Segunda Guerra Mundial. Ainda ouve a perseguições sob Khrushchev, que chegou a fechar 12 mil igrejas. Menos de 7 mil permaneciam ativas à altura de 1982.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa_Russa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_Roma









1053
Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Cisma_do_Oriente




Giuseppe Mazzini, nacionalista italiano, promoveu a noção de "Terceira Roma". Ele disse: "Depois da Roma dos imperadores, depois da Roma dos papas, virá a Roma do povo.", promovendo o Risorgimento e o estabelecimento de Roma como capital. Depois da unificação da Itália como Reino de Itália, o estado foi referido como "Terceira Roma" por personalidades italianas.
Em seus discursos, o ditador Benito Mussolini referia-se à Itália Fascista como a "terceira Roma". Em um discurso pronunciado em 31 de dezembro de 1925 no Monte Capitolino, ele profetizava uma nova era para Roma, que veria seu território expandir-se até uma saída ao mar.


722+1260=1982


867-457=410
Ano de 410 Roma saqueada.

867-536=331 

Em 331, muitos templos romanos são desapropriados e passam a ser igrejas católicas
http://itv-aulas.blogspot.com.br/2008/04/importante-cronologia-do-sculo-iv.html


A história da cristianização da região começou na década de 860. Nesta década, a guerra rus'-bizantina de 860 pôs o Caganato de Rus em contato com o Império Bizantino, que viu sua vitória como intercessão da própria Theotokos (é o título grego de Maria), e, de acordo com Fócio, enviou bispos ao maravilhado povo do caganato em 866 ou 867.

Em  1453,  Constantinopla  cai  para  o  Império  Otomano,  que  fatalmente  toma  quase  todos  os  Balcãs.  O  Egito era  tomado  pelo  islamismo  desde  o  século  VIII,  mas  a  Ortodoxia  ainda  era  forte  na  Rússia,  que  passa  a  ser  referida  como  Terceira  Roma.  O  Patriarca  de  Constantinopla  tem  autoridade  administrativa  sobre  os  rumes  do  Império  Otomano,  que  permite  certa  liberdade  de  culto  no  Império.


331+1122=1453
331+536=867

A história da Igreja Ortodoxa sob a Rússia Czarista é conturbada, como em 1569, quando Ivan, o Terrível ordenou o assassinato do Metropolita Filipe II.
Em 1589, com o crescimento da importância da Igreja, Constantinopla lhe cede autocefalia,
  ( autocefalia é o estado segundo o qual o bispo cabeça de uma Igreja não se reporta a nenhum outro bispo superior que tenha autoridade sobre outras Igrejas.) e proclama seu metropolita patriarca.
Em 1666, houve o primeiro grande sinal de intrusão do Estado na Igreja, com Aleixo I provocando a deposição do Patriarca Nikon (conhecido pela elaboração das reformas que levaram ao cisma dos velhos crentes).


Em 1721, Pedro I aboliu o Patriarcado e transformou a Igreja em uma instituição estatal, o que só foi interrompido em 1917 com a Revolução de Outubro.
O ressurgimento do Patriarcado, no entanto, não duraria muito, sendo extinto pelo governo comunista após a morte do patriarca Tikhon, que apoiara abertamente o Movimento Branco, em 1925. Em 1943, no entanto, o Patriarcado foi reinstituído pelo governo de Stalin no contexto da Segunda Guerra Mundial. Ainda ouve perseguições sob Khrushchev, que chegou a fechar 12 mil igrejas. Menos de 7 mil permaneciam ativas à altura de 1982

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa_Russa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa

O primeiro grande cisma entre Roma e o Oriente seria o Cisma Acaciano, a partir de 484, quando a tentativa por parte da Igreja de Constantinopla de reconciliar-se com os não-calcedonianos gerou desaprovação por parte do Papa Félix III, ultimamente levando Acácio de Constantinopla a riscar o nome de Félix de seus dípticos. As tentativas de reconciliação só seriam vitoriosas na Páscoa de 519. No ano de 553, foi convocado o Segundo Concílio de Constantinopla, que aprofundou as decisões do concílio ecumênico anterior. Tentativas posteriores de reconciliação com os não-calcedonianos levariam ao monotelismo e ao monoenergismo, condenados no Terceiro Concílio de Constantinopla em 681.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa na Rússia declarou sua independência de Constantinopla, em 1448. Em 1589 o patriarcado de Moscou e foi criado formalmente reconhecido pelo Patriarca Jeremias II de Constantinopla. Para a igreja e as tsars russo, Moscou se tornou a "terceira Roma", o herdeiro da supremacia imperial da antiga Roma e Bizâncio. O patriarcado de Moscou nunca tinha sequer a autonomia do esporádica do patriarcado de Constantinopla, no Império Bizantino. Exceto para o breve reinado do Patriarca Nikon, em meados do século 17, os patriarcas de Moscou e do russo igreja eram totalmente subordinadas ao czares. Em 1721, o czar Pedro, o Grande aboliu por completo o patriarcado, e posteriormente, a igreja era governada por meio da administração imperial. O patriarcado foi restabelecido em 1917, na época da Revolução Russa, mas a Igreja foi violentamente perseguida pelo governo comunista. Como o regime soviético tornou-se menos repressivo e, em 1991, partiu para cima, a igreja apresentava sinais vitalidade ofrenewed. (A Igreja Ortodoxa na Europa Oriental teve uma história semelhante, mas encurtados, restrito por governos comunistas após a Segunda Guerra Mundial, mas liberdades ganhando no final de 1980.)

http://mb-soft.com/believe/ttcm/orthodox.htm


ESTA MATÉRIA SERÁ REEDITADA COM MAIS DETALHES NO FUTURO.
Tenha um bom dia.

jjcordeluz@hotmail.com