sábado, 18 de junho de 2016

INICIO DO IMPÉRIO ROMANO E 2300 ANOS



Roma é uma cidade e uma comuna especial da Itália. É a capital do país, da província homônima e também da região do Lácio. A cidade está localizada na porção centro-ocidental da península itálica, cortada pelo rio Tibre, dentro do Lácio. Roma é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano.
Dizer que todos os caminhos levam a Roma, pode parecer um ditado popular lógico, uma vez que, as estradas de alguma forma estavam voltadas para Roma, ou poderia levar a Roma.

Mas devemos ir um pouco mais longe com este conceito, uma vez que a bíblia também traça as profecias que levam ao mesmo lugar, a grande Roma. Temos como exemplo a profecia de Daniel capitulo dois, onde Roma esta apresentada como pernas de ferro. Ou ainda é apresentado,  o mesmo ponto em apocalipse, no decorrer de suas mensagens.
 https://adventismoemfoco.wordpress.com/2015/10/11/daniel-2-a-pedra/


Parece que um império como o romano, não seria destruído com a queda de seus imperadores.


O inicio do império Romano esta datado a partir de sua monarquia 756 antes de Cristo.
http://slideplayer.com.br/slide/40518/ INCIO DA MORNARQUIA ROMANA 756 AC



Contando da saída da monarquia romana, até o ano da cisão da igreja ortodoxa oriental, sede em Constantinopla, temos 1810 anos.
1053 

Quando Miguel Cerulário se tornou patriarca de Constantinopla, no ano de 1043, deu início a uma campanha contra as Igrejas latinas na cidade de Constantinopla, ordenando o fechamento de todas em 1053, envolvendo-se na discussão teológica da natureza do Espírito Santo, questão que viria a assumir uma grande importância nos séculos seguintes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Cisma
 O restante da história deve se desenrolar com o nascimento de Calvino 456 anos depois do grande cisma. Calvino nasce em 1509, e Lutero visita a Roma 1510, esta visita abriu seus olhos para os abusos ligado ao clero,  e depois de 34 anos ocorreria a proibição de seus ensinos, proibindo a leitura de seus livros 1544 , esta foi uma tentativa de calar Calvino.

CALVINO SE CONVERTE AO LUTERANISMO

Na década de 1540 a repreensão religiosa foi incrementada e revigorada pelo progresso católico Contra-Reforma. Os teólogos católicos de Lovaina publicaram um breve declaração da fé ortodoxa (1544) e, mais tarde, uma lista detalhada de livros proibidos (1546) O governo central favoreceu a Inquisição e aumentou a severidade de seus editos. Um decreto de 1550 afirmava: "ninguém deveria imprimir, transcrever, reproduzir, guardar, ocultar, vender, comprar ou dar qualquer livro ou escrito de Martinho Lutero, João Ecolampádio, Ulrico Zwínglio, Martinho Bucer, João Calvino ou de qualquer outro herege, condenado pela Santa Igreja." O imperador proibiu qualquer reunião que permitisse a um seguidor de tais hereges fazer uso de palavra e decretou que qualquer homem que fosse considerado culpado de faze isto deveria ser executado pela espada. Mulheres culpadas deveria ser queimadas na fogueira a menos que se retratassem, sendo que neste caso deveriam ser enterradas vivas. A maioria das pessoas executadas eram anabatistas. O intento do decreto imperial era, igualmente, extirpar o calvinismo, que estava justamente começando a se disseminar nos Países Baixos, a despeito da severa perseguição.
https://books.google.com.br/books?id=lShtOrSi7lYC&pg=PA361&lpg=PA361&dq=1544+religiao+calvino&source=bl&ots=eLAK6tSuQC&sig=HTpsHI5zMTjnPBhfU8IhgboCR5Q&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwicoOKJ67PNAhXPl5AKHTwgBTAQ6AEIRjAH#v=onepage&q=1544%20religiao%20calvino&f=false

O concílio de Trento (1545-1563), reunido para a extirpação das heresias e para a reforma do clero e do povo cristão, é o mais significativo acontecimento da Contra-Reforma, pelas decisões de unidade doutrinal

Este período de 2300 anos, tem se repetido muitas vezes na história, mas veja, exatamente a igreja de com sua sede em Roma busca restringir a liberdade de fé, ou o aceso a ela.
Depois do nascimento de Calvino, ou a visita de Lutero a Roma 1510, a história do  cristianismo  não foi mais a mesma. Ainda que nunca foi perfeita.

O meu objetivo com estas publicações é apresentar que as medidas da história muitas vezes se repetem de forma aproximada nos períodos, assim como algumas vezes, de forma semelhante nos acontecimentos registrados. Mas veja, as medidas são aproximadas, afinal de contas, a história é vista de forma diferente por cada leitor, e o juízo relativo a mesma também.
Busco também apresentar, que Deus continua no controle de tudo. 
O fato dEle limitar o tempo das ocorrências, de forma nenhuma, nos tira o  livre arbítrio.

Outro ponto, é que as medidas da historia, podem apresentar-se de forma rebatida, assim como muitas construções tem um mesmo projeto. Veja um projeto de apartamentos com a mesma medida mas com endereços distintos assim como a posição. Assim muitas vezes é a história. Tem a mesma medida, mas o local do edifício  é outro.




Assim acontece com a história muitas vezes, saindo do eixo central, tanto na horizontal como na vertical, temos as mesmas medidas, tanto em uma direção como em outra.
O morador acima pode ser diferente um do outro, a classe social pode ser outra, a idade, o nível cultural também pode ser completamente diferente, assim como suas raízes ou sua nacionalidade. Mas ambos os moradores tem limites de ação, podem pintar seu espaço, mas não a do outro, podem escolher acabamentos diferenciados até seu limite estabelecido. Ambos tem liberdade, mas para tudo tem um limite.


Assim é a história religiosa ou politica. Tudo tem um limite, e Deus da liberdade a todos, estabelecendo Seus limites.


Que Deus lhe de muitas bênçãos, e se possível sem limites.

Contato; jjcordeluz@hotmail.com