sexta-feira, 25 de março de 2016

A História E Suas Marcas Em Medidas De 70 Anos


A História E Suas Marcas Em Medidas De 70 Anos

 
 
Neste espaço quero recordar com você alguns períodos no qual após 70 anos de História eventos levaram a um limite para os templos ou ciclos importantes da história religiosa. Espero que ao contemplar estas medidas possamos glorificar a Deus ainda mais do que fizemos até o dia de hoje. Mais e mais podemos sempre entender que Deus nos vigia sempre.
 
 
 
Jerusalém teria sido pilhado várias vezes e também totalmente destruída por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém.




Décadas mais tarde, em 516 a.C., após o regresso de mais de 40.000 judeus da Cativeiro Babilónico foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo.
 
586-70=516

O rei Herodes, o Grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo, que foi destruído pelo general Tito em 70 D.C., pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica.




Hoje o que resta, erguido do Templo de Herodes é o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração.
586-70=516    
586-457=129
 

Em Jerusalém, encontraram o Templo de Salomão completamente destruído e iniciaram a sua reconstrução. Porém, os companheiros de Zorababel não aceitaram a participação dos samaritanos na reconstrução.


Mais tarde expulsaram Manasses, sacerdote samaritano de Jerusalém, e este lideraram a construção de um Templo tão rico e tão belo quanto o de Jerusalém, embora menor, tendo um clero regular, no Monte Garizim, na Sumária. Deste modo, os samaritanos ficavam isentos de terem que ir a Jerusalém cumprir suas obrigações rituais. O Templo do Monte Garizim foi destruído 129 anos a.C. numa das batalhas, pelo rei dos judeus, João Hircano. Entretanto os samaritanos continuaram cumprindo os seus rituais nas ruínas do Templo. 
http://www.alphaeomega.org.br/comunidade/destaques_ler.php?id=277 
 
Pelo ano 129 AC João Hircano tomou Siquém e o monte Gerizim, e destruiu o templo samaritano; porém os antigos adoradores continuaram a oferecer culto no monte onde existiu o edifício sagrado. Prevalecia ainda este costume no tempo de Jesus, Jo 5.20,21. Neste tempo, as suas doutrinas não deferiam muito na sua essência, das doutrinas dos Judeus e especialmente da seita dos saduceus. Partilhavam da crença na vinda do Messias, Jo 4.25, mas somente aceitavam os cinco livros de Moisés. O motivo principal que levou os samaritanos a receber tão alegremente o evangelho pregado por Filipe, foram os milagres por ele operados, At 8.5,6. Outro motivo, sem dúvida concorreu para o mesmo resultado, é que, ao contrário das doutrinas dos judeus, o Cristianismo seguia os ensinos  e os exemplos de seu fundador, admitindo os samaritanos aos mesmos privilégios que gozavam os judeus convertidos ao Evangelho, Lc 10.29-37; 17.16-18; Jo
Fonte: Dic. Da Bíblia John Davis

Não somente os templos foram destruídos após 70 anos, temos muito outros períodos registrado na história religiosa de eventos em que se um período se diluiu com o fim deste período.
Temos o caso do cativeiro do clero ou liderança judaica 606 antes de Cristo como o ano 1307 depois de Cristo onde o clero de romano foi transferido para a França, . Ambos os períodos foram de 70 anos.

 
Cativeiro de Avignon inicio 1307 - 1377
Com a morte de Bonifácio VIII, em 1303, Felipe IV pressionou pela eleição de um papa francês, fazendo substituto de Bonifácio VIII o papa Clemente V. Para manter um controle mais rígido sobre o papado, Felipe IV transferiu Clemente V de Roma para Avignon, no sul da França. Tinha início o período conhecido como o Cativeiro de Avignon, que durou de 1307 a 1377, onde vários papas se submeteram ao poder dos reis capetíngios.

 

Cativeiro babilônico 606-536

Em Babilônia os judeus aprenderam o aramaico, língua oficial do Império Babilônico e também língua franca do Oriente Próximo. Babilônia dominou o mundo por 70 anos: 606-536 a.C, exatamente o tempo em que os judeus estiveram ali desterrados, em cativeiro.


 
"E viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalaleel."  (Gênesis 5 : 12)

"E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã."  (Gênesis 11 : 

"Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram."  (II Crônicas 36 : 21) "Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar."  (Jeremias 29 : 10) "No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos."  (Daniel 9 : 2) "Então o anjo do SENHOR respondeu, e disse: Ó SENHOR dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos?"  (Zacarias 1 : 12) "Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes?"  (Zacarias 7 : 5) "E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos."  (Jeremias 25 : 11) "Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas."  (Jeremias 25 : 12)

"Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando."  (Salmos 90 : 10)

"Naquele dia Tiro será posta em esquecimento por setenta anos, conforme os dias de um rei; porém no fim de setenta anos Tiro cantará como uma prostituta."  (Isaías 23 : 15) "Porque será no fim de setenta anos que o SENHOR visitará a Tiro, e ela tornará à sua ganância de prostituta, e prostituir-se-á com todos os reinos que há sobre a face da terra."  (Isaías 23 : 17)

Devemos notar que Deus tem suas medidas e juízos. Devemos entender que somos um santuário do Espirito Santo.  Viver a vida cristã não basta, jejuar não basta, ir ao templo não basta, professar uma fé não basta. Jesus disse/; "Se me amais, guardai os meus mandamentos."  (João 14 : 15) 
O amor a Deus deve impulsionar nossa religiosidade nossas obras ou qualquer que seja nossa ação. 

Todas as matérias deste blog são de pesquisas, e podem passar por revisões assim que isto for possível.

Agradeço a todos. Que a paz seja conosco!